Fim de Vênus e Mercúrio retrógrado e outras previsões da semana de 07 a 13/04
Mesmo com a retomada do movimento direto dos dois planetas, outros aspectos astrológicos indicam dificuldades. Veja os destaques das previsões da semana
Quem acompanha Astrologia sabe que poucos trânsitos planetários são tão cercados de apreensão quanto Mercúrio retrógrado. Pois as previsões da semana de 06 a 12/04 indicam o fim não só desse ciclo, mas também a retomada do movimento direto também de outro planeta, Vênus.
Apesar do alívio desses trânsitos planetários, não teremos vida fácil em abril. Isso porque Vênus forma uma conjunção com Saturno ao longo de todo o mês, o que demandará resiliência para lidar com frustrações diante de limitações e/ou questionamentos diante dos relacionamentos.
Além disso, o mesmo dia que marcará o fim de Vênus retrógrado também será o início de uma Lua Cheia repleta de simbolismos. Com a Lua e o Sol no eixo Libra-Áries formando uma quadratura em T com Marte em Câncer, haverá uma tendência maior à irritabilidade e agitação na segunda quinzena de abril.
Resumo das previsões da semana de 07 a 13/04:
-
Ao longo de toda a semana: Vênus em conjunção com Saturno
-
Ao longo de toda a semana: Vênus em sextil com Urano
-
Ao longo de toda a semana: Vênus em trígono com Marte
-
Ao longo de toda a semana: Mercúrio em conjunção com Netuno e Saturno
-
A partir de segunda (07): fim de Mercúrio retrógrado em Áries
-
Até quinta-feira (10): Sol em sextil com Júpiter
-
No sábado (12): Vênus retoma o movimento direto
-
No sábado (12): Lua Cheia com Lua em Libra e Sol em Áries
Estes são os principais trânsitos das previsões da semana de 07 a 13/04. Em seguida, veja mais detalhes e descubra como se preparar para os próximos dias.
Fim de Mercúrio retrógrado
A primeira boa notícia das previsões da semana de 06 a 12/04 fica por conta do fim de Mercúrio retrógrado. Na segunda-feira (07), o planeta retoma o movimento direto, ainda que lentamente.
Mercúrio está associado ao intelecto, à comunicação, à locomoção, a sistemas e ao nosso dia a dia. O fim do ciclo retrógrado indica uma melhora nos problemas relacionados a esses temas. Porém, a conjunção de Mercúrio com Netuno sugere alguns tropeços ainda pelo caminho.
Falta de clareza com conjunção Mercúrio/Netuno
Essa conjunção deve perdurar até o dia 20 de abril. E como isso se reflete no nosso dia a dia? É como um carro em pane mecânica: ele até volta a andar, mas com dificuldade. Teremos, portanto, dias um tanto atrapalhados e confusos pela frente, o que já tem sido uma marca do quarto mês de 2025.
Mercúrio tem a ver muito com o plano mental e, quando associado a Netuno, sugere uma perda de clareza. Pode ser difícil distinguir o que é real do que é falso. Assim, tanto no âmbito individual quanto coletivo, será preciso ter atenção para questões como:
-
fake news;
-
golpes;
-
mentiras, ilusões e desilusões;
-
falta de clareza.
Mas Mercúrio conjunto com Netuno também oferece boas oportunidades. Especialmente para quem souber mergulhar nesse mundo subjetivo, em um céu que ainda traz forte presença pisciana. É um bom momento para:
-
exercitar a criatividade;
-
produzir arte, seja desenho, pintura ou qualquer outra manifestação das suas emoções;
-
fazer orações e conectar-se com sua espiritualidade;
-
meditar e visualizar.
Sextil Sol/Júpiter
Outra boa notícia é um aspecto muito favorável que está presente desde a semana passada e se estende até a quinta-feira (10). O Sol em sextil com Júpiter é um aspecto do bom humor, carregado de vitalidade e ânimo. Ele também favorece conexões, relações e negócios.
Porém, os negócios talvez ainda sejam pautados por certa lentidão. Não pelo sextil Sol/Júpiter, mas por outros trânsitos planetários (sobre os quais falaremos a seguir) que exigirão uma reflexão sobre nossas atitudes e tomadas de decisão.
De toda forma, essa energia mais alegre e vibrante do Sol com Júpiter é muito bem-vinda! Será uma ferramenta importante para vitaminar nossa resiliência e confiança, tão necessária nesta semana.
Fim de Vênus retrógrado
Além de Mercúrio, a semana de 06 a 12/04 também prevê o fim de outro ciclo retrógrado, dessa vez de Vênus. O planeta do amor, dos relacionamentos e da beleza retoma seu movimento direto no sábado (12).
Foi um longo ciclo retrógrado, de mais de um mês, iniciado em 1º de março. Desde então, temos experimentado uma grande revisão de nossos valores e desejos, e até um senso de independência nas relações. Nossa vida financeira também ficou um pouquinho mais travada, com mais lentidão no fechamento de negócios.
Portanto, o fim desse ciclo retrógrado, em tese, se reflete num alívio dessas questões. Porém, há um aspecto planetário que deve impor algumas dificuldades nessa retomada ao longo de todo o mês de abril: a conjunção de Vênus com Saturno.
Conjunção Vênus/Saturno traz limitações
Vênus conjunto com Saturno nos sinaliza algumas limitações pelo caminho. Por isso será tão importante ser resiliente e paciente ao longo de abril, para lidar com as frustrações sem maiores dramas. A gente poderá sentir alguma área da nossa vida que não estará 100%.
Por exemplo, essa limitação pode se manifestar na área financeira. Digamos que você seja autônomo. Pode ser que sinta uma melhora nos negócios, mas terá dificuldade com muitas contas, ou muitos encargos a serem cobrados.
Pode ser que a área da sua vida que não vai estar com aquela exuberância toda seja a área afetiva. Se você está só e procura alguém interessante, talvez essa busca seja mais lenta e difícil do que você gostaria durante a conjunção de Vênus com Saturno.
Ou, ainda, é a área social o foco da sua frustração. Você conheceu um monte de gente legal, mas todo mundo está ocupado com seus próprios compromissos e ninguém dá toda a atenção que você deseja. E assim por diante. Então, adapte à realidade que já está vivenciando. Saturno fala muito dessa carência, e será preciso saber lidar com ela.
Bons aspectos de Vênus com Marte e Urano
Mas a gente tem uma forcinha extra para lidar com esses desafios, graças a bons aspectos de Vênus com Marte e Urano. Vênus forma um trígono com Marte ao longo de toda a semana, e um sextil com Urano que deve perdurar por todo o mês de abril.
Marte é o nosso lado da iniciativa, e nessa interação com Vênus pode abrir nossos olhos para o que está ao nosso alcance e depende só de nós. É como se perguntássemos a nós mesmos:
“Sei que as coisas não andam 100% do jeito que eu gostaria, mas o que eu posso fazer de melhor?”
Vênus e Marte falam muito do papel que desempenhamos frente às situações. Se você está em dificuldades financeiras, cabe a você se questionar se não há gastos excessivos que você pode evitar. Ou, se o problema é afetivo, avaliar como suas atitudes impactam suas relações.
Já Vênus com Urano fala muito em criatividade. E essa é uma habilidade ótima para driblar as dificuldades da vida e se adaptar a novas realidades. Tudo é uma questão de fazer o melhor possível com o que se tem à disposição.
Digamos que você gostaria de renovar seu guarda-roupas, mas a grana está curta. Será que você não consegue reformar uma blusa que você achava que não dava mais?
Ou, por exemplo, você sonhava com uma baita viagem neste ano, mas não será possível. Que tal adiar os planos para 2026 e começar a guardar dinheiro desde já para este grande plano?
Na área afetiva também: será que eu não estou sonhando com algo impossível? Em vez de esperar que um grande galã de Hollywood vai bater à porta, será que se eu for mais realista eu não me aproximo mais de alcançar o que eu quero?
A conjunção de Vênus e Saturno nos levará a deixar o mundo da fantasia. É hora de olhar para as coisas como elas de fato são, com realismo e seriedade. Por isso, o olhar criativo e carregado de iniciativa que Marte e Urano trazem vai fazer toda a diferença para lidar com esses limites!
Lua Cheia sugere período de muita irritação
A semana se encerra com uma Lua Cheia carregada de simbolismos, e cujos efeitos irão se estender até 26/04. No sábado (12), mesmo dia em que Vênus retoma o movimento direto, tem início a Lua Cheia, com a Lua em Libra e o Sol em Áries.
Essa formatação astral no eixo Áries-Libra versa principalmente sobre o meu direito (Áries) e o direito do outro (Libra). Ou, ainda, as minhas emoções e a minha espontaneidade (Áries) e as minhas relações (Libra).
Tudo isso formando uma quadratura em T, que é um aspecto difícil, com Marte em Câncer. Marte em Câncer tem um lado de muita irritabilidade, então é uma Lua Cheia que sugere um aumento das animosidades.
Assim, no âmbito coletivo, podemos esperar a partir dessa Lua Cheia um aumento de ocorrências como:
-
episódios de violência;
-
crimes violentos;
-
incêndios;
-
aumento de acidentes;
-
brigas e discussões acaloradas.
Se Marte em Câncer ativa a irritação, a conjunção de Vênus com Saturno nos chama à maturidade. É como se existisse um lado que nos puxasse para a impulsividade e até certa infantilidade, enquanto Vênus e Saturno nos lembrassem do que é apropriado fazer ou não.
Como vimos nos tópicos anteriores, a conjunção de Vênus e Saturno deve nos impor limites. E boa parte das brigas que a gente tem nas relações tem a ver com limites não debatidos, que acabam estourando. Então, é hora de refletir sobre o que cada um espera do outro e observar como pode negociar isto.
Outra dica valiosa para esse ciclo é encontrar formas saudáveis de extravasar a energia agressiva de Marte. Fará melhor quem conseguir se dedicar a atividades físicas, por exemplo, para que essa irritação não acabe sendo jogada sobre os outros de forma injusta e acabe, no final, resultando em problemas para si próprio.