publicado por VTULESKI - Vanessa Tuleski
Principal Característica: a expansividade
Qualidade: o otimismo
Defeito: a arrogância
“A ti Sagitário, Eu peço que faças os homens rirem, pois entre as distorções da Minha Idéia eles se tornam amargos. Através do riso darás ao homem a esperança, e por ela voltarás seus olhos novamente para Mim. Chegarás a Ter muitas vidas, ainda que só por um momento; e em cada vida que atingires, conhecereis a inquietação. A ti Sagitário, darei o Dom da Infinita Abundância, para que te possas expandir o bastante até atingir cada recanto onde haja escuridão, e levar aí a luz.”
E Sagitário retornou ao seu lugar
(Original de Martin Schulman – Karmic Astrology: The Moon’s Nodes and Reincarnation, 1977)
Sagitário é o signo simbolizado pelo centauro, metade homem, metade cavalo, e sempre portando arco e flecha. Isso nos fala muito sobre o signo. A metade cavalo é a vontade do sagitariano de ser livre, de experimentar coisas, de se aventurar, de correr, de sair. É a parte instintiva, enquanto a metade humana simboliza a razão. A dualidade inerente faz deste signo um filósofo e, ao mesmo tempo, o dota de uma natureza instintiva, impulsiva e aventureira.
O sagitariano está sempre tendo que coordenar essas duas partes dentro de si. Se deixar apenas o seu lado instintivo dominar, poderá ser grosseiro, insensível, destrutivo. Porém, se deixar apenas a razão decidir, irá se ressentir da aventura e do estímulo de que necessita.
E como o sagitariano atinge o equilíbrio? Ele deve ser movido pelo seu instinto de aventura, a sua vontade de experimentar coisas novas. Afinal, ele tem patas de animal, certo? Mas ele deve controlar isso com a razão, saber o que está fazendo. Se sair desembestado por aí tornou-se animal e perdeu a sua parte humana. É a sua parte humana que o faz pensar sobre seus atos e relacionar-se com os seus semelhantes. Um outro ponto importante é a questão do espaço. Sagitário é expansivo, mas precisa se certificar de, também, estar dando espaço aos outros. Espaço para o outro falar, opinar, ser e até saber mais do que ele.
Ainda examinando o símbolo de Sagitário, qual é a importância do arco e flecha para o centauro? São o álibi para o sagitariano sair, passear, se aventurar. O que ele quer fazer é conhecer tudo, experimentar tudo, encantar-se com o mundo. Ele tem sempre um grande objetivo em mente, e quando o atinge, atira a flecha. Depois disso, ele procura outro objetivo. Isso nos dá uma pista muito importante a respeito do sagitariano: ele está sempre se entusiasmando com algo, sempre buscando algo e isto é tão necessário para a sua vida quanto respirar. Sagitário estagnado ou sem liberdade é infeliz.
Agora vamos desvendar a psicologia do sagitariano. Sendo um signo do Fogo, o pai tem grande importância para ele. Ele provavelmente idealiza esse pai. Mas também sempre o vê distante de si. O pai parece envolvido com tudo que não seja o seu círculo próximo. A mente – e muitas vezes o corpo – quase sempre estão em algum outro lugar. Ele também tem ideais. O sagitariano sente que o pai não se preocupa com coisas imediatas, não é um homem comum. E a primeira coisa que o sagitariano persegue é a atenção desse pai, e também se encaixar no mundo dele. Ele almeja experimentar essas coisas que o pai vê. O mote de Sagitário é tentar sempre ir um pouco além.
O pequeno sagitariano cresce, então, voltado para fora. Nenhum sagitariano, por mais caseiro que aparente ser, está realmente em casa. Nenhum se contenta apenas com o seu mundo imediato. Todos querem algo mais, que não sabem definir, mas sentem em seu coração.
Isto, porém, também é responsável por um defeito muito comum no Sagitário, que pode ser definido como ’santo de casa não faz milagre’. Ele se acostuma tanto a procurar as novidades e seguir seu próprio instinto que nem sempre escuta quem pode ajudá-lo. Este é, igualmente, um signo ansioso. Tem a sensação de que deveria estar fazendo e vivendo mais, e pode ser que só atinja maior equilíbrio a partir dos 30 anos.
Aliás, equilíbrio é um ponto-chave para este signo que pode exagerar na comida, nos gastos, na forma como enxerga a si mesmo, na busca por adrenalina, etc. Outra coisa: um sagitário irritado pode não ter a medida de suas atitudes e fazer muitos estragos. Ele precisa domar seu temperamento se quiser usar a boa sorte com a qual nasceu e o caráter expansivo que é tão atraente.
