Os temas do eclipse lunar de 19 de novembro de 2021

Por

Acontecimentos súbitos, empecilhos inesperados e disputas vêm no rastro do eclipse nos próximos 6 meses

O eclipse lunar de 19/11/2021 vai ocorrer às 5h57, sendo visível no Brasil entre 5h19 e 7h03, eclipsando o Sol. Os eclipses agravam situações ou então mudam direções, daí a fama de imprevisibilidade que carregam, que é verdadeira. Veja alguns fatos sobre o eclipse de novembro de 2021.

– Este é o primeiro eclipse no eixo Touro/Escorpião, que vai estar presente até 2023, indicando uma série de mudanças no mundo em questões financeiras nos próximos dois anos.

– Neste eclipse, uma tensa quadratura em T envolvendo Marte, Saturno e Urano tende a acontecimentos súbitos e atrapalhos no cotidiano e a um campo mais minado nas comunicações. Ser estrategista e evitar o excesso de impulsividade será fundamental.

– Este eclipse incentiva mudanças e/ou novidades, com a oposição Marte/Urano, mas muitas poderão ser custosas/trabalhosas, com Saturno presente. Mudar e fazer coisas inovadoras dá trabalho, mas pode valer a pena mais tarde!

– A Lua está conjunta a Algol, a estrela fixa mais temida da Astrologia, associada ao mito de “perder a cabeça”, com um potencial de mais ocorrência de situações e pessoas inusitadas nas proximidades do eclipse e nos meses subsequentes.

– Atenção com acidentes, em razão da oposição de Marte com Urano. O acidente aéreo que vitimou a cantora Marília Mendonça e mais três pessoas aconteceu na vigência do eclipse, que já começa a se manifestar semanas antes de ocorrer.

Veja mais detalhes sobre este eclipse e os temas que ele vai ativar no seu mapa astral.

Como atua um eclipse

Algumas semanas antes de acontecerem, já temos o “efeito eclipse”, produzindo surpresas, reviravoltas, acontecimentos inesperados e um aumento de sensibilidade. Isto também perdura cerca de três semanas depois do eclipse.

Um eclipse tem vigência de seis meses, portanto, estas ativações ficam presentes na nossa vida e no âmbito coletivo por este tempo.

No eclipse lunar, a Lua, que rege o passado, é que fica eclipsada, então há emergência de coisas novas. Já está reparando isto na sua vida?

O primeiro eclipse no eixo Touro/Escorpião e as mudanças que isto vai causar nos próximos dois anos

Os eclipses sempre ficam cerca de um ano e meio a dois ocorrendo em um par de signos. Começaram a ocorrer no eixo Gêmeos/Sagitário a partir de maio/2020 e um dos fenômenos mais visíveis na pandemia foi a comunicação (Gêmeos) à distância (Sagitário). Lives, cursos virtuais e novas plataformas emergiram com total força. O Nodo Norte em Gêmeos também trouxe muitas discussões, alinhadas com o trânsito lento de Saturno por outro signo do elemento Ar, Aquário. Desde então, muitos debates vieram, sobre racismo, direitos humanos, questões LBTQIA+, etc.

Este é o primeiro eclipse no eixo Touro/Escorpião, sendo que o último vai ocorrer em outubro/2023. Mundialmente, vai significar um período de mexidas econômicas, não raro com crises em setores e/ou países, mas novas direções econômicas também.

Além disso, depois de uma ênfase em signos que lidam com conceitos, ideias e filosofia, fomentando muito a curiosidade das pessoas e o desejo de aprender, vai marcar uma era mais material e concreta, inclusive no plano afetivo.

Touro, por onde transita o Nodo Lunar Norte (que é um dos pontos que compõem um eclipse), quer ter, concretizar, realizar. O eixo Touro/Escorpião também vai indicar a retomada do presencial, algo bem taurino, depois de toda a virtualidade que a pandemia ensejou e que combinou tanto com Gêmeos/Sagitário. Touro, como muita gente que curte Astrologia sabe, quer pegar, estar presente, abraçar. O virtual excessivo cansa este signo, de natureza afetiva e concreta.

Mapa do eclipse enfatiza Casas 6, 12 e 3

É um mapa com forte ativação das Casas 6 e 12, ligadas, no coletivo, a saúde e hospitalizações. Como os eclipses têm 6 meses para se manifestar, a ênfase deste par de Casas ainda envolve riscos para a pandemia no Brasil. A autora não acredita que tudo vá voltar com a mesma potência do período em que a população não estava vacinada, mas há chance de aumentos de casos em determinadas épocas, como após o Réveillon ou Carnaval.

As Casas 6 e 12 não dizem respeito, porém, apenas à saúde. São ligadas a emprego (Casa 6) e população vulnerável e desassistida e também carcerária (Casa 12).  Um dos efeitos da pandemia, com o desaquecimento da economia, foi o aumento da população de rua e vulnerabilidade de quem já era vulnerável. Houve mais crescimento de empregos informais do que formais em um contexto econômico em recuperação.

No contexto coletivo e individual, este mapa traz algumas possibilidades.

– Excessos. A Lua e o Sol estão tensionados com Júpiter. Esta é uma combinação típica de excessos, seja na alimentação, gastos, comida, confiança. Depois de um longo tempo de pandemia, as pessoas vão querer ter natal e ano novo diferentes, mas é preciso ficar atento para as consequências disso, seja no bolso ou ainda um potencial de contrair o vírus do COVID-19, uma virose chata até mesmo na versão abrandada para quem foi imunizado.

– Polêmicas e problemas na comunicação. Uma muito tensa “quadratura em T” envolvendo Marte, Saturno e Urano pode indicar comunicações mais agressivas e radicalismo neste período, além de eventos inesperados e acidentes, como o que, conforme a introdução do artigo, vitimou a cantora Marília Mendonça no início de novembro. Assim, atente para as comunicações nas suas redes sociais, com amigos e familiares, para não comprar brigas desnecessárias, já que é uma configuração explosiva.

– Possibilidade de greves e problemas inesperados que atinjam o cotidiano. A Astrologia – ainda que muita gente ache que se trata de “bola de cristal” – trabalha com possibilidades, que podem se realizar ou não. Este mapa tem potencial de problemas coletivos que atinjam o cotidiano, como greves como a dos caminhoneiros em 20218, rebeliões em presídios, etc. Na vida pessoal, pode ser que haja ocorrências isoladas e inesperadas que obstaculizem o seu dia a dia nos próximos 6 meses. Por isto vai ser preciso paciência e flexibilidade.

– A área produtiva está bem para quem for criativo e oferecer produtos e serviços de qualidade, com boa aspectação de Vênus em Capricórnio Os relacionamentos também poderão estar bem (desde que não caiam no circuito das brigas e discussões já mencionadas), podendo ter estímulo e novidade. Aliás, de um outro lado positivo, é um mapa que incentiva o novo, mas, como foi dito, às vezes é preciso se esforçar para trazer coisas novas na vida.

Grau do eclipse em conjunção com Algol

A Lua, que é o ponto em que ocorre um eclipse lunar, está em conjunção estreita com a estrela fixa Algol, que atualmente está no grau 26 de Touro. Mesmo os astrólogos não especializados em estrelas fixas conhecem Algol, a mais temida das estrelas. Mal usada, ela traz potencial de grande agressividade. Rege a área do pescoço – taurina, por excelência – , com um simbolismo muito associado a “perder a cabeça” (no plano concreto, traz risco de decapitação, ato praticado por terroristas do Extremo Oriente).

Assim, este eclipse pode demarcar, o coletivo, a possibilidade de pessoas comuns e até líderes ou famosos “perderem a cabeça”. Atos inesperados poderão já acontecer nas proximidades do eclipse, no contexto de novembro/2021 que combina forte rebeldia com fortes repressões, e como já vem sendo reiterado no artigo, ocorrerem ao longo dos próximos meses.

Se um eclipse já é um “fator surpresa”, este é triplamente assim, por ser um eclipse, por ter uma oposição de Marte com Urano, acontecimentos súbitos, e por ter a conjunção da Lua com Algol, conhecida como a cabeça de Medusa, cuja imagem clássica é a de uma mulher irascível com várias cobras em sua cabeça no lugar dos cabelos. Assim, boa coisa Algol não costuma prometer em um mapa de eclipse. Claro que, como tudo na Astrologia, tem potenciais positivos, o destaque para Algol pode trazer paixão e intensidade que impulsionam, mas aqui há um alerta importante para se evitar riscos, embates e impulsividades desnecessários ou fora da medida. O coletivo tende a andar em uma rota de imprevisibilidade nesta Lua cheia, que, aliás, caracterizou 2021 e vai caracterizar 2022. No individual, busque formas de se acalmar para lidar melhor com tensões, imprevistos e desafios.

Previsões Astrológicas para 2022

O eclipse lunar na Casa Astrológica do seu Mapa Astral: temas da vida em destaque

O eclipse traz ativações, novidades e alterações na Casa onde ocorre, pelo tempo aproximado de 6 meses.

Casa 1: esta Casa diz respeito a você mesmo e aos começos, inícios. Novas sementes podem surgir aqui em sua vida pessoal, novas atitudes e direções, talvez até algo novo na sua aparência.

Casa 2: os assuntos práticos, financeiros, é que ficam destacados. Como ganhar e gastar dinheiro. Mas não apenas isto, a sua autoestima, autovalor, seus talentos. O eclipse vai trazer questionamentos sobre a conversão de seus talentos em algo prático na sua vida.

Casa 3: tende a haver mobilização de questões ligadas a comunicação, irmãos ou parentes, deslocamentos, papéis, documentos e a sua forma imediata de pensar. Esta é uma casa de diversidade e lidar com assuntos diversos, tendo de atuar com flexibilidade, também vai ser um tema nos próximos meses.

Casa 4: o eclipse ativa a sua esfera mais íntima, como sua casa, família, com acontecimentos neste setor. Assuntos imobiliários também podem ser relevantes, bem como questões de passado, emocionais, infância ou até velhice.

Casa 5: questões ligadas a amor, filhos, prazer, gratificação e projetos pessoais devem se tornar relevantes nos próximos meses, bem como a sua identidade. Você vai se perguntar o que realmente te satisfaz e dá prazer.

Casa 6: tende a haver mobilizações e foco em questões de saúde, hábitos, rotina, alimentação. Bem como em trabalhos, tarefas, organização, empregados, enfim, no mundo prático. Esta casa também rege os animais de estimação, com potencial também de acontecimentos em relação a isto.

Casa 7: a área de reflexão e acontecimentos vai ser a das parcerias e relações. Para quem é comprometido, também pode haver fatos e projetos novos para o parceiro.

Casa 8: podem surgir temáticas ligadas ao dinheiro do outro ou dinheiro em sociedade com outras pessoas. Além disso, questões ligadas a sexualidade, sentimentos profundos, cirurgias, finais de ciclo, renascimentos, crises e transformações também podem ser temas dos próximos meses.

Casa 9: tende a haver ativações ligadas a ensino à distância, especializações, estudos. Ou então filosofias, religiões, aspirações, bem como viagens, contatos com o exterior e em relação a sua própria visão de mundo.

Casa 10: novos fatos podem surgir relativos a questões profissionais, visibilidade, objetivos maiores, realizações e vocação. Esta casa também rege um dos pais, podendo trazer acontecimentos para eles.

Casa 11: mobilizações e fatos novos podem surgir em relação a grupos, amigos e amizades, projetos para o futuro e participação em questões coletivas.

Casa 12: podem ser acionadas suas questões internas, vulnerabilidade, mundo psíquico e espiritual, influências inconscientes, ações de bastidores, lidar com o tema da solidão ou de estar na própria companhia.

=> Siga a astróloga Vanessa Tuleski no Instagram


POST SOBRE O PARALELO ENTRE A DEMISSÃO DE CAMILA QUEIROZ EM VERDADES SECRETAS 2 E O QUE O MAPA DO ECLIPSE DE 19/11 PROMETE PARA OS PRÓXIMOS 6 MESES

Amanhã é dia de eclipse, fenômeno que sempre causa frisson no âmbito coletivo. 😮

O que muita gente não sabe é que todo eclipse gera um mapa astral, e que este mapa tem temáticas próprias que vão reverberar no coletivo e no pessoal por 6 meses. E, como ocorre agora, agora também é muito sentido.

