A Parte da Fortuna

Por

O nome ‘Parte da Fortuna’ evoca sorte. A Roda da Fortuna é um arcano do Tarô ligado ao senso de oportunidade e às mudanças. No mapa astral, a Parte da Fortuna é a soma do grau Ascendente com o grau da Lua menos o grau do Sol. É, portanto, um ponto abstrato, não tão compreensível quanto a energia de um planeta, por exemplo. A Parte da Fortuna significa a soma entre a sua atuação no mundo (Ascendente), seu passado, suas emoções e suas necessidades (Lua), e tudo isto em equilíbrio com a sua vontade e missão (Sol). Ela sintetizaria tudo o que seria importante para você.

Exemplo de cálculo da Parte da Fortuna
Ascendente: 8 Peixes ou 11 signos + 8 graus
Lua: 20 Touro ou 1 signo + 20 graus
Sol: 5 Touro ou 1 signos + 5 graus
Subtraia a posição do Sol da posição da Lua e
some com o resultado com o grau do
Ascendente = 20 – 5 = 15 + 8
Parte da Fortuna: 23 graus de Peixes

A posição da Parte da Fortuna no mapa está intimamente ligada as fases da Lua:

Nascidos no início da Lua nova – Parte da Fortuna na casa um (ou Ascendente)
Nascidos no início da Lua crescente – Parte da Fortuna na quarta casa (ou Fundo do Céu)
Nascidos no início da Lua cheia – Parte da Fortuna na sétima casa (ou Descendente)
Nascidos no início da Lua minguante – Parte da Fortuna na décima casa (ou Meio do Céu)

A Parte da Fortuna indica um ponto onde você encontrará realização pessoal se investir no assunto daquela casa e signo em que ela está.

De maneira resumida, pode-se dizer que os indivíduos da Lua nova devem buscar a realização pessoal, entenderem a si mesmos. Os da Lua crescente buscar o entendimento com a sua família e origens. Os da Lua cheia aprender a se relacionar e entender o outro. E os Lua minguante deixar sua contribuição impessoal ao mundo, fazendo algo significativo para os grupos dos quais participarem…

Para que serve o seu conhecimento da Parte da Fortuna? Para você se dirigir para aquele assunto e saber que encontrará grande realização se se dedicar a ele. A sorte da Parte da Fortuna não está tão ligada a bens materiais quanto a uma sensação interior, que, ao final, acaba por incluir os ganhos. Por exemplo, você nunca considerou uma sorte conhecer alguém? Materialmente, você não ganhou nada ao conhecer uma pessoa, mas de outras formas, sim, e é disso que fala a Parte da Fortuna. Por sintetizar o Ascendente (seu corpo físico e sua maneira de se externar), o Sol (sua vontade, sua vitalidade) e a Lua (sua intuição e emoções) a Parte da Fortuna mostra um assunto que, se você persistir, encontrará certo equilíbrio, algo difícil de explicar, mas que será altamente significativo para você.

Na primeira coluna você tem o campo de experiência que deve ser buscado e, na segunda, a maneira de fazê-lo. Assim, se sua Parte da Fortuna está na primeira casa em Peixes, você deve buscar o entendimento de si (casa um) mesmo, mas de uma maneira pisciana, através da inspiração, imaginação e flexibilidade.

CASA DESCRIÇÃO SIGNO DESCRIÇÃO
UM Busque a realização pessoal, o entendimento consigo mesmo, a expressão da sua personalidade. ÁRIES Faça isso de maneira assertiva, pioneira, com coragem e sem medo de errar.
DOIS Busque seus valores pessoais. Aprenda a utilizar seus talentos. Concentre-se em realizações práticas, que lhe tragam segurança. TOURO Realize esse assunto com paciência, busque o prazer e a constância, não tenha pressa e vá no seu próprio passo. Procure a estabilidade nesse tema.
TRÊS Busque o conhecimento, a interação, a comunicação. Busque a mobilidade. GÊMEOS Faça isso de um jeito versátil, use a mente e a inteligência, troque idéias a respeito, seja adaptável e
questione, estando sempre disposto a aprender.
QUATRO Sua realização encontra-se na privacidade, junto com as pessoas de quem você gosta. Você deve estabelecer um lar em um lugar em que você se sinta bem. CÂNCER Faça isso de um jeito empático, com sentimento. ‘Cuide’ do assunto em questão. Desenvolva sua intuição e sensibilidade ao lidar com esse tema.
CINCO Para encontrar a si mesmo, você precisa criar, expressar a si mesmo. Deve buscar o prazer e também doar-se a si mesmo. Deve buscar entender-se com seus filhos. LEÃO Faça isso de um jeito criativo. Não tenha medo de ter um estilo próprio e de desenvolver uma personalidade no tema em questão. Trate esse assunto com orgulho e dignidade.
SEIS Volte-se para o trabalho, para aquilo que você pode fazer. Cuide da sua saúde e faça pequenas ações no dia-a-dia que lhe sejam significativas e preenchedoras. VIRGEM Procure aperfeiçoar esse assunto, empregando suas habilidades e entregando-se a esse trabalho. Desenvolva a sua capacidade de análise e de discernimento no assunto em questão.
SETE Busque a pessoa certa para você, e não apenas alguém para apartar a solidão. Entre em contato com outras pessoas, aprenda a relacionar-se melhor e a entender o outro, sem preconceitos. LIBRA Desenvolva esse assunto partilhando algo. Escute o outro, trabalhe cooperativamente com ele. Busque a harmonia e a beleza dentro dessa questão.
OITO Sua realização se encontra na profunda introspecção e na investigação dos mistérios básicos da vida. Não tema as mudanças e nem a morte. ESCORPIÃO Mergulhe intensamente nesse assunto. Busque os mistérios, faça essa tarefa de forma apaixonada. Saiba abandonar comportamentos não produtivos e renovar a si mesmo no assunto em questão.
NOVE Vá além dos limites do cotidiano. Sua realização está no quanto puder compreender o mundo. Faça isso através de viagens e da busca de filosofias e religiões. SAGITÁRIO Veja esse assunto sob uma perspectiva mais ampla. Desenvolva seu otimismo. Não tema se expandir e se aventurar no assunto em questão.
DEZ Sua realização está intimamente ligada a contribuição que pode dar ao mundo. Leve a sério a questão profissional, procurando desviar-se de caminhos que não o levem ao preenchimento pessoal. CAPRICÓRNIO Seja realista nesse assunto. Busque a concretização dele. Tenha paciência e aprenda com erros, transformando-os em experiência. Não tema a sua ambição e sua necessidade de sucesso no assunto em questão.
ONZE Busque amigos. Lance-se em projetos diferentes e procure caminhos coletivos. Aprenda a lidar com o ser humano e a buscar soluções junto com outras pessoas. AQUÁRIO Desenvolva sua originalidade e também busque o coletivo nesse assunto. Renove sua visão, busque
estímulos diferentes e esteja sempre pronto a mudar quando sentir essa necessidade no seu íntimo.
DOZE Sua realização encontra-se no quanto puder entender o seu interior, explorando sonhos, imagens. Você também precisa de um pouco de reserva e isolamento para conseguir isso. PEIXES Desenvolva esse assunto utilizando a intuição. Abra-se para outros planos, e não apenas para aquilo que pode ver. Lide com esse assunto mantendo sua fé e visão interiores.

Exemplos de posicionamento da Parte da Fortuna

A Parte da Fortuna de Jung encontrava-se na nona casa no signo de Escorpião. Jung encontraria a realização em uma forma mais profunda (Escorpião) de compreensão da vida (casa nove). A psicologia e a investigação da psique lhe forneceram uma nova filosofia de vida.

John Kennedy tinha a Parte da Fortuna em Aquário na quarta casa. Um dos significados da quarta casa está ligado a pátria, e se ele servisse a mesma de maneira progressista, promovendo um política social, estaria realizando o potencial indicando pela sua Parte da Fortuna.

Einstein tinha a Parte da Fortuna em Áries, na nona casa. Sua realização estava ligada a buscar e transmitir uma visão pioneira do mundo. A Parte da Fortuna estava conjunta a Mercúrio – conhecimento traduzido em cálculos ou palavras – e Saturno – empenho, forma, matéria e tempo. Os conceitos sobre tempo e espaço trazidos por Einstein foram, de fato, fruto de uma abordagem pioneira.

A Parte da Fortuna do poeta Carlos Drummond de Andrade estava em Escorpião, na primeira casa. Ele encontraria realização em um grande mergulho em si mesmo, em uma reflexão do ‘eu’, mas uma reflexão sem limites, sem ‘zonas proibidas’, já que Escorpião enfrenta os tabus.

A Parte da Fortuna do piloto Ayrton Senna estava em sua décima casa, no signo de Escorpião. Senna realizava a si mesmo quando se dedicava apaixonadamente a sua profissão.

1 comentário sobre “A Parte da Fortuna”

Já venho lendo livros de astrologia, horoscopo chines, etc faz muito tempo. Tenho 47 anos. Tudo isto tem servido como um norte para minha vida. Analiso astrologia, horoscopo chines, numerologia, as letras iniciais dos nomes, tudo num conjunto, o que faz com que o estudo seja mais perfeito. Tenho a roda da fortuna em escorpião e li portanto, que: tudo o que é secreto está favorecido pra mim. Realmente, já percebi, pra mim não convém revelar tudo o que sei a respeito do que acontece, das pessoas e sobre a minha vida. Parte da minha vida deve ficar em segredo. Tenho envolvimentos com determinadas pessoas e isto deve ficar em segredo também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *