Marte em Capricórnio: ambição e trabalho

Por

Trânsito de 12/08 a 10/09 combina força e estratégia para alcançar objetivos

@rawpixel
@rawpixel

Marte, o planeta da ação e iniciativa, retorna a Capricórnio em 12 de agosto de 2018, transitando neste signo até dia 10 de setembro. Marte tem grande afinidade com Capricórnio, posicionamento que é chamado em Astrologia de “exaltação”, isto é, uma combinação entre planeta e signo que é especialmente produtiva. Entenda a seguir porque Marte e Capricórnio formam uma boa parceria e quais potenciais podem ser aproveitados no período. Vale ressaltar que este trânsito vai acontecer em duas fases: com Marte retrógrado, até 27/08, e com ele direto.

O potencial de Marte em Capricórnio

Se você nasceu com Marte em Capricórnio (descubra aqui) pode revelar um potencial administrativo e produtivo muito bom. Além disso, na questão da assertividade, em geral, encontra um equilíbrio entre se defender e ser assertivo (Marte) sem se exceder (Capricórnio) a ponto de perder a razão. (Essas características podem ser um pouco modificadas por alguns aspectos no Mapa, como uma conjunção do planeta com Netuno, por exemplo)

Quando Marte está em Capricórnio no céu, temos uma ajuda para que sejamos mais focados em nossas ações. No seu melhor, Marte em Capricórnio é capaz de se planejar, persistir, trabalhar incansavelmente e se aprimorar para alcançar objetivos. Além disso, combina impulso e competitividade (Marte) com avaliação do quadro todo e estratégia (Capricórnio).
Há, assim, um perfil que poderia ser associado a figuras como executivos de alto nível ou atletas de alta performance e profissionalização. Capricórnio é o signo da cabra montanhesa que almeja o topo da montanha, e Marte neste signo foca sua energia para alcançar tal objetivo.

Marte em Capricórnio: época de trabalho e foco em objetivos

Somos mesmo convidados a produzir mais quando Marte está em Capricórnio no céu – e temos de aproveitar isto. Se, por exemplo, estamos envolvidos com estudos ou trabalhos de pesquisa, teremos disposição em mergulhar para dar conta disso. Marte em Aquário (10/09 a 15/11) poderá ter mais momentos de dispersão, com se precisasse alternar produção (Marte) e liberdade (Aquário), enquanto que Marte em Peixes (15/11 até o final de 2018) pode ter fases produtivas combinadas com outras de inércia, com o emocional influindo na ação.

Marte rege, igualmente, como se luta por algo, e em Capricórnio, se briga com mais maturidade ou noção das consequências. Quando este posicionamento assume uma postura, qualquer que seja, é como se dissesse “eu banco”. Os heróis das histórias em quadrinho ou de filmes de ação, quando pegam pesadas responsabilidades para si, e dão conta delas, estão dentro do arquétipo do que seria posicionamento.
E uma outra faceta de Marte em Capricórnio, como já ficou implícito, é a disciplina. Goste ou não goste, “eu tenho que” fazer, concluir, avançar, etc. Assim, o trânsito dele é benéfico para quem precisa dessa qualidade, como atletas ou até mesmo em coisas simples, como melhorar o seu rendimento na sua atividade física.

Marte retrógrado e direto durante trânsito de Marte em Capricórnio

E como fica a distinção entre Marte retrógrado e direto? A retrogradação de Marte, até quase o final de agosto, é mais adequada para trabalhos de bastidores e preparos. Os lançamentos devem ser deixados para Marte direto (a partir de 28/08). Qualquer lançamento feito com a energia com Marte em Capricórnio (exemplo: a abertura de um negócio) vai indicar muita vontade de se sair bem e atingir objetivos. Haverá disposição em pagar o preço para caminhar rumo ao topo, o que é muito bom. Por isto que não é à toa que o planeta da ação fique tão bem em um signo resistente e disciplinado como Capricórnio, pois é como se fosse o casamento do impulso e da energia com a persistência e resistência do signo da cabra montanhesa.

Fora do âmbito de lançamentos, Marte retrógrado também pode ter problemas maiores com imunidade e energia. Com ele direto, há mais energia física. Isto significa que, durante a retrogradação, é necessário ter mais cautela, pois é mais fácil ter consequências depois de excessos.

Imprevistos e desejo de mudanças

Por fim, há que se considerar que Marte, até o final de setembro, estará formando quadratura com Urano. Isto indica um aumento de imprevistos, pequenos (como uma reunião que demora muito mais do que o esperado) ou grandes, pedindo jogo de cintura, e uma energia mais nervosa e rebelde no ar. A combinação pode estar por detrás de extremos climáticos, além de acontecimentos como terremotos, acidentes (em especial, os aéreos), greves, protestos, etc. O aspecto inspira, também, um forte anseio por mudanças e renovação. Mas, com Marte em Capricórnio, o signo do esforço, vale se perguntar: se quero que as coisas mudem, estou fazendo algum esforço para isto ou querendo que caia do céu? É tempo de mãos a obra.

Deixe um comenário