Semana astrológica de 11 a 17/11 tem imprevisibilidade, mas também caminho aberto para mudanças
As previsões da semana astrológica de 10 a 16/11 indicam boas condições para mudanças – e algumas boas doses de imprevistos, também! E isso vem a calhar quando paramos para pensar que o ano está chegando ao fim, e logo 2025 baterá à nossa porta.
Para começar, finalmente veremos nesta semana o afastamento da oposição de Marte com Plutão, um ciclo tenso que se arrasta desde meados de outubro (e que retorna no final de dezembro). Além disso, Vênus ingressa em Capricórnio, o que confere aos nossos gostos e preferências uma energia mais séria e menos propensa a brincadeiras.
Tudo isso culmina com a oposição do Sol com Urano, a partir da quinta-feira (14), e com a Lua Cheia em Touro, na sexta (15). Esses dois movimentos, aliados a outros trânsitos planetários, podem marcar o início de um período transformador em nossas vidas – se aceitarmos este convite do Céu para mudanças!
Antes de ver detalhadamente cada um dos trânsitos astrológicos, confira os principais destaques da semana astrológica de 11 a 17/11!
Resumo da semana astrológica de 11 a 17/11:
- Ao longo de toda semana: Marte em oposição com Plutão
- A partir de segunda-feira (11): Vênus ingressa em Capricórnio
- A partir de terça-feira (12): Mercúrio em quadratura com Saturno
- A partir de quinta-feira (14): Oposição do Sol com Urano
- A partir de sexta-feira (15): Lua Cheia em Touro
Vênus troca a brincadeira pela seriedade
Na segunda-feira (11), Vênus deixa o signo de Sagitário e ingressa em Capricórnio, onde permanecerá até o início de dezembro. E isso representa uma mudança e tanto em como esse planeta se manifesta.
Afinal, com Vênus em Sagitário, a energia tende a ser mais solta, exagerada e descontraída. Sagitário é um signo que não gosta muito de chatice e restrição, e ama uma boa brincadeira.
Além disso, na última semana Vênus ainda se opôs a Júpiter e formou quadratura com Netuno, o que amplificou a tendência ao exagero e à diversão sem limites.
Como Vênus está relacionada ao amor e às relações, isso também se refletia em como elas eram encaradas. Assim, por mais que algumas parcerias apresentassem problemas, era como se a gente pensasse:
A parceria não tá legal, mas não vou cobrar muita coisa, não, pois não quero chatice e aborrecimento.
Mas com Vênus em Capricórnio, a gente precisa fazer ajustes em algumas parcerias. Isso porque Capricórnio direciona nossa atenção ao que há de concreto. Então, podem surgir alguns questionamentos sobre nossas relações pessoais e profissionais, como:
Será que o investimento que eu faço nesta relação está dando retorno?
E isso vale não só para nossos laços mais importantes, mas até mesmo para as relações comerciais cotidianas. Por exemplo:
Será que você está me entregando o que eu estou pagando para você me entregar?
Apertem os cintos, o fim do ano vem aí!
Se Vênus em Sagitário pendia ao excesso e à diversão sem limites, eu diria que agora é o momento daquela dietinha antes do final do ano. Afinal, Vênus em Capricórnio nos chama a controlar esses impulsos, pois a gente sabe que o fim do ano tende a inúmeros excessos.
Então, é hora de dar uma segurada nos prazeres relacionados a Vênus. Do contrário, podemos ingressar em dezembro já tendo estourado nossos limites. E não custa lembrar que dezembro é um mês que, por si só, já nos leva a estourar tudo, do orçamento à nossa dieta.
É claro que toda essa rigidez de Capricórnio pode alimentar sentimentos de frustração, e será importante saber dosá-la para não prejudicar nossa saúde mental e emocional.
Mas a frustração também pode nos impulsionar a buscar mudanças em nossas vidas, e isso tem tudo a ver com os temas que a gente vai tratar nos tópicos a seguir. Vamos nessa?
Última semana da oposição Marte-Plutão
A oposição de Marte com Plutão, que vem desde meados de outubro, finalmente começa a se afastar a partir de sábado (16). No coletivo, é uma oposição bastante tensa, que se reflete num período marcado por:
- criminalidade em alta;
- ânimos acirrados;
- guerras intensificadas.
Individualmente, é uma oposição que exige muito da nossa energia, o que pode nos levar a algum cansaço. Além disso, ela nos cutuca a transformar algo em nossas vidas que não nos serve mais. Você sentiu a puxada disso? Vai voltar no final do ano.
Chatice à vista com a quadratura Mercúrio-Saturno
E a necessidade de mudança ganha o reforço de outro aspecto planetário relevante dessa semana, com Mercúrio em quadratura com Saturno a partir da terça-feira (12). É um aspecto que nos dá uma sensação geral de chatice.
Sabe quando nada funciona? A internet caiu, os sistemas estão fora do ar, o computador travou, surge uma tarefa especialmente chata… Essa quadratura vai nessa linha.
Por isso, há uma inclinação maior a aborrecimentos e imprevistos que causam mau humor. A boa notícia é que, como vimos, do desconforto pode surgir o impulso que faltava para fazer algo que leve à mudança desse cenário.
Tenha atenção, porém, com um possível efeito colateral de Mercúrio/Saturno, que é o pessimismo. Evite deixar a mente navegar muito para a negatividade.
Oposição do Sol com Urano: é hora de mudar!
Tudo isso vai preparando o ambiente para a grande virada de chave, com a oposição do Sol com Urano, a partir da quinta-feira (14). Depois de toda chatice e incômodo, essa oposição chega decretando:
Eu preciso mudar alguma(s) coisa(s)!
Essa mudança pode partir de nós ou vir de algum fator externo. Por exemplo, pode acontecer uma demissão, uma situação que estoura subitamente. Mas, ainda que repentina, essa situação pode ser tudo o que vínhamos secretamente esperando há algum tempo.
Seja como for, a oposição do Sol com Urano inaugura uma fase marcada pela necessidade de transformação. muito fonte nesta segunda quinzena de novembro. Vale ressaltar que o Sol está passando por Escorpião, um signo de desapego, o que combina muito com esse espírito.
Mas toda mudança também traz consigo a marca da imprevisibilidade. No âmbito coletivo, isso pode se refletir em acontecimentos como:
- eventos climáticos severos;
- falecimento inesperado de personalidades;
- rompimentos prematuros e anúncios de separação;
- aumento de protestos
- notícias de acidentes.
Lua Cheia em Touro e o empurrão que faltava
Por fim, todo esse “shake de mudanças” é complementado pela Lua Cheia em Touro, a partir da sexta-feira (15). Ela terá o ascendente em Touro, com a Lua e Urano nesse signo, numa oposição com o Sol em Escorpião na casa que diz respeito ao outro.
Tudo isso traz para novembro — e especialmente para esta semana — uma temática muito forte de mudança nas posturas pessoais. E, eventualmente, de ajustes na relação com o outro, ou na nossa perspectiva de relacionamentos.
Como vimos nos tópicos anteriores, a semana será marcada por alguma irritação, então será importante refletir sobre como lidar com ela nas nossas relações. Em vez de brigar com o outro de maneira intempestiva, que tal direcionar esforços na mudança do que quer fazer?
Portanto, é o momento de exercitar o desapego, de deixar o que não vale a pena para trás e investir em novas posturas e direções. Quem sabe este não é o início de um novo caminho, mais pleno, a ser trilhado na sua vida? Invista em mudanças ou aceite as que vierem, este é o recado do Céu para agora.