Previsões da semana de 21 a 27/04 indicam alta tensão com quadratura em T
Oposição de Marte com Plutão formará ângulo de 90 graus com o Sol, ampliando conflitos internos e externos. Veja os destaques das previsões da semana de 21 a 27/04
As previsões da semana de 21 a 27/04 sugerem dias bastante turbulentos após o feriado da Páscoa. Afinal, teremos o que podemos chamar de “briga de cachorro grande” na Astrologia. Ao longo da semana, o Sol e os planetas Marte e Plutão formarão uma quadratura em T, um aspecto de alta tensão.
Essa energia poderá ser sentida em todo o mundo, com um aumento de conflitos e crises generalizadas. Mas isso também pode ter reflexos na nossa vida pessoal, então será preciso escolher muito bem as brigas que queremos comprar.
Felizmente, há movimentos astrológicos que podem nos ajudar a lidar de forma inteligente com os desafios dessa semana. Especialmente dois aspectos harmoniosos (sextis) envolvendo Mercúrio e Plutão, bem como Vênus e Urano.
Resumo das previsões da semana de 21 a 27/04:
Toda a semana: quadratura em T entre Marte oposto a Plutão e ambos em ângulo de 90 graus em relação ao Sol
Toda a semana: conjunção de Vênus com Saturno
Toda a semana: fase lunar minguante
Toda a semana: Vênus em sextil com Urano
A partir de segunda-feira (21): fim da conjunção Mercúrio/Netuno
Até quarta-feira (23): Mercúrio em sextil com Plutão
Sol, Marte e Plutão formam quadratura em T
O principal desafio da semana de 20 a 26/04 fica por conta de um aspecto astrológico de alta tensão. Ao longo de toda a semana, teremos a formação de uma quadratura em T.
Em uma das pontas do “T”, Marte em Leão fará oposição a Plutão em Aquário. E ambos os planetas formarão um ângulo de 90 graus (um aspecto de tensão) com o Sol em Touro.
Os pontos exatos em que esses aspectos se formarão ocorrem em diferentes momentos. A quadratura do Sol com Marte se dará no domingo (20). Depois, o Sol forma quadratura exata com Plutão na quarta (23), e os dois planetas ficam exatamente opostos no sábado (26).
Portanto, fica claro que essa “briga de cachorro grande” será a tônica desta semana. Mas o que esperar dos dias marcados pela quadratura em T?
A seguir, vamos detalhar as particularidades tanto do cenário coletivo (os acontecimentos que devem marcar a semana) quanto do individual (como isso pode se manifestar na nossa vida pessoal).
No cenário coletivo, muita turbulência e risco de acidentes
Uma boa maneira de nos prepararmos para o que está por vir é recorrermos aos ensinamentos do passado. A última vez em que Marte em Leão se opôs a Plutão em Aquário, no final de dezembro de 2024, foi um período turbulento e de muitos acidentes aéreos.
O cenário desta semana é semelhante. É um período de ebulição e disputas tensionadas entre os países. Nas cidades, também é possível experimentarmos um contexto de aumento da violência. Assim, há uma tendência nesta semana de acontecimentos como:
acidentes graves, inclusive aéreos;
fenômenos meteorológicos severos, como enxurradas e temporais;
conflitos diplomáticos e guerras;
aumento de crimes violentos, incluindo feminicídios.
No cenário individual, a dica é escolher bem as suas brigas
Mas como nós podemos tocar a nossa vida no meio desse contexto adverso? O primeiro passo é aceitar a realidade como ela é. Compreender que a semana tem essa energia belicosa ajudará você a lidar melhor com as dificuldades inerentes a esses conflitos.
Assim, é uma semana para você escolher que brigas você quer ou não comprar. O orgulho estará em alta, então é bom evitar atitudes descuidadas e autoritárias. Porque a tendência é haver uma espécie de “bateu, levou” ou então à criação de ressentimentos duradouros. Se você quer a paz, seja mais diplomático e cauteloso.
É importante salientar que as tensões dessa semana não necessariamente se restringem ao período de 20 a 26/04. Isso porque Plutão tem uma faceta que congela, como se colocasse tudo em compasso de espera. O risco é a vingança ou algo que pode mudar o rumo de uma relação para uma ruptura ou afastamento.
Seja como for, essa energia intensa tende a aflorar crises em diferentes áreas da nossa vida. Assim, muita atenção para a possibilidade de episódios como:
descoberta de problemas de saúde ocultos ou agravamento nos já existentes;
crises envolvendo pessoas queridas ou um animal de estimação;
términos e/ou perdas afetivas ou materiais;
o retorno de um ex abusivo e autoritário, que volta a infernizar a vida;
algo que dispara um gatilho, mexendo com velhas feridas, ego ou orgulho.
Uma dica importante para extravasar a agressividade desta semana é fazer atividade física. Após descarregar a energia, aposte em práticas relaxantes, como a meditação.
Conjunção Vênus/Saturno traz à tona questões de limites e de ter paciência
E para completar os desafios da semana de 20 a 26/04, temos ainda a presença da conjunção de Vênus com Saturno. Esse é um aspecto prolongado, que vem caracterizando todo o mês de abril e impondo desafios na área dos relacionamentos.
A conjunção Vênus/Saturno toca bastante em temáticas de autoestima e de limites que precisam ser revistos nas relações. E isso, numa semana marcada pela quadratura em T entre Sol, Marte e Plutão, reforça o papel das relações como foco de tensões.
Toda a alta carga dessa semana pode mexer muito com o nosso emocional. Assim, teremos de distinguir o que é paranoia do que é razoável sentir; o que é justo cobrar e o que não faz sentido.
Às vezes, a gente precisa de um olhar externo para nos ajudar a fazer essa distinção. Por isso, considere buscar a ajuda profissional de um terapeuta. Lembre-se de que, por mais difícil que a realidade se apresente, essa turbulência é passageira e eventualmente vai passar.
Vênus/Saturno também pode implicar em lidar com algum tipo de restrição ou frustração e ter paciência.
Lua Minguante ajuda a suavizar
OK, o cenário da semana de 20 a 26/04 que trouxemos até aqui não é dos mais animadores, mas isso não é motivo para desespero. Nada disso! Há aspectos astrológicos que podem ajudar a suavizar a propensão a crises da quadratura em T.
O primeiro ponto positivo é o fato de estarmos sob a fase lunar minguante. Caso a quadratura em T ocorresse em meio a uma Lua Cheia, por exemplo, haveria um risco amplificado. Mas, numa Lua Minguante, há uma tendência de recolhimento e redução.
A Lua Minguante em Aquário começa já no domingo (20) e nos convida a um período de reflexão profunda. É um bom momento para fazer uma revisão das nossas atitudes e buscar soluções mais racionais para situações que estavam pendentes.
Este é o momento de olhar para dentro e fazer o fechamento de ciclos. A Lua Minguante favorece a contenção de energias e nos ajuda a elaborar nossas ideias antes de avançar com novos planos.
Assim, pode ser uma boa desacelerar em meio ao turbilhão dessa semana e focar no seu mundo interno. Esse processo poderá ajudar você a seguir em frente com muito mais clareza quando essa turbulência passar.
Sextil Vênus/Urano proporciona quebras na rotina
Seguindo com as boas notícias da semana de 20 a 26/04, temos também o sextil de Vênus em Peixes com Urano em Touro. Ao longo de toda a semana, esse aspecto harmonioso vai ajudar a dar uma quebra na rotina e deixar as relações um pouco mais leves.
Por exemplo, caso você esteja em um momento tenso no trabalho, ou diante de uma discussão acalorada com alguém, procure fazer uma pausa. Saia para tomar um café e dê uma “oxigenada”, um termo tão afinado com Urano.
Isso será muito útil para interromper a escalada de agressividade. Quando você retornar à situação inicial, os ânimos podem se acalmar, e daí vir uma interação muito mais produtiva. Saber usar essa inteligência emocional será a chave para desatar os nós desta semana. Procure também pequenos escapes de novidades nesta semana.
Fim da conjunção Mercúrio/Netuno
Outro aspecto astrológico que nos ajuda a exercitar essa inteligência é o fim da conjunção de Mercúrio e Netuno. A partir de segunda-feira (21), Mercúrio enfim se afasta de Netuno, após um mês inteiro de muita confusão mental.
Ao longo dessa conjunção, nosso plano mental esteve com muita dificuldade em discernir o que é certo ou errado e foi mais fácil se confundir. Com esse ciclo chegando ao fim, a gente começa a ter mais clareza para pensar e decidir que rumo tomar.
Mercúrio em sextil com Plutão: visão estratégica
De maneira geral, essa interação planetária se reflete num olhar estratégico. Essa “visão de raio-X” será especialmente útil numa semana repleta de crises e disputas, pois ajudará a definir a estratégia mais adequada para solucionar os problemas. Pode colaborar em uma comunicação mais focada. Além de tudo, é um contato favorável para compreensão mais profunda de qualquer contexto.
E se você quer entender melhor o contexto da sua vida, marque uma consulta online comigo! O meu trabalho de previsão na Astrologia enfoca em te mostrar quais são os desafios e quais são as oportunidades no seu momento no espaço de um ano para frente.