Passado o Réveillon, é hora de conferir o que a Astrologia reserva para a primeira semana completa de 2025. As previsões do céu da semana de 05 a 11/01 indicam dias tumultuados, em que podemos nos ver no meio de um cabo de guerra entre a razão e a emoção.
Do lado da emoção e da impulsividade, temos
Marte retrógrado retornando a Câncer na segunda-feira (06), o que promete mexer bastante com questões de foro íntimo e familiares. Além disso, até quarta (08) Mercúrio e Netuno formam uma quadratura que tende a deixar os dias um tanto atrapalhados.
No lado oposto, temos como contraponto o Sol nos chamando à razão. Até quarta-feira (08), o astro forma um sextil com Saturno, o que ajuda a organizar nossa rotina. E, a partir de sexta (10), o Sol forma trígono com Urano, abrindo o caminho para mudanças e novidades.
Resumo do céu da semana de 06 a 12/01/2025:
-
Ao longo da semana: oposição de Marte com Plutão
-
A partir de segunda-feira (06): Marte retrógrado volta para Câncer
-
Até quarta-feira (08): quadratura de Mercúrio com Netuno
-
Até quarta-feira (08): Sol em Capricórnio em sextil com Saturno em Peixes
-
A partir de quarta-feira (08): Mercúrio ingressa em Capricórnio
-
A partir de sexta-feira (10): Sol em Capricórnio em trígono com Urano em Touro
Agora que você conferiu os principais movimentos dos astros, entenda os detalhes do céu da semana de 06 a 12/01 na Astrologia e veja como se preparar para o que vem por aí.
Marte volta para Câncer
Ao longo desta semana, Marte segue em oposição com Plutão, o que vem desde o período do Natal e se encerra na primeira quinzena de janeiro. A diferença agora é que, na segunda-feira (06), Marte, que está retrógrado, retorna ao signo de Câncer.
E será um ciclo mais longo do que o habitual. Normalmente, Marte passa em torno de um mês e meio ou dois em cada signo. Mas, por conta da retrogradação (que vai até 23 de fevereiro), Marte permanecerá em Câncer por cerca de quatro meses, até abril de 2025.
No cenário coletivo, a oposição de Marte com Plutão torna as circunstâncias um tanto intensas e conflituosas. Com o retorno do planeta vermelho a Câncer, a tendência é de que tais conflitos estejam mais associados a questões territoriais, assuntos familiares e ao universo feminino.
Assim, nesta semana é preciso ter atenção a ocorrências como:
-
aumento de crimes, especialmente os que envolvem conflitos familiares ou casos de violência contra a mulher;
-
risco elevado para fenômenos climáticos que forcem a saída de muitas pessoas de suas casas, ou que as obriguem a permanecer em seus lares.
Individualmente, Marte em Câncer em oposição a Plutão é uma combinação que drena muito da nossa energia. Parece que a gente se desgasta em demasia, seja em termos psicológico, físico ou ambos, que tudo fica mais cansativo. Além disso, as questões emocionais tendem a ser intensificadas neste ciclo.
Emotividade e assuntos relacionados à família em destaque
Como vimos, Marte terá uma estadia excepcionalmente longa em Câncer, de cerca de quatro meses. Assim, podemos esperar um período longo em que o foco será puxado para questões envolvendo a família, as emoções, o lar e o ambiente em que vivemos.
Mas como Marte permanece em movimento retrógrado até 23 de fevereiro, nesse primeiro momento ainda não é hora de muitas ações efetivas. Em vez disso, é preferível pensar com calma, pois muitas decisões tomadas nesse período podem ter de ser revistas ali adiante. Porém, é possível que projetos em andamento passem naturalmente por revisões.
Além disso, pode aparecer uma situação urgente, que demande uma ação, como uma obra de emergência, por exemplo, que tem toda a cara de Marte retrógrado. Se algo assim surgir de repente na sua vida, avalie bem suas opções e procure se cercar de garantias para evitar arrependimentos, em especial se houver gastos maiores.
Marte em Câncer também tem uma natureza mais sensível que Marte em Leão, desde novembro/2024. Podemos ficar irritadiços, mas buscar vias mais indiretas de mandar recados do que a abordagem ígnea e frontal de Leão. Você vai notar isto no seu ambiente ao redor também.
Tropeções e falhas à vista na quadratura de Mercúrio com Netuno
Até quarta-feira (08), Mercúrio formará quadratura com Netuno. Isso tende a fazer desse um período um tanto atrapalhado. Especialmente para quem estiver viajando, algo muito em linha com o espírito de Sagitário, o signo por onde Mercúrio está transitando.
Mas mesmo quem não estiver curtindo uma viagem a lazer nas férias de verão poderá sentir os tropeços dessa quadratura. Por isso, olho aberto para a possibilidade de:
Individualmente, toda essa estabanação também deve ser manifestar. Podemos esperar uma certa confusão, em que nosso plano mental poderá estar menos objetivo. Por isto, atenção, pois podemos estar mais sujeitos a cair em golpes, estarmos mais distraídos e também tomar decisões impensadas.
Sol em sextil com Saturno organiza a bagunça
Na queda de braço entre imaturidade versus maturidade, o lado maduro ganha um importante aliado no início da semana. Até quarta-feira (08), o Sol forma um sextil com Saturno, incentivando o autocontrole e a organização.
Como vimos, esse período coincide justamente com a bagunça e os atropelos relacionados a Mercúrio em quadratura com Netuno. Então, esse aspecto harmonioso entre o Sol e Saturno vem a calhar, botando ordem em um cotidiano um tanto caótico.
Mercúrio em Capricórnio nos chama à razão
Na quarta-feira (08), Mercúrio ingressa em Capricórnio e faz um bom contraponto a Marte em Câncer. Se Marte em Câncer é mais emocional, Mercúrio é o planeta da mente e da razão e, ao passar por Capricórnio, pede maturidade e avaliação minuciosa e racional.
Nosso emocional pode estar à flor da pele, com Marte em Câncer se ofendendo por qualquer coisa (e em dúvida se implode ou explode). Mas Mercúrio em Capricórnio chama à sensatez e questiona:
Será que eu entendi essa questão corretamente? Ou existe uma forma diferente de enxergar isso?
Além disso, também pode ser especialmente benéfica a busca pela opinião de especialistas e autoridades. Se você está em dúvida sobre algo, não tenha medo de pedir conselho a alguém mais experiente. Prefira o caminho do amadurecimento em vez de infantilizar os problemas.
Sol e Urano abrem o caminho para mudanças
A semana fecha com chave de ouro, em um ciclo bastante benéfico. A partir da sexta-feira (10), o Sol forma um trígono com Urano, o que pode ser visto simbolicamente como um grande clarão em nossas vidas. De maneira geral, é um ciclo que destrava caminhos.
Se alguma questão emocional vem desgastando você (e isso é bastante plausível num ciclo de Marte oposto a Plutão), o Sol em trígono com Urano chega como um bálsamo. Há um ímpeto de renovação e de criatividade, com novas ideias efervescendo.
Também é um bom período para experimentação, para sair da rotina e fazer algo novo, o que agrada muito a Urano. Talvez você tope um convite para fazer algo que não toparia normalmente, e isso ajude você a “resetar” as questões que estão lhe puxando para baixo.
Por fim, aqui vai uma dica de ouro: não tenha medo da espontaneidade. É hora de relaxar, de desabafar e, acima de tudo, de permitir-se ser quem você é de verdade. Portanto: se joga na sua autenticidade! Mas com os toques de maturidade que a semana favorece.