O Sol em Sagitário (o sagitariano)

Por

Principal Característica: a expansividade
Qualidade: o otimismo
Defeito: a arrogância

“A ti Sagitário, Eu peço que faças os homens rirem, pois entre as distorções da Minha Idéia eles se tornam amargos. Através do riso darás ao homem a esperança, e por ela voltarás seus olhos novamente para Mim. Chegarás a Ter muitas vidas, ainda que só por um momento; e em cada vida que atingires, conhecereis a inquietação. A ti Sagitário, darei o Dom da Infinita Abundância, para que te possas expandir o bastante até atingir cada recanto onde haja escuridão, e levar aí a luz.”
E Sagitário retornou ao seu lugar
(Original de Martin Schulman – Karmic Astrology: The Moon’s Nodes and Reincarnation, 1977)

Sagitário é o signo simbolizado pelo centauro, metade homem, metade cavalo, e sempre portando arco e flecha.  Isso nos fala muito sobre o signo. A metade cavalo é a vontade do sagitariano de ser livre, de experimentar coisas, de se aventurar, de correr, de sair. É a parte instintiva, enquanto a metade humana simboliza a razão. A dualidade inerente faz deste signo um filósofo e, ao mesmo tempo, o dota de uma natureza instintiva, impulsiva e aventureira.

O sagitariano está sempre tendo que coordenar essas duas partes dentro de si. Se deixar apenas o seu lado instintivo dominar, poderá ser grosseiro, insensível, destrutivo. Porém, se deixar apenas a razão decidir, irá se ressentir da aventura e do estímulo de que necessita.

E como o sagitariano atinge o equilíbrio? Ele deve ser movido pelo seu instinto de aventura, a sua vontade de experimentar coisas novas. Afinal, ele tem patas de animal, certo? Mas ele deve controlar isso com a razão, saber o que está fazendo. Se sair desembestado por aí tornou-se animal e perdeu a sua parte humana. É a sua parte humana que o faz pensar sobre seus atos e relacionar-se com os seus semelhantes. Um outro ponto importante é a questão do espaço. Sagitário é expansivo, mas precisa se certificar de, também, estar dando espaço aos outros. Espaço para o outro falar, opinar, ser e até saber mais do que ele.

Ainda examinando o símbolo de Sagitário, qual é a importância do arco e flecha para o centauro? São o álibi para o sagitariano sair, passear, se aventurar. O que ele quer fazer é conhecer tudo, experimentar tudo, encantar-se com o mundo. Ele tem sempre um grande objetivo em mente, e quando o atinge, atira a flecha. Depois disso, ele procura outro objetivo. Isso nos dá uma pista muito importante a respeito do sagitariano: ele está sempre se entusiasmando com algo, sempre buscando algo e isto é tão necessário para a sua vida quanto respirar. Sagitário estagnado ou sem liberdade é infeliz.

Agora vamos desvendar a psicologia do sagitariano. Sendo um signo do Fogo, o pai tem grande importância para ele. Ele provavelmente idealiza esse pai. Mas também sempre o vê distante de si. O pai parece envolvido com tudo que não seja o seu círculo próximo. A mente – e muitas vezes o corpo – quase sempre estão em algum outro lugar. Ele também tem ideais. O sagitariano sente que o pai não se preocupa com coisas imediatas, não é um homem comum. E a primeira coisa que o sagitariano persegue é a atenção desse pai, e também se encaixar no mundo dele. Ele almeja experimentar essas coisas que o pai vê. O mote de Sagitário é tentar sempre ir um pouco além.

O pequeno sagitariano cresce, então, voltado para fora. Nenhum sagitariano, por mais caseiro que aparente ser, está realmente em casa. Nenhum se contenta apenas com o seu mundo imediato. Todos querem algo mais, que não sabem definir, mas sentem em seu coração.

Isto, porém, também é responsável por um defeito muito comum no Sagitário, que pode ser definido como ‘santo de casa não faz milagre’. Ele se acostuma tanto a procurar as novidades e seguir seu próprio instinto que nem sempre escuta quem pode ajudá-lo. Este é, igualmente, um signo ansioso. Tem a sensação de que deveria estar fazendo e vivendo mais, e pode ser que só atinja maior equilíbrio a partir dos 30 anos.

Aliás, equilíbrio é um ponto chave para este signo que pode exagerar na comida, nos gastos, na forma como enxerga a si mesmo, na busca por adrenalina, etc. Outra coisa: um sagitário irritado pode não ter a medida de suas atitudes e fazer muitos estragos. Ele precisa domar seu temperamento se quiser usar a boa sorte com a qual nasceu e o caráter expansivo que é tão atraente.

Você não conhecerá nenhum sagitariano quieto. Todos têm uma enorme sede de viver, de conhecer o mundo. E se ele não o faz isso fisicamente, faz por meio de leituras! Por que se diz que um dos defeitos do sagitariano é a arrogância? Porque, de alguma forma, ele está sempre um passo a frente das outras pessoas. Sua enorme necessidade de conhecimento faz com que saiba das principais tendências, ideias, movimentos. Sua necessidade compulsiva de conhecer o mundo faz com que o sagitariano aprenda idiomas, absorva novas culturas. Às vezes, ele pode usar isto secretamente isto como uma forma de solucionar feridas internas. Alguns sagitarianos utilizam uma capa de constante felicidade e até infalibilidade porque gostariam de superar complexos e deficiências do passado.

Quando um sagitariano quer aprender, não há ninguém mais interessado do que ele. Quando não quer, pode bater de frente com figuras de autoridade e comprar brigas. Apesar disso, Sagitário sabe o poder do conhecimento. Quem estuda, quem sabe, alcança as melhores posições. Também tem um lado filósofo.  Como tentava compreender o pai, busca compreender o mundo.

Fala-se muito que o sagitariano pode ser excessivamente rude ou sincero. Isso ocorre porque o sagitariano, como representante do elemento Fogo, valoriza muito o mundo ideal. E no mundo ideal não há mentiras. Em nome desse ideal, ele pode ser excessivamente sincero, e pode magoar as pessoas. Ele também valoriza muito a sua liberdade. Por exemplo, é quase impossível forçar um sagitariano a concordar com você se ele não sente isso. A sua liberdade de pensar, de ser, de agir é muito importante para ele. Nada irritará mais do que tentar prendê-lo, coagi-lo. É por isso se diz que a melhor maneira de afastar um sagitariano é tentar prendê-lo e dominá-lo.

Agora mais um traço atribuído a Sagitário: a infidelidade. Por um lado, pode ser verdade. A sede que o sagitariano tem de experimentar tudo pode levá-lo a ter romances com várias pessoas ao mesmo tempo. Ele pode ser muito motivado por ‘quantidade’ ao invés de ‘qualidade’, mas isto em uma determinada época da sua vida. Depois, entra o livre arbítrio. A infidelidade não é um traço obrigatório, como se imagina. Tudo o que o sagitariano precisa é de estímulo e não ser preso. O par ideal para ele é uma pessoa múltipla, interessante e inteligente.

Afinal, o que é esse signo? Sagitário é a busca, a eterna busca, o eterno entusiasmo. Sem Sagitário, ninguém iria sair de sua comunidade, aprender coisas novas ou expandir a sua mente. Sagitário é o mais profundo anseio pelo crescimento, pela evolução. Rege o entusiasmo pela vida e por todas as formas de conhecimento. Filósofos, cientistas, astrônomos e visionários têm muito desse signo!

Se você gosta da minha linguagem e trabalho, não deixe de me seguir no Instagram, Você também pode gostar de me ver e me ouvir no meu canal do Youtube.

19 comentários sobre “O Sol em Sagitário (o sagitariano)”

Parabéns pelo texto muito real,sou de sagitário e concordo com suas avaliações,abraço forte fique na paz.

Sempre pego aquelas revistinha de signos para tentar entender essa minha sede por liberdade e conhecimento, a eterna procura de aventuras tanto físicas quanto intelectuais. Porém, nunca conseguia respostas! Revirei livros e artigos, porém apenas você de uma forma reduzida e simples conseguiu me dar as respostas que tanto procurei. Obrigado.

Muito bom!!!!!!!!!
Sou uma sagitariana original e amei o seu texto.
TOTALMENTE VERDADEIRO!!!
Bjus…….

Vanessa, concordo em grande parte com o que colocas. Sinto em verdade, às vezes, uma grande angústia de querer saber, conhecer, experimentar. E infelizmente sou extremamente sincero e transparente.

Meu, quem escreveu esse texto?????????? É simplesmente fabuloso. Você escreveu coisas que eu, Camila, não entendia o porquê. Está aí a resposta. Com certeza você é um gênio da astrologia. Amei! Beijocas.

NOssaaaa… Parece que vc leu todos os meus pensamentos, avaliou todas as minhas atitudes… Vc me apresentou a mim através de seu texto (se bem que eu já desconfiava de tudo isso…rsrsrs)

Nunca tinha lido tantas coisas importantes assim sobre o meu signo. Adorei esse texto. Muito legal, agora me conheço melhor

Me diverti mto lendo, sou de sagitario tmb.

Ja morei na china por 2 anos, estou morando em curitiba, mas sou de maceio-AL. Hahaha, falo 8 idiomas e sou mto espiritualizado! estou noivo de uma Leonina, e nos damos mto bem! abraco e mta paz e amor!

