As três energias

Por

Os doze signos podem ser divididos em três grupos: signos Cardinais, signos Fixos e signos Mutáveis. Cardinal, Fixo e Mutável são tipos de energias. No mapa astral, tende a haver predominância de uma ou duas energias, enquanto a terceira se manifesta menos.

Você quer conhecer algo a respeito? Primeiramente, conheça a divisão por energia:

CARDINAL Áries Câncer Libra Capricórnio
FIXO Touro Leão Escorpião Aquário
MUTÁVEL Gêmeos Virgem Sagitário Peixes

Cardinal

É a energia iniciadora. A energia Cardinal é ativa. Ao surgir um obstáculo, as pessoas Cardinais tentam fazer algo. A energia cardinal é voltada para fora, para a solução de problemas.

Áries: iniciativa pessoal.
Câncer: iniciativa no campo das emoções e sentimentos.
Libra: iniciativa ao lidar com o outro.
Capricórnio: iniciativa voltada para a profissão.

EXCESSO DE PLANETAS EM SIGNOS CARDINAIS: Tendência a se lançar nas coisas e por isso viver tudo muito intensamente, entrando em choque com freqüência em campos nos quais não pode abrir espaço. Fato positivo: dinamismo e iniciativa.

FALTA DE PLANETAS EM SIGNOS CARDINAIS: Dificuldade em iniciar coisas novas, em ousar e criar.

Fixa

É a energia para manter e conservar. Está ligada a resistência. Ao surgir um obstáculo, as pessoas com predominância de fixos esperam e enfrentam. O Fixo é voltado para dentro, para a capacidade de resistir exteriormente aos fatos.

Touro: Conserva valores pessoais, busca estabilidade.
Leão: Conserva a personalidade, tem firmeza pessoal.
Escorpião: Mantém sensações, intuições e sentimentos.
Aquário: Sustenta idéias, sustenta diferenças.

EXCESSO DE PLANETAS EM SIGNOS FIXOS: Teimosia; insistência em padrões que não deram certo. Fato positivo: firmeza e persistência.

FALTA DE PLANETAS EM SIGNOS FIXOS: Não se estabiliza, dificuldade em concluir coisas e manter idéias e opiniões.

Mutável

É a energia para mudar e renovar. A palavra-chave é adaptação. Os Mutáveis não fazem mudanças radicais na sua vida, nem tampouco são fixos. Eles estão sempre indo de uma direção a outra, buscando idéias novas, reaproveitando o que já existe. O Mutável nem se lança e nem resiste. Diante de um obstáculo, contorna.

Gêmeos: ideias e mente sempre em mutação
Virgem: sempre buscando o aperfeiçoamento
Sagitário: sempre atrás de novas metas a serem atingidas.
Aquário: sentimentos e sensações em eterna mutação.

EXCESSO DE PLANETAS EM SIGNOS MUTÁVEIS: Inquietação, está sempre mudando algo. Pode não ter firmeza de opiniões e não se impor ao meio. Fato positivo: não ‘luta’ contra situações, procurando sempre descobrir novas maneiras e possibilidades de contornar obstáculos.

FALTA DE PLANETAS EM SIGNOS MUTÁVEIS: Dificuldade em se adaptar e ouvir novas idéias.

Determinação da energia predominante no mapa astral

A determinação da energia predominante parte não só da contagem dos planetas como também do fato do Ascendente, Sol e Lua terem um peso maior na contagem. Igualmente, os planetas pessoais (até Saturno) têm um peso maior do que os de geração (Urano, Netuno e Plutão).

Exemplos:

Cardinal Fixo Mutável
Marilyn Monroe Vênus, Plutão AS, Lua, Júpiter, Saturno, Netuno Sol, Mercúrio, Marte, Urano
Paul McCarteney Júpiter Lua, Vênus, Marte, Plutão AS, Sol, Mercúrio, Saturno, Urano, Netuno
Rita Hayworth Sol, Mercúrio, Vênus, Júpiter, Plutão As, Saturno, Urano, Netuno Lua, Marte

A energia mais fraca no mapa de Marilyn Monroe é a cardinal. A falta de cardinal indica que ela tinha dificuldade em reagir de maneira dinâmica e decidida com relação aos problemas de sua vida. Ora, ela se adaptava a eles (4 mutáveis), ora se mostrava muito firme em suas idéias e desejos (4 fixos, mais o Ascendente). Ela tinha muita determinação por conta dos seus planetas fixos, mas também tinha um temperamento oscilante, devido aos mutáveis. Isso talvez esteja bem ilustrado em sua trajetória profissional: ela foi persistente para conseguir ser uma estrela, porém depois que atingiu o topo tornou-se uma ‘estrela instável’, difícil de controlar. Soma-se a isso o fato de Marilyn não ter nenhum planeta em Terra em seu mapa astral.

