Astrologia

O sol em Aquário (o aquariano)

publicado por

Principal Característica: a originalidade
Qualidade: o humanismo
Defeito: o radicalismo

“A ti Aquário, dou o conceito de futuro, para que através de ti o homem possa ver outras possibilidades. Terás a dor da solidão, pois não te permito personalizar o meu amor. Para que possas voltar os olhares humanos em direção a novas possibilidades, Eu te concedo o Dom da Liberdade, de modo que, livre, possas continuar a servir a humanidade onde quer que ela esteja.”
E Aquário retornou ao seu lugar.
(Original de Martin Schulman – Karmic Astrology: The Moon’s Nodes and Reincarnation, 1977)

Como todos os signos do Ar, Aquário não tem um animal como símbolo. O símbolo de Aquário lembra ondas magnéticas. É um símbolo abstrato, que nos fala muito sobre esse signo.

O aquariano forma a sua personalidade baseado no pai. Não que ele não goste da mãe, muito pelo contrário, em geral, o aquariano a sente como muito amiga. Porém, o pai será o modelo por oposição.

Como os dois signos do Ar – Gêmeos e Libra -, o aquariano tenta atrair a atenção de seu pai. Mas, dos três signos, ele parece que é o que mais encontra resistência. Na verdade, sente-se muito criticado. Ele teria dois caminhos a partir disso: obedecer ou rebelar-se. O aquariano, consciente ou inconscientemente, escolhe a segunda.

É por isso que se diz que o aquariano forma a sua personalidade por oposição. Se o pai, em sua percepção, não o aceita, ele conclui que ele é diferente, e, se não pode mudar isso, tenta ser mais diferente ainda! Ele tenta se encontrar nesta oposição e pode tender a buscar sua identidade em modelos fora de casa – artistas, amigos, pessoas mais velhas que ele admire.

Esse passado faz com que o aquariano manifeste duas de suas principais características: o inconformismo e a independência em relação aos modelos vigentes. Ele possui a função suprema no zodíaco de propor novos caminhos, novas idéias. A separação que se deu desde a infância faz com que muitos aquarianos tenha menos receio de ir contra regras pré-estabelecidas, muito pelo contrário, tendo verdadeiro prazer em burlá-las. Mesmo o mais pacato dos aquarianos tem alguém rebelde e inquieto dentro de si. Na sua versão mais extrema, veremos aquarianos que prezam muito a sua independência e não concordam em manter laços apenas por conveniência. Talvez seja por isso que considere a amizade como algo tão importante: amigos se escolhe, enquanto familiares não. Amigos refletem o que você é e a amizade só permanece enquanto durar a afinidade.

O aquariano é um grande humanista. De todos os signos, ele é aquele que mais vê as pessoas do mundo como humanidade, como um conjunto. Com cada passo correto que a humanidade dá, ele vibra, enquanto os passos em falso podem trazer a ele uma tristeza ou revolta que dificilmente contagiariam um canceriano típico, por exemplo, mais centrado em seu núcleo familiar.

De personalidade forte, será mais difícil ver aquarianos sendo mandados ou dominados. Ele brilhará em grupo, porque a vida em grupo o vitaliza. Entretanto, diz-se que o aquariano tem menos habilidade com os relacionamentos interpessoais. De fato, os ciúmes e as dificuldades dos vínculos mais próximos, e mesmo todas as emoções complexas envolvidas, algumas não muito nobres, são um campo de provas mais difícil para os aquarianos. Brincando, podemos dizer que ele prefere ser médico em um campo de refugiados do que entender o que se passa em um núcleo familiar.

Com os filhos, o aquariano é mais um amigo do que uma autoridade. Agora, o signo da mente progressista também pode ser surpreendentemente teimoso em alguns pontos de vista. Sua visão das coisas costuma ser mais cortante e quando um aquariano resolve romper com algo que não concorde, não espere dele panos quentes ou tolerância. Sua vida é feita de muitos desses cortes, que é a sua maneira de virar as páginas de seu livro da vida.

Aquário é o signo do futuro e do amanhã. Ele tem sintonia com tudo o que é diferente, novo, moderno. Sua energia excitável e nervosa não permite que se volte para recordações do passado, sobretudo nostálgicas. Ele quer ir para a frente e gosta de estar entre aqueles que puxam uma tendência. De uma forma muito natural, ele sempre terá algo em que pensa muito diferente da média, em que é original e chama a atenção por isso. Tem verdadeiro horror ao comodismo e às idéias cristalizadas. Por vezes, no convívio íntimo, o aquariano pode ter seus momentos em que é intempestivo, em nada lembrando a figura do ‘grande amigo’. Não tente prendê-lo, escravizá-lo ou roubar sua liberdade: ele poderá submeter-se por algum tempo, mas encontrará outras formas de escapar. Outra característica a ser levada em conta é que Aquário é, de todos os signos, aquele mais capaz de demonstrar indiferença. A indiferença do aquariano pode ser uma lâmina cortante e competir com ele nesse quesito pode ser uma perda de tempo. Algumas vezes, ele não sabe lidar com sentimentos, sobretudo de vulnerabilidade. Como o pai pode ter sido rígido ou distante, o aquariano não pôde treinar muito os sentimentos neste relacionamento.

Entretanto, como amigo, o aquariano é uma pessoa generosa. Ele nunca se afasta de seus amigos. Ele também é capaz de entender os problemas da humanidade sob uma perspectiva única. Sua capacidade de se afastar dos fatos dá a ele uma mente brilhante e original. Para Aquário, fechar-se em um mundo e interessar-se apenas pelo seu pequeno núcleo familiar é como castigá-lo. Aquarianos gostam de gente, muitas pessoas, mas, paradoxalmente, às vezes se sentem sozinhos, como se fossem diferentes de tudo, para depois retornar ao aconchego do grupo.

A missão do aquariano é trazer a semente do esclarecimento, do humanismo, da renovação. Todo aquariano é portador de uma visão nova sobre as coisas, de um modo de ver mais coletivo do mundo. Como humanistas, eles se esforçam para aprender o amor impessoal, dirigido tanto a seu pai, filho, como a seu amigo ou quem quer que esteja precisando. Na vida pessoal, o aquariano é muito inquieto. Pode-se dizer: nunca está satisfeito e também nunca está parado. Mas essa inquietude é fruto de sua mente sempre trabalhando e da sua necessidade de experimentar coisas novas e excitantes.

RSS Feed

Assine o RSS FEED e não perca nenhuma novidade do nosso site!
Você também pode receber as atualizações da semana assinando por email!

8 comentários: “O sol em Aquário (o aquariano)”


  1. GUILHERME diz:

    Oi, adorei o que você escreveu sobre os aquarianos. Tudo isso é verdade, porque também sou um deles (aquariano). Espero que você escreva mais sobre eles!!!

    PARABENS


  2. Icognito diz:

    É interessante como acerta na mosca sobre diversos aspectos, porém em outros divergem muito de mim que tenho um conservadorismo intríseco e sou muito cético.


  3. Gustavo Adolfo diz:

    Excelente texto. Até parece que foi escrito por uma aquariana. Parabéns.


  4. Júlia Ferah diz:

    Nossa! Me identifiquei à beça com tudo que tá escrito! Muito bom meeeeesmo, parabéns!


  5. vtuleski diz:

    Há muitos aquarianos conservadores, Icognito, porque o co-regente de Aquário é Saturno. Muitos se parecem com capricornianos, podendo, porém, serem ainda mais teimosos e obstinados.


  6. suelen diz:

    Sou aquariana e tudo o que foi dito no texto corresponde a mim… Parabéns!


  7. Bruno diz:

    Oi, nossa, estou impressionado como conseguiu falar tudo tão certo, ao ler tive a impressão de que me conhecesse e tivesse falando de mim. Realmente conseguiu descrever a minha personalidade sem qualquer erros. Você está de parabéns.
    Grande abraço.


  8. JOyce diz:

    Vanessa, concordo contigo em resposta ao comentário do Incognito. Me identifico com o texto inteiro e mais vários aspectos de Capricórnio, incluindo a extrema teimosia. Meu ascendente: Capricórnio. Acho que ficou um mix bem legal. Minha mente sobrevoa muito, mas
    Capricórnio me ajuda a fixar e realizar os projetos possíveis (na maioria das vezes…rs).

Deixe o seu comentário:

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski iniciou seus estudos de astrologia em 1989, passando a atuar como astróloga profissional 7 anos depois. Dá consultas astrológicas no Rio de Janeiro ou através do Skype para outras cidades. Agende a sua consulta!

É palestrante do evento anual de previsões astrológicas Presságios (RJ), colabora com os sites Personare e Constelar. Membro do SINARJ, palestrou eventos para astrólogos promovido por este sindicato de 2012 a 2017, e, novamente, em 2019, com duas palestras.

Atenção: este site NÃO é destinado a consultas gratuitas. Para tirar dúvidas sobre o seu mapa, é necessário agendar uma consulta paga. Respeite o astrólogo como um profissional que estudou para realizar o seu trabalho e que precisa ser remunerado, assim como um médico, advogado e qualquer outra profissão. O profissional agradece.

Mais sobre Vanessa Tuleski »

2020 - Vanessa Tuleski - (CC) Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Magno Valdetaro
O conteúdo deste site de autoria de Vanessa Tuleski está sob a licença de Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil. Nenhum conteúdo deste site pode ser copiado e reproduzido em outro site sem autorização do autor! Mais detalhes aqui!

Creative Commons License