As previsões da semana de 27/04 a 03/05 indicam muita turbulência e sensibilidade em meio ao feriadão do Dia do Trabalhador. Afinal, será uma semana marcada por uma Lua Nova com quadratura em T, um aspecto de muita tensão. Todavia, depois desta semana, ela não estará mais presente, o que vai trazer mais leveza.
A quadratura em T envolverá a Lua e o Sol em uma ponta, enquanto Marte e Plutão aparecem nas demais. Todos os astros estarão posicionados em signos do ritmo Fixo, o que reforça a tendência de teimosia excessiva e pouca flexibilidade para acordos, ou, ainda, de nos sentirmos mais presos em situações fixas na nossa vida – e termos de fazer um esforço para mudar isto.
Cabe lembrar que as temáticas presentes na Lua Nova tendem a reverberar por aproximadamente um mês, até a próxima lunação. Assim, esta semana pode ser encarada como uma prévia do que podemos esperar para o mês de maio como um todo.
Resumo das previsões da semana de 27/04 a 03/05:
- No domingo (27): Lua Nova em Touro, com quadratura em T entre Lua/Sol, Marte e Plutão
- Toda a semana: Vênus em conjunção com Saturno e Netuno
- A partir de quarta-feira (30): Vênus retorna a Áries
Estes são os principais trânsitos das previsões da semana de 27/04 a 03/05. Em seguida, veja mais detalhes e descubra como se preparar para os próximos dias.
Lua Nova em Touro evoca muitas tensões
A semana de 27/04 a 03/05 começa com uma Lua Nova de tensões. Essa lunação tem início no domingo (27) e, como toda Lua Nova, pode ter reflexos por até um mês. Portanto, tudo indica que teremos um mês de maio bastante agitado, ao menos até a próxima Lua Nova,
Mas por que essa Lua Nova é especialmente turbulenta? Ela vai ocorrer em meio a uma quadratura em T, um aspecto de muita tensão. Nesse “T”, temos em uma das pontas a Lua e o Sol em Touro, Marte em Leão na segunda ponta e, na terceira, Plutão em Aquário.
Para completar o cenário, os astros envolvidos nessa quadratura em T estão em três signos fixos (Touro, Leão e Aquário). Ou seja, há uma forte tendência à teimosia e à rigidez excessiva. Também pode aparecer, na nossa vida, como uma necessidade de termos uma tenacidade especial neste mês de maio para atingirmos nossos objetivos.
A seguir, vamos detalhar como essas tensões se manifestam tanto no cenário coletivo (da nossa vida em sociedade), quanto no individual (na nossa vida particular).
No cenário coletivo, muitos conflitos e turbulências
Assim como abril, maio tende a ser um mês bastante pautado por tensões. No âmbito coletivo, especialmente na diplomacia internacional, podemos esperar desdobramentos dos conflitos já presentes ao longo de abril. Quem manda mais e quem é obrigado a obedecer.
Isso, por exemplo, pode ficar evidente nas reações ao tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos a outros países. Por mais que tenham ocorrido avanços, ainda há muita negociação a ser feita, e os conflitos não serão desfeitos num passe de mágica, especialmente em uma Lua Nova de muita fixidez.
De maneira geral, a semana de 27/04 a 03/05 e as demais dessa lunação podem ser marcadas por acontecimentos como:
- conflitos e sociais diplomáticos persistentes;
- fenômenos climáticos mais severos, como enchentes e temporais;
- muita volatilidade e tensão nas economias internacionais.
Na nossa vida cotidiana, cuidado para não ter posturas autoritárias
Com esse cenário turbulento e mais sensível, é prudente adotar cuidados redobrados nas interações com as outras pessoas. Há uma tendência maior de que algo que você fale soar como provocação, sem que essa seja a sua intenção.
Então, procure evitar posturas invasivas ou que possam ser interpretadas como autoritárias. Marte em Leão é uma combinação muito potente e benéfica para a ação, mas também tem um risco. Se mal direcionada, essa energia pode ser um tanto “bravateira”, conforme vamos ver nos eventos ao redor.
Em vez de impulsionar você a tomar a iniciativa e liderar outras pessoas, o lado sombra de Marte em Leão faz você acreditar que pode tudo. Daí a você tentar impor a sua vontade sobre os outros é um pulo. Só que, naturalmente, as outras pessoas tendem a reagir.
A oposição de Marte com Plutão também joga luz sobre transformações necessárias ou obrigatórias. Por exemplo, botar um ponto final em alguma relação sem futuro, ou encarar uma cirurgia de que você não pode escapar.
