Mercúrio retrógrado: seu dia a dia com mais obstáculos

Por

Os períodos em que Mercúrio está retrógrado alteram a natureza deste planeta, que rege a agilidade, os aparelhos, o trânsito, os carros e praticamente tudo o que faz parte do nosso dia a dia. Durante a retrogradação, estes assuntos poderão estar mais sujeitos a atrasos e atrapalhos, requerendo muito mais atenção da nossa parte. Saiba em detalhes o que poderá acontecer e como tornar esta fase menos atrapalhada.

Próximos períodos de Mercúrio retrógrado em 2024

  • 1 a 25 de abril de 2024
  • 5 a 28 de agosto de 2024
  • 26 de novembro a 15 de dezembro de 2024

Aparelhos diversos, celulares, tablets, computadores, eletrônicos e até carro

O QUE PODE ACONTECER: Mercúrio rege tudo o que faz parte do nosso dia a dia e que nos auxilia. Durante este período, não é incomum que a máquina de lavar pife, que você fique sem Internet, que a TV a cabo não funcione por 24 horas seguidas, etc.

RECOMENDAÇÃO:  primeiro, não se estresse. É previsível que as coisas não sejam tão eficientes neste período. Tenha (muita) paciência para contornar os problemas que surgirem.

Segundo, “não brinque com fogo”, ou seja, não resolva formatar o HD do seu micro sem um bom motivo (ex: “só para limpar a máquina”), pois tudo está sujeito a complicar e a reinstalação poderá não ser tão simples assim.

Terceiro, seja prevenido. Esteja em dia com os backups dos seus arquivos de computador, por exemplo.

Idéias, iniciativas e projetos

O QUE PODE ACONTECER: Mercúrio rege os nossos conceitos, opiniões. Quando Mercúrio voltar a ficar direito, ideias poderão mudar. Nesta fase, não é incomum que o governo fique meio maluco. Na segunda feira, anuncia um pacote de medidas e no mesmo dia desperta polêmica. Na quarta, depois de críticas, tem de se retratar e mudar várias coisas. A cada dia, novas mudanças e adendos. Até se saber o que o governo realmente quer passarão vários dias!

RECOMENDAÇÃO: não acredite em nada como definitivo. Nem mesmo em você! Suas próprias ideias poderão mudar depois. Por isto, se possível, não comece projetos importantes e nem assine contratos. Há formas de driblar o primeiro caso, mas para o segundo é meio difícil. Pode haver arrependimentos mais tarde, devido a algum detalhe (geralmente um ‘grande’ detalhe!) que passou despercebido. Além disso, contratos tenderão a vir com erros ou algo que você poderão não perceber na hora. Quanto ao lançamento de projetos, se isto for algo inadiável, será necessário um grau maior de meticulosidade para checar se está tudo em ordem. Nada deve ser feito de maneira corrida e imatura.

Comunicações de todos os tipos: pessoalmente, por e-mail, telefone, etc

O QUE PODE ACONTECER: Mensagens e comunicações podem se extraviar, atrasar ou seus conteúdos não serem compreendidos. Também há a chance de mal entendidos. Possibilidade de remarcação de compromissos com maior frequência nesta fase do que quando Mercúrio está direto.

RECOMENDAÇÃO: checar se o processo da comunicação se deu de maneira completa e eficiente do começo ao fim. Na prática, isto significa ligar para saber se uma determinada correspondência foi recebida. Em alguns casos, certifique-se até mesmo se a mensagem foi compreendida. Segundo, conferir mais tudo o que você e o outro fizerem. Está todo mundo mais sujeito a cometer erros e distrações, e a única maneira de evitar problemas maiores é se sendo mais cuidadoso.

Trânsito e vias de acesso

O QUE PODE ACONTECER: Da mesma forma que os aparelhos estão mais tendentes a pifarem, você também pode encontrar surpresas no trânsito, como uma passeata que para as ruas bem no dia em que você já saiu atrasado.

RECOMENDAÇÃO: Planeje-se mais, em tudo. Não deixe para sair na última hora se Mercúrio está retrógrado e aquele é um dia importante para você.  De modo geral, você terá que ser mais flexível e inventivo para lidar com um dia-a-dia de Mercúrio retrógrado.

Procedimentos cirúrgicos

Dos comentários anteriores, pode-se inferir que este não é dos melhores períodos também para procedimentos cirúrgicos, seja pela possibilidade de se acontecerem distrações, por problemas de comunicação ou por algo ter de ser refeito. Curiosamente, cirurgias reparadoras de outras estão mais de acordo com Mercúrio retrógrado, pois está se retornando a um procedimento realizado.

Cirurgias por motivos de saúde e inadiáveis também terão mais a ver com Mercúrio retrógrado do que as estéticas (que, afinal, podem ser planejadas para um momento mais propício). Não que obrigatoriamente tenha de acontecer algo negativo em uma cirurgia estética, mas Mercúrio, por reger a comunicação, e, por estar retrógrado, pode até mesmo significar uma diferença entre o que o que o paciente comunica e o que é entendido pelo médico e vice-versa. Além disso, a decisão pode não estar amadurecida ou a cirurgia acontecer em um momento que não seria o melhor para a pessoa.

Coisas boas para se fazer com Mercúrio retrógrado

Mercúrio retrógrado pode ser bom para tudo o que comece com “re”, isto é, REver, REvisar, REpensar, Retomar, REfazer. Se no passado você leu e estudou algo que não compreendeu, as chances são maiores agora de que possa assimilar. Também poderá ser interessante concluir os projetos inacabados. Pode ser uma fase produtiva para consertar, arrumar, o que já estiver com defeito ou parado. O passado também fica mais tendente a ressurgir . E, assim como você pode conseguir absorver algum conhecimento que não captou bem no passado, nesta fase você também poderá ter muitos insights, percebendo melhor o que se passa com você, com sua vida, pois todo planeta retrógrado implica em um grau maior de introspecção e reflexão.

RESUMÃO DE MERCÚRIO RETRÓGRADO

 Algumas coisas que podem acontecer com Mercúrio retrógrado

  • Falhas em equipamentos (computadores, telefones, etc).
  • Algo que possa causar transtornos no dia a dia, seja do trabalho ou com trânsito. Canais que podem ser interrompidos.
  • Greves, em especial em setores ligados a transporte ou comunicações.
  • Mensagens chegando incompletas ou com erros.
  • Mudanças de ideia em determinações oficiais.

  Qual é a melhor atitude com Mercúrio retrógrado

  • Ser cuidadoso com as comunicações. Prever possibilidade de mal entendidos. Evitar impulsividade. Checar se o que foi dito foi compreendido.
  • Estar em dia com cópias de seguranças dos micros e celulares.
  • Conferir tarefas, pois a possibilidade de distrações é maior.
  • Evitar assinar contratos. Altas chances de mudanças de ideias posteriores.
  • Evitar iniciar projetos de maior porte, como abertura de lojas, a menos que se esteja pronto para lidar com imprevistos.

Coisas boas de Mercúrio retrógrado

  • Não prejudica os retornos. Ex: voltar a trabalhar em uma empresa da qual você já foi empregado; refazer uma cirurgia que não ficou perfeita; resolver algum assunto do passado.
  • Favorável para consertos de coisas já estragadas.
  • Comunicados negativos poderão ser revistos.
  • Repensar e esclarecer. Entender melhor situações que não foram bem compreendidas no passado.

=> Se você gosta da minha linguagem e trabalho, não deixe de me seguir no Instagram, Você também pode gostar de me ver e me ouvir no meu canal do Youtube.

 

32 comentários sobre “Mercúrio retrógrado: seu dia a dia com mais obstáculos”

O que você diria de um nativo que tem mercúrio em câncer, retrógrado, na casa 8, mas que já estudou 18 idiomas e é escritor? Isto não me parece características de mercúrio retrógrado 😛

Por que não? Muitos escritores nascem com Mercúrio retrógrado. A retrogradação, para muitos na Astrologia, está ligada a vidas passadas e quem tem Mercúrio retrógrado pode ter estudado e escrito muito em outras vidas, e ter trazido a memória de vários de seus conhecimentos para esta vida. Por isto, nada a surpreender no caso descrito. 😉

Olá, Vanessa,

Estou tentando fechar a compra de um imóvel desde dezembro de 2012. Naquela oportunidade, o negócio não se concretizou. Além disto, dei um pequeno sinal que ainda não foi devolvido.

Já passei pela negociação de uma segunda opção, em janeiro de 2013, que não se concretizou por pendências na documentação.

Neste momento, de Mercúrio retrógrado, estou conduzindo uma terceira iniciativa! Podemos considerar uma retomada do negócio inicial e, desta forma, nos beneficiar da retrogradação? Ou consideramos como um contrato imobiliário independente das situações anteriores e aguardamos o fim do trânsito?

Agradeço suas ponderações!

Olá, Val

A ideia seria fazer a retomada agora, realizando uma checagem minuciosa dos documentos. Porém, Mercúrio retrógrado é sempre um período manhoso, então é possível que, ainda assim, algum pequeno obstáculo apareça. A ideia agora é que toda a atenção é pouca para conferir cada detalhe.

Olá, Val

É possível que o contrato possa ser retomado agora. No entanto, como Mercúrio retrógrado é sempre um período manhoso, então é provável que, ainda assim, algum pequeno obstáculo apareça. A ideia agora é que toda a atenção é pouca para conferir cada detalhe, por isto faça uma verificação minuciosa da documentação e se a escritura for marcada para este período, leia todos os dados com cuidado.

Abraços.

Muito bons os seus textos! Não moro no Rio, mas assim que me organizar melhor pedirei a uma amiga para fazer o depósito e assim agendarei uma consulta. Amo astrologia, leio tudo! Obrigada pela boa leitura!

Olá Vanessa! Namastê!!
Gosto dos seus textos, já assisti algumas palestras suas, também estudo astrologia (sou apaixonada).
Estou organizando um seminário espiritualista para outubro, minha pergunta é: Mercúrio estará retrógrado todos os finais de semana do mês. É recomendado fazer o seminário com Mercúrio retrógrado?
Te aguardo. Meu abraço!
Adriana Calheiros.

Adriana,

fico feliz que curta o meu trabalho. A retrogradação de Mercúrio não diminui as chances de sucesso do evento, mas pode obrigar a lidar com imprevistos e a ter que ter um “plano B” para eventuais falhas com equipamentos.

Além disso, Mercúrio retrógrado normalmente tem maior profundidade, mas, eventualmente, o discurso é um pouco menos claro ou direto. Ele privilegia se preparar mais do que agir de improviso. Boa sorte!

Abraços!

Olá Vanessa. Seria aconselhável começar uma loja virtual neste período de mercúrio retrógrado? Obrigada

Claudia, o importante é os detalhes estarem todos acertados, pois o grande problema desta época são as falhas. As pessoas tendem também a ficar um pouco mais indecisas nesta época, por isto pode ter uma energia mais “amarrada”. Mas não é um diagnóstico absoluto.

Oi, então me ajude: porque só O MEU CELULAR pifa?? Minha internet não funciona há 3 dias ou mais, e com o da minha filha, na mesma casa, mesmo wifi está tudo ok. Socorro! Bjo!

[…] Mercúrio retrógrado já é um velho conhecido dos apreciadores da Astrologia. Três vezes por ano, o fenômeno ocorre e equipamentos podem apresentar defeitos, serviços essenciais entrarem em greve, trabalhos podem ter de ser refeitos e compromissos remarcados. Assim, anote os períodos a seguir no calendário para, se possível, evitar lançamentos, já que são fases de atrapalhos. E evite cirurgias não emergenciais, pois há chance de que precisem ser refeitas/reparadas posteriormente. […]

[…] Mercúrio retrógrado começou na sexta-feira passada (14), mas possivelmente nesta semana é que vai se tornar mais perceptível, com atrapalhos no dia a dia, comunicações mais confusas e truncadas e mais remarcações e cancelamentos em compromissos. O fenômeno aumenta a indecisão no plano mental, de modo que, se puder aguardar Mercúrio ficar direto, a partir de 04/02, será melhor para tomar decisões. Durante a retrogradação, é preciso ter paciência com falhas em sistemas, Internet, não sendo o melhor momento para compras. Ademais, assuntos e questões do passado podem retornar. Favorável para revisões. […]

[…] Mercúrio fica retrógrado em Áries durante quase todo o mês de abril o que, sim, pede que tenhamos paciência, mas também pode contribuir para oportunidades interessantes e melhorias. A necessidade de calma também vem com a conjunção de Marte-Saturno, que pode nos fazer lidar com mais obstáculos, pedindo resiliência. Por outro lado, alguns trânsitos nos farão sair da inércia: Júpiter com Urano e Vênus em sextil com Plutão. Saiba tudo no vídeo e no texto a seguir. […]

Deixe um comenário