Semana astrológica de 2 a 7/12 tem Lua Nova e bom momento para planejar 2025
Marte se soma a Mercúrio e inicia movimento retrógrado na sexta-feira (6), enquanto Lua Nova oferece oportunidade para traçar metas. Veja dicas nas previsões da semana astrológica de 1 a 7/12
Chegamos ao último mês do ano, e as previsões da semana astrológica de 2 a 8/12 dão um spoiler do que os astros nos reservam em dezembro. Além de Mercúrio retrógrado, na sexta-feira (6) Marte inicia sua retrogradação, num ciclo que se estenderá até 23 de fevereiro.
Em geral, esta tende a ser uma semana bastante puxada, marcada por alguns “cabos de guerra”. Podemos oscilar entre um esforço excessivo e a vontade de curtir a vida. Ou, ainda, entre a leveza dos encontros sociais e o peso de lidar com crises urgentes.
Por mais desafiadoras que sejam as circunstâncias nesses próximos dias, há motivos para otimismo. Com a virada do ano logo ali, a Lua Nova em Sagitário, que ocorre neste domingo (1), é uma boa oportunidade para traçar metas e ingressar em 2025 com o pé direito.
Resumo da semana astrológica de 2 a 8/12:
- Toda semana: Sol em quadratura com Saturno
- Toda semana: Mercúrio em oposição com Júpiter
- No domingo (1): Lua Nova em Sagitário
- Na segunda (2): Vênus em trígono com Urano
- Na quarta (4): Vênus em sextil com Netuno
- A partir de quarta (4): Vênus em conjunção com Plutão
- A partir de quinta (5): Sol em oposição com Júpiter
- A partir de quinta (5): Mercúrio em quadratura com Saturno
- A partir de sexta (6): Marte retrógrado em Leão
- No sábado (7): Vênus ingressa em Aquário
Lua Nova e o esforço no fim de ano
A semana começa já com uma Lua Nova em Sagitário, no domingo (1º). Tanto a Lua quanto o Sol estão numa quadratura com Saturno, que é o planeta do esforço. Portanto, isso nos sinaliza para uma necessidade de colocar as coisas em ordem.
E isso faz bastante sentido no contexto de fim de ano. Afinal, se queremos ter os últimos dias de 2024 livres para curtir sem pressa as festas e celebrações, será preciso fazer um esforço muito maior nas semanas anteriores para compensar, o que pode ser desgastante.
Assim, essa Lua Nova pode trazer uma sensação de que a gente está correndo sem parar atrás de prazos. Para dar conta de tantas tarefas, será importante aliar o planejamento de longo prazo saturnino com uma visão ampla do todo, típica de Sagitário.
De olho nas finanças
Para completar, essa Lua Nova traz uma ênfase maior sobre as finanças. No Mapa Astral dessa lunação para o Brasil (que leva em consideração o horário de Brasília), tanto a Lua quanto o Sol aparecem na Casa 2, que é ligada aos recursos materiais e valores.
E dezembro impõe muitos desafios nessa área. Há previsão de gastos com Natal e as festas de fim de ano, mas sem perder de vista janeiro e os pagamentos de IPTU, IPVA, matrícula de escolas e por aí vai. Por isso, é hora de botar tudo na ponta do lápis e evitar sustos. Não deixe de fazer esta lição de casa, que pode ajudar a evitar gastos supérfluos em dezembro que prejudiquem seu início do ano.
Planeje seu próximo ano
A boa notícia é que a Lua Nova em Sagitário é o momento perfeito para renovar suas metas. Afinal, Sagitário nos inspira a sonhar grande e querer conquistar mais coisas.
Como são grandes as chances de sobrecarga em dezembro, a dica de ouro é apostar no planejamento e na disciplina para não apenas sonhar, mas vislumbrar como colocar em prática o que você deseja para o ano que vem.
Então, não espere 2025 chegar para correr atrás de seus sonhos! Aproveite esta Lua Nova para montar um cronograma e planejar muito bem o que você pretende fazer para realizar seus desejos!
Entre a sobrecarga e a farra
Na semana astrológica de 1 a 7/12, a tendência é nos dividirmos entre a sobrecarga e um desejo de jogar tudo para o alto e curtir uma boa farra. Isso tem a ver com os trânsitos do Sol e suas interações com alguns planetas.
O Sol está em Sagitário e forma quadratura com Saturno, o planeta do esforço, ao longo de toda a semana. E isso tende a aumentar nossa autocobrança e, eventualmente, pode fazer emergir alguns sentimentos de inadequação e frustração.
Mas, a partir da quinta-feira (5), o Sol em Sagitário entra em oposição com Júpiter (que, por sinal, é o regente desse signo). Em uma semana marcada pelo estresse e pela sobrecarga, esse Sol com Júpiter amplifica a vontade de expansão — e também o risco de exageros. Sabe quando você come ou gasta muito mais do que deveria por que está cansado(a)?
Então, a tendência é experimentar a dicotomia entre a pressão em busca de resultados no final do ano e a alegria de viver típica de Sagitário. O desafio está em equilibrar os dois lados dessa equação.
Aliás, Mercúrio também entra nessa equação, e justamente em um ciclo retrógrado. Ao longo de toda semana, Mercúrio está em oposição com Júpiter e, a partir da quinta-feira (5), começa a formar quadratura com Saturno.
A oposição de Mercúrio com Júpiter intensifica o falatório e a diversidade de coisas que chamarão nossa atenção. Já a quadratura com Saturno tende a impor empecilhos na comunicação e na locomoção, além de aumentar preocupações. Portanto, olho aberto para ocorrências como:
- panes em sistemas e na Internet;
- congestionamentos no trânsito;
- bloqueios inesperados;
- pensamentos pessimistas rondando a mente;
- más notícias que parecem maiores do que são e podem ser resolvidas mais tarde.
Cuidado com o exagero
Se não é possível dedicarmos todo o tempo ao desfrute dos prazeres, também não é salutar negarmos a nós mesmos uma merecida pausa para o descanso. Saber a hora de parar, eis a chave dessa semana.
E isso vale também para o descanso e a descontração. Às vezes, a gente responde ao estresse de forma compulsiva, gastando demais, comendo demais, bebendo demais… O problema do exagero é que ele costuma vir acompanhado do arrependimento depois.
Quer sair com seus amigos para espairecer e desestressar? Ótimo, você precisa relaxar! Mas saiba puxar o freio quando sentir que já passou da medida. Tenha em mente as metas que você estipulou para este final de ano, e não as perca de vista.
Da leveza à tensão (e algumas crises)
As oscilações também se apresentam nos trânsitos de Vênus. Se o início da semana astrológica traz boas tendências para a leveza e interações sociais harmoniosas, a segunda metade gira em torno de temas mais densos.
Até terça-feira (3), Vênus em Capricórnio forma aspectos fluentes com Urano (trígono) e Netuno (sextil). Esses aspectos sugerem intercâmbios interessantes nas relações, e a sensação de que as festas estão chegando, mesmo que o momento seja de muito trabalho.
Vênus ingressa em Aquário no domingo (7), mas já a partir da quarta-feira (4) começa a se aproximar de Plutão, que está naquele signo. E essa aproximação tende a deixar o clima mais pesado, com riscos acentuados e uma maior suscetibilidade a crises.
No âmbito coletivo, podemos esperar um aumento nas ocorrências policiais, como assaltos. E como Vênus é o planeta que versa sobre o feminino, as mulheres devem redobrar os cuidados, pois a tendência é de que sejam alvos preferenciais desses crimes. Grupos minoritários também, pelo fato de Vênus estar em Aquário.
Pontos de atenção
Mas e individualmente, como isso se manifesta na nossa vida?
A conjunção de Vênus e Plutão por vezes levanta questões de autoestima. E, numa semana bastante voltada ao planejamento e à elaboração de metas, há o risco de que a gente se cobre em demasia e se fruste por não conseguir atingir algum objetivo.
Vênus com Plutão também pode tomar a forma de preocupações por situações envolvendo pessoas próximas. Por exemplo:
- viroses;
- problemas de garganta (área do corpo regida por Vênus);
- problemas de saúde em geral envolvendo filhos, pais ou entes queridos;
- notícias mais intensas ao redor.
Por fim, não custa lembrar que essa tende a ser uma semana muito puxada, o que por si só é um ponto de atenção. Especialmente porque o alinhamento de Vênus com Plutão em Aquário reserva algumas crises para o nosso caminho. Podem surgir disputas nos relacionamentos ou nos sentirmos em crise com algo de nossas vidas, como o fato de estarmos sós, ou não estarmos felizes com algo em nossas relações e por aí vai.
Quando está todo mundo calmo, em um ritmo tranquilo, mesmo obstáculos espinhosos podem ser contornados com facilidade. Mas num contexto de sobrecarga, em que estamos exigindo demais de nós mesmos, nossa reação às crises pode ser mais inflamada. Leve isto em conta, para evitar exageros pessoais e suavizar seu próprio caminho.
Marte retrógrado chegou
Se não bastassem as dificuldades ligadas a Mercúrio retrógrado, na sexta-feira (6) é a vez de Marte iniciar sua retrogradação. E será um ciclo relativamente longo, até o dia 23 de fevereiro. Ou seja, vai coincidir bem com as festas de final de ano.
Marte retrógrado vai aumentar progressivamente nossa irritabilidade. Portanto, exigirá um cuidado extra nas celebrações, férias e eventos sociais típicos desse período.
Afinal, aquilo que era motivo de festa pode azedar rapidamente com os ânimos acirrados. Há um aumento nas chances de que encontros sociais sejam marcados por disputas, ou por aquela desagradável sensação de estar “engolindo sapo” sem reagir.
Então, aqui vão algumas dicas para encarar esse período mais levemente:
- Prepare-se: se a tônica da semana é o planejamento, o mesmo vale para as nossas interações sociais. Reflita sobre os seus compromissos sociais de fim de ano. Há algum possível foco de desentendimentos? Como lidar com ele de forma saudável?
- (Auto)conhecimento é poder: este será um longo ciclo, então até 23 de fevereiro teremos de lidar melhor com nossos impulsos e ações. Aprender como reagimos a situações desagradáveis e elaborar melhor nossas respostas é uma boa ferramenta para passar por Marte retrógrado sem dramas. Se for o caso, procure ajuda profissional e aproveite para aprender algo novo e valioso para si mesmo.
- Recarregue suas energias: o final do ano reserva uma reavaliação profunda e constante de questões incômodas. Fazer isso em meio a dois ciclos retrógrados simultâneos pode ser ainda mais desgastante. Por isso, recupere o fôlego e reserve momentos para relaxar.
Neste artigo, você confere mais dicas incríveis sobre Marte retrógrado, inclusive quanto a projetos pessoais.
E se você quer começar 2025 com com as melhores informações, se inscreva no curso “Prepare-se para 2025“.