A semana de 31 de dezembro de 2018 a 6 de janeiro de 2019

Por

Saiba o tom geral da semana informando-se sobre os principais aspectos que os planetas farão entre si.

CÉU DA SEMANA

Primeiros dias de 2019 tendem a ser focados, realistas e com aumento de energia

Começamos o ano com o Sol em sextil com Netuno, fomentando a fé, a intuição e a esperança. Contudo, o Sol se alinha com Saturno, pedindo realismo em todos os âmbitos da nossa vida.
Mercúrio em sextil com Urano faz com que os primeiros dias do ano sejam permeados de novas ideias e visões. Mas Mercúrio começa uma tensão com Marte a partir de sexta-feira (04), fazendo com que o plano mental e o dia a dia fiquem mais acelerados e sujeitos a tensões e irritabilidade.

Os primeiros dias do ano serão marcados por novas ideias

Marte inicia o ano com força total em seu próprio signo, Áries, favorecendo esportes, atividade física, queima calórica e começos.

fase lunar minguante dá o tom da semana, facilitando fechamentos. Contudo, no sábado (05), temos Lua nova e eclipse (saiba aqui como funcionam os eclipses). A fase lunar nova é a dos começos, e gera um Mapa Astral com efeitos para um mês. Porém, a energia do eclipse solar é a da semente que precisa ser lançada e a respeito da qual não temos total certeza do que fazer. As três semanas que antecedem o eclipse também podem trazer mudanças e viradas, o que já vem do final de 2018.

Realismo e praticidade

O Sol conjunto a Saturno faz com que entremos o ano em ritmo de realismo. Quem estiver trabalhando já vai estar na postura de mãos à obra e quem estiver de férias também vai querer agir de maneira mais objetiva e talvez até pense um pouco em trabalho e projetos para o ano.

A combinação tem potencial de gerar cansaço, pessimismo ou, ainda, a necessidade de lidar com problemas. Quem tem problemas de saúde crônicos pode senti-los mais por estes dias, como dor nos joelhos, coluna, artrite, etc. Para alguns, resfriados podem ser possíveis e obrigar a uma pequena parada e reflexão.

Bem usada, a seriedade de Sol/Saturno pode fazer muitos se situarem e tentarem procurar alternativas dentro do real, na contramão de pensamentos idealizados do tipo “como eu gostaria que fosse assim”, se é algo que não pode ser. Então é um bom contato astrológico para auxiliar a perceber melhor os limites da realidade.

Por conta de uma maior seriedade, a semana pode ser produtiva para reuniões, que tendem a ser objetivas, e para planejamentos.

Primeiros dias de janeiro favorecem intuições

A partir da terça-feira (01), o Sol faz sextil com Netuno, aspecto que eleva a vibração e conecta à intuição, sendo algo positivo para o início do ano. É hora da fé, meditações e visualizações. Mais chance de ocorrência de coincidências. A combinação também ajuda na compreensão e perdão.

Força e vigor até meados de fevereiro

Marte ingressa em Áries no final da segunda-feira (31), com uma passagem que vai durar até o dia 14/02. Marte é o regente de Áries, de maneira que dizemos que quando o planeta transita pelo seu próprio signo tem uma força e uma potência muito maiores. No caso, Marte neste signo ganha agilidade, assertividade, decisão e autoconfiança. A energia vital se eleva, favorecendo atividades físicas e queima calórica. Há, ainda, toda uma inclinação favorável a começos.

Contudo, tudo em Astrologia tem dois lados, e os excesso deste posicionamento podem ser o aumento de irritações, brigas e agressividade, sobretudo a partir de 16/01, quando Marte começa a interagir com outros planetas. Assim, é preciso distinguir bem entre lutar pelo que se quer, firmeza e coragem, e arrumar confusão, ser impulsivo, brigão ou impaciente em excesso. Os aspectos a partir do dia 16 e até o final do trânsito também trazem risco de contusões e acidentes se não houver bom uso da energia marciana.

Início do ano com novo olhar

Um ótimo aspecto para os primeiros dias de 2019 é Mercúrio em trígono com Urano de quarta-feira (02) em diante. Este contato abre e renova a mente, permitindo um fluxo de novas ideias e de um olhar menos viciado, com a percepção de novos ângulos. A intuição e o processo de insights está acelerado, por isto anote suas percepções. Ótimos dias para trocas, terapias e conversas.

A partir de sexta-feira: mais chance de irritações

Mas, atenção, a partir de sexta-feira (04), Mercúrio quadra Marte, aspecto que faz aumentar a irritabilidade, nervosismo e/ou agitação no dia a dia, pensamentos e conversas. Sabendo disso, procure contar até dez se sentir que está prestes a explodir, ou dê uma volta para espairecer um pouco. As pessoas podem estar mais agressivas e mal-educadas no cotidiano e trânsito. Vale pensar o que merece o seu estresse ou não. A quadratura também requer mais cuidado com deslocamentos passíveis de acidentes e/ou violência.

Sábado: mente mais séria e avaliadora

Se o planeta da ação ingressa em Áries no início da semana, o planeta da mente, Mercúrio, ingressa em Capricórnio no sábado (05), ficando neste signo até 24/01. Isto pode gerar alguns contrastes, pois vamos nos sentir mais ousados e dispostos a tomar atitudes (Marte em Áries), mas mentalmente mais cautelosos, avaliando questões a longo prazo (Mercúrio em Capricórnio).
Claro que se conseguirmos tirar o melhor lado dos dois posicionamentos, ótimo, mas pode ser que isto também possa ser vivido de forma polarizada nos relacionamentos, com uma das partes representando o lado ousado e a outra, o cauteloso. Ou então sentirmos medo, cobranças e/ou inseguranças, mas termos de ir em frente, pois até meados de fevereiro vai ser preciso empreender inícios.

No âmbito intelectual e dos papéis, Mercúrio em Capricórnio favorece formalizações e planejamentos até quase o final de janeiro.

Necessidade de gerir exageros

Júpiter quadra Netuno, aspecto presente ao longo de todo o mês de janeiro (saiba mais sobre aspecto e o impacto dele ao longo de 2019). Há potencial para mais gastos, o que se alinha com esta época do ano, que tende a ser assim. Algo a se considerar, porém, é uma maior ansiedade geral, por isto é bom dar suporte para entes queridos mais frágeis, uma vez que há maior propensão para desestabilizações físicas e/ou emocionais e até contaminações (esta é a época em que aumentam os casos de dengue).

O ponto positivo é que Saturno faz um bom aspecto com Netuno. A combinação permite realizar pequenos sonhos e projetos, o que é uma ótima notícia para iniciar o ano com pé direito.

=> Siga a astróloga Vanessa Tuleski no Instagram 

=> Caso queira receber textos astrológicos por e-mail, assine o feed de notícias, envie uma mensagem em branco para vanessatuleski+subscribe@googlegroups.com e siga as instruções automáticas. Você também pode curtir a página http://www.facebook.com/vanessatuleski e assinar o canal da astróloga Vanessa Tuleski no YouTube: http://www.youtube.com.br/VanessaTuleskiAstrologia !

2 comentários sobre “A semana de 31 de dezembro de 2018 a 6 de janeiro de 2019”

Vanessa, minha dúvida toda gira em torno dessa questão sobre a lua minguente e pedidos. Sou adepta das visualizções criativas e orações, novenas e tal, mas fui aconselhada a não fazê-las nesse período. É mito?

É total mito, Priscylla. Desejamos coisas o ano inteiro. Podemos desejar na minguante, sim. Ela só não é boa para começos concretos, como abrir um empreendimento. Mas desejar é desejar e ótimo vibrar desejos, em todas as épocas do ano.

Deixe um comenário