O céu da semana de 24 a 30/03 prevê a ocorrência de mais um eclipse, o segundo de março! E mesmo que o eclipse solar parcial de sábado (29) não seja visível no Brasil, na Astrologia o fenômeno tem um grande simbolismo.
Eclipses estão associados a encerramentos, crises, revelações e transformações profundas. E sua importância vai além do momento em que ocorre o fenômeno. Os acontecimentos relacionados aos eclipses podem se manifestar por um período de até seis meses.
Além do eclipse solar do sábado, a semana também será marcada por uma tríplice conjunção planetária no signo de Peixes. Vênus e Mercúrio se unem a Netuno, num encontro que tem tudo para ativar nossa intuição e proporcionar momentos de relaxamento.
Resumo do céu da semana de 24 a 30/03:
-
Até o sábado (29): fase lunar minguante
-
Ao longo de toda a semana: conjunção de Vênus e Netuno
-
A partir de quarta-feira (26): conjunção de Mercúrio e Netuno
-
A partir de quinta-feira (27): Vênus em Peixes
-
No sábado (29): Mercúrio entra em Peixes
-
No sábado (29): Lua Nova e Eclipse Solar parcial em Áries
Estes são os principais trânsitos do céu da semana de 24 a 30/03. Em seguida, veja mais detalhes e saiba como se preparar para os próximos dias.
Desacelere com a Lua Minguante
A semana de 24 a 30/03 começa com a Lua em sua fase minguante. Essa fase lunar permanecerá até o sábado (29), quando chega a Lua Nova e ocorre o Eclipse Solar parcial (sobre o qual falaremos mais detalhadamente no último tópico deste texto).
A Lua Minguante indica que é um momento propício para desacelerar. Como a Lua aparece cada vez menor no céu dia após dia, é como se a gente fosse mergulhando no escuro. E no sábado (29), com o eclipse, parte do mundo vai literalmente ficar no escuro.
Toda essa escuridão demanda que a gente comece a avaliar nossas prioridades e nos preparar para um novo ciclo. A boa notícia é que há outros trânsitos planetários que vão nos ajudar a desacelerar e ativar a nossa intuição, como veremos a seguir.
Netuno e Peixes dão o tom da semana
A semana marcada por um eclipse solar coincide com a transição de um longo trânsito de Netuno em Peixes. Netuno está no signo regido por ele desde 2012, e em 30 de março ingressará em Áries.
Porém, essa não é uma despedida em definitivo. Netuno ainda retorna a Peixes no final de 2025 devido ao movimento retrógrado, e só deixará esse signo de vez em 2026.
E, na semana de 24 a 30/03, toda essa energia de Netuno em Peixes é potencializada por outros dois planetas que ingressam nesse signo. Vênus fará conjunção com Netuno ao longo de toda a semana, e Mercúrio a partir de quarta-feira (26).
Esses trânsitos reforçam a tendência de uma semana em que a gente vai buscar mais relaxamento e dar asas à nossa imaginação. Serão dias muito proveitosos para:
-
descansar;
-
adotar práticas relaxantes e de bem-estar;
-
meditação;
-
conectar-se com suas emoções;
-
estimular sua imaginação;
-
entrar em contato com artes e outras atividades criativas.
Cuidado com o que parece bom demais para ser verdade
Quando Mercúrio e Vênus encontram Netuno a nossa intuição tende a ser ativada, dando vazão à criatividade e aos sonhos. Mas isso acende um sinal de alerta, devido ao risco de sermos passados para trás com promessas que parecem boas demais para serem verdade.
Se de um lado Netuno tem um lado poético, ele também carrega uma faceta vulnerável a ilusões. Por isso, no âmbito coletivo há um cenário propício para tentativas de golpe e a disseminação de fake news, por exemplo.
Além disso, também exige atenção à faceta atrapalhada de Mercúrio — ainda mais que o planeta está em retrógrado! Uma forma de encarar com leveza esses próximos dias é não esperar que as coisas estarão perfeitas e redondinhas, porque haverá falhas.
Com a tríplice conjunção que ocorre nesta semana em Peixes, Netuno pode potencializar enganos de diferentes maneiras:
-
problemas de comunicação e em consequência de mentiras ou informações distorcidas (Mercúrio);
-
ilusões amorosas e financeiras, com risco de golpes (Vênus).
Portanto, a dica nesta semana é aproveitar a energia de Netuno para se conectar com sua intuição. Todavia, cheque os fatos antes de confiar cegamente. Seja no amor, no dinheiro ou em qualquer decisão, use o coração, mas mantenha os pés firmes no chão!
Lua Nova e Eclipse Solar parcial
A semana se encerra com mais um eclipse, o segundo neste mês! Nós tivemos um eclipse lunar no dia 14 e, neste sábado (29), é a vez de um eclipse solar parcial. Esse eclipse solar, que coincide com a chegada da Lua Nova, não será visível no Brasil.
Porém, isso em nada muda o fato de que eclipses são fenômenos importantíssimos na Astrologia, que podem ter desdobramentos por até seis meses. E isso vale tanto para quem poderá testemunhar o eclipse — na Europa e na Rússia — quanto para nós, aqui no Brasil.
E quais são as temáticas presentes neste eclipse, nas quais devemos prestar atenção ao longo do próximo semestre? Primeiro, é importante lembrar que eclipses são como viradas de chave, e o desta semana ocorre em Áries, o signo da ação e da iniciativa. Isto pode motivar novas direções pessoais.
Além disso, é o último de uma série de eclipses ocorridos no eixo Áries-Libra desde 2023. Essa sequência de eclipses trabalhou muito a dicotomia entre o eu e o outro. Ou seja, a minha vontade e quem eu sou (Áries) versus as minhas relações (Libra). E mais uma vez isso se fará presente nos próximos 6 meses.
Marte com bons aspectos no mapa astral do eclipse
Quando analisamos o mapa astral do eclipse, o planeta regente de Áries, Marte, dá algumas pistas do que esperar. Ele aparece em sextil com Urano, num aspecto que faz abrir novos caminhos. Marte também tem bom aspecto com Saturno, um planeta mais “pé no chão”.
Lembra que, nos primeiros tópicos desse texto, a gente contou que a semana oferece boas oportunidades para exercitarmos nossa criatividade? Pois esses aspectos de Marte indicam que, além de boas ideias, podemos contar com o foco de Saturno para concretizá-las.
Ou seja, é inovação com estrutura! Marte em Câncer também fala que o nosso emocional terá que estar presente. Se algo for apenas “pro forma”, sem a emoção envolvida, vai haver muito menos resultados do que um um verdadeiro engajamento emocional. Então escolha fazer o que realmente tocar o seu coração.
A intuição como aliada para escapar de roubadas
Mas não podemos perder de vista o contexto em que ocorre o eclipse. Se Áries, o signo onde se dará o fenômeno, enfatiza a nossa vontade, o céu desta semana dá bastante ênfase ao signo de Peixes, onde estarão Mercúrio, Vênus e Netuno.
E a interação desses planetas em Peixes, como vimos, cria um ambiente propício a ilusões desmedidas, e o risco de nos enganarmos. Abra o olho com os “lobos maus” disfarçados de vovozinha pelo caminho, como no conto da Chapeuzinho Vermelho. Ou com soluções e pílulas mágicas para problemas que exigem mais.
Por isso, nesta semana e nos próximos meses será muito importante prestar a atenção nos detalhes. Analise atentamente as parcerias que você pretende formar e quais pessoas você quer atrair para a sua vida.
O mesmo vale para oportunidades financeiras — especialmente aquelas que parecem irresistíveis. Pense com calma e não tome decisões sem ter todas as informações necessárias.
A boa notícia é que, como vimos, esses trânsitos em Peixes também podem potencializar a nossa intuição. E essa, sim, poderá ser uma importante aliada para fugir de qualquer enrascada.
Aprenda a ouvir a sua intuição e a dar espaço para que ela se manifeste. Anote seus insights e dê atenção aos sinais do universo. Esse é o momento de plantar a semente certa para um ciclo de verdadeiras transformações.