Ano Novo Astrológico de 2021 começa em 20 de março
Para a Astrologia, o ano novo não começa em 1º de janeiro, e sim, quando o Sol ingressa no signo de Áries. Por isso, o Ano Novo Astrológico 2021 começa no dia 20 de março, às 6h37min no Brasil.
Esse dia e hora geram um mapa astral para o país para aquele ano que começa. No caso do Brasil, o mapa é feito para a capital, Brasília, e neste artigo vamos interpretar este mapa para entender tudo sobre o Ano Novo Astrológico, as previsões, os desafios e as oportunidades que vai abranger toda a coletividade do país.
Ano Novo Astrológico 2021 x 2020
Vamos começar relembrando o Ano Novo Astrológico 2020. No ano passado, o mapa para o Brasil teve grande ênfase no signo de Capricórnio. Esse signo cobra muita responsabilidade e pode nos deixar muito voltados ao trabalho e em assuntos mais sérios e estruturais. E foi exatamente assim.
O mapa do Ano Novo Astrológico 2021 tem Ascendente em Áries, um signo de iniciativa, que empreende começos e tende a ser arrojado. Áries indica a abertura de caminhos pelas próprias ideias, não raro, pioneiras. A partir de agora, você poderá entender as previsões para:
- as atitudes, que são regidas pelo Ascendente;
- as finanças, a partir do signo na Casa 2 no mapa do Ano Novo Astrológico;
- as comunicações, com a Casa 3;
- a espiritualidade, com a Casa 12;
- o amor, ao analisarmos o posicionamento de Vênus.
Ascendente em Áries e os começos
Não espere um ano de contemplação e descanso, pois o ativo Áries ocupa o Ascendente. 2021 é ano de ter iniciativas, empreender começos e ser arrojado. Áries indica a abertura de caminhos pelas próprias ideias, não raro, pioneiras.
Ponto fortes:
– Não é ano de esperar soluções caírem do Céu, caminhos sendo mostrados por fórmulas prontas, zonas de conforto e segurança, pois nada disso combina com Áries. O mote é se arrisque, se jogue, vá em frente, acredite em você.
– O Sol brilha conjunto ao Ascendente deste mapa, favorecendo as pessoas mais autoconfiantes, criativas e arrojadas, que não têm medo de acreditar em si mesmas e se lançarem em coisas novas.
– Há um maior senso de individualidade. Aproveite isto, pois Áries fala que só você pode pensar em você e na sua própria vida, ninguém pode fazer isto por você e tomar decisões que só a você cabem. Apesar de ainda estarmos em um contexto de pandemia, não é ano de se colocar em último lugar, é preciso tocar a sua vida em frente e seus projetos, ainda que tomando todos os cuidados necessários para não se colocar em risco e/ou a outras pessoas.
Pontos fracos:
– Mas, é claro, nada no excesso é bom e correr riscos demais está incluído nisso. No negativo, Áries pode dar insubordinação e individualismo, o que, no contexto de uma pandemia, que pede colaboração coletiva, pode ser muito complicado e contrário a um espírito colaborativo. Deve-se cuidar, portanto, com atitudes egoístas, impulsividade desmedida e agressividade, que é o lado sombra de Áries.
– Posturas infantis e brigas à toa, ao invés de usar a boa liderança e assertividade do lado luz de Áries, podem colocar muitas coisas a perder.
– Para algumas pessoas, a quem faltar persistência, pode ter só começos e fantasias e não se sair verdadeiramente do lugar.
Casa 2 e as Finanças no Ano Astrológico 2021
Urano ocupa a Casa 2 do mapa do ingresso. Isto favorece a criatividade para ganhar dinheiro e abrir novas frentes de negócio e algo que já estava muito em voga no ano passado, como os serviços virtuais, os aplicativos, o investimento em informática e em modernizações e a inventividade para se driblar as limitações de uma pandemia.
Porém, Urano em tensão com Saturno, aspecto que vai estar presente no ano todo, não é um posicionamento que propicie estabilidade. Está mais para uma inclinação a altos e baixos. Quem partir para novos negócios deverá levar isto em conta, o que vai pedir uma boa capacidade de adaptação e um fluxo de caixa capaz de segurar nas fases de baixa. Há risco de quebra de negócios tanto considerados estáveis quanto novos, que podem não conseguir se estabelecer. O momento é de surfar, e não de águas exatamente calmas e nem em contextos previsíveis, na economia do país.
Mudanças também podem ser feitas em questões financeiras e até estruturais, que impactarão no futuro de empresas e negócios. Leve isto em conta em possíveis investimentos.
Casa 3 do mapa de 2021: tempo de cursos e muita comunicação
Marte, o regente do Ascendente em Áries, encontra-se na Casa 3, em Gêmeos. Isto implica em um ano focado em comunicação, seja para propagar e vender produtos e serviços, ou para disponibilizar cursos, trocas, aprendizados. A comunicação será intensa em 2021, até o próximo ingresso do Sol em Áries em março/22. As redes sociais vão continuar dominantes em um contexto limitado sob várias aspectos para eventos presenciais.
Marte em Gêmeos também colabora com ideias, fomentando as coisas novas que este Ascendente em Áries pede.
A Lua, regente das necessidades emocionais do povo, não está conjunta a Marte, mas também está em Gêmeos.
Vejamos como estes dois planetas em Gêmeos podem funcionar no positivo e no negativo.
Pontos fortes:
– Plano mental hiper ativado, com boas ideias, como foi dito, e criatividade.
– Mais maleabilidade. Não estaremos rígidos. Vamos considerar mudanças, adaptações, experiências, novidades.
– Muita necessidade de se comunicar, aprender. Portanto, muitos cursos virtuais, livres e comunicação.
– Necessidade de espairecer, que, se realizada com responsabilidade, implica em caminhar ou andar de bicicleta com máscara, enquanto persistir a pandemia.
– Mesmo em ano de pandemia, 2021 está longe de qualquer tipo de marasmo.
Pontos fracos:
– Muita dificuldade em conter aglomerações, que é o que propaga a transmissão do COVID-19. Altas taxas de transmissão do vírus, por conta disso, enchendo hospitais enquanto não se alcançar um número elevado de vacinações.
– Mercúrio e Marte formam quadratura, trazendo tendência a muitas brigas e bate-bocas em um ano fortemente polarizado, não raro de forma agressiva. Muitos Waters e brigas gratuitas. Observe a si mesmo quanto a isto. Não é brigando e impondo pontos de vista que se muda a cabeça de ninguém.
– Potencial ampliado de acidentes em deslocamentos, com mais acidentes em 2021 do que em 2020.
– Chance de conflito e/ou dificuldade com países vizinhos ou em fronteiras, em brasileiros cruzarem fronteiras com países vizinhos, tanto para sair como para voltar do país.
– Superficialidade e falta de base de várias informações passadas. Polêmicas. Assuntos superficiais, fofocas e fake news em detrimento de questões mais sérias.
Júpiter e Saturno em Aquário e as mudanças sociais
Saturno e Júpiter ocupam o signo de Aquário, que rege grupos e coletivo, e ambos os planetas vão estar muito bem, respectivamente, com Marte e com a Lua. Veja algumas tendências para isto.
– Alguns grupos engajados e comprometidos, querendo fazer bons trabalhos sociais e/ou coletivos.
– Boas ideias e iniciativas para jovens e adolescentes. Uma parte deles vai conseguir avançar no ensino, infelizmente, porém, não a camada mais carente.
– Alguns gestores com ações bem planejadas e bem coordenadas, o que pode ajudar tanto na pandemia como em iniciativas dentro de empresas para modernizações. Surgimento de gestos visionários, com boas sementes de futuro sendo plantadas.
– Pessoalmente, projetos seus em que você possa trabalhar com foco e afinco, abrindo coisas boas para o seu futuro. Ótimo para planos que alcancem grupos e coletivo.
– Boa sinergia com amigos, que podem ser fonte de ânimo e otimismo, ajudando a ver questões sob outra perspectiva. Amigos que dão apoio, suporte e estabilidade.
Peixes e Casa 12 lotada no Ano Novo Astrológico de 2021
A Casa 12 lotada vai trazer algumas dificuldades na pandemia. Esta é a Casa, dentre outros significados, de flagelo, vulnerabilidade, hospitalizações e doenças. Se não houver um cuidado, podemos passar boa parte do ano “enxugando gelo”, isto é, tratando de infecções e reinfecções por COVID-19.
Estudantes de camadas mais baixas também têm possibilidade de um ensino deficitária este ano em razão de problemas estruturais, como acesso à Internet e equipamentos.
Esta é também uma Casa ligada a estados psíquicos vulneráveis, e, enquanto uma parte das pessoas vai estar ligada no lado Yang do mapa, que toca projetos, tem boas ideias e iniciativas, outra parte, seja por hipersensibilidade pessoal ou até fatores de ordem maior, poderá estar lidando com debilidade física e/ou emocional pessoal e/ou de pessoas próximas.
Muita gente, portanto, poderá ficar/estar doente psicologicamente em 2021, com altos índices de depressão e ansiedade, até mesmo pelo fato de estarmos indo para o segundo ano de uma grave pandemia mundial, que gerou tantas perdas. Este estado de espírito impressionável e pouco objetivo pode ajudar a fomentar notícias delirantes e boatos.
Uma Casa 12 cheia também pode indicar muitas coisas acontecendo por debaixo dos panos, como desvios de dinheiro, fraudes, roubos e golpes.
Se você e/ou alguém próximo não anda bem, vai ser importante procurar ajuda, e ajuda idônea, em um ano com potencial de falsos gurus e gente ótima de lábia (o mapa deste ano favorece isto). Em um ano em que vai se tentar vender de tudo, não vão faltar promessas milagreiras e superficiais para qualquer tipo de problema.
A melhor forma de se usar a Casa 12 bastante destacada deste mapa é buscando ser buscando por meditação, conexão espiritual e momentos de descanso e, se possível, de ligação com a natureza. Parar um pouco a correria e o excesso de atividade vai ser salutar em um ano que promete ser agitado e cheio de atividades, não raro múltiplas.
Vênus: e o amor, como vai ficar?
Vênus, o planeta do amor, está em seu signo de exaltação (posicionamento que destaca e favorece o planeta), isto é, em Peixes. O amor tende a estar mais romântico e sensível em 2021. É um ano com alto potencial para se apaixonar e viver coisas intensas, com Vênus em bom aspecto com Plutão. Ou então para manter a intimidade e a conexão com o ser amado.
Mas Vênus ainda vai estar em orbe de afastamento com Netuno, e este é aspecto que requer alguma cautela com fantasias e enganos, amores “impossíveis” ou platônicos e até sofrimento no amor. Muita gente vai imaginar coisas, sem se pautar na realidade.
Se você estiver vivenciando isto, amigos poderão estar tentando te avisar de algo. Ou talvez você é quem veja alguém vivenciando isto. Nem sempre o aviso surte efeitos, mas é importante que não deixe de ser dado e/ou minimamente considerado. Então, a dica para o amor em 2021 é: cuidado com a fantasia.
Mas com Vênus conjunto ao Sol o amor tem potencial, sim, para ser intenso e prazeroso em 2021 – ainda que, para algumas pessoas, um tanto equivocado ou cego, como já foi dito – e algo a ser vivido em privacidade, menos no mundo e mais na esfera íntima.
E, em razão da conjunção com o Sol, talvez podendo trazer um certo alívio, porto seguro, poesia especial para a vida pessoal. Enfim, mesmo sendo um ano tão Yang sob uma certa perspectiva, o amor definitivamente vai estar no ar em 2021.