Astrologia

O Sol em Escorpião (o escorpiano)

publicado por

Principal Característica: a profundidade
Qualidade: conhecimento do ser humano
Defeito: intensidade ou reserva excessiva

“A ti Escorpião, darei uma tarefa muito difícil. Terás a habilidade de conhecer a mente dos homens, mas não te darei a permissão de falar sobre o que aprenderes. Muitas vezes te sentirás ferido por aquilo que vês, e em tua dor te voltarás contra Mim, esquecendo que não sou Eu, mas a perversão de Minha Idéia, o que te faz sofrer. Verás tanto e tanto do homem enquanto animal, e lutarás tanto com os instintos em ti mesmo, que perderás o teu caminho; mas quando finalmente voltares, terei para ti o Dom supremo da Finalidade.”
E Escorpião retornou ao seu lugar.
(Original de Martin Schulman – Karmic Astrology: The Moon’s Nodes and Reincarnation, 1977)

Escorpião é atualmente simbolizado pelo animal escorpião. Mas um dia também já foi pela águia e também pela serpente. Três animais capazes de trocar de pele (no caso, a águia, de bico) e que necessitam de perspicácia para sobreviver.

O escorpião é um dos seres mais resistentes que se conhece. Pode passar sem se alimentar por dias e sobrevive em paisagens quase que insuportavelmente quentes. É, também, o único animal que, ao ficar acuado e sem saída, pode ferroar a si próprio. Ao contrário do que se imagina, o escorpião não sai atacando os outros animais. Na verdade, ele só ataca quando é pisado ou provocado.

Tudo isso fala muito a respeito da psicologia de um escorpiano. Mas, ainda assim, temos que retornar ao seu próprio mito pessoal. O escorpiano nasce em meio a uma crise. Não importa que crise – um avô pode ter falecido, alguém ter estado recentemente doente ou pode ter havido algum tipo de perda. Escorpianos não nascem em um momento tranquilo, e sim, decisivo, irreversível e transformador.

Não se sabe o porquê, mas mesmo os escorpianos mais amados podem se sentir rejeitados. É compreensível, por exemplo, que ao nascer enquanto a família vivia o luto de algum parente, ele sinta que não seja bem vindo, não por ele mesmo, e sim pelo momento. Mas o escorpiano, na sua infância, pode ter dificuldade em fazer esta distinção. Ele pode achar que é o responsável por esse momento ruim, que ele trouxe essa desgraça ou que ele não deveria ter vindo. E, algumas vezes, seus pais realmente não estavam bem resolvidos quanto a sua chegada.

A criança escorpiana é ligada à mãe, pela qual pode apresentar sentimentos conflitantes. Sente um amor profundo, mas eventualmente existe também uma mágoa de ter sido sido rejeitada (independente de ser ou não verdade!) . Mais tarde, provavelmente ela terá que elaborar melhor estes sentimentos. A mãe, para um escorpiano, não é uma mulher qualquer. Ela é a um só tempo forte, reservada, interessante. Ela tem uma força silenciosa, que poderá legar à criança.

Quanto ao pai, há um potencial de que o escorpiano o sinta como distante ou autoritário, ou, ainda, como muito mais fraco do que a mãe, como se fossem dois extremos. Esta relação com os pais explica a desconfiança inerente que o escorpiano tem em relação às instituições e regras estabelecidas.

Por esse histórico, não é de se espantar que o escorpiano seja uma criatura intensa. Na verdade, ele é o signo do zodíaco mais capaz de assumir sentimentos de todos os tipos. Escorpião é um signo altamente emocional. Ele é tão emotivo quanto o canceriano e o pisciano, mas ele teme que a demonstração da sua vulnerabilidade o deixe presa fácil do que os outros quiserem fazer. Ele é muito perceptivo dos intensos jogos humanos, devendo ser quase certo que viva uma forte paixão em sua vida em que tenha que lidar com todos os conteúdos mais difíceis de dentro de si mesmo e, claro, do outro.

E a respeito da sexualidade, questão sempre ligada a Escorpião? Escorpião é um signo do elemento Água e e da polaridade Fixa (você pode ler sobre estes conceitos em “Aprenda Sobre Astrologia”. É essa fixidez que lhe dá essa natureza profundamente emocional, e o sexo é o mais perfeito canal para dar vazão a tantos sentimentos represados ou apenas ocultos. É na sexualidade que o escorpiano se revela. É tanta a importância que o escorpiano dá a esse assunto que você conhecerá escorpianos abstêmios e os sensuais. São como as duas faces de uma mesma moeda: o sexo como o próprio ‘eu’ do escorpiano. Será algo que ele irá exprimir com muitas ou com poucas pessoas, e que vai depender da fase de vida em que ele se encontra, e, claro, com quem está.

Agora voltando aos sentimentos intensos de que o escorpiano é portador. Ao longo da sua vida, você irá se deparar com escorpianos ‘serpentes’, isto é, dominados por suas emoções, como o ciúme e a necessidade de manipulação. Você conhecerá, também, aqueles representados pelo próprio animal que lhes designa: esses serão ambivalentes. Ora serão capazes de grandes gestos, ora sutilmente sabotadores. E, por último, você conhecerá escorpianos ‘águias’, isto é, aqueles que têm uma percepção aguda de suas emoções, mas que tentam transformá-las e direcioná-las.

Dentre as profissões típicas de Escorpião, você encontrará médicos, psicólogos, profissionais da área de cura e também financeira. Em todas as profissões, ele utilizará seu fino radar e intuição.

A missão do escorpiano não é eliminar seus sentimentos, e sim, entender e transformar o que ele carrega dentro de si. O escorpiano sabe que pode infernizar a vida de alguém tanto quanto influenciá-la positivamente, ou fazer ambas as coisas, e também consigo mesmo. O escorpiano consciente tem conhecimento de que precisa mudar a si mesmo ao invés de voltar a sua poderosa energia para os outros. Por exemplo, se ele é uma pessoa muito ciumenta, ele pode sentir que precisa modificar isso, e não tentar controlar a pessoa de quem gosta.

O escorpiano passa por radicais transformações de personalidade ao longo de sua vida, que vai se tornando mais fascinante a medida em que ele vai compreendendo os seus sentimentos e a sua missão. Ele tem uma forte energia que precisa ser canalizada. É como a energia nuclear: bem empregada ela gera muitos benefícios. Todos os escorpianos são de alguma maneira ‘radioativos’: ou se desenvolvem, melhoram a si mesmo e ao mundo imediato que os cerca ou destroem. Não existe meio-termo. Nós falamos sobre a águia. A águia mais conhecida é a Fênix, aquela que renasceu das cinzas. Os escorpianos precisam metabolizar sentimentos primitivos – como o ódio, a rejeição ou a solidão profunda,  históricos familiares difíceis – para poderem se transformar e renascer, ajudando, de alguma forma, os outros a renascerem com uma nova perspectiva.

 

RSS Feed

Assine o RSS FEED e não perca nenhuma novidade do nosso site!
Você também pode receber as atualizações da semana assinando por email!

6 comentários: “O Sol em Escorpião (o escorpiano)”


  1. CLAUDIA diz:

    APENAS UMA OBSERVAÇÃO , LI QUE O ESCORPIÃO O ANIMALZINHO , NÃO SE FERROA QUANDO ACUADO , ISSO É MITO , LENDA , ELE NÃO SE SUICIDA . AS EXPERIENCIAS QUE FORAM FEITAS COLOCAVAM O ESCORPIÃO NUM CIRCULO DE FOGO , E SUA CAUDA ENVERGAVA ATINGINDO-O . ACONTECE QUE ESSE MOVIMENTO DA CAUDA É FRUTO DA DESIDRATAÇÃO SOFRIDA DIANTE DO FOGO INTENSO. NÃO CREIO QUE EXISTA NA NATUREZA NENHUM ANIMAL QUE SE MATE DELIBERADAMENTE , NEM MESMO QUANDO ACUADO .


  2. suelen campos diz:

    Outra observação: Quando se fala que o escorpiano “se mata” metaforicamente, a astrologia, define como uma caracteristica predominante e a capacidade visceral que o próprio tem de se ferir (drogas, alcool, pesamentos destrutivos, masoquismo,orgias), ou seja, ele faz consigo mesmo, coisas que não seria bom pra ele. E que com certeza mais tarde, ele se arrependerá. É disso que se trata!
    É lógico que ele não vai se matar (apenas de eu ter tentado várias vezes rs). Sou escorpiana, sei bem do que eu to falando!


  3. Julia diz:

    Perfeito. Eu sou assim, do jeito que vc descreveu.


  4. Muriel diz:

    Li sobre todos os signos e gostei muito. Como gosto muito de obeservar as pessoas e buscar entender os comportamentos, para mim é sempre algo muito interessante a leitura sobre a personalidade, sobre os comportamentos de cada signo. Nem todas as pessoas que se propoem escrever sobre os signos conseguem transcrever da forma mais fiel características; seja de defeitos ou de qualidades, pois acabam se deixando envolver pela não afinidade ou pela afinidade com este ou com aquele signo presente no seu ciclo de vida. Gostaria de parabenizá-la por cada texto sobre cada signo.


  5. vtuleski diz:

    Muito obrigada pelo comentário e feedback, Muriel! 🙂

    Abraços.


  6. lilia diz:

    Ótima descrição, nunca vi tanto detalhes reais sobre este signo.

Deixe o seu comentário:

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski iniciou seus estudos de astrologia em 1989, passando a atuar como astróloga profissional 7 anos depois. Dá consultas astrológicas no Rio de Janeiro ou através do Skype para outras cidades. Agende a sua consulta!

É palestrante do evento anual de previsões astrológicas Presságios (RJ), colabora com os sites Personare e Constelar. Membro do SINARJ, palestrou eventos para astrólogos promovido por este sindicato de 2012 a 2017, e, novamente, em 2019, com duas palestras.

Atenção: este site NÃO é destinado a consultas gratuitas. Para tirar dúvidas sobre o seu mapa, é necessário agendar uma consulta paga. Respeite o astrólogo como um profissional que estudou para realizar o seu trabalho e que precisa ser remunerado, assim como um médico, advogado e qualquer outra profissão. O profissional agradece.

Mais sobre Vanessa Tuleski »

2020 - Vanessa Tuleski - (CC) Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Magno Valdetaro
O conteúdo deste site de autoria de Vanessa Tuleski está sob a licença de Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil. Nenhum conteúdo deste site pode ser copiado e reproduzido em outro site sem autorização do autor! Mais detalhes aqui!

Creative Commons License