Lua Nova em Libra de 16/10 a 15/11/2020 pede racionalidade e equilíbrio em um mês com impulsividade e irritabilidade

Por

Lunação que ocorre em 16 de outubro de 2020 coloca foco nas relações, mas com atitudes proativas e novas ideias

A lunação de Libra de 2020 se inicia às 16h30 do dia 16/10, com efeitos até 15/11/2020, quando ocorre uma Lua Nova em escorpião.

Cada lunação atinge algum setor no nosso mapa natal, e este artigo tem uma seção específica sobre como esta lunação vai atuar para os 12 Ascendentes.

Além disso, é importante conhecer o tom geral da lunação, que, no caso específico, fala de começos e atuar com energia, por conta do destaque para o signo de Áries, complementar e oposto a Libra, mas também há chance de embates, falas mais contundentes e mudanças no plano mental.

A Lua Nova e a ativação no seu mapa astral

Nesta lunação, que ocorre em Libra, você vai precisar ativar atributos de racionalidade, inteligência, mediação e negociação, pois os temas ligados a relacionamentos, sociabilidade e parcerias é que ficam em destaque. Temáticas ligadas à beleza e aprimoramento estético também vão se sobressair.  E o desejo de agradar e estar com o outro vai ser mais marcante do que no período anterior.

Use a intuição e a criatividade para mesclar os significados do signo de Libra com as temáticas próprias do seu Ascendente neste mês.

Ascendente em Áries: a área de reflexão e acontecimentos vai ser a das parcerias e relações. Este é um mês bem relacional para este Ascendente. Vai ser um assunto para se pensar e também para agir. Para quem é comprometido, também pode haver fatos e projetos novos para o parceiro e/ou para a própria parceria. E novos movimentos afetivos podem começar para pessoas solteiras.

Ascendente em Touro: mês de muito trabalho, com aperfeiçoamentos e tarefas para desempenhar. Os cuidados com a saúde estão com sinal verde, como marcar consulta, realizar exames, melhorar a alimentação e regularizar a sua rotina.

Ascendente em Gêmeos: se você é pai/mãe, seus filhos vão estar em um momento mais vitalizado ou com maior visibilidade. Você vai se voltar mais para o seu lazer e para aquilo que você que te dá prazer. Destaque para o amor, seja para solteiros ou comprometidos. A sua criatividade também pode estar mais desperta. Para quem faz uso profissional dela, como artistas, é um período positivo para expor seu trabalho para o mundo.

Ascendente em Câncer: o foco vai estar na sua família, vida pessoal, casa, lar, bem como ter um tempo para si mesmo e para os seus. Você vai curtir um pouco a sua privacidade. Assuntos emocionais e ligados a rever o passado vão emergir mais. Questões imobiliárias podem surgir.

Ascendente em Leão: mês bastante baseado em comunicações, ideias e trocas. Plano mental muito ativo, favorecendo escrever, falar, gravar vídeos, fazer postagens, dar cursos ou participar deles. Importância também em temas ligados a vizinhança, circulação, viagens curtas e também contato com parentes e irmãos.

Ascendente em Virgem: os assuntos práticos, financeiros, é que ficam realçados. Como ganhar e gastar dinheiro. Se você é autônomo e/ou depende de comissão, vai focar em como ter mais clientes. Se você tem um emprego, vai se mobilizar sobre como gerar melhores resultados para si mesmo e/ou para a empresa.

Ascendente em Libra: este mês marca um momento muito seu, relativo a sua própria individualidade, sobre a qual você tende a ter mais clareza. Colocar-se em primeiro lugar e ter tempo para si mesmo vai ser algo bem importante.  Seu brilho pessoal também vai ficar maior. Um novo ânimo começa agora.

Ascendente em Escorpião: podem ser acionadas suas questões internas, mundo psíquico e espiritual, influências inconscientes. Lidar com o tema da solidão ou de estar na própria companhia. Bem como planejamentos de algo gestado e ações de bastidores. Ajudar outras pessoas ou precisar de apoio também pode ocorrer. Bom momento para retiros, trabalhos espirituais e meditação.

Ascendente em Sagitário: mês com importância de grupos, amigos, amizades, trocas, bem como participação em questões coletivas. Bastante focado em projetos para o futuro, seja com ideias ou execução.

Ascendente em Capricórnio: total gás no âmbito profissional, projeção, realizações, com muito mais chance de destaque. Temáticas ligadas a objetivos maiores, realizações e vocação. A Casa tocada pela lunação rege um dos pais, podendo trazer acontecimentos importantes para eles ou ligados a eles.

Ascendente em Aquário: tende a haver ativações ligadas a ensino à distância, especializações, estudos. Ou então questões filosóficas e de ampliação de visão. E um terceiro grupo são as aspirações, bem como viagens e contatos com o exterior. Vai haver um toque de entusiasmo e busca por novos horizontes neste mês.

Ascendente em Peixes: podem surgir temáticas ligadas ao dinheiro do outro ou dinheiro em sociedade com outras pessoas. Finanças vai ser algo importante. Além disso, questões ligadas a sexualidade, sentimentos profundos, intimidade, cirurgias, finais de ciclo, renascimentos, crises ou transformações.

Áries e Libra, dois signos opostos e com muito destaque nesta lunação

Áries está no Ascendente do mapa de lunação feito para Brasília, que serve para os brasileiros (até para aqueles que moram no exterior), e Marte, que é o regente de Áries, está também neste signo, por isto pode-se falar claramente de uma forte tonalidade ariana nesta lunação libriana.

No seu melhor, Áries tem a ver com iniciativas, marcado senso de individualidade, iniciativas, começos e energia. E, no pior, com agressividade, descontrole e irritabilidade.

Mas a Lua Nova ocorre em Libra, que é oposto e complementar a Áries. Então, este é um mês de lidar com o outro, seja para fazer coisas com ele, propor parcerias, buscar contatos, ou ainda ter de entrar em negociações, em alguns casos nem sempre amistosas, quando se sentir que os direitos pessoais estão ameaçados. Libra, apesar de moderado, tem uma grande motivação por justiça.

Além disso, Libra é um signo muito voltado para questões afetivas, dando relevo a elas, seja para relacionamentos existentes, novos ou para a busca por um relacionamento afetivo.

“Quadratura em T” no mapa de lunação: dinamismo e/ou tensões

Marte em Áries está oposto a Lua e Sol em Libra e estes três planetas formam quadratura, que é um aspecto de desafio, com Júpiter, Plutão e Saturno em Capricórnio, o signo das realizações e responsabilidades. A figura formada é uma “Quadratura em T”, com um ponto focal em Capricórnio, o signo dos objetivos, uma configuração de tensão, mas também de dinamismo. Como tudo isto vai se manifestar?

No melhor, vai conjugar individualidade, motivação e energia de Áries com diálogos e negociações de Libra em prol de projetos de Capricórnio. Marte e um Ascendente em Áries indicam vontade de agir e começar, mas, com a retrogradação de Marte, pode haver um tempo gasto de elaboração até dar partida, ou muitos aperfeiçoamentos para as ações. Além disso, Marte quadra Saturno, marcando um mês, ainda, de muitas responsabilidades.

Porém, também pode haver desafios nas temáticas acima, dependendo do contexto da pessoa. Por exemplo, em muitas situações a vontade pode ser de explodir (algo ariano, um signo esquentado), o que nem sempre pode ser conveniente para um determinado objetivo ou circunstância (Capricórnio) e exigir uma moderação (Libra) que não seria desejada, mas necessária.

Contexto político de disputas e ataques

Ademais, o mês pode ser bastante explosivo para muitas parcerias, com um grande tom de impaciência (Marte retrógrado em Áries), ocasionando embates de poder e conflitos.

É importante lembrar que este mapa de lunação precede em um mês o primeiro turno eleições no Brasil, que vão ocorrer na Lua Nova de Escorpião, prometendo disputadas acirradas – e, não raro, desleais, como candidatos que já foram assassinados por opositores. Vai haver uma forte tendência à polarização, em que nem sempre será fácil manter a elegância (o lado positivo de Libra), havendo, em alguns casos, contudo, doses de fingimento e de improváveis alianças de última hora com o fim de ganhar o pleito. Como Júpiter, Plutão e Saturno estão na Casa 10, pode-se imaginar também muitos ataques a governos, mas também integrantes de governos promovendo ataques. Este é um mês “quente”, não só no Brasil, como no mundo. As eleições americanas ocorrem exatamente durante este mapa de lunação, no dia 03/11.

Na vida pessoal, se não houver equilíbrio (algo ligado a Libra, o signo da Lua Nova), a tendência pode ser a de não haver negociação, partindo para brigas e conflitos. Porém, em muitos casos, o lado ariano também pode ser uma necessidade, a de se ser mais autêntico com o próprio espaço e individualidade.