Assim, nesta semana pode ficar muito claro o que não está funcionando na nossa vida. E aí, precisaremos encontrar o caminho do bom senso taurino para resolver o que quer que seja. Com muita atitude e coragem.
Por fim, Touro também chama nossa atenção para a possibilidade de crises em três áreas principais:
- finanças e recursos;
- conforto e bem-estar;
- temáticas afetivas.
Vamos ter que lidar com estas crises – que já despontaram na semana passada -, encontrar o nosso ponto de equilíbrio e evitar piorar um cenário já bastante tumultuado. Assim, a receita para encarar a intensidade da semana de 27/04 a 03/05 passa por muita resiliência e inteligência emocional.
Vênus dividida entre Saturno e Netuno
Na semana de 27/04 a 03/05, Vênus estará “enquadrada”, ou seja, muito próxima de Saturno e de Netuno. Enquanto a conjunção de Vênus com Saturno atingiu o ponto exato no dia 24/04, o alinhamento com Netuno chega ao ápice na sexta-feira (02/05).
Essa é uma combinação engraçada, como se fosse alguém com dois amigos muito diferentes entre si. Se Saturno reforça os limites e convida à reflexão sobre as relações, Netuno quer viver o encantamento sem restrições.
Dessa combinação pouco ortodoxa podemos experimentar uma semana com muitas oscilações, com momentos em que surge algum incômodo, mas em outros em que as coisas fluem. Seja no amor, nas finanças ou em outra área de nossa vida, a tendência é nos dividirmos entre deixar rolar (Netuno) e entender que ajustes são necessários (Saturno).
Nas finanças, cuidado com o risco de golpes
Nesta semana, temos de tomar muito cuidado com dinheiro, um assunto ligado a Vênus. Netuno tem muito presente o risco do engano, e isso acende o alerta para golpes de toda espécie. Desconfie de propostas que parecem boas demais para serem verdadeiras. E evite saídas fáceis, mas não amadurecidas, como pegar um empréstimo sem refletir e mais à frente ficar sem crédito.
No amor, saiba lidar com a frustração de expectativas não atingidas
Como vimos, Saturno e Netuno enchem de contradição nossa Vênus, o planeta do amor. Netuno carrega Vênus com uma energia sedutora, que dá asas ao encantamento. Já Saturno põe um freio nisso e abre os olhos para o que precisa de ajuste.
Assim, devemos nos preparar para lidar com a constatação de que nem tudo é perfeito. Netuno se encanta facilmente, mas o outro lado da moeda é que isso traz o risco de decepção. Especialmente se as expectativas que criamos estiverem muito longe da realidade.
Por isso, a semana promete ser repleta de notícias de decepções amorosas, inclusive envolvendo pessoas famosas. Uma das tônicas desse ciclo será saber lidar com a frustração quando algo não sai como a gente esperava.
Na formação de parcerias, Saturno pode ser um importante aliado para dar esse choque de realidade. Uma visão bastante criteriosa, se bem dosada, pode contrabalançar a lente cor de rosa com que Netuno enxerga a vida.
Vênus retorna a Áries cheia de atitude
Na quarta-feira (30), Vênus retorna ao signo de Áries, após um ciclo retrógrado ter feito o planeta passar mais de um mês em Peixes. Agora novamente em movimento direto, Vênus permanecerá em Áries até o dia 6 de junho, em um ciclo muito voltado à ação, seja nos negócios ou nas relações.
Vênus em Áries nos convida a vivenciar o amor de forma muito mais direta e espontânea. O momento pede atitude e iniciativa. Assim, é hora de chamar os seus contatinhos para alguma atividade, um show ou algum programa legal.
Essa espontaneidade também se manifesta como uma relação mais transparente. Nada de esconder o jogo: trate de comunicar aos outros o que você está sentindo, sem rodeios. Essa coragem de se expor, essa assertividade e essa iniciativa serão suas armas para seduzir.
Claro que é preferível evitar o lado excessivo de Vênus em Áries, o famoso sincericídio. Atuar ou falar sem pensar ou, ainda, sem levar em consideração os sentimentos dos outros. É hora de ter iniciativa nas relações, sim, mas nem por isso devemos adotar posturas egoístas.
Então, aproveite essa energia mais transparente de Áries para comunicar não só o que você deseja, mas descobrir também qual é a vontade do outro. Lembre-se que uma relação é uma via em mão dupla e que, quando um não quer, dois não fazem.