Acabaram as festas – e, para muita gente, isto tem gosto de frustração. Mas é também a hora da retomada de planos e projetos, com Mercúrio voltando a ficar direto e a potente energia de Marte em Capricórnio.
A semana até pode começar com ares de ressaca, mas, com certeza, vamos pegar no tranco. As previsões da Astrologia para a semana de 31/12 a 06/01 indicam que é hora de voltar à realidade após as festas – e que isto parece que não é bom, mas é sim!
Vamos contar tudo, mas antes confira o resumo astrológico dos próximos dias:
-
A partir de terça-feira (02): Mercúrio direto, mas ainda em quadratura com Netuno
-
Até quarta-feira (03): Marte em quadratura com Netuno
-
Até quinta-feira (04): Vênus em quadratura com Saturno
-
A partir de quinta-feira (04): Marte em Capricórnio em sextil com Saturno
Previsões da Astrologia para a primeira semana de 2024
As festas de fim de ano costumam ser ótimas para recarregar as energias e viver um tempo de sonho, miniférias e/ou descanso, mas a volta à realidade é inevitável.
A presença de Saturno nos trânsitos da semana traz o desejo de refletir sobre o que faltou em 2023 e o que queremos para 2024. Já Capricórnio nos faz ir além e convida a pensar no que vamos fazer para conquistar o que queremos.
Mercúrio volta a ficar direto, mas com um porém: sua quadratura com Netuno ainda traz algum atrapalho no dia a dia.
Vem saber tudo isso em detalhes nas previsões a seguir!
Até quinta-feira: Vênus em quadratura com Saturno
2024 entra com uma quadratura de Vênus com Saturno até quinta-feira (04). É uma Vênus em Sagitário em quadratura, um aspecto de tensão, com Saturno em Peixes.
Esse aspecto é um paradoxo, já que Vênus em Sagitário tende a animação e ao otimismo, enquanto Saturno, nesse caso, atua como um estraga-prazeres. É tipo quando decidimos ir passar um fim de semana na praia e escolhemos, justamente, aquele em que chove pra caramba.
Então, Vênus em quadratura com Saturno tem essa cara de estraga-prazer. Além disso, é um aspecto com um lado bem sério, nos fazendo questionar algumas coisas ou mexendo com a nossa autoestima.
Alguns também podem sentir a grana um pouquinho mais curta, já que se gastou bastante com férias, festas e tal. E essa é a época de IPTU, IPVA e todos aqueles “Is” que chegam na nossa casa em janeiro. Portanto, temos aquele momento de cair na real e, para muitos, voltar ao trabalho.
E, apesar de Vênus em Sagitário ter muito a ver com otimismo, algo muito ligado ao nono signo, precisaremos encarar algumas coisas que vão exigir paciência, algo mais ligado a Saturno.
Podemos, inclusive, ter notícias que trazem um certo pessimismo. Coisas relacionadas a restrições ou até notícias de recessões, cortes, etc. Mas é bom lembrar que Mercúrio está retrógrado (já já falo mais sobre isso), retomando o movimento direto a partir de terça-feira (02), então tudo ainda é muito incerto nas notícias.
Em resumo, saímos daquela empolgação, pausa e começamos a encarar a realidade. Até porque, em janeiro, algumas pessoas saem de férias, mas outras voltam para o trabalho. Assim, cada uma vai ter um insight da volta para a realidade e dos ajustamentos que essa quadratura pede.
Outra questão importante é a lista de desejos para o novo ano, que, consequentemente, nos faz lidar com as faltas do ano que termina. “Faltou dinheiro”, “faltou amor” ou “preciso emagrecer”. É um momento de avaliação em que olhamos o que falta e projetamos o que queremos.
E, especialmente aqui, com um Saturno muito forte, temos que nos perguntar o que vamos fazer para realizar esse desejo.
-
O que você vai fazer de fato?
-
O que está acontecendo na sua vida que você quer melhorar e que tipo de ações concretas isto pede?
A partir de terça-feira: Mercúrio direto em quadratura com Netuno
A partir de terça-feira (02), coincidindo com o primeiro dia útil do ano, Mercúrio volta a ficar direto, o que tende a facilitar o nosso dia a dia e a tomada de decisões.
No entanto, podemos dizer que ainda é um Mercúrio “convalescente”, porque vai estar em quadratura com Netuno até 13/01. Além disso, Marte também está em quadratura com Netuno até 03/01.
Esses aspectos, que já vêm desde o Natal, são muito confusos. É como se estivéssemos lidando com um certo atrapalho no dia a dia, podendo afetar viagens e outras programações. E não estamos tão objetivos assim.
Então, Mercúrio volta a ficar direto, mas ainda não temos toda a clareza típica desse aspecto. Afinal, enquanto Mercúrio retrógrado traz uma reflexão, o movimento direto deixa tudo às claras, mas isto irá acontecer mais lentamente desta vez.
É por isso que ainda estamos lidando com certas dúvidas, atrapalhos e problemas. Ou seja, Mercúrio direto vai dar uma melhorada, mas não de 100%, como sempre esperamos. Sistemas ainda podem falhar, deslocamentos ainda vão ser confusos e vamos estar mais esquecidos.
Marte com Netuno e as questões climáticas
Por estarmos no verão no Brasil, há chances de haver notícias envolvendo chuvas, desabamentos ou temperaturas muito altas. Marte com Netuno pode trazer questões envolvendo o clima. Netuno rege águas, ressacas, mar, trombas d’água.
E essas são notícias que afetam a gente, em especial no Ano Novo. Por isso, para quem está curtindo o verão, a recomendação é cuidado e cautela.
A partir de quinta: Marte em Capricórnio em sextil com Saturno
Na quinta-feira (04), Marte ingressa em Capricórnio, onde fica até meados de fevereiro. Nós, astrólogas(os), que aliás temos o nosso dia como sendo 06/01, próximo sábado, comemoramos esse ingresso, porque Marte em Capricórnio é o que chamamos de posicionamento exaltado, ou seja, um posicionamento com muita força.
Para quem não sabe, Marte é o planeta da ação. E, quando está em Capricórnio, traz mais disciplina, persistência, resiliência e foco, o que é muito bem-vindo! Esse é um Marte mais planejador, que quer alcançar seus objetivos.
Além disso, também a partir de quinta-feira e até 14/01, Marte está em sextil com Saturno, que é o regente de Capricórnio. Essa é uma combinação que aumenta ainda mais a resiliência e a vontade de lutar por um sonho e concretizá-lo. Realizar um sonho é muito Saturno em Peixes. Mas, nessa combinação, Marte em Capricórnio nos leva a pensar:
-
o que eu preciso fazer para realizar esse sonho?
-
qual é meu primeiro passo? e quais devem ser os seguintes?
Eu gosto muito dessa energia começando nosso ano, porque o que quer que esteja bagunçado e desorganizado vamos colocar em ordem e fazer as coisas acontecerem. Acaba até aquela pausa eventual no exercício físico, na academia. Agora, retomamos tudo, por isto eu disse que iríamos “pegar no tranco” depois da ressaca.
É como se a gente dissesse “o ano começou, vambora trabalhar e realizar” – para usar uma palavra bem capricorniana. Tudo bem pé no chão.
E você, já fez a sua resolução de ano novo que realmente quer levar adiante?