A série Merlí e o nosso lado uraniano

Por

Sobre séries, planetas e signos, vamos embora aprender um pouco? Quem já viu a série catalã “Merlí”? Merlí é um professor de filosofia do que seria o Ensino Médio no Brasil.

A principal marca dele é o planeta Urano. Sabe pelo que este planeta, que rege o signo de Aquário, responde no nosso mapa astral? Pelo nosso lado inconvencional e criativo.

Merlí é o próprio Urano encarnado. Nada nele é convencional.Não está ligado em acumular dinheiro, e sim, em desfrutar da sua liberdade, seu valor máximo. Com tal atitude desapegada, faz sempre as coisas do seu jeito, muitas vezes “enlouquecendo o sistema”, e ficando a ponto de ser demitido.

Porém, consegue como poucos tocar o coração de seus alunos adolescentes (Urano tem ligação com público jovem), se aproximando das questões deles e, principalmente, através da Filosofia, ajudando para que pensem “fora da caixinha” e das convenções imediatas, algo uraniano por excelência.

Graças a ação irreverente de seu professor de Filosofia, todos os alunos são tocados e têm suas trajetórias modificadas.

O inquieto e inconvencional mestre lança perguntas, questionamentos, mexe com os alunos, os desacomoda, exatamente como Urano faz. E, claro, é completamente imprevisível. Nunca se sabe como Merlí pode reagir diante de situações. Ele tanto pode voltar atrás, passar a conversa em uma autoridade, pedir desculpas, como armar uma zoeira ainda maior, por isto faz a alegria dos seus alunos. Embora, como um filho de Urano, também tenha seus dias de absoluto mau humor.

Ele mesmo como pessoa, obviamente, não é nada perfeito. Além do evidente traço uraniano, o personagem parece ter um forte viés de Sagitário. É generoso e egoísta ao mesmo tempo. Às vezes faz coisas incríveis pelos outros e às vezes só pensa em si próprio. Pode dar patadas e coices, como este signo do Fogo às vezes faz, mas, se chamado a atenção, também é capaz de pedir desculpas. Note-se que eu não falo aqui de “como são todos os sagitarianos”, pois cada mapa astral tem muitas nuances, e há sagitarianos e sagitarianos, assim como todos os outros signos. Mas o apreço ao saber e à Filosofia também é algo deste signo. Merlí ama o conhecimento e transmiti-lo. Difícil imaginá-lo como outra coisa que não um professor ou alguém quem que passa conhecimento e ideias.

Na nossa vida, Urano é o planeta que faz com que, como Merlí, tentemos pensar fora da caixa e deixarmos de ficar enquadrando em padrões e papéis que, no fundo, nos aprisionam. A mesmice e a programação que muitas vezes nos cristaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *