Início da estação mais fria do ano é inaugurado com a entrada do Sol em Câncer. Veja os destaques das previsões da semana de 15 a 21/06
As previsões da semana de 15 a 21/06 indicam dias emotivos e com muitos altos e baixos. A semana marca um dos acontecimentos astrológicos mais importantes do ano, o Solstício de Inverno, que é inaugurado com a entrada do Sol em Câncer, no finalzinho de sexta-feira (20).
Inverno pode até ser sinônimo de frio. Mas, do ponto de vista da Astrologia, o início da estação mais fria do ano está longe de significar um período de frieza. Câncer, o signo onde o Sol permanecerá pelo próximo mês, é muito associado às nossas emoções, vínculos e passado.
E é importante ter em mente que o Solstício de Inverno ocorre em um momento em que o Sol forma aspectos planetários muito contrastantes. Isso se reverte em uma semana propensa a muitas oscilações de humor e de vitalidade.
Resumo das previsões da semana de 15 a 21/06:
Toda a semana: Marte em quadratura com Urano
Toda a semana: Marte em sextil com Júpiter
Toda a semana: Mercúrio em sextil com Vênus
A partir de terça-feira (17): Marte ingressa em Virgem
A partir da quarta-feira (18): Lua Minguante em Peixes
A partir da quinta-feira (19): Sol em conjunção com Júpiter
A partir da quinta-feira (19): Sol em quadratura com Saturno e Netuno
No fim da noite de sexta-feira (20): Sol entra em Câncer (Solstício de Inverno)
Quadratura Marte/Urano segue agitando tudo
Ao longo de toda a semana, persiste a quadratura de Marte com Urano. Na semana passada, esse aspecto, somado a uma Lua Cheia, propiciou dias de muitos imprevistos, nervosismo e certa instabilidade. E muitas mudanças no ar, também, seja as acontecendo ou as que tivemos consciência de precisar fazer.
Porém, nesta semana há alguns sinais de que o pior pode ter passado. Especialmente por conta de aspectos planetários que ajudam a suavizar os problemas decorrentes da agitada quadratura Marte/Urano. A seguir, a gente detalha cada um deles.
Marte troca Leão por Virgem
O primeiro fator de amenização da quadratura Marte/Urano tem a ver com uma mudança de ares do planeta vermelho. A partir da terça-feira (17), Marte deixa o signo de Leão e ingressa em Virgem. Com isso, a quadratura que ocorria em teimosos signos fixos ganha certa flexibilidade.
Afinal, Marte em Virgem não tem a mesma petulância e audácia de um Marte em Leão. Ele é mais frio e técnico.
Com isso, os possíveis imprevistos decorrentes da quadratura Marte/Urano também mudam de foco. Se em Leão tinham potencial de mexer com nossa identidade e assuntos pessoais, com mais arroubos, agora entram na frequência virginiana. Ou seja, mais ligados ao dia a dia e ao cotidiano e com um viés mais crítico do que de rompantes, valendo também para figuras de referência ou autoridade.
O que esperar de Marte em Virgem
Marte fica cerca de um mês e meio em cada signo, e toda vez que há uma troca, é como se ele colocasse toda sua energia nos assuntos ligados àquele signo. Se em Leão o foco estava no lazer e na gratificação pessoal, em Virgem a palavra-chave é organização.
Assim, até o dia 6 de agosto é um período muito propício para você colocar a vida em ordem. Um bom primeiro passo é começar pelo cuidado com a saúde e o seu corpo. Experimente, por exemplo:
agendar consultas médicas;
fazer check-ups e exames de rotina;
adotar hábitos mais saudáveis;
fazer dietas e estabelecer uma rotina de exercícios físicos.
Você também pode colocar em ordem muitas coisas no seu trabalho que andavam atravancadas e estabelecer novas rotinas. Sabe aqueles assuntos que não vão nunca pra frente, e acabam se acumulando? Marte em Virgem consegue dar conta e é ótimo para desatar esses nós. Ótimo adotar uma abordagem mais prática e sistemática.
Além de tudo, Virgem é um signo de aperfeiçoamento. Assim, há boas oportunidades de crescimento e de aprendizado, caso você queira se dedicar a novos estudos e leituras.
Claro que há também um ponto de atenção, que no caso de Marte em Virgem é o risco do excesso de trabalho e também de crítica. A crítica sem limites pode nos fazer severos demais com os outros ou exigir demais de nós mesmos.
De toda forma, é uma temporada que nos pede pés no chão. Virgem é um signo do elemento Terra, o que favorece o foco na realidade e no plano material. Aproveite essa energia para dedicar-se a medidas com efeitos práticos e concretos na sua vida daquilo que você realmente quer melhorar.