Áries em destaque também vai indicar um mês com muita vontade de empreender começos, mas em que também pode haver travas internas ou externas, atrasos e processos de revisão, por causa da retrogradação de Marte e de Mercúrio no mapa de lunação. Porém, de qualquer forma, é um Ascendente que traz força para isto, para ter mais iniciativa e buscar se lançar. O espírito combativo, bem usado, pode ser um grande aliado neste mês. Fazer algo ariano: lutar pelo que se quer. Contudo, isto só vai funcionar se puder ser ético, sem passar por cima dos outros, o que, infelizmente, é uma possibilidade deste período.

Amor em novembro

Só o fato de a lunação ser em Libra já traz um destaque para o amor, o que é uma ótima notícia para solteiros em busca de um par ou então de alguém para curtir.

Há a particularidade de Vênus estar oposto a Netuno, e isto pode funcionar de muitas formas, para solteiros e comprometidos, como:

– romantismo, curtir a parte boa da vida;

– mas também potencial de decepção, como você ter um primeiro contato com uma pessoa e ela não ser exatamente o que se esperava;

– Possibilidade de se encantar, mas também se enganar ou de ser enganado (atenção para golpes neste mês, em todas as áreas, e não só no amor);

– ficar sonhando com algo ou alguém do passado que não está disponível, não saber lidar com o real, seja a pessoa com quem você está ou a sua situação do momento, se for solteiro.

Esta oposição também diz respeito à vida social, que é importante em uma lunação libriana, um signo sociável, mas pode trazer alguns furos em compromissos combinados, às vezes por fatores de ordem maior.

Além disso, no meio de uma lunação energética, vai simbolizar o nosso lado com preguiça e que às vezes vai querer paz e descanso, coisa que, porém, não vai ser muito possível neste mês, como a análise da “Quadratura em T” já mostrou.  Vênus em Virgem na Casa 6, da saúde, porém, pode trazer uma apreciação por experimentar uma alimentação mais saudável e um estilo de vida mais saudável para muitas pessoas.

Como Vênus ocupa uma casa de emprego, esta vai ser uma questão importante nesta lunação, em um ano em que muitos empregos foram perdidos com a pandemia. A oposição com Netuno mostra que pode haver empregos, mas talvez pagando menos do que se esperava. Porém, com Ascendente em Áries, o mote desta lunação vai ser iniciativa, inclusive nesta área. Ir à luta (Áries) e usar o poder de envolvimento (Vênus) para convencer que você é o candidato para aquela vaga.

Comunicações impactantes e mudança de pensamento

Mercúrio se opõe a Urano, ambos em casas financeiras. Isto pode indicar um mês de possibilidade de notícias inesperadas neste assunto, como receber a notificação de um imposto, uma despesa com a qual não se contava ou de uma multa. Também pode funcionar, ainda, como repensar algumas questões financeiras e materiais. A oposição também abre campo para novas ideias e criatividade neste âmbito, para pensar em novas formas de ganhos desde que o pensamento, à moda de Urano, “saia fora da caixinha”.

Também pode gerar questionamentos e crises, o que nem sempre é negativo, pois, sem isto, não mudamos. Podem surgir temas mais intensos ligados a questões emocionais, bem como à sexualidade. Pode ser um posicionamento muito bom para quem busca terapias e curas, desde que esteja aberto a lidar com profundidade e nem sempre ouvir coisas agradáveis, e sim, as que forem necessárias, capazes de provocar mudanças.

As conversas podem ser esclarecedoras, surpreendentes, mas também contundentes, em um mês com menos “papas na língua”, talvez um pouco mais suavizado para quem fizer uso da energia libriana, que, apesar de tudo, tenta moderar e equilibrar o que diz.

Porém, no meio de pressões e irritabilidade a tendência vai ser predominar uma faceta mais impulsiva, que diz a verdade doa a quem doer, o que pode ocasionar rupturas ou então tensões. Áries no Ascendente e Marte neste signo, como já foi dito, dão um tom aguerrido ou então agressivo a este mês, que pode ser bem ou mal-usado, seja para reivindicar algo que é justo (um tema de Libra, o signo desta lunação) e se posicionar ou para ser gratuitamente agressivo por uma necessidade de ter poder e sobrepor ao outro.

Bem usada, a oposição de Mercúrio com Urano pode trazer muita inspiração e fazer surgirem novos ângulos, com um potencial de mudança na forma de pensar e entender alguns assuntos. Além disso, traz também, muita abertura, a novidades e tecnologia. Mas, como está retrógrado, não sem alguns pequenos atrapalhos no meio e/ou adaptações e ajustes.

Deixe um comenário