Céu da semana de 11 a 17 de abril de 2022

Por

Semana de Páscoa traz crises coletivas e individuais, mas também tem boas surpresas, fé e ajudas

O Céu coletivo vai estar tenso na semana de Páscoa, que culmina na Lua cheia de sábado (16), envolvida com Plutão. Assim, crises podem caracterizar o âmbito coletivo e individual nesta e na próxima semana. Contudo, Júpiter e Netuno em conjunção exata na terça (12) pontua para o poder da fé e da visualização. Mercúrio e Vênus em sextil a partir de quinta-feira trazem palavras mais suaves e Vênus em bom aspecto com Urano a partir de sexta (15) favorece os encontros surpresas e a quebra na rotina.

Nos questionamentos e crises de Plutão

Na segunda-feira (11), Mercúrio quadra Plutão, aspecto que vem ocorrendo desde sexta-feira passada (08), e que mexe com o plano mental, pois podemos receber notícias ou opiniões que perturbem ou nos façam entrar em algum tipo de questionamento.

Ainda que Mercúrio comece a se afastar do aspecto, vai ser a vez de o Sol iniciar o mesmo contato, mais marcadamente a partir da sexta-feira (15), mas podendo ser sentido até antes, e com efeitos se estendendo até 21/04, feriado de Tiradentes.

Abaixo, as muitas formas como esta quadratura pode se manifestar, deixando claro que nem todas precisam ocorrer:

– No coletivo, aumento de crises que possam ter perdas e mortes, sejam decorrentes de desastres naturais, como chuvas que causam desabamentos, como de situações tensas em países, como é o caso da Ucrânia.

– Aumento de riscos e violência. Por isto, acautele-se mais nas situações.

– Mais anúncios de perdas de pessoas famosas.

–  O aspecto vai ficar presente na Lua cheia de 16/04, reverberando até 30/04, próxima Lua Nova.

– Na vida pessoal, também podem emergir crises, seja de perdas ou diagnósticos difíceis de saúde, ou envolvendo questões afetivas e de relacionamentos. Lembrando que perdas recentes e de sentir falta de relacionamentos também podem ser geradoras de crises.

– Emergência de dores que já se pensavam ter sido resolvidas. Fantasmas do passado podem retornar. Para alguns, a combinação traz um viés obsessivo.

– Do lado positivo, quem souber usar o aspecto tem uma oportunidade para, em abril, trabalhar questões internas bastante profundas. A Lua cheia, aspecto que deixa tudo às claras, tem por vantagem escancarar o que não está bem e o que não está resolvido, e, com isto, trazer a consciência do que precisa ser visto e trabalhado.

– Tomar cuidado com disputas de ego e de poder, pois vai ser mais fácil se ferir por este motivo nestes dias.

Júpiter e Netuno conjuntos em abril

Outra conjunção importante é a de Júpiter com Netuno, que vai caracterizar o mês de abril e que é exata na terça-feira (12). Esta conjunção é um marco astrológico importante, que lança sementes para os anos vindouros. Está sendo especial que, em 2022, ela esteja ocorrendo em Peixes, signo de domicílio tanto de Júpiter como Netuno.

A grande conjunção de Júpiter e Netuno em Peixes não é um encontro astrológico qualquer. A última vez em que aconteceu foi em 1856. Em 30 de março daquele ano, com Vênus, Mercúrio, Netuno e Júpiter em Peixes, o Tratado de Paris pôs fim à Guerra da Crimeia, consagrando a derrota da Rússia diante da Inglaterra e da França, aliados pela primeira vez depois de setecentos anos. Alguma coincidência com o momento histórico de 2022 e os conflitos envolvendo Rússia, Ucrânia e as sanções financeiras atuais? Em retornos de ciclos, temos também retornos de questões históricas ligadas àquele ciclo.

Um outro fato marcante é que, um ano depois do encontro de Júpiter e Netuno em Peixes, o signo da espiritualidade, em 1857, nascia o Espiritismo de Allan Kardec, que, inicialmente, foi muito combatido na Europa e que foi fincar suas raízes, ironicamente, muito além do Oceano Atlântico, no nosso país. Uma conjunção deste porte semeia começos, que talvez estejam invisíveis agora, mas que serão vistos depois.

Neste momento, shows, espetáculos e tudo o que leve a uma elevação de vibração e encantamento podem ser de uma importância muito grande. A conjunção expande a arte, a sensibilidade, a imaginação, a criatividade, a poesia, a conexão espiritual, a empatia, os simbolismos. No plano coletivo, fomenta ajudas solidárias e empatia, algo importante em um contexto coletivo bastante complicado por perdas econômicas decorrentes da pandemia e seus desdobramentos

Porém, do lado negativo, só é preciso ficar atento com a sombra de Peixes: ilusões, escapismos, drogas, vícios, falsos gurus e saídas milagrosas.

Ingresso de Marte em Peixes: hora de seguir o fluxo

A partir de sexta-feira (15), Marte sai do agitado Aquário, que também incentiva atividades com grupos e amigos, e entra em Peixes, ficando neste signo até 24/05. Marte pede uma atividade menos frenética quando está em Peixes, requerendo mais tempo de descanso e contemplação, até para emergir criatividade. Muitos anos atrás, o filósofo Domenico De Masi trouxe o conceito do “ócio criativo”, isto é, a ideia de que o ócio ajuda a despertar a criatividade. Saber deixar fluir um pouco também é algo associado a este posicionamento. Porém, quando sentir que a bagunça está demais, seja no trabalho ou na rotina, hora de colocar um pouco de ordem. Bom período para tirar férias e aproveitar feriados.

A partir de quinta-feira, abra-se a surpresas

Apesar da intensidade do Sol/Plutão, Vênus vai estar em bom aspecto com Urano a partir de sexta-feira (15), favorecendo se abrir a supresas e a convites inesperados. Para solteiros que resolverem conhecer novas pessoas, o contato pode ser interessante para sair do comum e, para quem é comprometido, pode ser bacana quebrar a rotina. O aspecto também auxilia o comércio nas vendas de última hora, que em geral vende bastante com a época de Páscoa.

Mercúrio também vai estar em bom contato com Vênus a partir de quinta-feira (14), trazendo mais charme para conversas e palavras mais amorosas. Isto pode ser um bálsamo para quem estiver passando por questões mais difíceis, sinalizadas pela quadratura do Sol com Plutão. Em terapias, incentiva a ser gentil, mesmo que questões difíceis possam eventualmente emergir.

=> Siga a astróloga Vanessa Tuleski no Instagram

Deixe um comenário