Astrologia

O mito de Saturno

publicado por

Escrito por Josylene Sousa

“Entra pela velhice com cuidado.
Pé ante pé, sem provocar rumores
Que despertem lembranças do passado,
Sonhos de glórias, ilusões de amores
Do que tiveres no pomar plantado
Apanha os frutos e recolhe as flores,
Mas lavra ainda e planta o teu eirado,
Que outros virão colher quando te fores.
Não te sejas a velhice enfermidade!
Alimenta no espírito a saúde,
Luta contra as tibiezas da vontade
Que a neve caia! O teu ardor não mude!
Mantém-te jovem, pouco importa a idade!
Tem cada idade a sua juventude…..”
Bastos Tigr

e

Conta Hesíodo séc. Vlll AC. que o mundo foi criado assim: havia o Caos, um imenso espaço aberto e ilimitado. Aí surgiu Gaia, a Terra, a primeira realidade sólida. Depois veio a Noite. Mas ainda restava um espaço vazio sobre Gaia, e para preenchê-lo Gaia criou um ser igual a ela, o Céu – Urano.

Gaia e Urano uniram-se e tiveram muitos filhos violentos e tempestuosos: entre eles os Titãs, forças da natureza.

 

Quando o Caos ficou organizado com todas as divindades primordiais,chamou-se Cosmos.

Cronos, assimilado pelos romanos como Saturno, era o filho mais jovem de Urano e Gaia. Como os filhos de Urano eram terríveis e devastadores, Urano atira-os no Tártaro, o mundo subterrâneo. E continuava fecundando a mulher. Saturno fica revoltado, mas Gaia também está cansada de ter filhos. Os dois entram num acordo e Gaia dá uma foice, afiada por ela, ao filho. Saturno corta os testículos do pai. Mas Urano não morre, pois é imortal. O que morre é o seu reino, que passa a ser ocupado por Saturno.

A foice é símbolo de morte e de colheita, uma nova esperança sempre nasce da natureza. Os órgãos de Urano geram a vida ininterruptamente; privando-o deles, Saturno pode competir com seu poderoso pai e construir um novo reino.

Cronos quer dizer Tempo: a fome devoradora da vida, o desejo insaciável de evolução. Cronos une-se a Réia ou Cibele e faz seu próprio reino. Como um oráculo havia-lhe dito que seria, também, destronado por um filho, Cronos devorava-os assim que nasciam. Esses filhos nasciam e morriam, como se fossem elementos ainda confusos. Mas a evolução precisa continuar e ela só aparece com mudanças. Zeus ou Júpiter derrota seu pai e cria outro reino, a geração olímpica mais evoluída. Essas três gerações, de Urano, Saturno e Júpiter, mostram a evolução da humanidade. A última talvez corresponda ao Homo Sapiens, ou ao ser consciente, bípede, falante e criador.

Quando Júpiter derrotou Saturno, prendeu-o por dez anos no rio Tártaro e dividiu o mundo com os irmãos.

Em Roma realizavam-se festas, chamadas Saturnálias, em honra desse deus, no mês de dezembro.

Nessas festas invertiam-se as posições sociais e os escravos davam ordens aos senhores. Em Roma, Saturno estava ligado à agricultura.

Mais tarde, foi simbolizado como o velho Papai Noel (o que mostra que esse deus dava presentes às crianças que mereciam).

RSS Feed

Assine o RSS FEED e não perca nenhuma novidade do nosso site!
Você também pode receber as atualizações da semana assinando por email!

Deixe o seu comentário:

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski iniciou seus estudos de astrologia em 1989, passando a atuar como astróloga profissional 7 anos depois. Dá consultas astrológicas no Rio de Janeiro ou através do Skype para outras cidades. Agende a sua consulta!

É palestrante do evento anual de previsões astrológicas Presságios (RJ), colabora com os sites Personare e Constelar. Membro do SINARJ, palestrou eventos para astrólogos promovido por este sindicato de 2012 a 2017, e, novamente, em 2019, com duas palestras.

Atenção: este site NÃO é destinado a consultas gratuitas. Para tirar dúvidas sobre o seu mapa, é necessário agendar uma consulta paga. Respeite o astrólogo como um profissional que estudou para realizar o seu trabalho e que precisa ser remunerado, assim como um médico, advogado e qualquer outra profissão. O profissional agradece.

Mais sobre Vanessa Tuleski »

2020 - Vanessa Tuleski - (CC) Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Magno Valdetaro
O conteúdo deste site de autoria de Vanessa Tuleski está sob a licença de Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil. Nenhum conteúdo deste site pode ser copiado e reproduzido em outro site sem autorização do autor! Mais detalhes aqui!

Creative Commons License