Lua Minguante reduz intensidade de imprevistos
Outro fator que ajuda a amenizar os imprevistos da quadratura Marte/Urano é a mudança da fase lunar. Na semana passada estávamos em plena Lua Cheia, em que tudo tende a tomar proporções maiores. Mas, a partir da quarta-feira (18), tem início a Lua Minguante em Peixes.
Assim, tudo aquilo que vinha borbulhando e no ápice na semana passada tende a arrefecer e diminuir de intensidade. Não é que os problemas vão deixar de existir, mas tornam-se menos amedrontadores.
A fase minguante também favorece avaliações, pois sinaliza um final de ciclo e a aproximação de um próximo. O que você precisa avaliar ou finalizar?
Sextil Marte/Júpiter dá um sopro de otimismo
Por fim, há um terceiro fator de alívio na quadratura Marte/Urano. Isso porque ao longo de toda a semana (mas especialmente quando entrar em Virgem, na terça-feira), Marte vai fazer um sextil (aspecto harmonioso) com Júpiter em Câncer.
Trata-se de um contato de muito otimismo. Então, se a semana passada derrubou o seu ânimo em algo (e há boas chances de isso ter acontecido), agora há uma forcinha extra para você correr atrás e dar a volta por cima.
Isso vale para muitas áreas da nossa vida, mas pode ser especialmente útil em situações como:
problemas de saúde;
perdas financeiras;
questões afetivas e crises em relacionamentos.
Por exemplo, digamos que o problema enfrentado por você na semana passada tenha a ver com um término num relacionamento amoroso. Não é que você estará 100% feliz agora, mas haverá movimentos significativos de avanço para uma melhora.
Mercúrio em sextil com Vênus: o poder do diálogo mais afetuoso
Outro trânsito planetário herdado da semana passada é o sextil de Mercúrio em Câncer com Vênus em Touro. E é uma boa notícia, especialmente para aqueles que experimentaram crises em relacionamentos nos últimos dias.
Esse sextil de Mercúrio/Vênus favorece negociações via diálogo. É a combinação de um jeitinho canceriano de lidar com as emoções, somado a uma abordagem muito afetuosa, típica de Vênus em Touro.
Nestes dias, as trocas também vão ser mais aconchegantes e emocionais ou remetendo a questões do passado (Mercúrio em Câncer).
Solstício de Inverno e a temporada de Câncer
A semana se encerra com um evento astrológico muito importante, que é o Solstício de Inverno no Hemisfério Sul. A estação mais fria do ano tem início exatamente às 23h42 de sexta-feira (20), sinalizada pela entrada do Sol no signo de Câncer.
Câncer é um signo associado às emoções. Por isso, a temporada que se inicia agora e se estende até 22 de julho é um bom momento para desacelerar e cuidar da nossa saúde mental e emocional. É hora de olhar para dentro e cuidar daquilo que nos toca mais intimamente, além da atenção para os nossos vínculos mais importantes.
A relação dicotômica do Sol com Júpiter e Saturno/Netuno
Antes mesmo de o Sol entrar em Câncer, poderemos sentir uma espécie de “queda de braço” pela atenção do astro-rei. A partir da quinta-feira (19), o Sol começa a fazer uma conjunção com Júpiter, ao mesmo tempo em que forma uma quadratura com Saturno e Netuno.
Essa é uma combinação muito dicotômica, que traz perspectivas ora desafiadoras, ora extremamente positivas.
Vamos começar pela quadratura do Sol com Saturno. Muitas vezes ela traz um incômodo, que pode vir de diferentes formas:
dores de cabeça;
problemas de saúde crônicos;
algo que desafia a autoestima;
cansaço e excesso de trabalho.
Já o Sol com Netuno também pode derrubar nossa vitalidade. É um aspecto que às vezes faz a gente se perder, como se fôssemos tomados por uma sonolência. Pode trazer também confusões e atrasos.
Mas do outro lado temos o Sol em conjunção com Júpiter, que é um aspecto que exalta positividade e confiança. É como se os dois juntos nos falassem: a vida vai brilhar. Você pode não estar bem, pode ter passado por maus bocados na última semana, mas você vai superar, sim!
Eu costumo fazer uma analogia com uma partida de futebol. Sabe aquele jogo em que nada dá certo e seu time está em apuros? Mas tem um jogador que está muito a fim de reverter o placar? Alguém com garra para virar o jogo e mandar a zica pra longe?
Essa figura é justamente o Sol com Júpiter, mantendo o otimismo e a confiança, apesar de tudo! É aquele ímpeto de fazer as coisas darem certo, que será tão útil após dias complicados nesse início de junho.
E se você quer entender melhor o contexto da sua vida, marque uma consulta online comigo! O meu trabalho de previsão na Astrologia enfoca em te mostrar quais são os desafios e quais são as oportunidades no seu momento no espaço de um ano para frente.