Semana de eclipse solar mistura empecilhos, sensibilidade, sonhos e euforia
Um verdadeiro coquetel astrológico variado é a semana do eclipse solar parcial do dia 30/04 (sábado), a respeito do qual você lê aqui. Sol e Marte estão em boa sinergia, elevando a energia física e o potencial para inciativas.
Mercúrio, até a metade da semana, está em tensão com Saturno, ocasionando entraves e lentidões no dia a dia, e, às vezes, um travo de pessimismo. Mas também faz ótimos aspectos que ampliam a visão e mostram a metade cheia do copo (Júpiter), permitem um aprofundamento (Plutão) e a troca de gentilezas (Vênus).
Mercúrio ingressa em Gêmeos na sexta-feira (29), trazendo muita versatilidade mental para boa parte de maio. Aproveite-o em movimento direto, pois, a partir da retrogradação, no dia 10, tudo vai ficar mais enrolado no que se refere ao dia a dia, desde tomar decisões até fazer compras.
Vênus se alia a Netuno e Júpiter nesta semana. O aspecto com Netuno, que talvez predomine até a quinta-feira, é mais romântico e nostálgico. Mas depois disso, a aliança com Júpiter é alegre e festiva, podendo levar até a um pouco de exagero. Tudo bem, depois se recupera o rumo.
Sol em sextil com Marte e o aumento de energia
O Sol fica em bom aspecto com Marte durante boa parte de maio. Esta ótima combinação ajuda em ter boa energia, vitalidade, o que auxilia na saúde. Além disso, ajuda a equilibrar a assertividade para que não seja excessiva ou ausente, ficando na medida certa. Momento positivo para começos e iniciativas.
Os aspectos de Mercúrio na semana: a metade vazia e cheia do copo
De sexta passada (22) até quarta-feira (27), Mercúrio faz um sextil com Netuno, aspecto que amplifica a intuição e traz chance de palavras que possam ser curadoras ou inspiradoras.
Porém, neste mesmo período, Mercúrio quadra Saturno, contato que pode representar obstruções no trânsito, travamentos em sistemas e entregas, algum tipo de empecilho ou lentidão. Nada grave, mas, sim, pequenas obstruções no dia a dia e precisar ter mais empenho para conseguir fazer algumas coisas. No plano mental, vai ser preciso tomar cuidado com excesso de realismo ou pessimismo, bem como com palavras mais pesadas.
Porém, Mercúrio também vai fazer outros contatos nesta semana, como um fluente com Vênus, que estimula palavras mais afetuosas e gentis. É tempo de elogiar e demonstrar afeto. Este ótimo aspecto também ajuda nos negócios, negociações, comércio, além de estimular arte e cultura. A vida se torna mais interessante sob o efeito deste sextil!
Mercúrio também se afiniza com Júpiter e Plutão. Se, de um lado, podemos focar na metade vazia do copo com a tensão de Mercúrio com Saturno, o sextil com Júpiter estimula o contrário: buscar ter uma visão mais ampla. E, nisso, o bom contato com Plutão completa para querer profundidade nas informações.
Os aspectos de Vênus na semana: da sensibilidade à euforia
Assim como Mercúrio, Vênus faz vários aspectos. Até a metade da semana, está mais próximo da conjunção com Netuno, e, de quinta-feira (28) em diante começa a se aliar mais a Júpiter. Vênus/Netuno pode colocar à tona carências, nostalgias e até ilusões. Para algumas pessoas, vai inclinar a um pouco de preguiça.
Vênus/Júpiter, por sua vez, estimula o lado mais animado, otimista e confiante! Mas também mais exagerado, comer, beber ou gastar demais. Pode surgir algo que empolgue muito por estes dias e que pode ser realista ou não. Vai ser preciso um tempo para avaliar, ainda mais na semana do eclipse solar, que ocorre no sábado (30), que, normalmente, semanas antes e depois, já traz situações inesperadas.
Todavia, o lúdico está mesmo no ar! Paqueras e romances vividos aqui podem ter muita intensidade, com Vênus também em trilha de erotismo em um sextil com Plutão a partir de quinta-feira (28).
Mercúrio ingressa no versátil e curioso Gêmeos
Mercúrio ingressa em Gêmeos na sexta-feira (29), ficando neste signo até 22/05. Se tem de tomar decisões, aproveite os últimos dias antes da retrogradação, a partir do dia 10/05, normalmente um período mais difícil para isto. Mercúrio tem total afinidade com Gêmeos, signo do seu domicílio. O plano mental e tudo relacionado ao cotidiano, salvo aspectos astrológicos de tensão com outros planetas, tendem a ganhar agilidade, fluidez, versatilidade e curiosidade. Pensamos de forma mais rápida e ficamos estimulados por trocas e conversas. A tagarelice aumenta – mas as trocas bacanas, também!
Júpiter e Netuno conjuntos em abril: fuga ou conexão
Prossegue a conjunção Júpiter com Netuno, presente desde a segunda quinzena de março e até o dia 08/05. Esta conjunção é um marco astrológico importante, que lança sementes para os anos vindouros em termos coletivos de novas ondas culturais. Em uma dessas conjunções, nasceu o ritmo do jazz, por exemplo.
Mal utilizada, aumenta o escapismo e a falta de discernimento. Bem utilizada, intensifica a fé e a conexão. Neste momento, shows, espetáculos e tudo o que leve a uma elevação de vibração e encantamento podem ser de uma importância muito grande. A conjunção expande a arte, a sensibilidade, a imaginação, a criatividade. No plano coletivo, fomenta ajudas solidárias e empatia, algo importante em um contexto coletivo bastante complicado por perdas econômicas decorrentes da pandemia e seus desdobramentos,
Júpiter também está em sextil com Plutão, favorecendo recuperações. Se você precisa se recuperar emocional ou energeticamente ou transformar algo na sua vida, aproveite este aspecto, que favorece terapias e curas. Vá fundo nisso.
=> Siga a astróloga Vanessa Tuleski no Instagram