Astrologia

O SOL EM GÊMEOS (O GEMINIANO)

publicado por

Principal Característica: movimento
Qualidade: adaptabilidade, versatilidade
Defeito: racionalidade excessiva, falta de comprometimento

“A ti, Gêmeos. Eu dou as perguntas sem respostas, para que possas levar a todos um entendimento daquilo que o homem vê ao seu redor. Tu nunca saberás por que os homens falam ou escutam, mas em tua busca pela resposta encontrarás o Meu Dom reservado a ti: o Conhecimento.”
E Gêmeos voltou ao seu lugar.
(Original de Martin Schulman – Karmic Astrology: The Moon’s Nodes and Reincarnation, 1977)

Os signos do Ar são os únicos do Zodíaco a não serem representados por animais. Isso é devido as características racionais desses signos. Gêmeos é um signo do Ar e Mutável. Gêmeos é dual.

Na mitologia grega, Castor e Pólux eram gêmeos, mas um era humano e o outro, mortal. Além de terem nascido com essa diferença primordial, também tinham temperamentos opostos. Castor era guerreiro, forte e impositivo, e Pólux, músico, delicado e sensível. Os dois brigavam muito. Um dia, Castor, o irmão mortal, foi ferido em uma batalha e morreu, tendo sua alma ido para o Reino de Hades (lugar dos mortos). Pólux ficou desesperado e pediu a Zeus algum tipo de solução. Não haveria jeito de tirar Castor do Reino de Hades, de maneira que a saída encontrada foi a de que eles trocassem de lugar diariamente. Um dia, um deles subiria ao Olimpo e o outro desceria ao Reino de Hades, e, no meio do caminho, os dois se encontrariam. No dia seguinte, seria desfeita a troca.

Essa simples história fala muito sobre o âmago do geminiano. Imensamente versátil, o geminiano parece não apenas ter dois dentro de si, como também vários. E assim como os gêmeos se dividiam entre o Olimpo e o Reino de Hades, o geminiano se sente dividido em sua multiplicidade. A instabilidade é inerente ao geminiano e independe de quaisquer fatores externos. Além disso, os gêmeos viviam em dois lugares. Igualmente, o geminiano se sente claro e escuro, alegre e triste. Em nenhum outro signo os contrastes parecem ser tão visíveis.

A maioria das pessoas conhece a ‘face Olimpo’ dos geminianos. Pensam que são curiosos, gostam de festas e agitação. Isso é verdade, mas é apenas um dos gêmeos. Há o gêmeo ‘face Reino de Hades’, que na mitologia grega era simplesmente o lugar dos mortos, do qual não se poderia sair (na verdade, somente Hermes, o mensageiro dos deuses, outro herói que lembra Gêmeos, podia entrar e sair com facilidade deste reino). A face Reino de Hades é o lado mais profundo do geminiano, mais inquiridor, talvez mais desconfiado da natureza humana (talvez por conhecer a dualidade dentro de si mesmo), mais fugidia. Sua personalidade é, a um tempo só, fascinante e dividida. Poucas pessoas acham que o geminiano, tão falante, curioso e versátil, pode ser tão complexo, mas ele é. Ele faz longas viagens dentro de sua própria mente, que nunca se estabiliza.

A origem disso está em seu relacionamento com seus pais. Como todo signo do Ar, Gêmeos é influenciado pelo pai. Isso não quer dizer que goste mais do pai, mas é o pai que influencia a sua personalidade. O geminiano tenta agradar ao pai, mas não consegue. Sua mãe intercede a seu favor, na verdade, o protege da não aceitação paterna (que pode apenas ser uma situação imaginária, e não real, mas, mesmo assim, formadora da personalidade do geminiano). Como não é aceito, o geminiano aprende a negociar. E a se adaptar. A agradar ao pai. Observe que isso não é intencional, é um processo inconsciente. Assim, desde muito cedo ele capta que a sobrevivência está ligada à adaptação. Gêmeos vai entender que tudo na vida é aprender a se adaptar, mas se perguntará, algumas vezes, onde estará ele mesmo nisso tudo.

Devido ao seu lado adaptativo, frequentemente, Gêmeos é chamado de mentiroso. Na verdade, a mentira é algo relativo para Gêmeos. Vamos estudar dois casos (afinal, com Gêmeos tudo precisa ser duplo!). Há geminianos que mentem para testar sua inteligência, sua capacidade de modificar uma situação, de inverter a verdade. Nesse caso, a mentira é uma espécie de jogo, e, por que não dizer, até diversão. Alguns podem ir longe nisso e prejudicar alguém, mas é bem possível que nem estivessem conscientes desta possibilidade. O segundo caso é quando um geminiano mente para evitar algum problema. Gêmeos percebe como o mundo é multifacetado. Existirá, mesmo, uma só verdade? Mais do que qualquer outro signo, Gêmeos pode perceber o quanto a versão que temos dos fatos modifica tudo para nós. Com base nisso, nem sempre a versão verdadeira será a melhor, na opinião de Gêmeos. Às vezes, o geminiano pode preferir mentir, quando sabe que evitará alguma situação constrangedora ou difícil.