No mapa de Paul McCarteney ocorre o mesmo padrão que o de Marilyn: apenas um planeta cardinal. Ele é fortemente mutável, está sempre inquieto, em mudança (Urano, Saturno, Mercúrio, o Sol e o Ascendente estão em Gêmeos). Sua segunda energia é a fixa. Não por acaso, Lua e Vênus estão em signos fixos e Paul manteve a mesma companheira, Linda, por muitos anos, na verdade só terminando esse relacionamento com a morte dela.

No mapa de Rita Hayworth, a energia cardinal é a mais forte (Sol, Mercúrio, Vênus em Libra e Júpiter e Plutão em Câncer). A segunda energia predominante requer sensibilidade para ser determinada. Embora Lua e Marte tenham mais peso do que Saturno, Urano e Netuno, esses três planetas estão colocados em ângulos (casa um e sete) e o Ascendente é fixo. A energia Mutável de Rita, ao invés de ser usada para adaptar-se e contornar situações, mostrava o seu lado que cedia a elas. Seus planetas fixos lhe davam a impressão de que talvez seu destino e as condições de sua vida estivessem ‘escritos’. Essa era a impressão de Rita, principalmente envolvendo seus desejos pessoais (casa um) e relacionamentos (sete).

Avaliação das casas na manifestação das energias

Nós temos doze signos, e, igualmente, doze casas em um mapa astral. Assim como os signos, as casas podem ser divididas em Angulares (o equivalente a Cardinal), Sucedentes (o equivalente a Fixo) e Cadentes (o equivalente a Mutável). Assim, por exemplo, se uma pessoa tem uma ênfase em planetas fixos, mas todos eles estão em casas angulares, ela tem de trabalhar essa temática fixa em assuntos cruciais: eu (um), família (quatro), relacionamentos (sete) e profissão (dez). Se esses mesmos planetas fixos estão situados em casas cadentes, essa pessoa terá de trabalhar a fixidez no campo das crenças e idéias (cadentes).

Outro exemplo, se uma pessoa tem ênfase em planetas mutáveis, mas todos eles estão em casas sucedentes, essa pessoa tem de trabalhar sua instabilidade e inquietação em assuntos que pedem definição (casas sucedentes), tais como filhos, projetos para o futuro, dinheiro e renda resultante de associações.

CASAS ANGULARES: Um, quatro, sete, dez
CASAS SUCEDENTES: Dois, cinco, oito, onze
CASAS CADENTES:  Três, seis, nove, doze

Antes de começar a analisar um mapa, o astrólogo avalia a distribuição dos planetas por elementos, por energias, por casas e por hemisférios do mapa astral.

Uma coisa que a pessoa que está estudando astrologia precisa perceber é que um signo é uma combinação única de seu elemento (Fogo, Terra, Ar e Água) e sua energia (Cardinal, Fixo, Mutável). Por exemplo, só há um signo que seja Fogo e Cardinal, esse signo é Áries. A soma das duas características, ser de Fogo (movido a intuição) e ser Cardinal (um iniciador), nós dá uma exata definição do que seja Áries, ou seja, um signo que usa a sua intuição e criatividade (Fogo) para dar início aos seus projetos (Cardinal).

Outro exemplo. Nós só temos apenas um signo que seja Terra e Cardinal. Esse signo é Capricórnio. Fica bem claro o porquê de Capricórnio ser voltar sua energia para o campo profissional, pois ele usa a sua iniciativa e energia (Cardinal) para conquistar metas e atuar no mundo (Terra).

Mais um exemplo. O único signo que é Ar e Mutável é Gêmeos. O Ar é leve e a mutabilidade simboliza a flexibilidade. Fica claro porque esse signo é tão móvel e porque usa a inteligência (Ar) para iniciar contatos e adaptar-se (Mutável).

Em astrologia, nada se aprende decorando. O aprendizado da astrologia exige compreender os símbolos e raciocinar a partir deles, mesclando sua sensibilidade e intuição!

=> Se você quer aprender muito bem sobre os signos, seus ritmos e elementos, adquira o ebook Signos Astrológicos – As 12 etapas para autorrealização

9 comentários sobre “As três energias”

Vanessa, seus artigos são de uma clareza incrível, gosto demais
de ler tudo o que vc escreve. Obrigada por mais um texto que
me acrescentou bastante !

Estou estudando astrologia há pouco tempo, tanto que descobri apenas hoje essa questão de Cardinal, etc, e seu site soube me explicar de maneira extremamente clara e fácil. Obrigada pela ajuda e sucesso!

Vanessa, agradecida pelas valiosas dicas!! Estou iniciando minha caminhada na astrologia e contar com conteúdos esclarecedores, coerentes e práticos faz toda a diferença. Sucesso!!

Olá Vanessa, agradeço o conteúdo, a linguagem clara e objetiva e, acima de tudo, a gentileza de partilhar conhecimento conosco. Abçs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *