Astrologia

Lou Salomé, a aquariana que foi a grande paixão de Nietzsche

publicado por

A russa Lou Salomé me era desconhecida. No entanto, Salomé interagiu com duas figuras famosíssimas: Friedrich Nietzsche e Sigmund Freud. O primeiro foi apaixonado por ela e chegou a pedi-la em casamento, enquanto que do segundo ela foi aluna e tornou-se uma das primeiras psicanalistas a se interessar pela questão do feminino.

Cena do filme “Lou”

Lou nasceu na Russia Imperial, mas passou a maior parte da vida na Alemanha, e, em uma época em que a única alternativa para a mulher era o casamento, tinha pavor disso. Dona de um intelecto altamente desenvolvido, que a fez mergulhar na Filosofia e mais tarde na Psicanálise, tornou-se poetisa e escritora.

O filme narra a vida da filósofa através dos seus amores. Assim que notei sua paixão pela liberdade e recusa contumaz ao casamento pensei: esta mulher tem algum posicionamento muito forte em Aquário, Sol ou Vênus! E não deu outra! Nascida em 12/02/1861, Louise von Salomé tinha o Sol e Vênus neste signo, mas o planeta da mente, Mercúrio, no sensível Peixes (daí o interesse pela poesia), em oposição ao rigoroso Saturno, o que fez dela uma estudante eterna.

Você já testemunhou o “feitiço da aquariana”? Explico agora o que é: quanto menos a nativa deste signo quer casar ou ter envolvimento sério, mais ela recebe pedidos neste sentido, enquanto outras moças, desejosas de ouvirem o mesmo, quase não ouvem. Aquário é o signo do contrário, da contradição: quanto mais digo que não quero mais fascinante me torno e faço as pessoas quererem quebrar minha resistência (tarefa, diga-se de passagem, nada fácil).

Lou, antes de conhecer o amor carnal, do qual inicialmente também queria distância, foi alvo da paixão ao mesmo tempo de dois amigos: Nietzsche e do também filósofo Paul Rée. Trata-se de Vênus, o planeta do amor, sendo incendiário na seara do que aparentaria ser o intelecto frio regido por Aquário. Amante das amizades, outra característica deste signo, teria sugerido aos dois uma espécie de “menáge a trois”, mas puramente intelectual. Todavia, os rapazes não estavam querendo estímulo somente neste sentido.

Os apaixonados Reé e Nietzche instigados pelo chicote de Salomé

Os apaixonados Reé e Nietzche instigados pelo chicote da independente Lou Salomé

Especula-se que o agravamento da doença de Nietzsche, possivelmente a sífilis, que o levou ao final da vida, foi decorrente deste amor não correspondido pela escritora. Entres os mapas de Lou e Nietzsche se observa a Vênus dele conjunta ao Saturno dela, e vice-versa. Este tipo de ocorrência se chama, em Astrologia, de “feitiço duplo”, no caso o feitiço de impossibilidade (uma das manifestações de Saturno é criar travas e empecilhos) de dar asas ao amor (Vênus). E se a desgraça não fosse pouca para o famoso filósofo, o Netuno dele em Aquário estava exatamente conjunto ao Sol (natureza essencial da pessoa) de Salomé, fazendo dela uma espécie de musa de seus ideais aquarianos, mas, como uma característica também deste planeta, inatingível. O famoso amor platônico. Lou ainda colocava seu enérgico Marte em Áries conjunto ao Plutão de Nietzsche, e aqui vem uma parte da admiração que não era somente intelectual, mas possivelmente acionando um forte desejo físico, nunca satisfeito. Dela disse, um dia, o pensador alemão ser “de longe, a pessoa mais brilhante que conheci”.

Lou tinha Vênus em aspecto com Plutão, o que explica as paixões fortíssimas que atraiu a vida inteira . Faz parte desta combinação o potencial de sofrer ou fazer sofrer por amores parciais, negados, em que se dá alguma coisa, mas se priva do principal, como um jogo inconsciente de poder. Além de ter dito ‘não’ a Nietzsche e a Rée, Lou fez um casamento de conveniência e fachada de forma consensual com o professor universitário Friedrich Andreas, por insistência dele. Andreas tinha segundas intenções, mas nunca conseguiu levar a obstinada esposa para a cama. Obstinação, como se sabe, é uma das características dos signos fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário). No final da vida, eles se assistiram e se ajudaram com os problemas da velhice.

Depois que finalmente se rendeu ao amor carnal, a partir do envolvimento com o poeta alemão Rainer Maria Rilke, 14 anos mais jovem, Lou se tornou ainda mais moderna do que já era. Em uma época em que o destino das mulheres era casar e ser mãe, desfrutou de amores livres e rejeitou a maternidade compulsória. Falou abertamente sobre sexo e erotismo, assuntos proibidos para o universo feminino em sua época, tendo sido a primeira mulher a ser aceita no círculo psicanalítico de Viena, tornando-se amiga próxima e discípula de Freud. Alem de pioneira e à frente do seu tempo, no filme aparece como sendo rascantemente sincera em relação a seus desejos pessoais, jamais fazendo concessões para agradar quem quer que fosse ou fingindo o que não sentia.

Fica aqui a minha homenagem a esta aquariana notável, que como boa representante do seu signo ousou questionar as verdades prontas de seu tempo, quebrando vários paradigmas e antecipando o que as mulheres iriam viver e se tornar somente muitas décadas depois: muito mais livres.

Mais detalhes sobre a biografia de Lou Salomé você encontra neste link.

Segue o trailer do filme.

RSS Feed

Assine o RSS FEED e não perca nenhuma novidade do nosso site!
Você também pode receber as atualizações da semana assinando por email!

Deixe o seu comentário:

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski iniciou seus estudos de astrologia em 1989, passando a atuar como astróloga profissional 7 anos depois. Dá consultas astrológicas no Rio de Janeiro ou através do Skype para outras cidades. Agende a sua consulta!

É palestrante do evento anual de previsões astrológicas Presságios (RJ), colabora com os sites Personare e Constelar. Membro do SINARJ, palestrou eventos para astrólogos promovido por este sindicato de 2012 a 2017.

Atenção: este site NÃO é destinado a consultas gratuitas. Para tirar dúvidas sobre o seu mapa, é necessário agendar uma consulta paga. Respeite o astrólogo como um profissional que estudou para realizar o seu trabalho e que precisa ser remunerado, assim como um médico, advogado e qualquer outra profissão. Agradecemos!

Mais sobre Vanessa Tuleski »

Vanessa Tuleski - (CC) Todos os Direitos Reservados - Produzido por ifly9
O conteúdo deste site de autoria de Vanessa Tuleski está sob a licença de Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil. Nenhum conteúdo deste site pode ser copiado e reproduzido em outro site sem autorização do autor! Mais detalhes aqui!

Creative Commons License