Ano Novo com Lua Nova no céu da semana de 30/12 a 05/01 na Astrologia
Lunação em Capricórnio tem início na segunda-feira (30) e confere realismo para lidar com desafios de 2025. Veja dicas nas previsões do céu da semana de 30/12 a 05/01
Adeus ano velho, feliz ano novo! 2025 começa da mesma forma que 2024 se encerra: com bastante intensidade. Ao menos é isso o que apontam as previsões do céu da semana de 29/12 a 04/01 na Astrologia.
Os últimos dias de 2024 reservam uma Lua Nova, um ciclo associado a começos. A partir de segunda-feira (30), a lunação em Capricórnio confere uma boa dose de realismo e pé no chão para lidar com os desafios do início de 2025.
Além disso, a semana também ocorre em meio a uma oposição de Marte com Plutão, que começou no natal e fica bastante presente nos primeiros dez dias de janeiro. Com isso, podemos esperar dias bastante intensos e agitados no coletivo e que podem mexer com assuntos pessoais.
Todavia, há sempre compensações, e, a partir de terça-feira (31), um sextil entre o Sol e Saturno favorece uma maior organização em diferentes aspectos da vida, do emocional ao prático. E, por fim, na sexta-feira (03) Vênus ingressa em Peixes, dando um tom mais suave para as relações, que vieram mais estremecidas e/ou distanciadas desde o natal.
Resumo do céu da semana de 30/12 a 05/01:
- Ao longo de toda a semana: oposição de Marte com Plutão
- A partir de segunda-feira (30): Lua Nova em Capricórnio
- Até segunda-feira (30): quadratura entre Vênus e Urano
- A partir de terça-feira (31): sextil entre Sol e Saturno
- A partir de sexta-feira (03): Vênus em Peixes
Fim de ano com Lua Nova pede realismo
Pode até parecer paradoxal: 2024 se encerra com uma Lua Nova, um fator astrológico clássico de começos! Essa Lua Nova tem início na segunda-feira (30) e deve reverberar por cerca de um mês, até a próxima Lua Nova, de 29/01.
E o que o Mapa Astral desta Lua Nova nos aponta? Resumidamente, pé no chão e realismo. Isso porque a Lua se encontra em Capricórnio, um signo que nos lembra muito da vida real.
Neste fim de ano nós podemos curtir, ir para a praia comemorar, fazer o nosso ritual de Ano Novo cheios de esperança… Mas também temos de pensar em contas, organização, e o que a gente quer de concreto para o 2025 que se inicia. O persistente e resiliente signo da cabra montanhesa não nos fará esquecer disso.
E nesse mapa da Lua Nova nós vamos ter dois aspectos um pouco difíceis, nos quais vamos nos aprofundar mais nos tópicos seguintes deste texto. Um deles é Vênus quadrada com Urano, e o outro é a oposição de Marte com Plutão.
Vênus quadrada com Urano traz um desejo de mudança, enquanto Marte oposto a Plutão acentua uma sensação de que estamos sendo exigidos e temos que rumar para transformações. É uma combinação um tanto intensa, que deve dar o tom dessa lunação.
Capricórnio ajuda a lidar com desafios de janeiro
Agora, o lado favorável é que a Lua Nova está em Capricórnio, um signo que pondera.
Então, por mais que a gente possa estar até irritado com algumas coisas (algo típico de Marte oposto a Plutão) e com desejos de mudança e pouca paciência com a mesmice e com o que não está mais funcionando tão bem (Vênus com Urano), vamos enfrentar tudo isso com a ajuda do nosso gestor interno.
É como se Capricórnio fosse o “chefe” das nossas atitudes e nos ajudasse a responder à pergunta:
Como que eu atuo com maturidade e senso de consequência frente a essas questões que estão surgindo?
E não são poucos os desafios desse mês. Nós podemos ter instabilidades financeiras, coletivas e pessoais. É um mês de despesas inesperadas, o que pode ampliar a sensação de escassez da semana passada, com a quadratura entre Júpiter e Saturno, ainda bem presente neste mapa. Vale lembrar que às vezes a escassez nem sempre é material, mas de alguma coisa que possa estar faltando na vida e pedindo que tentemos preencher.
Temos que lembrar que janeiro é um mês de muitas contas, e às vezes os valores podem aumentar além das nossas expectativas. É compra de material escolar, matrícula de escolas, fatura do cartão, reajuste de condomínio e de outras despesas, aluguel, IPTU, IPVA e por aí vai.
Daí a importância de se apoiar em Capricórnio para lidar com tudo isso com prudência, sabedoria, resiliência e visão de longo prazo.
Vênus, Urano e o desejo de mudança
Como vimos, a semana começa ainda repercutindo a quadratura entre Vênus e Urano, que se estende até a segunda-feira (30). Tal combinação tende a acentuar as diferenças, o que pode criar algumas dificuldades, em especial nas relações.
Todo esse desconforto evoca um desejo de mudança, o que não necessariamente é algo negativo. Pode ser, sim, o término de uma relação que já vem desgastada, mas também pode ser algo mais brando, envolvendo mudanças no visual ou no nosso modo de agir.
Seja como for, Vênus quadrada com Urano também exige bastante paciência para lidar com imprevistos e circunstâncias que nos surpreendem. Afinal, é um aspecto de bastante agitação.
Mas as coisas tendem a melhorar ao longo da semana, como veremos nos tópicos seguintes deste texto.
Semana intensa com oposição Marte/Plutão
Ao longo de toda a semana, Marte seguirá em oposição com Plutão. Esse ciclo, que teve início na semana passada, está presente nos primeiros dez dias de janeiro e dará o tom dessa virada de ano intensa, de 2024 para 2025.
É uma configuração astrológica que nos exige mais. Marte transita em Leão, enquanto Plutão está em Aquário. Assim, no âmbito individual, as questões evocadas neste ciclo têm a ver com o nosso senso de identidade. Quem eu sou e como está a minha autoestima? Lembrando que o ideal é uma autoestima equilibrada, pois a exacerbação do desejo de se mostrar melhor do que os outros – ligada à sombra de Leão, por onde Marte passa – muitas vezes não é sinal de uma autoestima real.
E, como se trata de uma oposição, existe também uma alta carga de energia projetiva nesses dias. Por vezes, o problema está dentro de nós, mas nós o projetamos nos outros, como se eles fossem os vilões da história.
Portanto, é um ciclo que demanda um cuidado maior nas relações. Afinal, não é recomendável descarregar nos outros as frustrações que estamos experimentando internamente. Precisamos, também, ter mais cuidado com as nossas abordagens, em um contexto muito bélico e explosivo. Assim, o ideal é evitar sair “colocando o pé na porta” ou dando lições de moral indesejadas nos outros sem antes tentar uma abordagem mais moderada. Até porque o outro também vai reagir com intensidade se o abordarmos assim.
Tudo isso em meio às comemorações do Réveillon, de um caldeirão de emoções atreladas às expectativas que colocamos no ano que se inicia. Isso sem falar que as festas envolvem muito convívio com pessoas queridas, então será importante administrar esses sentimentos mais intensos.
Atenção com o clima e a violência
No âmbito coletivo, é uma oposição que tem muito a ver com fenômenos climáticos intensos, que podem causar estragos. Além de tudo, é um aspecto que evoca um aumento de violência e agressividade. Por isso, é preciso ter atenção para episódios como:
- assaltos;
- arrastões;
- crimes violentos;
- revides, tensões e destruições nas guerras existentes.
Com tanta notícia negativa acontecendo, temos de buscar uma forma de nos blindar dessa atmosfera pesada. O segredo está no equilíbrio, adotando a cautela, mas sem deixar que o medo tome conta de nossa vida.
Sextil Sol/Saturno põe ordem na vida
Como eu prometi lá no início do texto, as coisas tendem a melhorar ao longo da semana, e agora chegou a hora de conferir as boas novas. A partir de terça-feira (31) nós vamos ter o Sol em um sextil com Saturno, o que confere uma ajuda e tanto na organização do Réveillon.
A gente sabe que essa é uma festa grande, o que pode gerar alguma apreensão sobre o lado negativo da celebração. Esse aspecto do Sol com Saturno ajuda a aliviar as tensões desta semana tão puxada com boas doses de maturidade. É bom lembrar que natal e ano novo são datas hiper emotivas e que muitas vezes as pessoas perdem o foco, achando que tudo se resume a estas festas, e, se a vida não estiver “incrível”, o que não vai ser verdade para a maioria de nós, é porque fracassamos. Sol/Saturno reforça que, na verdade, a nossa vida é o resultado acumulado do dia a dia e não são poucos dias no calendário que vão resolver tudo de uma vez ou mostrar todo o resultado de quem somos e do que somos capazes de fazer.
Além disso, é como se esse sextil nos trouxesse uma maior organização. Seja em termos concretos, nas tarefas que temos de executar, como de forma intangível, na organização dos nossos pensamentos e emoções.
Onde estou surtando e preciso ser mais simples, realista e colocar os pés no chão?
O Sol em sextil com Saturno também fala do benefício de alguma mediação por alguma autoridade. Então, se você enfrenta alguma questão emocional e conseguir acessar alguém que possa te ajudar, isso pode ser muito benéfico para a superação dessas dificuldades.
Talvez você precise daquela consultoria emergencial do psicólogo, ou em algum plantão médico. Ou, ainda, uma pessoa mais experiente pode trazer algum ponto de vista mais amadurecido, que fará você encarar a questão sob nova perspectiva. Busque ter calma (Sol/Saturno) na intensidade (Marte/Plutão).
Vênus em Peixes: melhora nas relações
As boas notícias prosseguem com outro aspecto bastante favorável. A partir de sexta-feira (03), Vênus ingressa no signo de Peixes, onde permanece até 04 de fevereiro.
Vênus fica em exaltação no signo de Peixes. Afinal, trata-se do planeta das relações, e quando entra em Peixes, ele se torna mais empático e tolerante. Portanto, há um ar de encantamento neste ciclo, que ajuda a ter mais suavidade nas relações e é especialmente interessante para o amor, seja para solteiros ou comprometidos. Costuma ser um dos melhores momentos do ano, só interrompido por aspectos mais tensos de Vênus.
Tudo isso acontece no bojo dessa Lua Nova. Se o mapa astral dessa lunação apontava alguma intolerância com as diferenças, por conta de Vênus quadrada com Urano até a segunda-feira (30), o fato de o planeta passar para Peixes melhora, e muito, esse cenário.
O que esperar de janeiro?
Se o Réveillon pode estar ainda envolto em alguns conflitos e tensões causadas pela autocobrança em excesso, o ciclo que se inicia no dia 03 traz uma atmosfera mais leve e mágica.
Vênus em Peixes evoca nossa imaginação, criatividade e aptidão para manifestações artísticas. É um ciclo que nos permite dar vazão aos nossos sonhos e sermos mais gentis e sedutores com outras pessoas. Portanto, prepare-se para viver dias com um significado especial a partir de sexta-feira (03). Busque ar livre, música, beleza e natureza, enfim, estímulos que de alguma forma te elevem após dias mais intensos.
Prepare-se para 2025 aqui!