Astrologia

Os muitos usos da astrologia

publicado por

A astrologia é uma ferramenta importante, que permite conhecer a fundo o que quer que seja (um evento, uma pessoa, um país), se soubermos quando algo começou a existir. Entretanto, muitas vezes somente através do signo solar, as pessoas já podem entrar em contato com algumas de suas características, aprendendo mais a respeito si mesmas. Contudo, o assunto é muito mais complexo do que a princípio parece, já que a informação de nossa personalidade não é refletida apenas por nosso signo solar, mas por todo o mapa que temos – que pode ser definido como uma fotografia do céu do momento em que nascemos.

Muitas pessoas acabam buscando se aprofundar no tema em sites que oferecem análises gratuitas do mapa, ou, ainda, recorrendo a consulta com um astrólogo. Mas há diferenças fundamentais entre um meio e outro. As informações que aparecem em análises gratuitas tendem a ser mais genéricas e descritivas. Elas dizem: você é organizado, racional, analítico, etc. Como são textos prontos, e não há alguém analisando o mapa como um todo, a pessoa pode se deparar com trechos contraditórios (por representarem tendências diferentes). Entretanto, alguns destes textos podem confirmar impressões da pessoa, e, por isso, têm o seu valor. Podem, inclusive, despertar o desejo de marcar uma consulta astrológica.

O trabalho de interpretação feito por um astrólogo é diferente das análises prontas. Em primeiro lugar, o astrólogo faz o que textos prontos não fazem: sintetiza as informações, e analisa como cada parte se combina com a outra, obtendo um quadro vivo, dinâmico, complexo e único. Olhando para o mapa, ele imagina as motivações da pessoa, seus conflitos, facilidades, talentos. A partir disso, o astrólogo começa a descrever os vários desdobramentos e possibilidades que determinadas configurações podem ter.

O símbolo contido no mapa pode ser usado de várias maneiras, e todas fiéis a ele. Por exemplo, um mesmo símbolo pode estar ligado a pessoas perdidas ou viciadas, mas também a artistas ou pessoas muito intuitivas. O símbolo tem infinitas possibilidades de manifestação, e, por isso, é preciso saber como está se manifestando para aquela pessoa.

Ao interpretar um mapa para o seu cliente, o astrólogo poderá citar características, mas sua interpretação visa, principalmente, se aproximar das questões que são importantes. Ele tentará verificar como aquela pessoa usa sua energia, como lida com as emoções, como exerce sua personalidade, como vivencia a afetividade. Através do mapa, é possível apontar como se sintonizar melhor com as tendências ali presentes, e que outros usos podem ser feitos de determinadas inclinações. Por exemplo, há pessoas que se queixam de que se apaixonam sempre por pessoas distantes, imprevisíveis, desligadas. Estas pessoas têm, em seus mapas, o princípio que atrai este tipo de comportamento. Porém, muitas vezes são elas mesmas quem sentem necessidade de espaço, estímulo e de um pouco de risco. Reconhecendo isto, poderiam se relacionar de um modo diferente, vivenciando este aspecto de si mesmas não como algo que estaria contra elas, e sim, contido nelas.

O trabalho do astrólogo é, portanto, penetrar em questões essenciais e promover um esclarecimento a respeito delas. Ao mostrar, desvelar, revelar, o astrólogo pode ajudar  a desencadear um processo de autoconhecimento. Seu papel é fazer a pessoa tomar consciência dos potenciais contidos em seu mapa para utilizá-los da maneira mais proveitosa possível (o que você prefere, ser um viciado ou um artista?). Assim, por exemplo, se uma pessoa tem, marcada em seu mapa, muita necessidade por estímulo no trabalho e atua em um ambiente limitado e burocrático (talvez em função de outras necessidades, contrárias a esta), o astrólogo pode alertar para o fato de que, se ela continuar naquele lugar irá entrar em depressão, pois sua natureza é outra. E a astrologia pode ser particularmente significativa para detectar talentos que podem estar sendo mal-utilizados ou sequer utilizados.

