Céu da semana de 9 a 15 de dezembro de 2024

Por

Semana astrológica de 09 a 15/12 sugere crises, tretas e caminho para diálogo

Oposição Vênus/Marte ressalta conflito entre individualidade e coletivo. Veja dicas nas previsões da semana astrológica de 09 a 15/12

Crises e tretas no horizonte! As previsões da semana astrológica de 09 a 15/12 sugerem dias tensos, em que será importante saber lidar com nossas próprias frustrações. Não é por menos: ao longo dos próximos sete dias, temos Marte e Mercúrio em movimento retrógrado.

Além de dois planetas retrógrados simultaneamente, também experimentaremos uma oposição entre Vênus e Marte. Tal oposição promete mexer com questões ligadas à individualidade e ao coletivo.
Mas há também espaço para alguma leveza, especialmente na segunda metade da semana, com Vênus se afastando de Plutão. Além disso, Mercúrio formará sextil com Vênus, estimulando o diálogo – o que pode vir a calhar em meio às tretas da semana!

Resumo da semana astrológica de 09 a 15/12:

  • Ao longo de toda semana: Mercúrio retrógrado em Sagitário
  • Ao longo de toda semana: oposição de Vênus em Aquário com Marte retrógrado em Leão
  • Até terça-feira (10): conjunção de Vênus com Plutão
  • Até terça-feira (10): oposição do Sol com Júpiter
  • Até quarta-feira (11): Sol interagindo com a quadratura entre Júpiter e Saturno
  • A partir de quarta-feira (11): Vênus começa a se afastar de Plutão
  • A partir da quarta-feira (11): sextil entre Mercúrio em Sagitário e Vênus em Aquário
Agora que você viu os principais movimentos dos astros, acompanhe os detalhes da semana astrológica de 08 a 14/12 e saiba como se preparar para o que vem por aí.

Crises e tretas no horizonte de uma semana explosiva

O contexto está um tanto tenso desde a semana passada, com a conjunção de Vênus com Plutão. Tal conjunção se fará presente até terça-feira (10), e é um aspecto clássico de crise.

Assim, podemos esperar um aumento de episódios como:

  • crises internas ou envolvendo pessoas próximas;
  • gastos e despesas maiores surgindo;
  • ocorrências policiais, como aumento de assaltos e riscos.

Para completar, ao longo de toda esta semana, Vênus em Aquário também está em uma oposição com Marte retrógrado em Leão. E esse é o aspecto que evidencia as tretas, com divergências de opiniões e reações que podem ser explosivas.

Afinal, Marte em Leão é um tanto orgulhoso. Se alguém pisar no seu calo, pode esperar aquele rugido leonino tão característico.

E esse clima de treta é elevado por conta dos incômodos decorrentes da conjunção Vênus/Plutão, que pode nos levar a reagir a esses gatilhos internos. Só que temos de tomar muito cuidado para não reagirmos de forma agressiva demais, com Marte entrando na jogada.

Como se isso não fosse o bastante, até a terça-feira (10) também teremos o Sol em oposição com Júpiter. Por sua vez, esse aspecto acentua o exagero, muitas vezes de intolerância, também, como se alguém se sentisse dono da razão. Ou seja, a semana começa como um barril de pólvora a ser neutralizado.

Além de tudo, nessa combinação, pode haver uma impulsividade com dinheiro, o que deve ser evitado ao máximo nesta semana. Afinal, Mercúrio segue em movimento retrógrado, o que amplifica o potencial de arrependimentos causados por decisões impulsivas. Para quem não sabe, Mercúrio retrógrado desde o final de novembro e até 15/12 favorece a reflexão e análise.

Administrando o conflito entre a individualidade e o coletivo

Quando analisamos o contexto da oposição Vênus/Marte, salta aos olhos o conflito entre a individualidade e o coletivo. Afinal, Vênus está em Aquário, um signo ligado ao grupo e à opinião da maioria. Já Marte está em Leão, um signo atrelado à identidade, ao “eu”.

No coletivo, a oposição Vênus/Marte também pode evidenciar conflitos de gênero e/ou envolvendo grupos minoritários.

Por isso, nesta semana podemos sentir esse conflito também internamente. Você pode se questionar:

  • Onde é que eu estou com espírito de equipe, e onde eu queria fazer as coisas do meu jeito? E qual é a hora para uma coisa e a outra?