Pois bem, nas proximidades deste eclipse, aconteceu algo que foi a CARA deste mapa, cujo aspecto mais intenso é uma oposição Marte/Urano, que pode provocar eventos súbitos, reviravoltas e mudanças. E eis que Camila Queiroz, a protagonista da minissérie “Verdades Secretas”, e sua emissora Rede Globo vivenciam um rompimento brusco, polêmico e inesperado. Começa que esta série é altamente escorpiana. Verdades, ou seja, revelações, doa a quem doer. E secretas. Uau, se há um signo envolvido com segredos é escorpião. Além disso, eu não vi a série, mas sei que trata de temas escorpianos, como poder, submundo, sexo, segredos e manipulações. A segunda e última temporada da série fez um sucesso estrondoso no Globo Play, com os 20 episódios iniciais quebrando um recorde de acessos, com chance de um lançamento internacional.

Mas eis que, nesta quarta-feira, a emissora anunciou a demissão da atriz da bem sucedida produção, com a mesma sendo substituída nos episódios finais uma dublê.

A dura (saturnina) e pontual (Marte) nota da emissora foi: “para assinar a extensão de contrato necessária à gravação das cenas finais da novela, Camila Queiroz quis determinar o desfecho da personagem Angel e exigiu um compromisso formal de que faria parte de uma eventual terceira temporada da obra, além de outras demandas contratuais inaceitáveis.”

Já a atriz, após a surpreendente demissão, fez a seguinte declaração: “Hoje você escolheria ter razão e brigar por ela ou ter saúde mental e deixar para lá?”. E completou: “Depois volto aqui pra conversar vocês.”

O principal aspecto deste mapa de eclipse é uma quadratura em T, configuração tensa, envolvendo Marte, Saturno e Urano. De forma bem resumida, estes três planetas estão em disputa entre si e Marte pode ser briga, Saturno pode ser o patrão, as regras ou dureza e Urano, atos de rebeldia e contestação, bem como potencial de ruptura. Exatamente o que ocorreu na demissão. Querer mudar final de minissérie e se rebelar é puro Marte/Urano, mas não aceitar e colocar limites é Marte/Saturno.

Na sua vida, ao longo dos próximos 6 meses, esta combinação pode trazer fatos novos, mas também coisas que vão mexer com estruturas ou requerer esforço. Ou mesmo exatamente agora pode estar acontecendo isto.

O eclipse também ocorreu em conjunção com a estrela fixa Algol, a mais temida das estrelas fixas, que tem uma conotação de “perder a cabeça” ou “estar a ponto de perder a cabeça”. Em uma produção de estrondoso sucesso, pode-se dizer que a descontinuidade dela é um tipo de “perder a cabeça”. A atriz teria demonstrado estar descontente com o final de Angel, personagem que alçou sua carreira a um outro patamar. ANGEL e ALGOL até se parecem na contagem e combinação das letras! E esta quadratura remete ao ditado: “manda quem pode, e obedece quem tem juízo”. E quem não obedece, sai.

E, na China, o padrão rebeldia versus sansão se repete em escala ainda maior com o desaparecimento de uma das maiores estrelas do tênis após ter acusado um importante político do Partido Comunista chinês de forçá-la a manter relações sexuais. Relações sexuais remete ao Marte e Lua em Escorpião do mapa do eclipse e o restante a tudo o que este post descreve.
Na “vida real”, tem muita gente tensa e “quase pirando” nas imediações do eclipse – ou pirando mesmo. No artigo, vocês verão mais detalhes sobre o que este mapa de eclipse representa. E preparem-se que vem outro, solar total, em 04/12. Eclipses: mexidas, surpresas e inversões. E com Urano em destaque como neste de 19/11: ainda mais surpreendentes. Não é á toa que o COVID-19 andou assustando vários países da Europa que já pensavam estar estabilizados. E aguarde mais reverberações deste intenso eclipse.
=> Siga a astróloga Vanessa Tuleski no Instagram

2 comentários sobre “Os temas do eclipse lunar de 19 de novembro de 2021”

Deixe um comenário