Dentro da astrologia ligada ao autoconhecimento, nós temos o estudo do mapa individual, o estudo de como dois mapas interagem (chamado de Sinastria), a possibilidade de orientação vocacional, a exploração do mapa por médicos astrólogos para que o mesmo possa auxiliar em diagnósticos e tratamentos, etc. Uma outra vertente da astrologia seria a Previsão. Quando se fala em Previsão, muitas pessoas imaginam que o astrólogo vai dizer tudo o que vai acontecer naquele ano. Há, inclusive, quem tema fazer uma Previsão na pressuposição de que irá encontrar um destino traçado. Nada mais longe da verdade. A Previsão é um trabalho de orientação. Através da Previsão, o cliente se inteira a respeito das principais tendências do ano. Porém, nada está pronto. Muito pelo contrário, depois de uma Previsão, começa o trabalho do próprio cliente. É ele quem terá de enfrentar os desafios e também buscar realizar seus sonhos e desejos. Mas qual seria a vantagem de se fazer uma Previsão? Ela pode servir como uma espécie de sinalização. É como mostrar a foto de cima de um caminho: alguns pontos poderão estar assinalados, poderá haver uma descrição de alguns desafios que serão encontrados no caminho. A utilidade da Previsão é que ela dá uma idéia daquilo com que poderemos nos deparar, e isto nos deixa mais preparados.

O campo de atuação da astrologia é bastante amplo. Assim como a astrologia pode ser uma ferramenta de autoconhecimento inestimável para indivíduos, ela também pode auxiliar em negócios, ajudar a escolher datas para inaugurações de lojas ou cirurgias, etc. Pode fornecer pistas sobre questões de saúde e também de relacionamento. Tudo isto é possível porque a astrologia fornece algo precioso: informação, precisa e detalhada, capaz de ser útil no auxílio de qualquer problema, desde que se conheça quando algo começou, seja um evento, uma empresa, ou o nascimento de uma criança. Aliás, a astrologia pode auxiliar que os pais conheçam seu filho desde bebês, possibilitando que eles respeitem sua natureza, saibam quem ele é, como educá-lo, e o que esperar dele. E quem vai negar o quanto isto pode ser útil?

RSS Feed

Assine o RSS FEED e não perca nenhuma novidade do nosso site!
Você também pode receber as atualizações da semana assinando por email!

2 comentários: “Os muitos usos da astrologia”


  1. Edson diz:

    Estou me divorciando e pretendo me casar de novo. Só que tenho medo, e qual signo daria certo para mim e como terei que fazer. Minha ex mulher era de cancer e não deu certo. Preciso de ajuda. Obrigado. Aguardo retorno.


  2. vtuleski diz:

    Que tal, então, marcar uma consulta só para você, Edson?
    São duas horas de consulta em que poderemos discutir o seu mapa, as suas perpectivas. Não acha que seria um investimento que valeria a pena neste momento? Queria te dizer que não existe isto de um signo combinar ou não com você. Você pode encontrar uma pessoa de Câncer com quem você se dê bem. Dê uma lida no meu artigo sobre Sinastria e também sobre combinação de signos.

Deixe o seu comentário:

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski iniciou seus estudos de astrologia em 1989, passando a atuar como astróloga profissional 7 anos depois. Dá consultas astrológicas no Rio de Janeiro ou através do Skype para outras cidades. Agende a sua consulta!

É palestrante do evento anual de previsões astrológicas Presságios (RJ), colabora com os sites Personare e Constelar. Membro do SINARJ, palestrou eventos para astrólogos promovido por este sindicato de 2012 a 2017, e, novamente, em 2019, com duas palestras.

Atenção: este site NÃO é destinado a consultas gratuitas. Para tirar dúvidas sobre o seu mapa, é necessário agendar uma consulta paga. Respeite o astrólogo como um profissional que estudou para realizar o seu trabalho e que precisa ser remunerado, assim como um médico, advogado e qualquer outra profissão. O profissional agradece.

Mais sobre Vanessa Tuleski »

2020 - Vanessa Tuleski - (CC) Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Magno Valdetaro
O conteúdo deste site de autoria de Vanessa Tuleski está sob a licença de Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil. Nenhum conteúdo deste site pode ser copiado e reproduzido em outro site sem autorização do autor! Mais detalhes aqui!

Creative Commons License