Júpiter/Saturno e as frustrações em evidência

O segundo semestre de 2024 tem entre seus principais trânsitos astrológicos a quadratura de Júpiter e Saturno, que chegará ao ângulo exato no dia 24 de dezembro. Mas a aproximação já está ocorrendo, e isso ganhará evidência nesta semana.

Mais precisamente, até quarta-feira (11), por conta da interação do Sol com os dois planetas. E isso tende a amplificar um sentimento geral de frustração.

Nessa quadratura, sentimos vontade de expandir nossos horizontes, de crescer, mas não conseguimos fazê-lo a contento, parece que algo nos limita. Para sermos bem-sucedidos, precisamos fazer um esforço muito grande. Tudo isso gera frustração, numa semana que já está um tanto belicosa.

Assim, essa sensação de que algo está precário, não suprido ou insuficiente também pode ser o combustível para as tretas dessa semana. Por exemplo, conflitos no trabalho causados por sobrecarga, ou em casa por alguma coisa não andar muito bem na relação.

Seja como for, nesta semana será preciso saber administrar nossas frustrações. Essa é uma quadratura muito propícia a reclamações, mas temos de ter em mente que reclamar não é o mesmo que agir. Assim, a chave é ouvir o que Júpiter e Saturno nos sinalizam para buscarmos uma ação consistente.

De um lado, temos Júpiter estimulando nosso desejo por crescimento. Do outro, Saturno nos põe à prova, como se questionasse: “E o que você vai fazer para crescer?”. Ou, ainda: “Que ação prática vai fazer, em vez de só ficar reclamando da vida?”.

O risco de reagir mal às frustrações

Como vimos, essa quadratura com potencial de frustrações ocorre em meio à oposição de Vênus com Marte, que sinaliza um conflito entre a individualidade e o coletivo. E esse é um conflito que, por si só, também pode ser gerador de frustrações.

Afinal, teremos de lidar com os nossos próprios limites. Por mais que desejássemos fazer mais pelos outros, teremos de delimitar até onde poderemos ir sem colocar em risco nossos próprios interesses.

E o perigo das frustrações é que, por vezes, a gente tenta compensá-las de forma impulsiva, o que acaba piorando o cenário. Por exemplo, gastando com bobagem, que podem virar dívidas às vésperas do fim do ano e as contas batendo à porta (IPTU, IPVA, matrícula de escolas e por aí vai).

Segunda metade da semana com aspectos favoráveis

Mas nem só de crises, tretas e frustrações viveremos na semana astrológica de 08 a 14/12. Também há espaço para boas notícias, especialmente a partir da segunda metade da semana.

A primeira notícia pode não ser exatamente uma boa ainda, mas já é um alívio e tanto: esta é a última semana de Mercúrio retrógrado. No dia 15, o planeta retoma seu movimento direto. Portanto, só mais um pouquinho de paciência, pois os dias de falhas em equipamentos e Internet estão perto do fim.

Mas, por mais que Mercúrio retrógrado atrapalhe o nosso dia a dia, também há boas oportunidades. Por exemplo, Mercúrio retrógrado favorece os reencontros. Assim, pode ser um bom fim de semana para rever pessoas de um passado recente, amigos ou ex-colegas.

A partir da quarta-feira (11), Vênus começa a se afastar da conjunção com Plutão. Esse aspecto vinha carregando nossos dias com um ar denso, com muitas situações tensas e até perigosas, então esse afastamento e a leveza que ele traz vêm em boa hora.

Também a partir da quarta-feira (11), Mercúrio forma aspecto favorável (sextil) com Vênus. Em um contexto de muitas tretas e conflitos, esse é um aspecto que ajuda a negociar e conversar.

Assim, em vez de querer sair brigando ao menor sinal de desavença, você pode optar pelo caminho da diplomacia e/ou da inteligência. O diálogo e a negociação podem render bons frutos em uma semana com nervos à flor da pele.

A combinação Mercúrio/Vênus também é ótima para eventos culturais, por isto agende eles, mas lembre-se desta atmosfera mais competitiva que ainda marca a semana por conta da oposição de Vênus e Marte e se, se surgirem situações mais tensas, saiba como conduzi-las da melhor forma. Afinal, a previsão astrológica serve para ajudar exatamente nisso, não é? Boa semana para todos nós!

E se você quer começar 2025 com com as melhores informações, se inscreva no curso “Prepare-se para 2025“.

Se você gosta da minha linguagem e trabalho, não deixe de me seguir no Instagram, Você também pode gostar de me ver e me ouvir no meu canal do Youtube.

Deixe um comenário