Você não conhecerá nenhum sagitariano quieto. Todos têm uma enorme sede de viver, de conhecer o mundo. E se ele não o faz isso fisicamente, faz por meio de leituras! Por que se diz que um dos defeitos do sagitariano é a arrogância? Porque, de alguma forma, ele está sempre um passo a frente das outras pessoas. Sua enorme necessidade de conhecimento faz com que saiba das principais tendências, idéias, movimentos. Sua necessidade compulsiva de conhecer o mundo faz com que o sagitariano aprenda idiomas, absorva novas culturas. Às vezes, ele pode usar isto secretamente isto como uma forma de solucionar feridas internas. Alguns sagitarianos utilizam uma capa de constante felicidade e até infalibilidade porque gostariam de superar complexos e deficiências do passado.
Quando um sagitariano quer aprender, não há ninguém mais interessado do que ele. Quando não quer, pode bater de frente com figuras de autoridade e comprar brigas. Apesar disso, Sagitário sabe o poder do conhecimento. Quem estuda, quem sabe, alcança as melhores posições. Também tem um lado filósofo. Como tentava compreender o pai, busca compreender o mundo.
Fala-se muito que o sagitariano pode ser excessivamente rude ou sincero. Isso ocorre porque o sagitariano, como representante do elemento Fogo, valoriza muito o mundo ideal. E no mundo ideal não há mentiras. Em nome desse ideal, ele pode ser excessivamente sincero, e pode magoar as pessoas. Ele também valoriza muito a sua liberdade. Por exemplo, é quase impossível forçar um sagitariano a concordar com você se ele não sente isso. A sua liberdade de pensar, de ser, de agir é muito importante para ele. Nada irritará mais do que tentar prendê-lo, coagi-lo. É por isso se diz que a melhor maneira de afastar um sagitariano é tentar prendê-lo e dominá-lo.
Agora mais um traço atribuído a Sagitário: a infidelidade. Por um lado, pode ser verdade. A sede que o sagitariano tem de experimentar tudo pode levá-lo a ter romances com várias pessoas ao mesmo tempo. Ele pode ser muito motivado por ‘quantidade’ ao invés de ‘qualidade’, mas isto em uma determinada época da sua vida. Depois, entra o livre arbítrio. A infidelidade não é um traço obrigatório, como se imagina. Tudo o que o sagitariano precisa é de estímulo e não ser preso. O par ideal para ele é uma pessoa múltipla, interessante e inteligente.
Afinal, o que é esse signo? Sagitário é a busca, a eterna busca, o eterno entusiasmo. Sem Sagitário, ninguém iria sair de sua comunidade, aprender coisas novas ou expandir a sua mente. Sagitário é o mais profundo anseio pelo crescimento, pela evolução. Rege o entusiasmo pela vida e por todas as formas de conhecimento. Filósofos, cientistas, astrônomos e visionários têm muito desse signo!
Assine o RSS FEED e não perca nenhuma novidade do nosso site!
Você também pode receber as atualizações da semana assinando por email!
Vanessa Tuleski tem 21 anos de estudo de astrologia, e 13 de atuação como astróloga profissional. Dá consultas astrológicas no Rio de Janeiro (Ipanema) ou através do Skype para outras cidades. Agende a sua consulta!
Foi uma das palestrantes do evento Presságios, no Rio de Janeiro, em novembro de 2009. Falou também no evento da Central Nacional de Astrologia realizado no Rio de Janeiro em junho de 2010.
Um livro de Vanessa Tuleski.
Consultas astrológicas no Rio de Janeiro ou através do Skype para outras cidades.
Saiba qual vai ser o tom geral da semana, conhecendo os principais contatos que os planetas ...
É uma terapia energética-espiritual que visa transmutar conteúdos mentais, emocionais e de outras ordens que estejam causando obstruções no fluir da vida, gerando dificuldades afetivas, de saúde, profissionais, etc.
A principal característica deste trabalho é o uso do sexto sentido para acessar diretamente no inconsciente do cliente o que é que está gerando bloqueios ao livre fluir da energia. Onde a energia flui, atraímos as coisas boas, como amor, prosperidade, reconhecimento, etc.
Continue lendo »
Conheça mais sobre Iluminare:
Vanessa Tuleski - (CC) Todos os Direitos Reservados - Produzido por Educs
O conteúdo deste site de autoria de Vanessa Tuleski está sob a licença de Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil. Nenhum conteúdo deste site pode ser copiado e reproduzido em outro site sem autorização do autor! Mais detalhes aqui!
martim orlando lannes duering diz:
Adriele Castro diz:
Nayara Racquel diz:
Paulo César diz:
CAMILA diz:
vtuleski diz:
Fernando Pereira diz:
helia diz:
David F. diz:
Victor Thadeu diz: