Ano Novo Astrológico 2023 começa no dia 20/03, às 18h34, traz garra, tem ponto forte em parcerias e relacionamentos, mas vai pedir jogo de cintura para lidar com confusões ao longo de 2023
Todo ano, quando o Sol ingressa em Áries, começa o Ano Novo Astrológico: a partir de um mapa astral que terá validade de um ano, feito para a capital do país, e que é muito revelador sobre o que vai se passar no prazo de um ano, até 20/04/2024.
Pode parecer que não, mas cada um de nós também vai viver o que este mapa, que fica como um grande guarda-chuva coletivo acima dos nossos guarda-chuvas individuais, que é a nossa própria história. Por isto, é muito importante conhecer os pontos fortes e fracos do mapa, com você vai ver a seguir.
Para entender melhor, dê uma olhada no meu artigo do ano novo astrológico de 2022, e veja como muito do que está lá aconteceu na sua vida, também.
A alma do negócio de 2023 serão as parcerias e relacionamentos!
Todo mundo sabe que Áries é um signo de autonomia e independência, que gosta de agir sozinho. Contudo, neste ano, o Ascendente para o mapa astral do ingresso do Sol em Áries em Brasília, às 18h24 do dia 20/03/2023, é Libra, sendo que o Sol está na Casa 7, setor também associado a Libra, onde também estão Mercúrio, o planeta da comunicação, e Júpiter, o planeta da expansão.
E o que isto significa? Libra e a Casa 7 evidenciam a importância do outro. Então, a chave do sucesso do ano vai ser relacional! Negociar com outro, se entender com ele, socializar, mas também ser ajudado, entrar em acordos, buscar pontes e parcerias.
Todavia, como o Sol quadra Marte, aspecto de tensão, também pode-se viver em brigas, disputas e litígios. Então, atenção, você vai ter que escolher entre fomentar mais as ações de sinergia ou entrar em disputas sobre “quem tem razão”, lembrando que Marte em Gêmeos representa a língua afiada ou o poder da palavra para resolver um conflito.
Por outro lado, este pode ser um ano de ouro para relacionamentos e parcerias, com potencial de muitas trocas e aprendizados (Mercúrio na Casa 7) e altas chances de expansão (Júpiter na Casa 7) com as associações de todos os tipos como ponto de partida.
No amor, para comprometidos: para os que estiverem empenhados em crescimento, depois de fazer a lição de casa de diálogo e limpeza, a relação pode melhorar. Além disso, a pessoa parceira pode ter oportunidades especiais este ano e isto também te impulsionar.
Para solteiros que buscam um par: o ano está muito auspicioso para isto, para encontrar alguém legal! Mas cuidem para não perder tempo com o que e quem não interessa.
Diferença de 2022 para 2023: da carreira aos relacionamentos
Fazendo uma comparação, o ano de 2022 foi bem focado no âmbito profissional, com o Sol conjunto ao Meio-do-Céu. Já o de 2023, até março/2024, vai ser baseado em relações, e, no meu entender, se não tiver estas brigas improdutivas, muito mais favorável para este âmbito do que os dois últimos anos! Poderemos trocar com o outro, aprender com o outro, se expandir com ele e também ajudá-lo a se expandir. Faça a sua escolha, escolha seus bons ou maus combates e onde gastar a sua energia.
Vênus, o planeta do amor, em destaque
Vênus, o regente de Libra, planeta que também rege amor e parcerias, vai estar muito bem em Touro, um de seus dois signos de domicílio (o outro, justamente, é Libra). Este signo tem um toque sensual, sensorial e prático, e isto vai se somar a Casa 8, de sexualidade, o que pode prometer relações intensas e com mais intimidade.
Além disso, Touro tende a estabilidade – e gosta muito disso – e a continuidade das coisas, sobretudo das relações. E ainda vai estar em sextil (aspecto de sinergia e colaboração) com Saturno, falando em um período de muitas parcerias sendo sustentadas e prosseguidas na base do bom senso e com chance de duração. O que é uma ótima notícia para solteiros que almejam um par ou comprometidos que queiram manter suas relações. Só vai ser preciso tomar cuidado com o egoísmo da quadratura Sol/Marte em um mapa astral que pede uma atitude de Libra, ou seja, de considerar o outro e olhar para ele. Se estes elementos já estão presentes no seu relacionamento, a chance é de sucesso!
Nas finanças, esta Vênus taurina também é ótima, e, no contato com Saturno, privilegia o trabalho, o esforço e um tom um pouco mais conservador na busca de negócios e rendimentos.
Vênus na Casa 8: ainda algumas crises, mas tudo bem
Vênus, porém, está entrando na Casa 8, o que pode indicar melhora na economia (um dos temas que este planeta rege), mas sem que seja algo mágico e imediato no âmbito. A Casa 8 ainda fala em se recuperar, muitas despesas e contas a pagar. Mas pode ajudar, no coletivo e no individual, na negociação de dívidas de quem tem os pés no chão, e no trabalho, por causa do bom contato com Saturno.
E as relações, a outra faceta de Vênus, apesar de sustentáveis e duradouras, vão precisar também de profundidade, transparência e investimento. Se não houver estes pilares, elas não vão nem se estabelecer ou, se já existem, podem ser levadas sem muita paixão – tipo fogo brando, só para não acabar, coisa que Touro não curte fazer, sendo pouco afeito a mudanças.
Uma dica, então, é se a sua relação está precisando de uma faxina, faça isto, reative a intimidade, e algo também taurino, como o toque, o beijo, o abraço, o erotismo, fazer uma comida saborosa, usar um bom perfume, comprar um presente.
E se você, solteiro(a), está precisando de uma faxina interna para atrair melhores relações e/ou parcerias, arregace as mangas e olhe para dentro. A terapia poderá ser muito valiosa para ajudar a detectar quais são seus padrões internos que estão dificultando encontrar uma relação.
Os desafios de 2023: saúde mais vulnerável, confusão e muitos contratempos no dia a dia
Todo Céu tem desafios e facilidades, é normal que seja assim, e o ingresso do Sol em Áries em 2023 está trazendo muito crescimento e proveito através de parcerias, como você já viu, mas vamos os desafios vão ficar por conta da Lua conjunta a Netuno em Peixes, na Casa 6, da saúde e cotidiano, em quadratura (tensão) com Marte em Gêmeos. Ou seja, momentos de caos, confusão e correria, do tipo apagar incêndio e depois voltar para o dia a dia.
Veja algumas possibilidades para esta combinação.
– Na saúde pública, aumento de problemas psicológicos e físicos, doenças e incapacidades, além de viroses.
– Na vida particular, você também terá de ficar mais atento à debilidade física, inclinação a viroses, alergias, contaminações e aumento de doenças psicossomáticas. Se o seu emocional, em algum momento, começar a embolar, tire um tempo para entender o que se passa e tentar lidar melhor, pois há grande possibilidade, se não fizer isto, de somatizar o problema no corpo, não raro com doenças estranhas e de difícil diagnóstico, e que podem ir embora tão misteriosamente como chegam.
– Um outro ponto, é que a Lua/Netuno em quadratura (tensão) com Marte em Gêmeos, pode levar muita gente a ficar desfocada, perdida, dispersa, agindo com base em sonhos, mas com pouco realismo, atirando superficialmente para todos os lados, mas pés no chão e concentração, falando e propagandeando demais, mas realizando (muito) pouco. Se você tem alguma dessas tendências, fique esperto para não desperdiçar seu 2023 com falta de foco, procrastinação, irrealismo ou posturas de vitimização. Se tiver tendência ao último, vale ler o meu artigo “Você se considera uma vítima?”.
– O dia a dia poderá estar mais caótico. Isto pode vir de acontecimentos externos, como chuvas, vazamentos em casa, problemas inevitáveis, etc. Por isto, evite aumentar a confusão com seu próprio comportamento, dando força excessiva a dramas (se estiver em uma fase difícil, busque ajuda ou terapia). Quando as coisas estiverem bem, física ou emocionalmente, volte à ação (Marte). Marte em Gêmeos vai ajudar você a dar conta de várias frentes ao mesmo tempo, e, como faz contato com o Sol, promete um ano de agitação e dinamismo.
– Há uma chance de que seja um ano com muito mais chuvas do que os anteriores e caos por causa disso. Acidentes também podem acontecer em todos os lugares por força maior, descuido, etc. Marte/Netuno está associado a explosões e vazamentos de gás. Uma grande dica vai ser você de vez em quando se centrar, meditar, tirar um tempo para relaxar, pois quando perdemos o centramento podemos ficar mais distraídos, o que é fator causador de acidentes.
– Em 2023, nem sempre a sua ação vai conseguir ser reta, indo no rumo planejado. Pode haver doença de filho na véspera da viagem (aliás, as viagens internacionais poderão estar mais sujeitas a interferências de fatores de ordem maior, em alguns momentos cercadas de incertezas) ou uma virose forte para você que te obriga a adiar um evento almejado. Por isto, paciência e jogo de cintura cairão muito bem. É um ano sensível (Lua conjunta com Netuno em Peixes), mas, nem por isto, sem garra (há um Marte destacado no mapa, conjunto ao Meio-do-Céu, no ponto mais alto do mapa). Marte faz trígono com Saturno, o que ajuda a retomar rumo, disciplina, foco, para quem fizer este esforço. Lidar com a cabeça e com o psicológico, nossas vulnerabilidades, são pontos essenciais em 2023.
Você quer brigar ou quer agir?
No âmbito internacional, continuam os conflitos, e muitas vezes em um motivo tão forte e propósito claro, o ataque pelo ataque. Isto também pode acontecer em escala menor, como brigas em estádios de futebol, tiroteio em escolas ou no trânsito. Sol em quadratura com Marte traz uma energia brigona e de disputa para quem não souber usar.
No uso positivo, gera ação, e uma ação que, neste ano, muitas vezes vai ter que partir do caos para sair. Se você já souber disso, já ajuda, ao invés de você ficar esperando o suposto cenário perfeito para produzir. E tem Marte em trígono com Saturno para ajudar a se organizar para quem buscar a determinação.
A carreira em 2023: ação, conexões e comunicação
A carreira em 2023 vai depender, em primeiro lugar, de você conseguir se organizar bem no dia. Aquele que já foi dito que vai ter contratempos, vazamento para resolver, problemas de saúde.
Porém, vai ser importante, depois da tormenta, retomar a disciplina e a organização, buscar um centramento e momentos de encantamento, relaxamento e lazer (Peixes), em especial porque vai ser um ano corrido. Você vai ter que procurar fazer bem feito, mas evitar o excesso disso, que é o perfeccionismo, pois senão não vai dar conta.
Marte vai estar conjunto ao Meio-do-Céu e fala em se lançar, agir, saber o que você quer, ainda que às vezes vá ter que adiar um prazo, contornar um problema, mas traz muita atitude e garra para a carreira, em que comunicar (Gêmeos) vai ser tudo, mas também saber interagir com as pessoas e tocá-las (Câncer no Meio-do-Céu).
Agora que você já leu este artigo teve dicas preciosas para entrar no seu Ano Novo Astrológico com pé direito!
Se você gosta da minha linguagem e trabalho, também pode gostar de me ver e me ouvir no meu canal do Youtube. E não deixe de me seguir no Instagram, te espero lá!