Eclipse de 5 de julho de 2020 favorece mudanças, modernizações e adaptações rápidas

Por

No dia 5 de junho, às 1h44, ocorre um eclipse lunar no grau 13 de Capricórnio, visível nas Américas do Norte e Sul, na parte Oeste da Europa e África.

Como já explicado em artigos anteriores, as semanas que antecedem o eclipse tendem a ser de grande mobilização e mexida, seja emocional ou de acontecimentos, como o ciclone que passou no Sul do Brasil.

O eclipse tem efeito coletivo e individual. É importante entender os dois simultaneamente, pois não estamos desvinculados do plano coletivo, que afeta os contextos individuais. Primeiramente, veja em que área do seu Mapa Astral o eclipse vai cair.

O eclipse na Casa Astrológica do seu Mapa Astral

O eclipse traz mobilizações, novidades, ativações e destaque na Casa onde está nas semanas que o antecedem e nos 6 meses que o precedem.

Casa 1: esta Casa diz respeito a você mesmo e aos começos, inícios. Novas sementes podem surgir aqui em sua vida pessoal, novas atitudes e direções, talvez até algo novo na sua aparência.

Casa 2: os assuntos práticos, financeiros, é que ficam realçados. Como ganhar e gastar dinheiro. Mas não apenas isto, a sua autoestima, autovalor, seus talentos. O eclipse vai trazer questionamentos sobre a conversão de seus talentos em algo prático na sua vida.

Casa 3: tende a haver mobilização de questões ligadas a comunicação, seus irmãos ou parentes, vizinhos, deslocamentos, papéis, documentos e a sua forma imediata de pensar. Esta é uma casa de diversidade e lidar com assuntos diversos, tendo de atuar com flexibilidade, também vai ser um tema nos próximos meses.

Casa 4: o eclipse ativa a sua esfera mais íntima, como sua casa, família, com acontecimentos neste setor. Assuntos imobiliários também podem ser relevantes, bem como questões de passado, emocionais, infância ou até velhice.

Casa 5: questões ligadas a amor, filhos, prazer, gratificação e projetos pessoais devem se tornar relevantes nos próximos meses, bem como a sua identidade. Você vai se perguntar quem você é, o que te satisfaz e dá prazer.

Casa 6: tende a haver mobilizações e foco em questões de saúde, hábitos, rotina, alimentação. Bem como em trabalhos, tarefas, organização, empregados, enfim, no mundo prático. Esta casa também rege os animais de estimação, com potencial também de acontecimentos em relação a isto.

Casa 7: a área de reflexão e acontecimentos vai ser a das parcerias e relações. Para quem é comprometido(a), também pode haver fatos e projetos novos para o(a) parceiro(a).

Casa 8: podem surgir temáticas ligadas ao dinheiro do outro ou dinheiro em sociedade com outras pessoas. Além disso, questões ligadas a sexualidade, sentimentos profundos, intimidade, cirurgias, finais de ciclo, renascimentos, crises e transformações também podem ser temas dos próximos meses.

Casa 9: tende a haver ativações ligadas a ensino à distância, especializações, estudos. Ou então filosofias, religiões, aspirações, bem como viagens, contatos com o exterior e em relação a sua própria visão de mundo.

Casa 10: novos fatos podem surgir relativos a questões profissionais, visibilidade, objetivos maiores, realizações e vocação. Esta casa também rege um dos pais, podendo trazer acontecimentos para eles.

Casa 11: mobilizações e fatos novos podem surgir em relação a grupos, amigos e amizades, ideais e projetos para o futuro, bem como participação em questões coletivas.

Casa 12: podem ser acionadas suas questões internas, vulnerabilidade, mundo psíquico e espiritual, influências inconscientes, ações de bastidores, lidar com o tema da solidão ou em estar na própria companhia.

Eclipse: nem bom, nem ruim, e sim, mobilizador de acontecimentos

Quando se fala em “ativações” dadas pelo eclipse, as pessoas logo perguntam: mas serão boas ou ruins? A resposta é: podem ser de qualquer natureza. São ativações. Inclusive, uma mesma Casa pode estar ligada a algo sentido como negativo e que depois pode ficar positivo.

Por exemplo, um eclipse na Casa 6 eventualmente pode indicar a saída de um auxiliar antigo. Isto, em um primeiro momento, pode ser sentido como negativo. Todavia, pode ser que um novo auxiliar, contratado algum tempo depois, traga novidades e novas habilidades, e isto ser sentido como positivo.

A segunda questão é que negativo e positivo dependem, não raro, de pontos de vista. Normalmente, não gostamos, por exemplo, de crise. Mas quantas vezes depois de uma grande crise as coisas não mudam para melhor?

Por isto, não se deve tentar classificar como boa ou ruim a atuação do eclipse, e sim, como algo que produz relevo e traz acontecimentos na Casa em que está. Os temas ligados a ela são despertados, mobilizados, sublinhados, por acontecimentos variados ao longo de 6 meses e até nas semanas que antecedem o eclipse.

Eclipses lunares: levando embora o passado

Ao se eclipsar a Lua, que simboliza o passado, há uma tendência para que, nas imediações deste eclipse, algumas coisas que faziam parte do nosso passado possam ser deixadas para trás e superadas. Há um processo de eliminação natural de sentimentos, circunstâncias ou situações que não têm mais de estar presentes.

O eclipse no Mapa da Independência do Brasil

No mapa da Independência do Brasil, o eclipse de 05/07 cai na Casa 11, do coletivo, grupos e congresso. Então pode-se esperar que, nos próximos meses, estas temáticas sejam relevantes. Mobilizações coletivas podem acontecer.

Um detalhe é um aspecto harmonioso com o Sol da Independência. Isto pode indicar a mobilização de lideranças para projetos em grupos. Por exemplo, é sabido que a pandemia está trazendo dificuldades financeiras para muita gente. Este aspecto pode indicar ações em torno como distribuição de cestas básicas e ajudas. De alguma forma ativa o espírito de ajuda do brasileiro, em especial em relação a pessoas humildes.

Também pode indicar algumas ações acertadas de dirigentes, chefes, governantes (Sol) quando envolverem grupos voltados para assuntos práticos, como, por exemplo, empresários que têm auxiliado na crise da pandemia produzindo máscaras, álcool gel e outros insumos.

Eclipse pega o Sol dos Estados Unidos

O eclipse de 05/07 cai em exata oposição ao Sol do Mapa Astral dos Estados Unidos. Isto pode indicar tensões e desafios para o(s) dirigente(s) daquele país. Além disso, o eclipse cai na Casa 2 do mapa americano, sublinhando questões financeiras e econômicas, atingidas pela pandemia. O foco de um eclipse capricorniano vai ser a organização, gestão, orçamento e ações governamentais.

O mapa dos Estados Unidos também foi ativado pelo eclipse de 21/06, em conjunção com Vênus/Júpiter daquele país, também ligado à economia e abundância, comprometida pelo coronavírus. Vênus/Júpiter também sublinha as questões ligadas a patriotismo, valores e o fato de que os protestos antirracistas se tornaram uma questão de ordem internacional.

Antes disso, em 05/06, o eclipse caiu no ponto médio da conjunção de Marte com Urano dos Estados Unidos, sendo que cerca de dez dias antes dele se iniciaram os protestos. Esta conjunção responde pela parte daquele país que sempre teve protestos, ou, que, ainda, se envolveu em conflitos externos. Marte é lado ativista, bélico ou defensor dos Estados Unidos, enquanto Urano tem diretamente a ver com mobilizações, protestos e acontecimentos surpreendentes.

Tantas ativações no mapa americano mostram seis meses intensos para aquela nação.

Eclipse em Capricórnio: realismo e praticidade precisam ser acionados

Este é o último eclipse em Capricórnio, sendo que em janeiro de 2019 houve o primeiro. Eclipses no signo de Capricórnio ativam questões estruturais nas nossas vidas. Dizem respeito a tomada de providências práticas, organização, carreira, limites e ordem.

Como este é um signo sério, um eclipse em Capricórnio traz um certo sentido de consequência e preocupação. Do lado positivo, aciona a seriedade necessária para tratar de assuntos que digam respeito ao futuro, com um olhar mais a longo prazo.

Qual vai ser o tom deste eclipse?

Para o Brasil e brasileiros (mesmo os que moram no exterior), o Ascendente deste Mapa é Touro, o mesmo do mapa do eclipse de 21/06, reforçando, mais uma vez, a importância de questões econômicas, materiais e pragmáticas, para os próximos meses, tanto coletiva como individualmente.

Todavia, este tem a particularidade de ter Urano na Casa 1, gerando uma forte urgência em se modernizar, agilizar e caminhar para a frente. Novas saídas devem e podem ser encontradas muito rapidamente. A boa notícia é que Sol e Lua fazem bons contatos com Urano, com tudo favorecendo para mudanças.

Um outro ponto é que as Casas 3 e 9 estão bastante destacadas. Estas Casas fazem parte do plano mental, das trocas, discussões e ideias, bem como da capacidade conseguir enxergar mais adiante. Isto vai ser fundamental para resolver as questões complexas que vão surgir no segundo semestre por conta da pandemia, da recessão gerado por ela e dos trânsitos desafiadores de Marte.

A tríplice conjunção Júpiter/Saturno/Plutão, que caracterizou 2020, e trouxe inúmeras crises, ocupa a Casa 9 também. Ou seja, esta capacidade de vislumbrar adiante e ir além do imediato vai ser fundamental. Além disso, no plano individual, vai despertar o desejo de superação, como se, apesar dos desafios de 2020, a flecha, típica de Sagitário ou da Casa 9, tivesse de ser apontada para algum lugar e para cima. Mas o mapa do eclipse é claro em mostrar que, como já foi dito, isto vai depender de rápidas mudanças. A estabilidade e continuidade foram comprometidas, requerendo soluções inventivas e caminhos novos. Alguns destes caminhos vão surgir sozinhos ou de forma intuitiva, em razão dos ótimos aspectos de Sol e Lua com Urano. Então, largue, desapegue, considere mudanças! Esta é uma das melhores possibilidades deste eclipse e pode ser algo, ao final, bastante benéfico para você.

Se não tiver clareza de como fazer isto, busque algo ou alguém que possa fomentar ideias (Casa 3) e mostrar novos horizontes (Casa 9). Aliás, este eclipse ativa bastante a área do conhecimento, cursos online, aprendizados.

E há também um bom impulso para parcerias, que podem trazer bons resultados financeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *