Mick Jagger

Por

Será o nome ‘Rolling Stones’ que está associado a ‘Mick Jagger’ ou é o nome de ‘Mick Jagger’ que está associado a ‘Rolling Stones’? Se houver uma resposta, é ambos. Jagger foi um jovem da efervescente década de 60 e, no antológico ano de 68, que foi importante no mundo inteiro, Mick tinha 25 anos. No palco, sua presença é performática e magnética. Bonito? Nunca foi, mas é conhecido por seus casos amorosos, não importando o seu estado civil. Quem é Mick Jagger, a pessoa e o artista?

Mick Jagger não é apenas um leonino. Ele é um leonino exagerado, intenso e inquieto. Ele não tem somente o Sol em Leão, mas outros três planetas e Leão é ainda o seu Ascendente. Sem dúvida, não nasceu para ficar em seu cantinho. E ele mesmo dirá que nasceu para brilhar. Toda essa ênfase em Leão faz com que Jagger seja muito expressivo, criativo.

A conjunção do Sol com Júpiter faz de Jagger uma pessoa exagerada. Ele é oito ou oitenta. Júpiter também mostra o seu lado que quer aproveitar a vida. Em certo sentido, Jagger se sente como o próprio Zeus: temperamental, generoso, líder. Nada em Mick Jagger é moderado. Talvez sua grande boca, símbolo dos Rolling Stones, seja uma característica que simboliza esse exagero: Jagger tem uma grande boca porque quer tudo o que a vida pode dar, e nem uma gota a menos.

Porém, não é apenas exagerado: é também intenso. Plutão está junto ao seu Sol. Como não se não bastasse ele reagir a vida com exagero ele também reage de forma profunda, visceral. Largo (Júpiter) e fundo (Plutão) a um só tempo. Ele também tem um ‘lado escuro’, que ele reconhece em si. E uma necessidade muito grande de magnetizar tudo ao redor, característica que ele leva para os palcos com sucesso.

O lado ‘negativo’ disso (para os outros, e não para Jagger) é uma tendência que podemos chamar de realmente egocentrista. Para conviver com Jagger, a outra pessoa tem de ser forte e pensar em si mesma, porque é o que Jagger estará fazendo. O mapa de Jagger também não apresenta sequer um planeta no hemisfério direito do mapa, relativo a colaboração e negociação: Jagger realmente faz o que quer, quando quer e a hora que quer. Por outro lado, é alguém que tem a características de ’se fazer’, de tomar as iniciativas.

Mercúrio também está conjunto a Plutão e Júpiter. Sua mente – Mercúrio – é exagerada, filosófica, expansiva, mas também profunda. Em seus comentários, em suas letras, ele vai no ponto mais profundo, onde não há limites. Até porque a questão dos limites é conflituosa para Jagger. Ele prefere viver sem limites. Ele quer alcançar o âmago (Plutão) e a totalidade (Júpiter) das experiências da vida e é por isso que sua vida nunca será sensata ou razoável.

O signo que está no Meio-do-Céu, que simboliza a imagem pública de Mick Jagger, é Áries. Ele passa uma imagem agressiva, mas, principalmente, cheia de energia. Áries é também um signo do Fogo, e os signos do Fogo, simbolicamente falando, ‘nunca envelhecem’, e o que acontece com Mick Jagger.

A Lua de Jagger está em Touro, no Meio-do-Céu, casa da carreira. Sua mãe foi influente em sua vida e na maneira como Jagger dirige a sua carreira. Ele se preocupa, sim, com o sucesso, a popularidade e o retorno financeiro. Para ele, dinheiro é uma questão emocional, e é sabido que Jagger é um negociador duro quando algo pode envolver grandes somas de dinheiro. Jagger sente que o dinheiro é devido ao sucesso dele, e realmente se apega ao que é dele. Com a Lua em Touro, Mick cria laços emocionais duradouros e com a Lua no Meio-do-Céu muito do preenchimento de suas necessidades emocionais está ligado à carreira. Igualmente, ele usa sua sensibilidade na carreira e é uma pessoa querida de seu público, com uma fiel legião de fãs e seguidores. A Lua na casa dez é realmente marca de popularidade, e pode-se dizer que Jagger, de fato, precisa dela. A atração por modelos (casou-se com duas modelos) também vem desta Lua: Jagger quer uma mulher que possa apresentar para o mundo, e Touro é um signo ligado a beleza, por ser regido por Vênus. Jagger também precisa de uma mulher que entenda as suas necessidades profissionais, que saiba apoiá-lo nesse setor. Ele também tem preferência por mulheres sólidas e estáveis, mas que ao mesmo tempo tenham sensibilidade e empatia, já que a Lua se liga a Netuno por um trígono. Ou podemos resumir isto como uma preferência por mulheres tranquilas, certas do que querem e compreensivas, capaz de suportar com certo estoicismo o lado de Jagger sempre voltado para a próxima conquista.

Com Aquário na sétima casa, entretanto, ele também precisa de uma mulher com uma mente aberta, uma pessoa curiosa e inteligente. Ele também não deseja uma ‘união comum’, baseada na conveniência, preferindo a separação quando não há mais afinidade ou amizade. Com Urano, regente desta casa, na casa onze, tem de ser uma mulher que também aceite suas amizades e até o próprio grupo musical a que ele pertence.

Ainda no capítulo mulher, Jagger se sente atraído por mulheres discretas, um pouco críticas ou exigentes, femininas, arrumadas mas sem extravagâncias, já que Vênus se encontra em Virgem. Uma mulher ‘perfeita’ (inclusive pelo lado da inteligência), de um certo modo, mas também com com um toque original e diferente, porque Vênus está em contato com Urano. Pode-se dizer que sua ex-mulher Jerry Hall se encaixa bastante neste perfil.

O padrão afetivo de Jagger não é simples. Com Vênus em Virgem ele é seletivo. Apesar de passar a impressão de se envolver com qualquer mulher na verdade Jagger tem muitos pré-requisitos, é exigente e pequenos detalhes podem fazer com que ele perca o interesse. Com Vênus em quadratura com Urano ele se sente dividido entre a afetividade – Vênus – e a liberdade – Urano. Seus romances também podem começar e terminar de maneira repentina. E podem ter uma característica de quebra de padrões, de inconvencionalidade. Ele tem necessidade de viver um relacionamento de um modo diferente, sem estar tanto preso às regras prescritas. Isso traz muita instabilidade aos relacionamentos afetivos de Mick Jagger, mas também vibração, criatividade. A atração física também exerce bastante importância nesses relacionamentos, uma vez que Vênus está em um signo da Terra e em trígono com o sexual Marte.

Onde Marte se localiza no mapa de Jagger? Em primeiro lugar, está em aspecto com todos os seus planetas em Leão. Há um lado agressivo em Jagger, ao mesmo tempo em que ele teme a sua própria agressividade ou faz coisas de forma impulsiva que acabam indo contra ele. Essa mesma configuração também identifica sua energia e resistência física. Marte está em Touro. Jagger é extremamente perseverante. Sua ação é lenta mas decisiva. Marte em Touro também está ligado ao seu jeito sensual, duplamente enfatizado porque Marte está em trígono com Vênus, o que explica a sua fama de sedutor. Marte em Touro é o posicionamento de quem age – Marte – pelo prazer ou bem estar – Touro. Marte está no Meio-do-Céu de Jagger e por isso a imagem pública que ele passa é ativa, sexual, energética.

Jagger tem ênfase em Fogo e Terra, com oito planetas distribuídos entre esse signo. Sente-se oscilar entre uma postura prática – Terra – e a busca de aventura e excitação – Fogo. Por ter muita Terra, joga muita energia no trabalho. O Fogo é o seu lado criativo e a Terra é a maneira profissional e bem sucedida como ele guia a sua carreira. Apesar disso, a divisão interna é grande entre a segurança e a busca do novo. Ele quer ter as duas coisas e nem sempre isto é possível.

Mick Jagger não tem nenhum planeta em Água, e também não tem planetas do hemisfério direito. Jagger tem uma certa deficiência em se identificar com os estados emocionais das pessoas. Quando Mick está ‘fazendo o que quer’, não pensa que isto possa estar magoando alguém. Ele tem realmente dificuldade em entender os estados emocionais das pessoas, suas razões, suas ‘pieguices’ até, mas, algumas vezes, as pessoas com falta de Água fazem grandes tempestades emocionais por causa desta falta de consciência do elemento.

Na casa do grupo, Jagger tem Urano e Saturno. Urano nesta casa vai indicar que as amizades o estimulam e que o coletivo tem um grande impacto sobre ele, e vice versa. E Saturno nesta casa vai indicar que, na realidade, Jagger tem poucos amigos e é exigente com os amigos que tem, o que inclui a própria banda Rolling Stones. Saturno em quadratura com Netuno, que está na casa três, pode indicar que algumas vezes Jagger não consegue passar suas idéias para o restante do grupo. É sabido que algumas vezes Jagger tentou se lançar em carreira solo, mas Urano na casa onze praticamente o puxa para manter o grupo, pois ele é a ‘fonte da sua juventude’ e simboliza o seu lado irreverente e o impacto que Jagger tem.

O mapa de Jagger não é tranqüilo, há muitas tensões e intensidade, e, principalmente, muita energia concentrada. Jagger vive querendo fazer coisas, nunca sossega e tem uma necessidade de ser mais, fazer mais, ir além. Tem, sem dúvida, uma personalidade obsessiva, voraz e controladora, e, se não estivesse no ‘Olimpo’, toda esta energia poderia se manifestar de modo destrutivo. Porém, no mundo artístico, sua personalidade acaba se manifestando de modo marcante e inesquecível. Jagger é magnético, e gosta de ser assim. Aliás, uma coisa que JAMAIS se pode dizer de Jagger é que ele esconda quem é. Ele se assume, e quem está próximo dele sabe disso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *