Astrologia

Mercúrio retrógrado

publicado por

Os períodos em que Mercúrio está retrógrado alteram a natureza deste planeta, que rege a agilidade, os aparelhos, o trânsito, os carros e praticamente tudo o que faz parte do nosso dia a dia. Durante a retrogradação, estes assuntos poderão estar mais sujeitos a atrasos e atrapalhos, requerendo muito mais atenção da nossa parte. Saiba em detalhes o que poderá acontecer e como tornar esta fase menos atrapalhada.

Em Veja se Algum Planeta Está Retrógrado você saberá em que períodos Mercúrio, Vênus e Marte estarão retrógrados.

Aparelhos diversos, celulares, tablets, computadores, eletrônicos e até carro

O QUE PODE ACONTECER: Mercúrio rege tudo o que faz parte do nosso dia a dia e que nos auxilia. Durante este período, não é incomum que a máquina de lavar pife, que você fique sem Internet, que a TV a cabo não funcione por 24 horas seguidas, etc.

computador duvidaRECOMENDAÇÃO:  primeiro, não se estresse. É previsível que as coisas não sejam tão eficientes neste período. Tenha (muita) paciência para contornar os problemas que surgirem. Segundo, “não brinque com fogo”, ou seja, não resolva formatar o HD do seu micro sem um bom motivo (ex: “só para limpar a máquina”), pois tudo está sujeito a complicar e a reinstalação poderá não ser tão simples assim. Terceiro, seja prevenido. Esteja em dia com os backups dos seus arquivos de computador, por exemplo.  

Idéias, iniciativas e projetos

O QUE PODE ACONTECER: Mercúrio rege os nossos conceitos, opiniões. Quando Mercúrio voltar a ficar direito, ideias poderão mudar. Nesta fase, não é incomum que o governo fique meio maluco. Na segunda feira, anuncia um pacote de medidas e no mesmo dia desperta polêmica. Na quarta, depois de críticas, tem de se retratar e mudar várias coisas. A cada dia, novas mudanças e adendos. Até se saber o que o governo realmente quer passarão vários dias!

RECOMENDAÇÃO: não acredite em nada como definitivo. Nem mesmo em você! Suas próprias ideias poderão mudar depois. Por isto, se possível, não comece projetos importantes e nem assine contratos. Há formas de driblar o primeiro caso, mas para o segundo é meio difícil. Pode haver arrependimentos mais tarde, devido a algum detalhe (geralmente um ‘grande’ detalhe!) que passou despercebido. Além disso, contratos tenderão a vir com erros ou algo que você poderão não perceber na hora. Quanto ao lançamento de projetos, se isto for algo inadiável, será necessário um grau maior de meticulosidade para checar se está tudo em ordem. Nada deve ser feito de maneira corrida e imatura.

Comunicações de todos os tipos: pessoalmente, por e-mail, telefone, etc

erroO QUE PODE ACONTECER: Mensagens e comunicações podem se extraviar, atrasar ou seus conteúdos não serem compreendidos. Também há a chance de mal entendidos. Possibilidade de remarcação de compromissos com maior frequência nesta fase do que quando Mercúrio está direto.

RECOMENDAÇÃO: checar se o processo da comunicação se deu de maneira completa e eficiente do começo ao fim. Na prática, isto significa ligar para saber se uma determinada correspondência foi recebida. Em alguns casos, certifique-se até mesmo se a mensagem foi compreendida. Segundo, conferir mais tudo o que você e o outro fizerem. Está todo mundo mais sujeito a cometer erros e distrações, e a única maneira de evitar problemas maiores é se sendo mais cuidadoso.  

Trânsito e vias de acesso

O QUE PODE ACONTECER: Da mesma forma que os aparelhos estão mais tendentes a pifarem, você também pode encontrar surpresas no trânsito, como uma passeata que pára as ruas bem no dia em que você já saiu atrasado…

RECOMENDAÇÃO: Planeje-se mais, em tudo. Não deixe para sair na última hora se Mercúrio está retrógrado e aquele é um dia importante para você.  De modo geral, você terá que ser mais flexível e inventivo para lidar com um dia-a-dia de Mercúrio retrógrado.

Procedimentos cirúrgicos

Dos comentários anteriores, pode-se inferir que este não é dos melhores períodos também para procedimentos cirúrgicos, seja pela possibilidade de se acontecerem distrações, por problemas de comunicação ou por algo ter de ser refeito. Curiosamente, cirurgias reparadoras de outras estão mais de acordo com Mercúrio retrógrado, pois está se retornando a um procedimento realizado. Cirurgias por motivos de saúde e inadiáveis também terão mais a ver com Mercúrio retrógrado do que as estéticas (que, afinal, podem ser planejadas para um momento mais propício). Não que obrigatoriamente tenha de acontecer algo negativo em uma cirurgia estética, mas Mercúrio, por reger a comunicação, e, por estar retrógrado, pode até mesmo significar uma diferença entre o que o que o paciente comunica e o que é entendido pelo médico e vice-versa. Além disso, a decisão pode não estar amadurecida ou a cirurgia acontecer em um momento que não seria o melhor para a pessoa.

Coisas boas para se fazer com Mercúrio retrógrado

Mercúrio retrógrado pode ser bom para tudo o que comece com “re”, isto é, REver, REvisar, REpensar, Retomar, REfazer. Se no passado você leu e estudou algo que não compreendeu, as chances são maiores agora de que possa assimilar. Também poderá ser interessante concluir os projetos inacabados. Pode ser uma fase produtiva para consertar, arrumar, o que já estiver com defeito ou parado. O passado também fica mais tendente a ressurgir . E, assim como você pode conseguir absorver algum conhecimento que não captou bem no passado, nesta fase você também poderá ter muitos insights, percebendo melhor o que se passa com você, com sua vida, pois todo planeta retrógrado implica em um grau maior de introspecção e reflexão.

RESUMÃO DE MERCÚRIO RETRÓGRADO

 Algumas coisas que podem acontecer com Mercúrio retrógrado

  • Falhas em equipamentos (computadores, telefones, etc).
  • Algo que possa causar transtornos no dia a dia, seja do trabalho ou com trânsito. Canais que podem ser interrompidos.
  • Greves, em especial em setores ligados a transporte ou comunicações.
  • Mensagens chegando incompletas ou com erros.
  • Mudanças de ideia em determinações oficiais.   

  Qual é a melhor atitude com Mercúrio retrógrado 

  • Ser cuidadoso com as comunicações. Prever possibilidade de mal entendidos. Evitar impulsividade. Checar se o que foi dito foi compreendido.
  • Estar em dia com cópias de seguranças dos micros e celulares.
  • Conferir tarefas, pois a possibilidade de distrações é maior.
  • Não assinar contratos. Altas chances de mudanças de idéia posteriores.
  • Evitar iniciar projetos de maior porte, como abertura de lojas, mudança de cidade ou país, etc.

Coisas boas de Mercúrio retrógrado 

  • Não prejudica os retornos. Ex: voltar a trabalhar em uma empresa da qual você já foi empregado; refazer uma cirurgia que não ficou perfeita; resolver algum assunto do passado.
  • Favorável para consertos de coisas já estragadas.
  • Comunicações negativas poderão ser revistas.
  • Repensar e esclarecer. Entender melhor situações que não foram bem compreendidas no passado.

Leia Também:

RSS Feed

Assine o RSS FEED e não perca nenhuma novidade do nosso site!
Você também pode receber as atualizações da semana assinando por email!

10 comentários: “Mercúrio retrógrado”


  1. rodrigo diz:

    O que você diria de um nativo que tem mercúrio em câncer, retrógrado, na casa 8, mas que já estudou 18 idiomas e é escritor? Isto não me parece características de mercúrio retrógrado :P


  2. vtuleski diz:

    Por que não? Muitos escritores nascem com Mercúrio retrógrado. A retrogradação, para muitos na Astrologia, está ligada a vidas passadas e quem tem Mercúrio retrógrado pode ter estudado e escrito muito em outras vidas, e ter trazido a memória de vários de seus conhecimentos para esta vida. Por isto, nada a surpreender no caso descrito. ;-)


  3. Val diz:

    Olá, Vanessa,

    Estou tentando fechar a compra de um imóvel desde dezembro de 2012. Naquela oportunidade, o negócio não se concretizou. Além disto, dei um pequeno sinal que ainda não foi devolvido.

