Mapa astral do eclipse tem validade até outubro/23 e acionará crises coletivas e individuais, provocando transformações
Você sabia que o eclipse de 20 de abril será raro? Neste artigo, vai entender o porquê disso, além de ter uma breve explicação de como os eclipses funcionam, o que esperar do eclipse de 20 de abril de 2023, que ocorrerá no grau 29 de Áries, um grau crítico, e que questões ele vai suscitar no seu mapa astral nos próximos seis meses.
Eclipse de 20 abril: um eclipse híbrido e raro
O eclipse solar de 20 de abril será de um tipo raro, pois mudará de anular para total, e vice-versa, em pontos específicos da sua trajetória.
Isto acontece quando, visto da Terra, o tamanho aparente da Lua corresponde exatamente ao do Sol. Em localidades onde a Lua, durante o eclipse, estiver perto do zênite (mais vertical, acima da cabeça), seu tamanho aparente será maior, com um efeito de eclipse solar total. Todavia, em lugares onde a Lua estiver mais perto da linha do horizonte, os observadores notarão um eclipse anular, com o tamanho aparente da Lua ligeiramente menor em comparação ao do Sol.
Este tipo de híbrido de eclipse é bastante incomum: acontecem uma vez a cada década, sendo cerca de 3% de todos os eclipses a cada século.
Eclipses são sentidos por todos. Contudo, as regiões em que são mais visíveis tendem a ter um número maior de ocorrências nos seis meses que se seguem a ele. Confira as regiões de visibilidade do eclipse de 20 de abril.
Visibilidade parcial do eclipse de 20 abril: em grande parte do Sudeste Asiático, partes da Austrália e da Antártida, na Ilha do Norte na Nova Zelândia e na Micronésia.
A totalidade deste eclipse será visível na Austrália Ocidental, partes orientais do Timor-Leste, Ilha Damar e partes da província de Papua na Indonésia.
A transição do eclipse anular para o eclipse total só será vista de locais remotos nos oceanos Índico e Pacífico.
Eclipses: mudando cenários a cada seis meses
Eclipses são sempre eventos que chamam muita atenção. Eles costumam vir aos pares, como, por exemplo, um solar e um lunar, ou o contrário. Eventualmente, ocorre uma sequência de três (a última vez em que isto aconteceu foi em meados de 2020). Cerca de 6 meses separam uma dupla ou trio de eclipses da próxima dupla ou trio.
Nas suas imediações, cerca de um mês antes, já vêm trazendo surpresas e mexidas. Portanto, o eclipse de 20 de abril de 2023 já vem dando as caras desde março, e será complementado pelo eclipse lunar de 5 de maio de 2023.
Cada eclipse tem uma “cara” específica, que tem a ver com o seu mapa astral, e anuncia desdobramentos, coletivos e individuais, por cerca de seis meses. Venha conhecer o sentido geral do eclipse de 20 de abril, nos planos coletivos e individual, e depois leia sobre que questões ele poderá despertar para você no seu mapa astral.
O mapa astral do eclipse de 20 de abril: um âmbito coletivo intenso e belicoso
O eclipse de 20 de abril vai ocorrer com o Sol e a Lua a 29 graus e 50 minutos do signo de Áries, e com estes dois planetas quadratura (aspecto de tensão) com Plutão. É uma combinação bem impactante, para o coletivo e individual.
O grau 29 é o último de cada signo, chamado de “grau anarético”. É considerado um grau crítico. Por estar no extremo de um signo, é como se estivesse à beira de um abismo. Essa analogia explica o caráter de urgência que o grau anarético possui, algo como “é agora ou nunca”.
Áries, onde vai acontecer o eclipse, é bélico, impaciente, anda sem pedir autorização e sem olhar para trás. Isto às vezes é coragem e ousadia, a faceta positiva do signo, enquanto, em outras, a faceta negativa, é imprudência e desconsideração com o contexto e com os demais.
Além disso, o Sol está em tensão com Plutão, o que tem a ver com sérias questões com o poder, uso e abuso dele. Veja, a seguir, o que esta difícil combinação pode causar nos próximos 6 meses, tempo de vigência de um eclipse.
1) Lideranças egocêntricas e despóticas pioram; aumento de violência e criminalidade. O Sol tem a ver com líderes, governos e chefias. Nos próximos 6 meses vamos ter um aumento de líderes despóticos, autoritários, cruéis, egocentrados e violentos. Isto quer dizer que o seu chefe, que é boa praça, vai ficar agressivo e autoritário? Não, eclipses não mudam pessoas, mas poderemos ter, visivelmente, mais notícias de crimes violentos e tiroteios em comunidades. Além disso, se assumir um novo chefe, ele pode ser mais autoritário e motivado por poder do que o anterior.
2) Líderes e figuras importantes poderão vir à óbito. É um eclipse de risco para lideranças, podendo indicar perdas de líderes e de pessoas carismáticas. Observe já na semana do eclipse (17 a 22/04/2023).
3) Crises sérias no âmbito internacional. A combinação não é de brincadeira. Bastará riscar um fósforo para estourar um barril de pólvora de crises internacionais entre lideranças e países, fomentando tensas disputadas de poder. O clima deste tipo de conflitos será intenso. Infelizmente, 2023 não alivia nada em relação a 2022, quando estourou a guerra entre Rússia e Ucrânia. Este é um eclipse muito belicoso. Todavia, o consolo é que eclipses duram 6 meses, até que entram novos eclipses no cenário astrológico, em outubro e novembro de 2023.
4) Muitas ocorrências de destruição e/ou mortes coletivas por eventos diversos da natureza e fenômenos climáticos e geológicos, como chuvas intensas, tornados, ações de vulcões, etc.
5) Tempo de transformações, inclusive tecnológicas, pelo fato de Plutão estar em Aquário.
Alguns efeitos do eclipse de 20 de abril para figuras públicas e países
- No coletivo, o eclipse de 20 de abril quadra o Plutão natal na Casa 2 (finanças) do mapa da Independência Americana, o que pode engendrar questões econômicas que geram conflitos ou conflitos que repercutem na economia.
- O eclipse faz quadratura ao Sol e Vênus em Aquário do presidente ucraniano Volodymir Zelensky – que representa a luta por liberdade da Ucrânia, Aquário é liberdade – e também ao seu Marte retrógrado em Leão – que simboliza a longa guerra, para os padrões atuais, com a Rússia – acirrando ainda mais a questão da guerra. Acrescente-se que o grau do eclipse está conjunto ao Descendente do mapa do russo Vladimir Putin, sendo o Descendente associado a parcerias, mas também inimigos e inimizades.
- Destaca-se que o eclipse também aciona a Lua e o Ascendente do mapa astral da gigante China Nacionalista.
- O grau do eclipse faz oposição ao Sol do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, podendo significar mais oposição ao seu governo por grupos específicos. Opõe-se ao Marte do mapa da Independência do Brasil, podendo simbolizar questões internacionais (Marte na Casa 9), além episódios de violência. Especificamente para o Brasil, o eclipse cai na Casa 3, que rege escolas, vias públicas, meios de transporte, circulação, imprensa, comunicação e informações. A quadratura com Plutão na Casa 12, a dos segredos e bastidores, tem potencial para trazer informações intensas e desconhecidas à tona ao longo dos próximos 6 meses.
- A morte injustificada e violenta de crianças em uma creche Blumenau, por um homem que a invadiu supostamente por causa de um jogo, já está no âmbito deste eclipse. Plutão, recém-ingressado em Aquário, pode indicar o lado sombrio da Internet. Plutão faz um ensaio em Aquário em 2023 por 3 meses, e entra neste signo em 2024, para transitar por 20 anos.
- Urano no Fundo-do-Céu mapa do eclipse para o Brasil pode indicar potencial de algumas tempestades ou ventos bastante fortes em algum/alguns momento(s) nos próximos 6 meses, além de acontecimentos que, em um sentido simbólico, “abalem as bases”, causando surpresa.
O que esperar no âmbito pessoal: crises, finalizações, limpezas e mudanças de pensamento
A seguir, entenda o que esperar nos próximos 6 meses, sempre com dicas para lidar melhor com o que pode vir.
1) Este mapa de eclipse vai precipitar finalizações que já estão em andamento, como o falecimento de um ente querido ou animal de estimação que já vinha muito debilitado, um pedido de divórcio em uma relação muito desgastada, ou dar-se conta que que uma parceria, por mais boa que tenha sido, realmente terminou. Outros exemplos de finalização podem ser a de um trabalho, contrato de locação de um inquilino ou do próprio contrato como inquilino. Aqui há, de fato, um ponto final, sem chance de negociação.
DICA: Se surgirem situações de finalização, não se desespere. É hora de saber gerenciar e/ou aceitar finais.
2) Quanto mais imprudente, mais chance de viver crises. Por exemplo, gastar todo dinheiro se só depender de um aluguel, e ficar na mão se o inquilino for embora. Não é hora de brincar com fogo. A imprudência e impulsividade (lado negativo de Áries) poderão levar a crises. Eclipses podem ter um significado de cegueira e este eclipse de 20 de abril poderá ser regado a boas doses de impulsividade. Cuidado com comportamentos impulsivos e destrutivos, como voltar para um ex ou para uma situação que você já sabe que é danosa para você ou se meter em situações que podem ter desdobramentos complicados depois.
DICA: Evite comportamentos imprudentes e hiperconfiantes nos próximos seis meses.
3) Aumento de comportamentos obsessivos. Este tipo de comportamento, além de prejudicar o outro, prejudica muito a si mesmo, como não aceitar o final de um relacionamento ou que uma pessoa não é apaixonada por você, apesar de você ser por ela.
DICA: No mapa do eclipse, Mercúrio conjunto a Urano convida a tentar mudar a forma de pensar, o que pode ser incrível e curador. Caso não faça isto, infelizmente, serão 6 meses de obsessão inútil.
4) Lado bom: sabe o que vinha sendo levado com a barriga, e precisava terminar? Vai terminar nos próximos 6 meses. Por exemplo, a separação no papel depois de muito tempo da separação de corpos pode realmente acontecer.
DICA: fique atento a disputas de poder que ainda podem surgir no meio do caminho, pois é possível que uma das partes não concorde/aceite. Use de inteligência emocional e suporte.
5) O mapa astral deste eclipse tem cara de pit bull brabo, e não de um bonachão cão São Bernardo. Isto significa abusadores ainda mais abusivos, criminosos mais violentos e lesivos.
Portanto, nada de ingenuidade, será importante ficar de olho aberto.
DICA: Este é um eclipse que, infelizmente, acirra comportamentos abusivos. Acautele-se mais também com vias públicas, já que a violência e criminalidade estarão mais presentes nos próximos meses, ou risco de acidentes. Evite responder a provocações que sejam melhores de ignorar. Se, por exemplo, você quer se separar de um cônjuge abusivo e dominador, esteja realmente preparado, e isto significa respaldo e estratégia, para evitar surpresas.
6) O que tiver de ser, será: crises podem surgir.
E isto não é fácil, mas pode levar a crescimento e transformações profundas. Plutão tem por mote mostrar o que não está resolvido e precisa ser reformulado. Pode trazer velhas dores e situações à tona.
DICA: O lado bom pode ser o de buscar terapias e cura, pois se há uma coisa que o último – e poderosíssimo – pequeno planeta astrológico favorece é transformação. Colocar o dedo na ferida, limpar o que precisa ser limpado, encarar a verdade (às vezes, dura), curar e transformar. Muitas vezes dói, como um pós-cirúrgico, mas pode ser libertador. Este mapa de eclipse com Mercúrio conjunto com Urano indica que a melhor forma de lidar com situações que terminam e/ou que não estão funcionando bem, e sim em toxidade, não será o apego, mas a mudança de foco e da forma de pensar.
O efeito do eclipse no seu mapa astral: o que você tem para refletir nos próximos 6 meses
Se não sabe a Casa Astrológica em que vai ocorrer o eclipse no seu mapa, clique aqui.
Casa 1 ou Ascendente em Áries: Este eclipse vai fazer você refletir sobre a sua individualidade, identidade, a direção da sua vida e novos caminhos.
- Que atitudes venho tendo na minha vida que estão me favorecendo ou desfavorecendo?
- O que me dá energia e eu preciso priorizar?
- Que direções quero/preciso tomar na minha vida?
- O que desejo/preciso começar? Se você não está conseguindo fazer as coisas da forma como você acha que deveria ou ter os começos que gostaria, pode ser a hora de buscar terapia para entender isto.
Casa 2 ou Ascendente em Peixes: É hora de você fazer uma faxina em valores pessoais e também em questões materiais e financeiras.
- Como andam as minhas finanças?
- Há comportamentos meus que estão dificultando as minhas finanças, seja para ter ganhos ou gerir gastos?
- Que VALORES são realmente importantes para mim? Será que estou vivendo de acordo com eles?
Casa 3 ou Ascendente em Aquário: o foco estará na sua comunicação imediata, bem como na sua maneira de pensar. A Casa 3 também tem a ver com conhecimento.
- O que eu falo me prejudica ou me ajuda?
- Como estou usando a minha inteligência, seja no meio em que eu vivo ou em relação a mim mesmo?
- Será que há coisas novas para aprender, conhecimentos que possam me ajudar?
Casa 4 ou Ascendente em Capricórnio: o foco estará na sua casa, família, na parte mais íntima e emocional da sua vida, até mesmo no seu passado. Há chance de haver coisas novas em termos de casa física também.
- O que eu preciso fazer em relação a minha família?
- Será que a minha relação com a família é boa ou ausente?
- Eu tenho tido vida privada ou é só trabalho?
- Será que estou tendo tempo para olhar para as minhas emoções, meus sentimentos, minhas bases?
Casa 5 ou Ascendente em Sagitário: o foco estará no seu lazer, prazer, amor e criatividade.
- O quanto estou realizando o meu potencial criativo?
- Será que eu tenho coisas para começar que vão expressar melhor minha individualidade?
- Como estou indo em relação a amores, filhos, lazer, estas áreas da vida vêm tendo energia e dinamismo?
- O que ando fazendo por mim e para a minha gratificação pessoal?
Casa 6 ou Ascendente em Escorpião: o foco será bem prático, o trio trabalho, dia a dia e saúde.
- O que eu posso fazer que vai trazer melhoras no meu trabalho, dia a dia ou saúde?
- A organização que eu tenho hoje é boa ou tem algo que eu preciso mudar no meu cotidiano para que a minha vida funcione melhor?
- Será que há novas formas de fazer meu trabalho ou novas ideias me esperando para trabalhos mais empolgantes ou novos?
Casa 7 ou Ascendente em Libra: o foco estará nas suas parcerias, relações e forma de se relacionar.
- Estou pronto para embarcar em algo novo em termos de relacionamento?
- O outro está me trazendo algo novo, como estou lidando com isto?
- Estou conseguindo me relacionar com equilíbrio, seja, negociando as minhas necessidades e também as do outro?
- Será que as minhas relações precisam de uma nova direção ou abordagem?
- Estou pronto para as minhas parcerias colocarem mais energia e coisas novas na minha vida?
Casa 8 ou Ascendente em Virgem: o foco estará no processo de transformação, avaliação profunda, podendo passar também pelo âmbito financeiro.
O que realmente precisa ser finalizado ou transformado?
- Estou sabendo lidar com finais?
- Economicamente, tem algo que eu preciso enxergar que não estava vendo?
- Como venho lidando com ganhos e perdas?
- O que preciso refletir sobre morte, vida e ciclos de vida que possa me impulsionar começos?
Casa 9 ou Ascendente em Leão: o foco estará na expansão de horizontes, viagens, novos voos, especializações, cursos.
- O que eu preciso fazer para me expandir?
- Que novos enfoques – filosofias – sobre a vida eu posso ter?
- Onde preciso ampliar a minha mente e também meu raio de ação?
- O que de amplo preciso enxergar que não estava vendo até agora?
Casa 10 ou Ascendente em Câncer: o foco estará na realização de objetivos e carreira.
- Será que há algum projeto que eu tenho que tocar com coragem e assertividade?
- Que direção que quero dar na minha carreira e nos meus objetivos?
- Que coisas dependem da minha indicativa, arrojo e coragem em termos de realizações importantes na minha vida?
Casa 11 ou Ascendente em Gêmeos: o foco estará nos projetos para o futuro e também nos grupos e coletivo, além das amizades.
- Que novos projetos que eu quero que comecem a existir e que dependem da minha iniciativa?
- Como está a minha atuação junto ao coletivo, tem algo novo que eu possa levar para as pessoas?
- Como vai a minha interação com grupos e/ou amigos, está com energia ou anda parado e precisa de ação?
Casa 12 ou Ascendente em Touro: o foco estará no tempo sozinho e nos projetos ainda embrionários, além de examinar questões interiores.
- Como está sendo o meu tempo sozinho, produtivo, abastecedor ou tenho desperdiçado este tempo ou nem tenho tido tempo para ficar só?
- Como estou lidando com a minha intuição, que tem me apontado novos caminhos, estou ouvindo ou ignorando?
- Será que há sabotadores internos me prendendo ao passado e à acomodação, e, se sim, quais são eles?
- Como venho lidando com meus processos interiores, eles tomam conta de mim, muitas vezes me prejudicando, ou eu tenho iniciativa para gerir minhas questões emocionais?
=> Se você gosta da minha linguagem e trabalho, me siga no Instagram, E você também pode gostar de me ver e me ouvir no meu canal do Youtube!
2 comentários sobre “Eclipse Solar em Áries de 20 de abril de 2023: híbrido, raro e intenso”
[…] você quer saber tudo sobre este eclipse – que será raro – tem este artigo contando os efeitos dele no mundo e também os questionamentos que ele poderá levantar no seu mapa […]
[…] No início da semana, ainda estaremos na reverberação da intensidade vivida da semana passada, devido a uma Lua Nova e um eclipse ligados ao Sol em quadratura com Plutão. […]