Lua Nova em Leão de 11/08 a 09/09/18: criatividade e autodescoberta

Por

Lunação de 11/08 a 09/09 de 2018 favorece trabalho interior e encontro consigo mesmo  

O dia 11 de agosto de 2018, às 6h57 do horário do Brasil, é o início de uma Lua Nova que ocorre em Leão e que também é um eclipse solar, o terceiro de uma sequência que começou em  julho (saiba mais sobre eclipses aqui).

Encontro consigo mesmo

O signo de Leão está em destaque, ocupado por Sol, Lua e Mercúrio, bem como pelo Nodo Lunar Norte e pelo Ascendente. Assim, temas leoninos, como criatividade, autoestima, apostar em si mesmo, tendem a ser muito importantes até meados de setembro. Depois de uma lunação (saiba mais),  direcionada para a família, pessoas próximas e com mais emotividade, esta pede espaço para si mesmo e para seus próprios projetos. Leão tem também uma energia mais exuberante, que precisa de expressão e favorece o lazer e a criatividade.

Porém, é importante entender que a Lua nova ocorre na Casa 12, ligada ao mundo interior, bastidores, preparos, meditação. Então nem tudo será evidente e extrovertido nesta lunação, pois, além desta Casa em destaque, o mapa conta com sete dos dez planetas em estado de retrogradação. Esta condição implica em avaliação, requerendo uma atitude mais reflexiva e cautelosa. Assim, vamos reconhecer a necessidade de nos projetar mais e com bastante brilho (Ascendente em Leão), mas o trabalho também precisará ocorrer de dentro para a fora (Casa 12). 

Casa 12: fobias, reclusão ou fortalecimento interno

@brookecagle
@brookecagle

A Casa 12 cheia tanto pode (dependendo do modo como lidarmos com ela) disparar fobias, receios e problemas psicológicos, como também permitir um grande mergulho interior que ajude a revelar informações importantes a respeito de nosso interior e do que realmente queremos. Por causa disso, temos um período muito prolífico para terapias de todos os tipos, a fim de entender padrões não produtivos que podem ter tido origem na infância e/ou família, e que têm bloqueado a expressão e poder pessoais (tema leonino). A introspecção ou exame interior (Casa 12) pode, assim, auxiliar a fazer um encontro com a verdadeira personalidade, talentos, anseios e com aquilo que nos dá prazer e alegria, além de ser propícia para toda forma de criação artística, outro assunto leonino.

Se, porém, não conseguirmos, em alguns momentos, viver o potencial positivo da Casa 12, há chance de que nos sintamos mais presos, limitados, confusos ou com baixa vitalidade e autoestima. Em alguns casos, sentimentos assim motivam a procurar ajuda para resolver questões que há muito tempo se acumulam, o que é muito bom. O momento é excelente para confrontar autossabotagens. Dada à ênfase na Casa 12, ainda, espera-se que mais pessoas possam ficar doentes psicológica ou fisicamente neste mês, já que esta Casa algumas vezes obriga a uma pausa para balanço.

Bem usada, esta lunação pode ser ótima para o preparo de projetos. A Casa 12 realçada, todavia, também fala da importância de guardar segredos do que ainda não está pronto. Sendo, também, um setor altamente psíquico e espiritual, vale a pena investir em práticas espirituais e/ou de meditação que ajudem a trazer maior equilíbrio.

Ascendente em Leão: projetando uma atitude autoconfiante

O Ascendente em Leão incentiva para que tenhamos uma atitude mais assertiva, nos colocando com firmeza e autoconfiança. Mas, como explicado no tópico anterior, esta confiança precisa ser alicerçada de dentro para fora, para não ser apenas uma fachada. Um Ascendente em Leão mal resolvido leva a uma autopromoção nas redes sociais sem que isto esteja, de fato, alinhado com a vida real, aumentando o vazio.

Leão também prioriza lazer, prazer, amor, filhos, diversão, gratificação pessoal, muito embora uma Casa 12 destacada possa fazer com que precisemos ajudar outras pessoas (ou sermos ajudados) e nos mostrar sensíveis a suas necessidades. Um dos desafios da lunação será, portanto, o de equilibrar doação (Casa 12) com espaço pessoal (Leão), compreensão com o outro e saber enfocar as próprias prioridades.

Vênus com Saturno e as lapidações nas relações

Vênus, o planeta do amor, está em Libra, sendo regente deste signo. Vênus em seu signo de domicílio aprecia a beleza, a estética, as trocas e as relações em geral. Costuma indicar uma época de maior abertura para o amor. Contudo, é importante observar que faz um aspecto fluente com Marte e outro desafiador com Saturno. O primeiro ajuda para que muitas coisas caminhem bem nos encontros, finanças e parcerias. Contudo, também vamos nos deparar com restrições, sejam financeiras (pessoais e/ou do parceiro), de trabalho versus lazer ou outros tipos de impedimentos, como marcar um encontro desejado e ficar muito gripado na véspera e precisar cancelar. Pode ser que venhamos a lidar com a questão de limites nas relações, seja para dar ou receber. O aspecto fala de pontuar o que for preciso, mas com habilidade. É tempo de usar a famosa balança libriana para calibrar/regular nossos relacionamentos, mas tomar cuidado com posturas muito duras/rudes ou mal entendidos.

Em relação ao feminino, que é um tema de Vênus, algumas mulheres talvez venham a estar mais preocupadas e inseguras com questões estéticas, o que motivaria dietas e tratamentos de médio e longo prazo (como colocar aparelho ortodôntico, por exemplo).  E uma outra questão a surgir poder ter a ver com a libido. Vênus em contato com Marte estimula a libido, mas pode haver momentos em que cansaço, problemas e responsabilidades (o lado saturnino) a reduzem. No entanto, se esta parte vem sendo negligenciada já há algum tempo, há chance de ser alvo de questionamento pelo(a) parceiro(a) para que se busque uma solução. Neste mês, há uma tendência a colocar em pratos limpos os assuntos que estão incomodando.

Maior tendência a gastos necessários

Com Vênus na Casa do dinheiro, este vai ser usado para coisas prazerosas, como um jantar, uma roupa bonita, um encontro, mas a quadratura com Saturno também cobra para que não passemos do limite. Há um potencial, ainda, para que ocorram os chamados “gastos necessários”, como ter de substituir uma máquina de lavar, geladeira ou, ainda, fazer um tratamento médico que não possa ser adiado.

Expansão nas comunicações

@rawpixel
@rawpixel

Júpiter ocupa a Casa 3, emprestando a sua expansividade para a comunicação, em um mês bem interessante para palestras, cursos, viagens curtas e passeios. O desejo de aprender e trocar está intenso e todas estas experiências têm potencial de serem expansivas e abrir horizontes.

Como a Lua, Sol e Mercúrio quadram Júpiter, talvez a expansão possa vir também de algo que nos desafie a repensar com maior profundidade (Júpiter no signo da profundidade) uma questão, a fim de sairmos da zona de conforto. Há um anseio forte por crescimento, mas às vezes o que nos impede de crescer são as nossas próprias autossabotagens, e, como já ficou claro, olhar para dentro é uma das prerrogativas desta lunação.

Outra possibilidade é a de uma faceta nossa mais extrovertida, que quer se comunicar e se relacionar, ligada e este Júpiter de Casa 3, versus outra que quer e/ou precisa ficar quieta ou nos bastidores, relacionada aos muitos planetas na Casa 12.

Irmãos podem estar mais otimistas e empolgados, embora com Júpiter seja importante alertá-los se notar que está havendo algum tipo de exagero em planos, projetos, ideias ou gastos.

Cobrança para filhos

Apesar do grande foco na vida pessoal, indicado pela ênfase Leão, qualquer projeto pessoal vai exigir esforço, com o sério Saturno na Casa 5. Hobbies, prazeres, podem ter algum tipo de limitação ou envolver esforço, como, por exemplo, se empenhar para aprender a tocar um instrumento musical. Ou, ainda, não poder sair para um evento porque há um trabalho a ser finalizado.

Filhos, regidos por esta Casa, podem ser mais cobrados, seja pelos pais ou pela escola. Adolescentes tendem a estar mais sujeitos a “encucações”: se são bonitos, desejáveis, quando irão namorar. Além disso, Plutão também nesta Casa colore com intensidade tudo o que se referir a amores, filhos, hobbies e criação pessoal.

Ação no cotidiano, mas obstáculos também

Marte na Casa 6 indica iniciativa para trabalho, tarefas e questões de saúde. Contudo, a condição retrógrada pode implicar em empecilhos que requerem paciência. Por exemplo, para alugar um imóvel, pode ser necessário antes fazer uma pequena obra. Tendo em vista este lado mais trabalhoso em qualquer iniciativa, a escolha criteriosa de profissionais e ajudantes pode ajudar a resolver problemas que surjam no meio do caminho.

Marte também quadra Urano, indicando um potencial de mudanças e/ou de movimentação em termos de trabalho e assuntos práticos. Contudo, a combinação também tende a aparecer como imprevistos, seja em viagens (Urano na Casa 9) ou assuntos ligados ao cotidiano e saúde (Marte na Casa 6). É preciso mais cuidado com potencial de acidentes e contusões. Controlar irritabilidade e nervosismo é uma boa medida para evitar problemas de saúde súbitos.

Urano na Casa 9 pode indicar uma fase de novas ideias e visões sobre o mundo. No contato com Marte na Casa 6, isto pode implicar em, a partir destas novas visões, querer fazer mudanças naquilo que participa do cotidiano, como a alimentação, a atividade física ou, ainda, o trabalho.

Altas expectativas em relação ao outro

Por fim, Netuno ocupa a Casa 7, do outro. No uso positivo, indica um clima de ajuda e solidariedade permeando relações. Pode reforçar o romantismo de pessoas apaixonadas e favorecer atividades “netunianas” para serem feitas junto ao outro, mais relaxantes, como teatro, cinema ou mesmo tomar um chope.

Entretanto, Netuno na Casa 7 também corre o risco de idealizar o outro ou, ainda, de se deixar enganar por promessas que talvez não se cumpram. Por isto, as relações vão exigir discernimento. Muitos planetas retrógrados pedem que saibamos avaliar antes de fechar parcerias importante. Estas não estão desfavorecidas, mas pedem termos bem claros de direitos e deveres e do comprometimento de cada parte.

2 comentários sobre “Lua Nova em Leão de 11/08 a 09/09/18: criatividade e autodescoberta”

Excelente trabalho de orientação. Muito, muito obrigada, pela vossa generosidade em partilhar o vosso “saber”. Abraço aqui de Portugal.

Deixe um comenário