O que é Ascendente? Entenda melhor

Por

Um dos conceitos mais misteriosos em astrologia é o do Ascendente. Todo mundo já ouviu falar sobre Ascendente, mas poucas pessoas sabem o que é. Há muitas dúvidas: é complementar ao Sol? É mais forte do que o signo solar? É mais fraco do que o signo solar? Este artigo pretende esclarecer todas essas dúvidas.

O Ascendente e o nascimento

Quando uma pessoa nasce, há um signo no horizonte leste, nascendo junto com ela. Esse signo é o Ascendente. De acordo com esse signo (e com os planetas que estejam contido nele) dá-se as condições do nascimento dessa pessoa. É um signo dinâmico que está no horizonte leste? Então aposte em uma criança que vem ao mundo com muita energia e demonstrará sempre essa energia ao começar algo. É um signo calmo? Então o ambiente que receberá essa criança será sereno e ela tenderá a iniciar as coisas de um modo calmo.

O Ascendente imprime uma marca em nosso estilo de começar as coisas – fazer amizades, iniciar cursos, etc. Seu nascimento foi traumático, você quase morreu? Então é possível que a cada começo você reaja com bastante intensidade, sempre de um modo bastante emocional. Seu parto foi demorado? Isso irá fazer com que você sempre procure começar as coisas com certa cautela, para não cometer erros.

O Ascendente mostra as circunstâncias de nosso nascimento, as quais irão influenciar nosso comportamento externo durante toda a nossa vida. Assim, por exemplo, se quando você nasceu em um momento positivo para a sua família e durante o seu nascimento havia confiança, você irá sempre manifestar essa confiança e otimismo ao iniciar coisas novas.

O Ascendente como uma máscara

O Ascendente é como uma máscara, não em um sentido negativo, e sim no significado de roupagem. O Ascendente é aquilo que você PARECE SER. É a impressão pessoal que você quer transmitir e que transmite. Por exemplo, se o seu Ascendente é Virgem, você quer transmitir uma impressão de ser uma pessoa cuidadosa, prática, meticulosa. As pessoas podem achar que você é esforçado, inteligente. Mas também podem achá-lo muito crítico. A imagem que transmitimos está muito de acordo com o uso que fazemos dela. Assim, um Ascendente em Leão, por exemplo, pode parecer caloroso ou pode parecer arrogante, depende de como a pessoa está usando aquele signo. Um Ascendente em Libra pode parecer sociável ou muito hesitante.

O Ascendente como uma busca

Estamos sempre buscando as características do signo Ascendente. É por isso que ele marca tanto a nossa personalidade. Quando buscamos algo, nos tornamos um pouco aquilo que buscamos. Assim, se buscamos segurança e estabilidade, também tentamos ser seguros e estáveis. É por isso que o Ascendente colore a personalidade.

Psicologicamente, o Ascendente parece estar associado a um padrão valorizado pelos pais na época do nascimento do filho. Assim, se os pais viviam um momento de mudanças, isso tende a se refletir no nascimento do filho e naquilo que ele irá procurar fazer durante a sua vida: inovar, mudar.

O Ascendente versus o Sol

Há muita confusão a respeito de Sol e Ascendente. A maioria das pessoas, ao aprenderem sobre o Ascendente, começa a questionar se aquilo que elas sabiam a respeito delas através da descrição do Sol é refutado pela nova coisa que elas descobriram, o Ascendente. A pergunta natural é: Afinal, sou o Sol ou sou o Ascendente?

Você é o Sol, mas a roupa que você usa é o Ascendente. Suponhamos que você seja do signo de Virgem. Assim, por natureza, você é uma pessoa prática e analítica. Mas seu Ascendente é Sagitário. Sua imagem pessoal é de uma pessoa expansiva e extrovertida, mesmo que você possa ser muito autocrítico. Tendo Ascendente em Sagitário, você também se relaciona com as pessoas em termos de idéias e tudo o que possa abrir a mente. Porém, tendo nascido com o Sol em Virgem, sua habilidade natural é a análise e a especialização, entretanto, com o Ascendente em Sagitário, mesmo assim você tenta ampliar conceitos e buscar uma visão geral.

Quando há muita diferença entre o Sol e o Ascendente, em geral você passa uma imagem ligeiramente diferente do que é. Assim, o Ascendente em Sagitário parecerá liberal e autoconfiante, essa é a sua maneira de se relacionar com o mundo. Entretanto, tendo o Sol em Virgem internamente você não é tão autoconfiante, visto que tende a analisar tudo, inclusive a si mesmo.

Quando o Sol tem mais harmonia com o signo do Ascendente, não há tanta tensão entre imagem (Ascendente) e o que você na verdade é (Sol). Se você é um pisciano com Ascendente em Câncer, você parece emocional, e de fato é emocional, porque os dois signos pertencem ao elemento Água, que rege as emoções.

Algumas vezes não há um choque entre o signo do Sol e o do Ascendente, e nem há harmonia. Isso produz combinações curiosas. Se você é de Peixes e o seu Ascendente é Áries, você tende a se lançar nas coisas com muita coragem. Mas seu eu interior é sensível. Se alguém não o conhecer, irá pensar que você é um ariano extrovertido e impulsivo (aliás, quase sempre as pessoas adivinham o nosso signo solar e não o signo Ascendente). Parte de você é assim, mas no fundo, apesar de muito extrovertido, você tem um lado sonhador, sensível, romântico que é o seu Sol. Só que a maneira como você se conduz no mundo – Ascendente – é mais combativa e direta.

É verdade que depois dos 30 anos serei mais o meu Ascendente do que meu Sol?

Por volta dos 28/29 anos ocorre um importante acontecimento astrológico: o retorno de Saturno. O retorno de Saturno é a volta que Saturno faz a um ponto de onde tenha saído. Essa volta leva 29 anos para ser completa.

Saturno é o planeta da estruturação e do amadurecimento. Antes dos 28/29 anos nenhum indivíduo é realmente adulto. Ele ainda é muito dependente da opinião da família ou ainda conta muito com a família, mesmo que não perceba isso. E também é muito filho ou filha, ainda que tenha uma vida financeira resolvida, por exemplo, e não dependa dos pais para nada. Ao voltar o ponto que ocupava no nascimento, Saturno faz com que percebamos nossas limitações e potencialidades. Também é um momento de inventário. Até essa idade, você ainda está TENTANDO fazer algo, mas a partir dela, você TEM de fazer algo. Mesmo que não perceba, nessa idade são comuns os questionamentos a respeito do que você fez ou não fez, se você atingiu seus objetivos ou não, e o que você quer daqui para frente. Você já não é mais um jovem de 18 anos que ainda é uma promessa. Dez, onze, anos depois não se pode ser mais uma eterna promessa.

O que isso tem a ver com o Ascendente? Tudo. Com a conscientização, você passa a utilizar melhor as suas habilidades e tentar conseguir o que quer. E muito do que você quer está relacionado com o Ascendente. Por exemplo, se o seu Ascendente é Capricórnio não tenha dúvidas de que o sucesso profissional é importante para você. Se o seu Ascendente é Gêmeos, sua necessidade de interação e de se comunicar bem é premente. Se o seu Ascendente é Câncer, você provavelmente vai querer constituir família, ter segurança e estabilidade emocional.

Porém, você não deixa de ser o seu Sol, e sim, amadurece o seu Ascendente, tem a chance de utilizar suas melhores habilidades se desejar. Por exemplo, se o seu Ascendente é Virgem, você passa a utilizar ainda mais seu lado criterioso e capaz de analisar.

É um erro dizer que depois dos trinta anos deixamos de ser o Sol. O Sol é o seu eu, é aquilo que de melhor você faz, são seus talentos naturais. O talento natural de quem tem o Sol em Libra, por exemplo, é a capacidade de moderar, harmonizar e tentar buscar o equilíbrio. Só que você, libriano, tentará fazer isso através do seu Ascendente. Suponhamos que esse Ascendente seja Câncer: a área em que você buscará harmonização e equilíbrio será a íntima e familiar, porque essa esfera é algo importante para você.

O que acontece depois dos trinta anos é que temos mais facilidade em nos conduzirmos no mundo. Antes dessa idade, ainda podemos ser muito vulneráveis a pressões do grupo, da família, àquilo que querem para nós. Depois dessa idade, temos consciência de que temos que procurar o que nós queremos para nós, porque no final a responsabilidade recairá sobre nós mesmos, quer sigamos uma opinião nossa ou dos outros.

Fatores que influenciam o Ascendente

Planetas em contato com o Ascendente acrescentam nuances e trazem modificações. Normalmente, uma pessoa com Ascendente em Virgem é mais tímida. Entretanto, se ela tiver Júpiter em oposição ao Ascendente, o lado expansivo de Júpiter irá aparecer com muita força. Ela não parecerá tímida, mas também não deixará de conservar características inerentes ao Ascendente em Virgem: ser observadora e voltar-se para analisar o mundo ao redor.

Outro exemplo, o Ascendente em Gêmeos produz pessoas comunicativas e versáteis. Mas o que acontece se o planeta Saturno estiver em Gêmeos? Ela parecerá mais séria, tentará se comunicar com mais cuidado, mas ainda assim terá a necessidade de se comunicar típica do Ascendente em Gêmeos. A diferença é que ela será mais estudiosa e tentará emitir pareceres mais cautelosos.

Mais um exemplo. Sempre ouvimos falar que um Ascendente em Libra tende a ter uma postura diplomática. Sim, é verdade. Mas se Marte estiver em aspecto (ângulos de 60, 90 120, 150 ou 180 graus) com o Ascendente, ela terá um lado impulsivo e mesmo sendo em geral diplomática não irá levar desaforo para casa.

E sobre o Ascendente em Capricórnio? Ouvimos falar que é conservador e retraído, tendendo a seriedade. E se Urano estiver no Ascendente? Essa pessoa pode continuar tendendo a seriedade, mas ela terá um impacto sobre as outras pessoas e trará muitas idéias inovadoras. Ela continuará tentando se ater a realidade, o que é típico de seu Ascendente, mas atendo-se a realidade ainda assim ela trará novas idéias. Poderá parecer louca/inconvencional, mas seu Ascendente em Capricórnio indica que ela sabe muito bem o que está fazendo.

Enfim, os planetas em contato com o Ascendente produzem muitas e muitas nuances, mas não modificam o significado básico do signo, mas dão uma nova roupagem a esse significado. Júpiter, por exemplo, traz expansão e extroversão. Se colocado no Ascendente em Escorpião, a pessoa valoriza muito a sua privacidade, mas ela também tem um lado expansivo. Na verdade, pode parecer que está sendo extrovertida (Júpiter), mas no fundo continua a preservar seu espaço íntimo (Escorpião). Sua saída para fora é uma tentativa de crescimento e progresso, mas ela continua tendo a típica reserva de um Ascendente em Escorpião, mesmo que não pareça.

Os doze Ascendentes

A tabela abaixo foi desenvolvida pela astróloga Josilene Sousa e fala a respeito dos doze tipos de Ascendentes (sem a influência dos planetas, as quais seria impossíveis de se catalogar).

ASCENDENTE NASCIMENTO CARACTERÍSTICAS GERAIS
ÁRIES O nascimento das pessoas que tem Áries no ascendente pode ocorrer em circunstâncias um pouco agitadas, envolvendo algum tipo de cirurgia, cesariana de emergência ou não programada, dentro de uma ambulância, num clima agressivo, tenso, impaciente ou violento. Não podemos nos esquecer que Áries é o signo da pressa e as pessoas com este ascendente já chegam apressadas para viverem sua vida. Jeito apressado, extrovertido. Independência, franqueza, impaciência.
O QUE BUSCA: Este ascendente busca a ação e o confronto com o meio em que vive, para que seu Eu possa ser expresso.
TOURO O nascimento das pessoas que tem Touro no ascendente pode ocorrer em circunstâncias que envolviam questões financeiras e, possivelmente, problemas de dinheiro, o ambiente era calmo, tranqüilo e confortável num lugar bastante seguro e sereno. Afabilidade, apego a coisas materiais, calma, praticidade, persistência, conservadorismo.
O QUE BUSCA: Este ascendente quer conservar o que possui e se apropriar mais daquilo que lhe possa dar segurança física e prazer sensorial.
GÊMEOS O nascimento das pessoas que tem Gêmeos no ascendente pode ter sido em um ambiente barulhento, instável, agitado e pouco seguro. Possivelmente o nascimento foi num período de deslocamento de um local para outro ou numa viagem. Há muito diálogo durante o nascimento. Curiosidade, senso de observação. Jeito comunicativo. Flexibilidade, influenciabilidade.
O QUE BUSCA: Este ascendente quer exprimir facilmente os movimentos corporais, os gestos e a expressão verbal. Normalmente, vê o mundo mais com a mente do que com a emoção.
CÂNCER O nascimento das pessoas que tem Câncer no ascendente foi marcado pela proteção e pela presença do lar ou da família em união (nascimento em casa, por exemplo). Possivelmente a mãe passou por alguma situação diferente, sendo afetada diretamente (crise de choro, depressão pós parto, mãe loba). Sensibilidade. Empatia. Influência materna. Timidez, flutuabilidade, carência, compreensão.
O QUE BUSCA: Este ascendente absorve as flutuações e oscilações do seu ambiente familiar ou de convívio e tem muita facilidade para reagir instintivamente ao que lhe agrada ou desagrada. É romântico.
LEÃO O nascimento das pessoas que tem Leão no ascendente foi marcado pela presença de autoridades ou pessoas importantes e que exercem algum tipo de domínio sobre a mãe ou sobre o parto propriamente dito (um obstetra famoso, por exemplo). No momento do nascimento havia um clima de muito amor e confiança e, possivelmente houve alguma festa para comemorar o “evento”. Dignidade, desejo de aprovação, extroversão, fixidez, orgulho, vitalidade, personalidade.
O QUE BUSCA: Este ascendente deseja amar acima de tudo. A vida gira em torno daquilo que lhe permite criatividade e desdobramento do próprio Eu.
VIRGEM O nascimento das pessoas que tem Virgem no ascendente foi marcado pela presença crucial dos médicos, enfermeiros, a higiene e os medicamentos. Houve muito nervosismo neste nascimento. Perfeccionismo, senso comum, praticidade, habilidade manual e/ou intelectual. Preocupação com alimentação e limpeza. Importância dos detalhes.
O QUE BUSCA: Este ascendente busca, natural e instintivamente, os detalhes em qualquer área da vida e se defende, criticamente, daquilo que lhe parece irracional.
LIBRA O nascimento das pessoas que tem Libra no ascendente foi envolto num clima harmonioso, envolvente e belo, cheio de charme e esperança. Sua vinda ao mundo constitui um evento social, a reafirmação do casamento dos pais e a confiança nos sentimentos que os une. Simpatia, sociabilidade, dificuldade em impor-se, charme, indecisão.
O QUE BUSCA: Este ascendente tem a necessidade instintiva de se associar e se unir com outras pessoas. Está sempre em busca de acordo, diplomacia e justiça.
ESCORPIÃO O nascimento das pessoas que tem Escorpião no ascendente foi envolto num clima de mistério ou segredo. Receios, apreensões, sensações de agressão (a mãe pode ter sentido o parto como uma agressão ao seu corpo), pessoas muito tensas ou com medo de que algo pudesse dar errado. Jeito reservado e misterioso. Profundidade, humor irônico, sente tudo mas não demonstra.
O QUE BUSCA: Este ascendente vive em crise com tudo e com todos, principalmente com a própria existência. Está sempre querendo se superar e reage com aparente frieza aos outros, apesar de ser muito intenso e emocional.
SAGITÁRIO O nascimento das pessoas que tem Sagitário no ascendente foi marcado por um clima de entusiasmo, pela confiança e religiosidade. É um grande nascimento, um grande evento. Grandes expectativas envolveram o recém-nascido  e o ambiente era de conforto. Jeito extrovertido. Necessidade de procurar coisas novas, espírito aventureiro e vontade de aprender. Franqueza excessiva. Tendência a exageros.
O QUE BUSCA: Este ascendente é espontâneo e otimista. Busca sempre ampliar o espaço do seu Eu ou o volume do seu corpo. Suas reações são exageradas.
CAPRICÓRNIO O nascimento das pessoas que tem Capricórnio no ascendente foi marcado por um clima de  seriedade, paternalista e, possivelmente, com a presença marcante dos avós e também tiveram muitas pessoas dando palpites. Teve muita ansiedade, timidez, demora e os profissionais envolvidos tinham muita experiência no seu ofício. Ar sério ou maduro quando jovem, seriedade, concentração, ambição, que manter controle sobre sua vida.
O QUE BUSCA: Este ascendente tem uma reação básica de se isolar dos outros para se proteger. Está sempre em busca do caminho mais seguro ou mais difícil para fazer as coisas. Suas reações são maduras e disciplinadas.
AQUÁRIO O nascimento das pessoas que tem Aquário no ascendente foi marcado por ambientes inesperados, novos, diferentes, com participação de técnicas modernas, alternativas e/ou espontâneas. Este é o nascimento marcado pela surpresa , por situações e ambientes envolvendo descaso em relação as rotinas habituais. Inventividade, necessidade de estar em grupo ou ter amigos, originalidade, impessoalidade, imprevisibilidade.
O QUE BUSCA: Este ascendente é extremista, imprevisível e independente. Gosta do que é utópico e inovador.
PEIXES O nascimento das pessoas que tem Peixes no ascendente foi marcado por ambientes ou situações que envolviam um clima de sacrifício, abnegação, religiosidade, grande sensibilidade, calma e tranqüilidade. Um clima de idealismo, altruísmo e místico pairavam no ar. A mãe pode ter vivenciado alguma experiência marcante relacionada com a anestesia. Jeito misterioso. Adaptabilidade, não toma iniciativas, reage ao invés de agir, camaleônico, extremamente adaptável.
O QUE BUSCA: Este ascendente tem atitudes silenciosas e carregadas de muita sensibilidade. Possui uma visão mágica de todas as situações e, muitas vezes, acaba perdendo seu Eu misturando ao Eu dos outros.

Fórmula rápida para calcular em que signo está o seu Ascendente

Essa fórmula não é infalível, por ser aproximada, mas serve para quebrar um galho e você ter uma ideia de qual possa ser o seu Ascendente.

Considere o seu signo de nascimento como sendo 6h00 da manhã. E o próximo signo, como sendo 8h00, e assim por diante, sempre pulando duas horas. Quando você chegar ao horário de seu nascimento, o signo em que você parou a contagem será o seu Ascendente.

Ex: Você nasceu às 16h00 do dia 23 de março, portanto, no início do signo de Áries. 6h00 Áries, 8h00 Touro, 10h00 Gêmeos, 12h00 Câncer, 14h00 Leão e, finalmente, 16h00 Virgem!

Exemplo dois: você nasceu no dia 20 de junho (início do signo de Câncer), às 23h00. Como está muito próximo de Câncer, coloque 6h00 nesse signo. Assim: 6h00 Câncer, 8h00 Leão, 10h00 Virgem, 12h00 Libra, 14h00 Escorpião, 16h00 Sagitário, 18h00 Capricórnio, 20h00 Aquário, 22h00 Peixes, 24h00 Áries. Então, às 23h00, horário que está entre às 22h00 e 24h00, o Ascendente, possivelmente, ficará sendo Peixes

19 comentários sobre “O que é Ascendente? Entenda melhor”

A pergunta é, existe uma maneira de se saber ascendente, sem ter a hora de nascimento? E o mapa astral existe como fazê-lo sem o horário? Como as pessoas que não têm essa informação, nem através de parentes, podem obter, mapa astral e ascendente?

Grata pela atenção,

Anna.

Anna,

A maneira de saber o Ascendente, que é o início do mapa astral, é através de um estudo muito meticuloso chamado retificação de horário. Eu não realizo este trabalho, mas posso recomendar profissionais. O astrólogo recolhe uma série de dados, como cirurgias, nascimento de filhos, eventos importantes na vida da pessoa e tenta montar um mapa a partir destas informações.

Sem o Ascendente, é possível ter uma visão genérica do seu mapa, a partir da posição dos planetas nos signos, mas faltará a posição dos planetas por casas, já que as casas são determinadas pelo Ascendente.

Abraços,

Vanessa.

Adorei!
Esclareceu muitas de minhas dúvidas.
Agradeço sua disponibilidade de tirar duvidas e parabenizo sua divulgação.
Obrigado.

Vanessa, adorei encontrá-la!
Suas explicações são claras e objetivas, de fácil entendimento como leiga, curiosa que sou.
Maravilhoso Google, que me trouxe até aqui.
Obrigada

Nossa, eu realmente gostei deste site. Fazia tempo que eu não buscava alguns esclarecimentos sobre ascendência, pois a maioria cobra. Mas aqui é bacana. Acho que pude me compreender um pouquinho mais!
Muito grata!

Adorei o site. Muito claro e informativo. Observo que vc disse que o nascimento de quem tem ascendente em áries é tumultuado e agitado, e eu, que tenho esse ascendente, nasci de 7 meses. Obrigada.

Vc esclarece com sobriedade as dúvidas que muitas pessoas têm, pois signo é um e o ascendente é outro! Assim fica tudo mais fácil para quem não entende. Que continue a nos esclarecer. Obrigada!

Desculpa, mas a sua indicação de como calcular o signo ascendente pressupõe que saibamos qual o signo que esta no horario de 06:00 do dia do nascimento. Mas os seus exemplos são poucos, e não há nenhuma tabela para consulta, como eu calculo o ascendente de alguem que nasceu no dia 02/07????

Oi, Scheila, como eu disse no artigo, o seu signo solar é o que está aproximadamente no Ascendente às 6h00 da manhã. Assim, se você nasceu no dia 02/07, é canceriana, então às 6h00 Câncer estará no Ascendente, às 8h00 será Leão, às 10h00 Virgem, etc. O cálculo é aproximado, porque, por exemplo, se você tivesse nascido no FINAL de Câncer, às 7h00, seria mais provável que Leão estivesse no Ascendente, pois já é o próximo signo. No site astro.com você pode fazer este cálculo e há outros sites que realizam cálculos.

Olá Vanessa, gosto muito do que vc escreve. A respeito desse calculo vejamos: eu sou libra com ascendente em sagitário, nasci às 9:30, se eu fizer e calculo usando essa aproximação meu ascendente não vai ser em escorpião? Sempre tenho que usar esse intervalo de duas horas? 6:00h é a hora exata pra começar?

Aninha, na sua Certidão de Nascimento tem a hora e a cidade de nascimento. Se não tiver a Certidão de Nascimento em casa, verifique que no verso da sua Carteira de Identidade (RG) tem o cartório, o livro e a folha que guarda o seu registro de nascimento. É só ir neste cartório com o RG e pedir uma 2a via da sua Certidão de Nascimento.

Oi, Ana! Bom saber que você gosta dos meus artigos! Sim, Ana, por este cálculo, o seu Ascendente seria Escorpião. Esta é uma maneira aproximada de saber o Ascendente, quando não se tem softwares. Por exemplo, se a pessoa nasceu no último dia de Libra, o ideal seria ela já colocar Escorpião às 6h00. Se você sabe que ela nasceu no dia 20/10, às 7h00, é muito mais provável que o Ascendente seja Escorpião do que Libra. Se alguém nasceu no segundo ou terceiro decanato de Libra, e às 9h30, como você, pode-se suspeitar que o Ascendente já possa ser Sagitário. Ou seja, é preciso considerar se a pessoa nasceu no início ou no final do seu signo solar. Este método é para ser usado somente para dar um palpite ou probabilidade. Depois, vai ser preciso checar e hoje em dia há muitos sites que apontam gratuitamente qual é o Ascendente da pessoa.

Oláá, adorei o site, o achei por acaso.
Eu leio sobre astrologia as vezes, mas este site se destaca, pela simplicidade e facilidade de entendimento.
Parabéns.

Olá vanessa, eu queria saber se devemos olhar o horoscopo do nosso ascedente ou olhar o nosso signo verdadeiro? Qual deles realmente nos expressamos na vida ?

Vanessa, sempre calculei meu ascendente e apontava para gemeos (nestes sites que realizam o cálculo), mas nessa contagem que vc indicou aponta para touro, nasci dia 11/10, ás 21:40. Não temos que considerar a região que nascemos para efetuar o cálculo?
Um abraço.

Oi, Dennis, sim, devemos levar em conta a região. A resposta que os sites te deram é a correta. O cálculo que eu ensinei aqui é apenas aproximado, algo como “seu Ascendente deve ser Touro ou Gêmeos”. Serve para você ter uma idéia de qual pode ser o Ascendente, entre duas opções, se não houver como entrar em um site que faça o cálculo e tirar a dúvida.

Acho interessante a forma como a astrologia é abordada, mas a minha incerteza é que a astrologia atual se baseia no céu de 3 mil anos atrás, qualquer programa astronomico diria que a posição dos planetas e dos astros hoje não obedecem as datas impostas pela astrologia. Nasci no dia 06/07 que a tres mil anos atras estava em Cancer, já há 30 anos, estava e continua em Gemeos. O céu mudou, o por que basear-se num céu que nem “existe” mais? Já fiz meu mapa astral tradicional e nunca me identificava com nada, e então comecei a pesquisar sobre o céu real (dados atuais) e passei a me identificar mais.

Eden, existe a astrologia oriental e a ocidental. Elas se baseiam em céus diferentes, e também têm conceitos diferentes. As duas são válidas. Há pessoas que irão se identificar com a astrologia oriental, como você, e outras que irão preferir a ocidental. Talvez poucas pessoas vão entender simultaneamente as duas astrologias. Mas vivemos em um mundo plural. Eu já dei consulta astrológica ocidental para uma astróloga da linha oriental. Trabalhamos com os pontos em comum, como a localização dos planetas nas casas, e a consulta foi produtiva.

Adorei! Me informou sobre muitas coisas. Sou de Libra e descobri meu Ascendente em Sagitário. Isso explica muitas coisas, como diferenças que tenho de atitudes minhas! *

Deixe um comenário