Para Gêmeos, não existe ‘A Verdade’, como se ela fosse uma só. Com base na mitologia, como, ao estar um dia no Reino de Hades e outro no Olimpo, pode haver um só ponto de vista para os dois gêmeos? Além disso, o geminiano, por natureza, é um incrível observador do mundo. Ele está sempre atento ao que acontece ao seu redor. Seu contato com a variedade do mundo é também o seu contato com as várias ‘verdades’ do mundo. Nada passa em branco aos olhos do geminiano. Lembre-se que o geminiano associou adaptação a sobrevivência. O geminiano tem uma necessidade enorme de saber das coisas! E precisa não se sentir preso.

Provêm destas característias a fama de que Gêmeos é infiel. Gêmeos não é, realmente, infiel em sua essência (vamos lembrar que pessoas podem ser infiéis, mas jamais signos!). Mas prender a um geminiano é como tentar segurar um pássaro: está preso, mas com desejo de voar. Particularmente o ‘pássaro Gêmeos’ só precisa de uma janela aberta, através da qual ele possa sair a qualquer hora, para depois retornar. Não o deixe em um só lugar, fazendo uma só coisa, preso a um só ambiente. Gêmeos precisa de multiplicidade!

Por precisar de multiplicidade, um geminiano nunca é uma companhia cansativa. É sempre borbulhante. Entretanto, algumas vezes, ele tem necessidade de se recolher. Alguns não precisam se trancar em um quarto, mas simplesmente mudar de ambiente. O recolhimento do geminiano muitas vezes é a variação do cenário, assim como o era para Castor e Pólux.

A ágil e curiosa mente do geminiano, ao contrário do que se imagina, não serve apenas para resolver enigmas e matar charada’. Gêmeos pode ser muito profundo com a sua mente. Pode descer ao Reino de Hades, escrutinando os aspectos mais escuros de algo, para em seguida ir ao Olimpo, e vislumbrar o lado mais claro da vida. A mente de Gêmeos é notável, e vai captando tudo. Encontraremos muitos intelectuais brilhantes deste signo.

Igualmente, sendo a mente e a comunicação os pontos mais fortes de Gêmeos, esse é o signo que tem o desafio de usá-las de modo produtivo. Sabemos como a palavra e aquilo que é dito podem ser destrutivos. Gêmeos tem o desafio de saber o que dizer e como dizer. Até mesmo para si mesmo Gêmeos precisa saber o que selecionar do painel variado da realidade. Precisa, igualmente, buscar alguns elementos de seu signo oposto, Sagitário, percebendo que o mundo, embora livre e maravilhoso para se movimentar, às vezes tem algumas regras, leis. Enfim, há algumas ‘verdades’. Embora, é claro, Gêmeos vá ser sempre flexível na sua visão de mundo.

Leia Também:

RSS Feed

Assine o RSS FEED e não perca nenhuma novidade do nosso site!
Você também pode receber as atualizações da semana assinando por email!

7 comentários: “O SOL EM GÊMEOS (O GEMINIANO)”


  1. Denis de carvalho diz:

    Olá gostei muito deste comentário que acabei de ler, achei super interessante. Sou do signo de Gêmeos e com base no que li consegui me identificar muito com o que está escrito. Não imaginava que este conhecimento se aplicava para as pessoas desse signo, pensava eu que era o único a ser deste jeito. Parabéns pelo ensinamento.


  2. Cibele diz:

    É muito engraçado ler sobre sua personalidade, o geminiano chega a ser cômico por ter tantas pessoas dentro de uma. Esse texto deixa claro o por que de tudo isso. Eu sou essa pessoa escrita acima, sem mudar nada, às vezes feliz, às vezes triste, às vezes amando, às vezes nem tanto, às vezes querendo um compromisso sério, às vezes não, às vezes eu, simplesmente eu, às vezes também.


  3. breno diz:

    Muito bom…O que nos pega por sermos geminianos é o fator amor… Eu jamais trairia alguém, mas nunca me senti tão seguro de si mesmo… Talvez, pela insegurança, eu poderia um dia trair a pessoa amada…
    Alguém consegue filosofar o assunto, de um modo mais saudável?… Pois às vezes quero ser de outro signo, mas infelizmente, ser geminiano, me faz ser todos os signos do zodíaco em um só.


  4. Denis Keske diz:

    Boa noite a todos, meu nome é Denis, sou do signo de gêmeos e acabei de ler esse documentario sobre este signo. Gostei demais, é super interessante e por incrivel que pareça eu me identifiquei em todos os aspectos que estão escritos. O mais engraçado de tudo é que ontem à noite eu estava na casa dos líderes da mocidade da minha igreja brincando, fazendo festa e tudo mais, e, é claro, eu estava feliz. E do nada a minha felicidade acaba e me sentei num canto e fiquei quieto, e depois de um certo tempo eu me alegrei de volta e começei a fazer bagunça de novo. Isto é muito estranho. E é isso, valeu a todos.


  5. Filipe diz:

    Saudações! Acabo de ler esta síntese, creio eu que pela terceira ou quarta vez, e posso afirmar que, a cada leitura, fico mais impressionado com a assertiva incrível dela.
    Desde sempre respeito, e conheço a influência dos estudos da astrologia em nossa vida, mas posso afirmar categoricamente que os seus conhecimentos sobre o assunto não são meramente medíocres (como constata-se na absoluta maioria dos sites sobre o assunto). Vê-se um conhecimento aqui que vai mais intimamente ao âmago das pessoas, e não apenas à superficialidade de suas personalidades.
    Gostaria de agradecer imensamente pelo presente texto (assim como muitos outros interessantíssimos aqui), e elogiá-la pelo ótimo trabalho realizado, onde vê-se sua competência. Gostaria que muitas outras pessoas na área apresentassem as mesmas qualidades!
    Grato, Filipe.


  6. vtuleski diz:

    Gratíssima pelos comentários generosos, Filipe! Imagino que você seja geminiano, e por isto se expresse tão bem! Comentários como os seus só enriquecem o meu site!


  7. Manuel diz:

    Olá,
    já que está em voga neste sítio, falemos dos gêmeos.
    Belo texto Vanessa, assim como a sua feição. Realmente o signo de gêmeos é o meu preferido, ao mesmo tempo que é o que eu mais repudio e sinto por ser o meu.
    Vejamos, o geminiano é, realmente, um perceptor. Tudo ele capta. Capta os sinais, capta as palavras, as intenções, os sentidos, os significados, as finalidades, as causas, as consequências, os prós, os contras, os antes e os depois. Enfim, é realmente capcioso este ser dual. Tudo ele sabe, tudo quer saber.
    Eis sua maior qualidade. E aí também, seu maior defeito.
    Veja que é tanta informação que ele busca e não se cansa, realmente, não se cansa de incessantemente buscar, que este sujeito irriquieto, pouco apreende. Tudo sabe, mas, pouco, é o que sabe mesmo.

    Falta-lhe a profundidade do escorpiano. A método, praticidade e sedimentação do virginiano. A memória do canceriano. O labor do taurino. O sacrifício do capricorniano. A concatenação do aquariano. Enfim, falta-lhe muito.

    Pode ele, ainda, iludir a todos. Mostrar-se como a estrela do zodíaco por alguns instantes, com o brilho reluzente de sua privilegiada cognição e intelecto. Mas isso passa… O geminiano logo denota que sabe pouco daquilo que sabe. Veja, entretanto, que de tudo, mas tudo mesmo, ele sabe um pouquinho.

    Ele se sai bem. E, afinal, é feliz assim… Bom, pelo menos por um tempo, até sua mente começar a ruminar.

Deixe o seu comentário:

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski iniciou seus estudos de astrologia em 1989, passando a atuar como astróloga profissional 7 anos depois. Dá consultas astrológicas no Rio de Janeiro (Ipanema) ou através do Skype para outras cidades. Agende a sua consulta!

É palestrante do evento anual de previsões astrológicas Presságios (RJ), colabora com os sites Constelar e Revista Personare. Membro da Central Nacional de Astrologia, palestrou em evento para astrólogos promovido pelo Sindicato dos Astrólogos do Rio de Janeiro em 2012 e fará parte do corpo de palestrantes de 2013.

Atenção: este site NÃO é destinado a consultas gratuitas. Para tirar dúvidas sobre o seu mapa, é necessário agendar uma consulta paga. Respeite o astrólogo como um profissional que estudou para realizar o seu trabalho e que precisa ser remunerado, assim como um médico, advogado e qualquer outra profissão.

Mais sobre Vanessa Tuleski »

Vanessa Tuleski - (CC) Todos os Direitos Reservados - Produzido por ifly9
O conteúdo deste site de autoria de Vanessa Tuleski está sob a licença de Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil. Nenhum conteúdo deste site pode ser copiado e reproduzido em outro site sem autorização do autor! Mais detalhes aqui!

Creative Commons License