Sabe quando você lê e pensa: “Escreveram a minha vida!”? Então.
O lance de parecer caseiro, mas desejar conhecer tudo, nem que seja pela leitura. Aí que eu me identifiquei mesmo. ;p
Textos muito bons. Vou linkar e voltar amanhã pra ler mais. Parabéns! ;D

Olha só, apesar de não acreditar em astrologia, fiquei impressionado com a veracidade do seu texto. Parabéns! Sou sagitariano e muitas vezes sou rotulado como ‘arrogante’, entretanto, o que as pessoas não sabem é que inteligência e sinceridade só fazem bem… ainda que doa. Quanto a viver em busca de horizontes, você também tem razão, Vanessa. Agora, quanto ao pai… Uau! Meu pai já não está aqui e meu relacionamento com ele sempre foi… bem, sempre foi como está descrito. Só para finalizar, sou psicólogo, ou seja, busco sempre o que a mente pode produzir. Um abraço.

Agradeço pela clareza do texto e por decifrar a minha vida de forma fantástica. Sou, como os outros, as afirmações de todo o texto.
Agradeço imensamente como um sagitariano.

Me identifiquei muito com o que li sobre meu signo sagitário e confesso que minha expansividade e meu pavio curto ja me fizeram tomar decisões que depois me arrependi, mas que depois nem liguei… Toquei a bola pra frente.

Concordo em número, gênero e graus com o texto. Sou uma sagitariana com este perfil. Quero sempre estar aprendendo mais e mais. Achei está pesquisa notável e precisa.
Beijos sagitarianos.

Parece mentira, mas por ser cristão, não lei o horóscopo, mas me surpreendi quando li este texto. Vi toda minha vida e minha personalidade diante de meus olhos, muitas vezes não entendo os conflitos que há dentro de mim. Muitas situações e momentos em que me sinto infeliz condizem com um estado de prisão, mas quando me liberto os pensamentos fluem normalmente. Obrigado pelo artigo. San.

Comecei a pesquisar sobre astrologia nesse último mês. É realmente surpreendente como as características dadas aos sagitarianos são idênticas às minhas. Tenho muito orgulho de ser quem eu sou e me sinto muito bem como sagitariano.

Tenho 16 anos, e desde os 14 sofro de depressão. Parece que a cura veio diante dos meus olhos ao ver isso: o motivo desse sentimento martírico que não se desfaz hora nenhuma é justamente a falta de liberdade que me assombra todos os dias. É muito difícil ser um adolescente sagitariano, pois minha vontade é de viajar, de fugir de casa, de morar em outro país, todos os dias da minha vida. Mas a impossibilidade de se sustentar e até mesmo no quesito legal (ser menor de idade) me impede de realizar minhas vontades.

Como minha cidade (Goiânia) é mais limitante ainda, acabo me sentindo muito mais preso. Tudo que se tem pra fazer aqui é pago, e caro. Apesar de ser de uma família com uma boa condição financeira, não sinto que é o suficiente. Sinto que precisava sair mais, conhecer mais gente. Essa vontade me anseia dia após dia e eu mal posso esperar até o fim do ano – afinal, vou estar fazendo faculdade até lá, e se tudo der certo, morarei sozinho, em um lugar bem longe daqui. Talvez no Rio de Janeiro, São Carlos, São Paulo, qualquer um desses lugares.

Enfim, sei que não vou ser feliz enquanto estiver aqui. Mas tudo vai dar certo.

Um abraço a todos os sagitarianos!

Sem dúvidas o texto mais completo e explicativo da vida de sagitário.
Por ser sagitariana convicta, sabia de tudo isso mas não sabia explicar as pessoas à minha volta…
Agora tudo ficou mais facil!
Muitíssimo obrigada!
Sábias palavras! 😉

Vanessa, não te conheço, mas você disse tudo sobre mim. Como não acredito em coincidência, então coincidência não é. Parabéns. Você é muito bela. És tão bela que até as deusas invejam tua beleza. Desculpa por algo, sucesso.

Simplesmente sensacional !! Inacreditável mesmo é e se identificar com todas essas “deduções” e assimilar tudo de uma forma tão aceitável. Realmente sinto uma vontade incontrolável de buscar conhecimento, aonde quer que ele esteja e, valorizo acima de tudo a minha liberdade (intelectual, física, pessoal, etc). Além disso, a sinceridade expansiva de todos os sagitarianos é uma “marca” que gosto muito e inclusive vejo como atraente em outras pessoas… Enfim, não há muito à dizer, apenas o óbvio, “inacreditável”. Amei .

Deixe um comenário