Iniciou seus estudos em astrologia de forma autodidata, ainda muito jovem. A Astrologia havia sido um conhecimento há muito desejado, mas em uma época em que não havia Internet, microcomputadores nas casas das pessoas e softwares acessíveis, ele só podia ser buscado em livros, necessitando-se aprender a levantar um mapa usando tábuas de casas e efemérides. O estudo surgiu em um momento difícil, de pressão, e foi, ao mesmo tempo, como uma válvula de escape e um descortinar de um novo e incrível horizonte. Descobrir que suas questões e personalidade, e, ao mesmo tempo, chaves pessoais, podiam estar codificadas em um mapa astral foi algo muito emocionante.
No início, foi apenas um hobby. O conhecimento foi se incorporando lentamente, sem pressa, com experimentos realizados com colegas universitários. Foi somente quando houve a intenção de se profissionalizar é que este conhecimento se acelerou e que começaram a pipocar as coincidências, a surgirem as pessoas certas e a se abrirem os caminhos. A sorte já estava lançada, e a graduação em Publicidade e pós-graduação em Marketing não puderam ser exercidas como um caminho profissional, mas como um conhecimento a mais, que iria apoiar outros e ser sempre importante.
A profissionalização se deu quando seu site foi ao ar, em uma época ainda inaugural para a Internet no Brasil. Logo após, Vanessa saiu de sua cidade natal, Curitiba, para morar no Rio de Janeiro, onde reside atualmente. Foi através da Internet que apareceram as primeiras consultas e que seu nome passou a ser divulgado, que conheceu inúmeras pessoas interessantes e fez amigos. Durante muitos anos, seu site foi atualizado diariamente com textos reflexivos baseados na Lua, o que tornou o seu nome conhecido.
Anos depois, Vanessa lançou o livro A VIAGEM DA SUA VIDA ATRAVÉS DO ZODÍACO. A edição foi pequena e logo se esgotou. O livro passou por uma grande revisão, com a colaboração de Alvaro Piano, dono da antiga Livraria Pororoca, e foi relançado com o nome de SIGNOS ASTROLÓGICOS – As Doze Etapas para a Auto-Realização , atualmente em formato de ebook. Foi resultado de um trabalho de vários anos escrevendo sobre cada um dos doze signos.
Vanessa tem participado de eventos astrológicos, como o Presságios, além de já ter dado palestras e workshops no Rio de Janeiro e para grupos fechados em São Paulo e tendo palestrado várias vezes no prestigiado simpósio do SINARJ, um dos maiores eventos para os profissionais e estudantes de astrologia.
Cada astrólogo tem uma característica. Alguns são mais técnicos, precisos, dão bastante ênfase a datas e fatos, outros preferem símbolos, metáforas e mitos. Há várias formas de praticar e usar a astrologia e cada uma tem seus méritos.
Vanessa acredita que a astrologia possa fornecer alguns indicativos práticos, mas jamais descarta a sua utilidade psicológica e a forma como ela pode ser empregada para despertar e transformar as pessoas. Suas consultas são, ao mesmo tempo, astrológicas e terapêuticas. Também crê que todo bom astrólogo tem uma intuição que vai além da simples técnica, pois a vontade de auxiliar as pessoas faz com que outras habilidades passem a ser desenvolvidas que não só os atributos racionais e os conhecimentos sedimentados. Fascinada pelo ser humano, nesta jornada procurou conhecer inúmeras terapias e caminhos, que muitas vezes repassa aos seus clientes.
É ariana, com ênfase planetária na Casa 8, o que a faz se interessar por temas densos e psicológicos, além de dar facilidade investigativa para algo como a Astrologia, que já tem esta natureza. Tem o regente de Áries em Gêmeos, o que lhe dá fluência verbal escrita ou falada e a capacidade de se adaptar a várias linguagens e tipos de pessoas.
Ama escrever e pratica este hobby publicando em redes sociais como Instagram e Facebook, além do seu site, sendo especialista em Astrologia também do Personare, tendo colaborado com vários artigos também no site Constelar.