Casa 8 em destaque no mapa da Lua nova pode trazer crises, processos de cura ou então ênfase em questões financeiras
A primeira Lua Nova de 2022 acontece no dia 02 de janeiro, às 15h33 do horário de Brasília, no grau 12 de Capricórnio. A partir do horário, é possível levantar um mapa astral que vai revelar as tendências presentes ao longo de um mês, até a próxima Lua Nova.
Conhecer estas tendências pode nos ajudar a entender o porquê de certos desafios que vão surgir, mas também aproveitar oportunidades e pontos fortes. Que tal conhecer as inclinações desta Lua Nova?
Nesta análise você vai entender:
- O que traz a primeira Lua Nova 2022?
- Como será o amor em janeiro?
- Metas para 2022 na Lua Nova
- Em qual casa do seu mapa cai a primeira Lua Nova de 2022?
- Quais temas da sua vida são destacados pela primeira Lua Nova de 2022?
Um mapa astral com ênfase no elemento Terra
O mapa astral da Lua Nova vai ter um Ascendente no final de Touro e mais 4 planetas em Capricórnio, dentre eles o Sol e a Lua. Touro e Capricórnio fazem parte do elemento Terra, que vai imprimir suas características no mês de janeiro. A Terra é prática: pensa em finanças, carreira, realizações e ambições.
Assim, depois de um período de relaxamento e festa, marcado pela última Lua Nova, no signo de Sagitário, temos a chance de começarmos a pensar em como realmente vamos querer que seja o nosso ano. Capricórnio, inclusive, é um signo bem realista, que nos acorda para a realidade.
Lua Nova na Casa 8
Sol e Lua ocupam a Casa 8 do mapa da Lua Nova. Veja algumas possibilidades coletivas e pessoais para este posicionamento, lembrando que nem todas precisam acontecer.
- Possibilidade de surgirem crises e perdas, tanto no âmbito coletivo como pessoal. Exemplos: fortes chuvas, prejuízos, mortes por causa de eventos climáticos, acidentes.
- Tensões podem ficar mais evidentes a partir do dia 7.
- Sol e Lua fazem um ótimo aspecto com Urano na Casa 12, uma Casa tão ligada ao mundo interno e emocional quanto a 8. Por isso, há chance de ir fundo em certas questões e ser um período de grandes mudanças internas, criatividade, libertação e insights.
- O aspecto também pode ajudar em finalizações que já esteja se elaborando há tempos e já estejam amadurecidas, como terminar um relacionamento sabendo que é isto que se quer mesmo. Ou finalizar uma fase no trabalho.
- Sol e Lua na Casa 8 é ótimo para saber com clareza o que não queremos para o ano e que tem de ser deixado para trás.
- Há também mais consciência do que precisa ser transformado, e, como Lua e Sol estão em Capricórnio, pode haver mais esforço nesse sentido.
- Em uma escala pequena, mas não menos importante, pode ajudar a retomar a forma depois das festas de final de ano.
- Assuntos financeiros vão estar em destaque, como divisão de bens, heranças, gastos. Janeiro é um mês com muitas contas para pagar, certo? No país, questões orçamentárias, juros e impostos podem ficar mais fortes.
- A Casa 8 também pode evidenciar temáticas envolvendo sexo e vida íntima. Você pode aproveitar para reacender a famosa pegada ou então sedução.
Amor em janeiro: entre a iniciativa e a recomendação de alguma cautela
O amor em janeiro vai ter duas características, ditadas por Vênus conjunto com Plutão e Marte na Casa 7.
Vênus conjunto a Plutão: a conjunção, que permeou dezembro/2021, coloca um viés mais intenso em várias relações, seja para fazer trazer de volta amores do passado (ou cogitar isto), para gerar crise ou mesmo terminar uma relação que não vai bem.
Também pode turbinar atração e erotismo, mas é bom lembrar, para solteiros, que uma relação, para se estabelecer, precisa ter mais ingredientes além desse, para não haver mais decepções lá na frente.
Vênus também faz uma ótima aliança com Netuno, podendo trazer doses de conexão, sintonia e romantismo para algumas relações.
Mas vai ser preciso tomar cuidado com o lado mais difícil de Vênus/Plutão, que pode fazer emergir os problemas nas reações de todos os tipos. Pode haver necessidade de habilidade para entender situações ou, mesmo, resolvê-las. Podemos também nos sentir incomodados com algo, mas sem chance de reclamar por envolver, por exemplo, uma hierarquia ou uma relação de poder desigual.
Parcerias e relacionamentos devem ter um pé na avaliação em janeiro, já que Vênus está retrógrado. Antes de realmente engrenar a médio prazo vai ser importante avaliar. Guarde isto: Capricórnio enfatizado pede mais prudência para acordos de longo prazo.
Um toque especial: Vênus retrógrado não é bom para compras. Se possível, evite em janeiro ou guarde a nota fiscal e a embalagem para possíveis trocas.
O outro posicionamento que vai influir nas relações é o de Marte na Casa 7, pedindo mais iniciativa, tanto para comprometidos como para solteiros. Por exemplo, para propor atividades e programas ou, para solteiros, ajudar um encontro a de fato acontecer.
Marte em Sagitário nesta Casa traz um espírito maior de aventura e sinaliza um período de mais atividades em contatos e parcerias. Ótimo para atividades com outras pessoas, como andar de bicicleta ou fazer uma caminhada.
Marte em bom aspecto com Saturno traz produtividade no trabalho em parceria. É um aspecto que ajuda para que tenhamos também eficiência e capacidade de realização. Talvez tenhamos aspirações e metas que necessitem que comecemos esforços agora. Lembrando que Saturno é o regente de Capricórnio, o signo da lunação, que pede realismo e planejamento, virtudes importantes para janeiro.
Metas para 2022 na Lua Nova
Marte faz bom aspecto com Saturno, o que pode trazer produtividade no trabalho em parceria. É um aspecto que ajuda para que tenhamos também eficiência e capacidade de realização. Talvez tenhamos aspirações e metas que necessitem que comecemos esforços agora.
Lembrando que Saturno é o regente de Capricórnio, e a primeira Lua Nova de 2022 acontece neste signo, ou seja, realismo e planejamento são virtudes importantes para janeiro.
Mercúrio, que rege o plano mental ao longo deste mês, está em Aquário. Isto ajuda para que você possa se abrir para coisas novas e consiga pensar “fora da caixa”, com intuição e, paradoxalmente, lógica mais afiadas. Mercúrio em Aquário é, ao mesmo tempo, muito criativo e mental.
Além de estar Aquário, Mercúrio está na Casa 9 no mapa da primeira Lua Nova de 2022 e isso nos inclina a ter uma visão mais ampla e pensar sobre projetos, viagens, especializações ou estudos.
Casa do mapa acionadas pela Lua nova e seus temas
Veja em que Casa a primeira Lua nova de 2022 vai cair no seu mapa e quais temáticas serão acionar neste mês na sua vida:
Lua Nova na casa 1
- Temas em destaque: Você mesmo, sua individualidade, começos e inícios, novas sementes na sua vida pessoal, novas atitudes e direções, talvez até algo novo na sua aparência.
- Dica: volte-se mais para você, para a sua individualidade e identidade, especialmente se você se envolveu com papéis (mãe/pai, esposa/marido, profissional, etc). Bom momento para inícios.
Lua Nova na casa 2
- Temas em destaque: Assuntos práticos e financeiros, como ganhar e gastar dinheiro, autoestima, autovalor, seus talentos, como transformar talentos em algo prático.
- Dica: que tal se centrar em praticidade e no financeiro. O momento é positivo para produzir e trabalhar.
Lua Nova na casa 3
- Temas em destaque: Comunicação, Irmãos ou parentes, deslocamentos, papéis e documentos, forma de pensar, flexibilidade, estar em dois lugares, fazer duas coisas.
- Dica: circule, converse, comunique. É hora de contatos!
Lua Nova na casa 4
- Temas em destaque: Esfera mais íntima, Casa e família, Assuntos imobiliários, Questões do passado, Questões emocionais, Questões de infância ou até velhice.
- Dica: vai haver um destaque para questões da sua família, intimidade e esfera pessoal. Você vai querer ficar um pouco na sua concha, e tudo bem.
Lua Nova na casa 5
- Temas em destaque: Questões ligadas a amor, Filhos, Prazer, gratificação, Projetos pessoais, Sua identidade, O que realmente te satisfaz e dá prazer.
- Dica: você ganhou uma das melhores permissões, a de se divertir, relaxar e namorar.
Lua Nova na casa 6
- Temas em destaque: Questões de saúde, Hábitos e rotina, Alimentação, Trabalhos, Organização, Empregados, Mundo prático, Animais de estimação.
- Dica: colocar seu trabalho, rotina, alimentação e saúde em ordem vai ser uma boa pedida para este mês.
Lua Nova na casa 7
- Temas em destaque: Parcerias, Relações, Fatos e projetos novos para o parceiro, O outro na sua vida.
- Dica: hora de se relacionar! Comprometido(a), dê mais atenção a seu par. Solteiro(a), preste mais atenção ao seu redor, quem sabe tem alguém interessante para você conhecer?
Lua Nova na casa 8
- Temas em destaque: Dinheiro do outro, Dinheiro em sociedade, Sexualidade, Sentimentos profundos, Cirurgias, Finais de ciclo, Renascimentos íntimos, Crises e transformações.
- Dica: pode rolar crise ou finalizações. Mas o mês pode ser bom para trabalhos terapêuticos, buscando deixar o que não serve mais para trás.
Lua Nova na casa 9
- Temas em destaque: Ensino à distância, Especializações, Estudos, Filosofias, Religiões, Aspirações, Viagens, Contatos com o exterior.
- Dica: você está inspirado a crescer, se expandir, aprender mais ou viajar. Aproveite este otimismo!
Lua Nova na casa 10
- Temas em destaque: Questões profissionais, Visibilidade, Objetivos maiores, Realizações, Vocação, Momentos importantes para os pais.
- Dica: este é aquele mês que te permite brilhar na carreira, ter melhoras neste âmbito e maior clareza.
Lua Nova na casa 11
- Temas em destaque: Mobilizações, Grupos, amigos e amizades, Projetos para o futuro, Participação em questões coletivas.
- Dica: amigos e grupos vão ser tudo de bom neste mês. Troque muito!
Lua Nova na casa 12
- Temas em destaque: Questões internas, Sensibilidade, Mundo psíquico e espiritual, Influências inconscientes, Ações de bastidores, Lidar com solidão ou a própria companhia.
- Dica: cuide mais do seu plano psíquico e espiritual. Preste a atenção em sonhos e intuições.
Aproveite para seguir a astróloga Vanessa Tuleski no Instagram.