    Já passei pela negociação de uma segunda opção, em janeiro de 2013, que não se concretizou por pendências na documentação.

    Neste momento, de Mercúrio retrógrado, estou conduzindo uma terceira iniciativa! Podemos considerar uma retomada do negócio inicial e, desta forma, nos beneficiar da retrogradação? Ou consideramos como um contrato imobiliário independente das situações anteriores e aguardamos o fim do trânsito?

    Agradeço suas ponderações!


  4. vtuleski diz:

    Olá, Val

    A ideia seria fazer a retomada agora, realizando uma checagem minuciosa dos documentos. Porém, Mercúrio retrógrado é sempre um período manhoso, então é possível que, ainda assim, algum pequeno obstáculo apareça. A ideia agora é que toda a atenção é pouca para conferir cada detalhe.


  5. vtuleski diz:

    Olá, Val

    É possível que o contrato possa ser retomado agora. No entanto, como Mercúrio retrógrado é sempre um período manhoso, então é provável que, ainda assim, algum pequeno obstáculo apareça. A ideia agora é que toda a atenção é pouca para conferir cada detalhe, por isto faça uma verificação minuciosa da documentação e se a escritura for marcada para este período, leia todos os dados com cuidado.

    Abraços.


  6. Val diz:

    Agradeço a atenção!


  7. Doralice Estefani diz:

    Amei esse trabalho sobre Mercurio Retrogrado.
    Grata


  8. Adriana diz:

    Muito bons os seus textos! Não moro no Rio, mas assim que me organizar melhor pedirei a uma amiga para fazer o depósito e assim agendarei uma consulta. Amo astrologia, leio tudo! Obrigada pela boa leitura!


  9. Adriana Calheiros diz:

    Olá Vanessa! Namastê!!
    Gosto dos seus textos, já assisti algumas palestras suas, também estudo astrologia (sou apaixonada).
    Estou organizando um seminário espiritualista para outubro, minha pergunta é: Mercúrio estará retrógrado todos os finais de semana do mês. É recomendado fazer o seminário com Mercúrio retrógrado?
    Te aguardo. Meu abraço!
    Adriana Calheiros.


  10. vtuleski diz:

    Adriana,

    fico feliz que curta o meu trabalho. A retrogradação de Mercúrio não diminui as chances de sucesso do evento, mas pode obrigar a lidar com imprevistos e a ter que ter um “plano B” para eventuais falhas com equipamentos.

    Além disso, Mercúrio retrógrado normalmente tem maior profundidade, mas, eventualmente, o discurso é um pouco menos claro ou direto. Ele privilegia se preparar mais do que agir de improviso. Boa sorte!

    Abraços!

Deixe o seu comentário:

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski iniciou seus estudos de astrologia em 1989, passando a atuar como astróloga profissional 7 anos depois. Dá consultas astrológicas no Rio de Janeiro (Ipanema) ou através do Skype para outras cidades. Agende a sua consulta!

É palestrante do evento anual de previsões astrológicas Presságios (RJ), colabora com os sites Constelar e Revista Personare. Membro da Central Nacional de Astrologia, palestrou em evento para astrólogos promovido pelo Sindicato dos Astrólogos do Rio de Janeiro em 2012 e fará parte do corpo de palestrantes de 2013.

Atenção: este site NÃO é destinado a consultas gratuitas. Para tirar dúvidas sobre o seu mapa, é necessário agendar uma consulta paga. Respeite o astrólogo como um profissional que estudou para realizar o seu trabalho e que precisa ser remunerado, assim como um médico, advogado e qualquer outra profissão.

Mais sobre Vanessa Tuleski »

Vanessa Tuleski - (CC) Todos os Direitos Reservados - Produzido por ifly9
O conteúdo deste site de autoria de Vanessa Tuleski está sob a licença de Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil. Nenhum conteúdo deste site pode ser copiado e reproduzido em outro site sem autorização do autor! Mais detalhes aqui!

Creative Commons License