O Sol em Áries (o ariano)

Por

Principal Característica: individualidade, ação
Qualidade: coragem, sinceridade
Defeito: impulsividade e franqueza excessivas

… E naquela manhã Deus compareceu ante suas doze crianças e em cada uma delas plantou a semente da vida humana. Uma por uma, cada criança deu um passo à frente para receber o Dom e a função que lhe cabia.
“Para ti, Áries, dou a primeira semente, para que tenhas a honra de plantá-la. Para cada semente que plantares, mais outro milhão de sementes se multiplicará em suas mãos. Não terás tempo de ver a semente crescer, pois tudo o que plantares criará cada vez mais e mais para ser plantado. Tu serás o primeiro a penetrar o solo da mente humana levando Minha Idéia. Mas não cabe a ti alimentar e cuidar desta idéia, nem questioná-la. Tua vida é ação, e a única ação que te atribuo é a de dar o passo inicial para tornar os homens conscientes da Criação. Por este trabalho, Eu te concedo a virtude do Respeito por Si Mesmo.”

E Áries, silenciosamente, voltou ao seu lugar.
(Original de Martin Schulman – Karmic Astrology: The Moon’s Nodes and Reincarnation, 1977)

O símbolo de Áries é o carneiro. A maneira como o carneiro se defende e ataca é utilizando a cabeça, e, mais especificamente, os chifres. O mesmo ocorre com os alces, em batalhas sangrentas em que um dos dois animais pode não sair vivo.

Esse símbolo nos fala muito de Áries. Em primeiro lugar, do fato de os arianos entrarem de cabeça em tudo o que fazem. Simboliza coragem. Em segundo, da disposição de brigar, se for preciso. Os chifres são o espírito de luta, a noção de que as coisas precisam serem conquistadas, porque não são entregues de mão beijada para ninguém. Para Áries, é para frente, e com energia, que se anda. A conquista é parte inerente da sua personalidade. É uma espécie de jogo ou brinquedo para o ariano. E também uma necessidade. Sem a conquista, sem o desafio, o ariano se sente morto por dentro. Ele tem necessidade de iniciar e desbravar campos e de poder fazer as coisas por si mesmo.

Para os seres humanos, os carneiros são animais dóceis. Isso explica porque nem todos os arianos estão envolvidos em brigas ou competições externas. Porém, sua energia estará sendo usada em algo. E que, se for necessário, o ariano não hesitará em utilizar esse potencial. Apenas, para alguns, há um limite pequeno para entrarem em uma briga, enquanto outros têm um limite maior, mas a energia interna é a mesma.

Ainda falando da luta entre os carneiros, o símbolo de Áries, muitas vezes essas brigas não dão em nada. É óbvio que os animais estão disputando quem ficará com a fêmea, mas muitas vezes nem isso está em jogo, e pode-se dizer que, nesse caso, brigar é um esporte. Você conhecerá arianos assim, brigões, mas de memória curta. O que importou foi a briga, o combate ou o desabafo’. Tendo natureza clara e direta, não são pessoas que gostem de guardar rancor. O mito do herói vive em seus corações, e o herói olha para a frente, e nunca para trás.

Você pode conhecer ‘arianos pacíficos’, que não brigam ou brigam pouco. Mas será mesmo que não estão brigando por algo ou tentando conquistar algo? Estariam mesmo parados? Além disso, podem escolher não entrar em combate, mas se entrarem, não entrarão para galantemente dar a vitória ao oponente. O que acontece é que estarão gastando sua energia em outra coisa. Talvez competindo consigo mesmos (ou até se importunando), mas sua energia não pode simplesmente desaparecer. Ela se transforma em briga ou em ação. Além disso, muitos não brigam em casa ou com pessoas de quem gostem, mas discutem com balconistas displicentes ou com atendentes de um serviço mal feito. Realmente, não são da turma do ‘deixa pra lá’ e usam toda a sua energia para fazer valer o que acham que é correto.

Mas como foi formada a personalidade do ariano, por que ele é como é? Áries é um signo do Fogo, e todos os signos deste elemento se espelham no pai. O ariano vê seu pai como uma figura vigorosa, afirmativa. Ele foca essa energia extrovertida do pai e a acha fascinante. Sua mãe continuará sendo importante, mas nos anos de formação da sua personalidade o ariano valoriza a ousadia e afirmatividade do pai. Também há um traço importante: seu pai é bom em alguma coisa. Não importa se esse pai é um executivo ou um mecânico, ele é bom, domina seu universo, ele faz, é ativo. Isso é tão forte para o ariano que ele passa a ver a realização no fazer. Nenhum ariano nasceu para ficar parado, todos querem estar executando algo. Ser bem sucedido, para o ariano, é fazer, é criar, ser ativo, e não meramente ‘parecer bem sucedido’. O lançar-se e o movimentar-se lhes são vitais. É por isso que o ariano, em sua vida, estará sempre envolvido com muitas atividades, com muitos projetos, com muitas coisas novas começando. Você não verá arianos serenos, embora alguns possam ter a aparência serena. Arianos esquentam o ambiente ao seu redor e estão sempre metidos em alguma atividade (ou em muitas!).

O ariano percebe uma energia bastante masculina em seu pai. O menino, naturalmente, desejará ser como seu pai, forte como ele, veloz como ele, afirmativo como ele. Mais tarde, o menino ariano, tornando-se adulto, terá de aprender a compreender melhor o mundo feminino, já que, tendo crescido no mundo solar masculino, ele pode não entender as exigências e meandros femininos.

A menina de Áries tem um dilema. Ela se identifica com o pai, mas não é do mesmo sexo que ele. Mesmo assim, ao longo da vida, inconscientemente, ela tentará ser um ‘homem melhor do que o seu pai’. Freqüentemente atrairá parceiros que não são tão fortes ou tão decididos quanto ela, embora isto possa acontecer de um modo muito sutil. Ela pode colocar sua energia para movimentar o relacionamento. A ariana também não aceita facilmente o que seria reservado para o sexo feminino. Felizmente, em um mundo mais equivalente, ser ariana não é mais tão complicado como era antigamente.

Tanto o menino como a menina vêem o pai como um tipo de herói, não importa se um herói bom, quando o pai tem um bom relacionamento com o filho, ou se tirânico, quando o pai utiliza sua força para subjugar o filho. Muitas vezes, o ‘pai herói’ se mescla dos dois aspectos, o tirânico e o cheio de energia e dinamismo.

Áries deseja ser herói de sua própria vida. Os heróis são ativos em seu mundo, e igualmente os arianos desejam ser ativos. Sendo um signo que em que a primeira coisa que entra é a cabeça, podemos dizer que a sinceridade e transparência sejam posturas arianas. A expressão do seu rosto é transparente. Seu coração também o é. Arianos não gostam de deslealdades veladas, conspirações: ou se é seu amigo ou não. Por isto, podem não compreender muito bem quando as pessoas estão agindo de um modo aparentemente correto mas, na realidade, estão cheias de más intenções. Para Áries, a única forma de relacionamento é direta, e ficam bastante chocados quando descobrem que há pessoas que se mascaram. O elemento Fogo tem por tendência viver no mundo do ideal e, com o tempo, ter que descer à Terra.

Muitas vezes, o ariano se afasta da vida privada, principalmente quando lhe é exigida sua companhia no momento em que ele deseja fazer coisas ou estar mais independente. Escolher um companheiro ou companheira que queira estar o tempo todo com ele, sem permitir que ele trabalhe, seja ativo e independente, é um suplício para o nativo deste signo. Ele pode parar, mas quando lhe dá aquela vontade de fazer algo, ele quer dar vazão a ela. Porque é essa a sua essência: o fazer, o jogar sua energia totalmente em algo.

Muitas vezes, na avidez pela atividade, arianos podem ter menos paciência para fazer atividades em conjunto, normalmente levadas a cabo com maior demora, pela necessidade de consenso. Também não têm muita paciência com pessoas lentas e metódicas. Ou com normas nas quais não vejam muito sentido. O ariano tem necessidade de gerar ações, e parcerias metódicas custam muito a fazer algo e tolhem sua autonomia, rapidez e objetividade. Para o ariano, por natureza, a ação é algo individual.

Há uma fama de que os arianos são egoístas e pouco diplomáticos. Em parte a fama de egoístas pode ser verdade, na medida em que quando desejam verdadeiramente fazer algo não saem perguntando se devem ou não fazer: simplesmente fazem. Também é verdade que são impacientes. Se estão com vontade de fazer um passeio, não raro podem preferir ir sozinhos a ter de esperar todo mundo se arrumar e decidir sair. Sua natureza é imediatista. Quando a vontade toma conta deles, eles querem resolvê-la já, e não daqui a duas horas. Duas horas depois é tarde demais para um ariano! A decisão para os arianos costuma ser fácil, é ‘quero ou não quero’. Evidente que também ficam indecisos e ouvem a opinião dos outros, mas quando sabem exatamente o que querem, acham difícil conciliar ou ter de esperar.

E a questão da diplomacia? Arianos são diretos, até porque a ação pede coragem e objetividade. Isso, somado a impaciência, faz com que eles não apreciem muito as ‘firulas sociais’. Você encontrará arianos educadíssimos, mas não encontrará arianos felizes em circunstâncias sociais do tipo aprisionantes, muito formais. É um signo espontâneo! É nessa hora que eles podem ser pouco sutis, seja de forma intencional ou não. Ou agitarem o ambiente. Eles podem tentar apressar algo ou dizer, às vezes até sem querer, uma palavra que quebre um pouco o ritual social instalado. Igualmente, no momento em que se sentem irritados, podem falar algo ríspido, do qual se arrependem mais tarde. Alguns arianos, porém, não provocam, mas, quando são provocados, podem um dia surpreender com uma resposta bem dura.

Como o símbolo de Áries são os chifres do carneiro, este signo rege, no corpo humano, a cabeça. Quanto o ariano se sente frustrado, é a cabeça que lhe dói. Áries também faz um gasto formidável da cabeça, consumindo bastante energia mental. Áries, como primeiro signo do zodíaco, está sempre criando algo, tomando iniciativas. Seu carma é ter de ficar parado. Seu dom é a sua energia inesgotável e uma grande criatividade.

O que os arianos precisam aprender? Certamente, a utilizar essa energia abundante com que nascem, direcioná-la melhor. Saberem que nem sempre devem sair ‘chifrando’ ou batendo de frente com os outros. Vão aprender na vida que isto nem sempre é inteligente. Aliás, usar sempre a MESMA tática nunca é inteligente, seja ela qual for.

Áries é o primeiro signo do zodíaco. Representa a primeira respiração, os primeiros estágios da humanidade. Simboliza a criança descobrindo a vida. E não há descoberta sem ação, experimentação e ousadia – e é essa a energia ariana!

4 comentários sobre “O Sol em Áries (o ariano)”

Sou ariana, mas não combina comigo o que está sendo dito. Aliás, tudo que eu vejo do meu signo não combinam comigo, tenho um irmão e uma irmã também arianos, e eles combinam exatamente, mas eu não! Não me identifico! Olhando todos os doze signos, eu me encaixo em algum pedacinho de cada um, principalmente o de cancer, mas não é exato em nenhum. Sou ascendente em sagitário.
Mas além de tudo achei legal o texto.
Bjoos

Tenho Sol em Áries e lua em virgem e… Nossa! Quase chorei com esse texto! Me descreve tanto e os arianos que estão a minha volta o tempo inteiro. Texto maravilhoso. Estou toda arrepiada. Ai ai ai

Gostei do texto, sou muito brigona e nele só fala dos meus chifres…(Deve ser pelas últimas que aprontei)
Uso muito a cabeça más deixo a desejar em relação ao intelecto.

E a você Samantha acredito que há dois polos positivos dentro de sua casa você é o terceiro por isso não se identifica, pra ficar mais claro, já existem dois Arianos aí com essas características então, você não adquiriu muito daquilo que você vê neles, 3 é demais!..ssrsr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *