Obrigações e responsabilidades requerem atenção em uma semana agitada e tendente a imprevistos
Veja alguns temas desta semana.
- Vamos ter de nos enquadrar entre deveres e chatices e um potencial de imprevistos e agitação, este último em especial da metade da semana em diante, trazidos por aspectos entre Vênus, Saturno e Urano.
- Além disso, Sol e Marte, em tensão desde a semana passada, dão continuidade a este aspecto, com muita agitação no âmbito coletivo e pessoal.
- Com a recente retrogradação de Mercúrio, vai ser preciso jogo de cintura para lidar com pequenos atrapalhos no dia a dia, remarcações e mudanças de última hora.
- Relações e parcerias ficam mais sujeitas a chuvas e trovoadas em praticamente todo o mês de fevereiro, e isto já começa agora. Por isto, estratégia e inteligência emocional podem fazer toda a diferença.
- Vênus muda de signo, entrando no livre Aquário, pedindo um modo de se relacionar que inclua mais liberdade, criatividade e independência. Para os solteiros que curtem relações mais soltas, é o trânsito ideal, que, se não fosse um ano de pandemia, prometeria um Carnaval com muita curtição sem compromisso.
Tendo jogo de cintura para lidar com os entreves de Mercúrio retrógrado
Três vezes por ano Mercúrio fica retrógrado por cerca de vinte dias, e vai estar nesta condição em boa parte de fevereiro, até o dia 20.
O lado bom de Mercúrio retrógrado.
– Potencial de retornos de amigos, conhecidos, ex-namorados(s). Pessoas voltam, assuntos voltam, o passado bate mais à porta e às vezes é bacana rever.
– Você também pode retomar projetos, ideias ou aprendizados.
– Reflexões mais profundas podem surgir.
Os pontos que vão requerer atenção.
– É mais difícil tomar decisões, pois há mais indecisão. Quando for possível, pode ser melhor deixar para tomar decisões depois da retrogradação, já que situações podem mudar. Exemplo: você compra uma passagem aérea na promoção durante a retrogradação e depois descobre que não vai mais ser possível viajar naquele período.
– Aumento de distração, por isto confira mais o que fizer, para evitar que comunicações, textos e artigos saiam com erros ou faltando informações.
– Aparelhos falham e pifam mais, redes e Internet ficam mais instáveis e podem sair do ar. Dá para fazer reuniões online e lives, mas já conte com um tanto de imprevisto e atraso para este tipo de atividade.
– Potencial de retrabalho: algo feito pode retornar para ser refeito por qualquer motivo.
– Aumentam os imprevistos, compromissos têm de ser remarcados, não raro em um efeito em cascata.
– Compras realizadas ficam mais sujeitas a algum tipo de erro, equívoco, arrependimento ou atraso. Quer comprar um novo aparelho de celular e o seu ainda está bom? Espere Mercúrio ficar direto. Agora, se o aparelho pifar de repente, aí não há escolha, é preciso comprar com Mercúrio retrógrado.
– Potencial de mal entendidos, por isto cheque o entendimento do outro da sua mensagem.
Forte irritabilidade no ar desde a semana anterior
O Sol em quadratura com Marte, presente desde a semana passada – quando Marte também quadrou Júpiter (ainda um pouco presente nesta semana), com um incremento de ações imprudentes ou até arrogantes – é um aspecto que nos deixa mais irritáveis e com o famoso “pavio curto”. Veja algumas dicas ligadas a ele.
- Observe como anda a sua impaciência e impulsividade em uma época em que muitos vão agir de forma irrefletida em suas decisões (podendo se arrepender depois) ou, ainda, bater de frente com alguém, não raro com isto podendo ser desnecessário, com chance de ser encontrada uma via mais amena.
- Talvez, porém, você tenha que ser mais assertivo para resolver uma questão. Todavia, pense no melhor jeito para fazer isto. Às vezes, precisamos pontuar algo, mas, se estivermos de cabeça quente, podemos fazer isto de uma maneira pouco adequada, que não nos favorece no cômputo geral da situação.
- Se seu estresse estiver em um nível alto, pois a combinação Sol/Marte causa um aumento da agitação e excesso de atividades, tire um tempo em algum momento do dia para voltar a se centrar e se acalmar.
- Atividade física, algo associado a Marte, também é algo que ajudar a encontrar este equilíbrio.
- Tente também estabelecer prioridades e cortar excesso de estímulos que aumentem ainda mais a agitação e nervosismo, como a visualização excessiva de aplicativos de mensagens ao longo do dia.
No contexto coletivo, esta quadratura pode ocasionar um aumento de acidentes, violência, incêndios, assaltos, calor (em países que estão no verão) e situações de emergência. E ela ainda vai se somar a outro aspecto que traz imprevistos, como você vai ver ao longo desta previsão. Então, o mote “muita calma nesta hora” pode ser um bom bordão para a primeira semana de fevereiro.
Vênus ingressa em Aquário: busca de relações com mais estímulo, liberdade e criatividade
Depois da passagem de Vênus por Capricórnio em janeiro, com uma abordagem de mais cautela e estabilidade no que se refere a relações e finanças, Vênus ingressa em Aquário já na segunda-feira (01), ficando neste signo até o dia 25.
As relações ganham um tom mais livre, criativo e espontâneo do que no trânsito anterior, embora, porém, nem sempre comprometido, o que era uma vantagem do outro trânsito.
Para solteiros que buscam relações sem amarras e/ou com mais diversidade é o momento ideal para encontrar pessoas que queiram viver isto.
Para comprometidos, significa uma fase para quebrar um pouco a rotina e buscar estímulos. Aquário adora sacudir a mesmice e se abrir a novidades. Além disso, ama a interação com amigos e grupos.
Compras e investimentos tendem a ser feitos mais no impulso do que na época anterior, até por haver mais abertura a coisas novas. Mas talvez não seja o melhor momento para investimentos de maior porte, por causa do tom geral do Céu em fevereiro.
Há, neste ano, particularidades específicas nesta passagem de Vênus por Aquário, que vai ter alguns aspectos positivos, mas vários de tensão, então pode-se dizer que em fevereiro você vai ter que ter especial atenção a forma como se relaciona, às parcerias e ao uso do dinheiro, temas de Vênus, já que nem tudo talvez venha a ser tão estável, seja no presente e/ou no futuro.
Ademais, este pode ser um dos meses do ano mais tendentes, no amor e nas parcerias, para relações que já estejam com alguma vulnerabilidade, a chuvas e trovoadas, com um potencial de rompimentos. E já começa nesta semana, como você vai ver a seguir.
Vênus entre Saturno e Urano: as obrigações versus impaciência e agitação
Nesta semana, Vênus está em conjunção com Saturno, o que significa que deveres e chatices podem ser impor ao lazer, ou que surgem empecilhos a encontros e/ou lazeres, como um resfriado. A conjunção exata ocorre no sábado (06), observe como vai ser este dia para você.
Vênus/Saturno às vezes traz uma sensação de “secura” na vida (que pode ser momentânea), como achar que só trabalha e tem e divertido pouco, e de um senso de exigência maior com as relações, o que nem sempre é negativo, pois pode indicar trabalhar em questões necessárias e sugerir algumas mudanças (Vênus vai fazer aspecto com Urano, que é ligado a isto) ou você mudar a sua forma de agir.
Vênus/Saturno também nos torna mais suscetíveis e sensíveis nas relações, com qualquer coisa podendo virar um problema ou questão, situação que requer, portanto, um pouco mais de diplomacia, e você já notou que este não é um ponto forte da semana, mas que deveria ser levado em conta.
O dinheiro também tende a estar mais apertado para muita gente, ou então surgirem as famosas “despesas necessárias”, como um tratamento dentário que não pode ser adiado ou a compra de um equipamento imprescindível.
Em paralelo a este aspecto, a partir da quinta-feira (04), Vênus também quadra Urano, que tem um viés de impaciência. Então pense em algo que pode requerer paciência, como uma longa reunião de trabalho online, e você sem paciência para isto e/ou no meio de um contexto bem agitado para fazer a tal reunião.
Além disso, a combinação de Vênus com Saturno e Urano pode levar muitas pessoas a questionar se devem manter ou romper com algo ou alguém, seja apenas com a vontade de romper ou então de fato. Não raro, pode haver um esfriamento e/ou afastamento, às vezes por fatores de ordem maior (como excesso de trabalho). Para casais ou parcerias que estejam muito estremecidos, é um aspecto com alto potencial de ruptura, que se desdobra em fevereiro, se houver a possibilidade de efetivar isto. Ou então pode indicar um período com baixo grau de harmonia, algo bastante difícil para relações já em tensão.
Vênus/Urano também pode indicar agitação e situações imprevisíveis para si mesmo e/ou pessoas próximas a partir da metade da semana, como emergências médicas.
Em termos de investimentos de maior porte, é um aspecto de alta imprevisibilidade, que pode sinalizar mudar de ideia depois. Além disso, como foi dito, Mercúrio também está retrógrado, fator que não auxilia em nada na clareza deste tipo de operação.
No âmbito coletivo, Vênus/Urano é tendente a protestos, aumento de rebeldia, e, ainda, com possibilidade de violência, pois o Sol quadra Marte, outro aspecto inflamável.
A Lua minguante, porém, iniciando na quinta-feira (04) pode ser um fator de progressiva amenização de uma determinada conjuntura, já que tem uma energia de encerramento de ciclo, com a próxima Lua nova ocorrendo em 11/02.