Veja as previsões para a Lua Nova e Eclipse de dezembro/2021
A Lua Nova de 04/12/2021 é também um eclipse solar. Isto significa dizer que, como Lua Nova, ela tem um efeito imediato de um mês, mas, como eclipse, as temáticas aqui também se mostram nos cinco meses adicionais além do mês inicial, tanto no plano coletivo como individual.
O eclipse será total, mas visível somente na Antártida, na África do Sul e ao sul do Oceano Atlântico. Em sua maioria, em regiões mais inóspitas do planeta e não muito facilitadoras para a observação do fenômeno. Vai ser exato às 4h43 de Brasília, gerando um mapa astral com características específicas que vai reverberar na vida das pessoas e no coletivo.
Um dos pontos importantes de um eclipse – que já começa a atuar algumas semanas antes – é que ele volta a trazer incertezas onde havia certezas, como a variante ômicron do coronavírus, surgida na África do Sul, justamente uma das regiões de visibilidade do eclipse. É sabido que eclipses evidenciam as regiões em que são mais visíveis, tanto que o “eclipse do coronavírus”, de 26/12/2019, foi justamente visível na Ásia, onde o vírus foi identificado pela primeira vez.
Entenda o “efeito eclipse”, as características próprias do eclipse de 04/12 – que impulsiona o crescimento, mas traz maior complexidade para as relações, além de potencial de crises e exageros – e, no final, os assuntos que tendem a ser acionados no seu mapa astral pelos próximos 6 meses.
Último eclipse no eixo Gêmeos/Sagitário, que caracterizou a pandemia, pede mais 6 meses de fôlego
Este vai ser o último eclipse no eixo Gêmeos-Sagitário, ocorrendo no grau 12 de Sagitário. O primeiro foi em 2020. Este eixo tem a ver com viagens e países estrangeiros (Sagitário) e com o aparelho respiratório (Gêmeos), tendo ficado, portanto, intimamente relacionado com a pandemia mundial, que precisamente significou um vírus que impediu toda a circulação, seja nas ruas (Gêmeos) ou entre países (Sagitário). Assim, este último eclipse no eixo Gêmeos/Sagitário ainda pode indicar mais um tanto de batalha na questão da pandemia, como já está se vendo com a nova variante viral sul-africana.
5 características e dicas sobre o “efeito eclipse”
1) Os eclipses podem reduzir a clareza. Por isto, tomar decisões nas imediações de eclipses, semanas antes e depois, é um pouco mais difícil. Tenha paciência com isto.
2) Eclipses provocam e inspiram mudanças e viradas. Se, por exemplo, uma pessoa sair da sua vida em um eclipse, como uma separação conjugal, a mudança pode ser bem marcante e acontecer de fato naquele momento, e durar algum tempo. Mas às vezes há retornos inesperados de pessoas do passado também. Ou seja, tudo pode acontecer nas proximidades de um eclipse.
3) Nas proximidades de eclipses, é comum que estourem crises coletivas ou pessoais, como a já mencionada variante nova do coronavírus. Fatos surpreendentes podem acontecer semanas antes e depois de um eclipse.
4) O emocional de mais pessoas tende a ficar mais mobilizado. As emoções estão ativadas, o que não precisa ser necessariamente ruim. Às vezes é bom estar mais sensível para resolver algo, ao invés de ficar levando tudo em banho maria. Porém, que não está conseguindo lidar com o intenso fluxo emocional antes e após um eclipse, procure por ajuda, terapia e/ou aconselhamento.
5) Astrologicamente, sugere-se que comportamentos imprudentes sejam evitados, justamente por todos os fatores já expostos. Ou seja, crises podem ser precipitadas com muita facilidade.
É bom destacar que, em novembro/2021, houve um eclipse lunar que também vai reverberar por 6 meses, junto com o eclipse solar de dezembro/2021.
O mapa astral do eclipse de 04/12 e seus efeitos
Todo mapa astral de eclipse tem temáticas que, em retrospecto, ficam muito evidentes. O eclipse de dezembro de 2021 tem algumas marcas importantes, que, como foi dito, vão ficar claras em dezembro, por ser o mês do eclipse, mas vão continuar como pano de fundo dos 5 meses seguintes. Veja as principais temáticas do mapa do eclipse.
1) Confiança, desejo de expansão e exagero. Tudo isto está registrado em um aspecto difícil envolvendo Marte e Júpiter. Sim, de um lado você deve buscar expansão, mas também vai precisar ficar de olho no excesso disso, que é a imprudência. Este aspecto tende a indicar conflitos diplomáticos entre países, querelas por motivos religiosos e territorialismo, bem como comportamentos arrogantes que podem se verificar na política (nacional ou mundial) e em vários outros âmbitos (esportes, etc), além de problemas judiciais. No mapa do eclipse para o Brasil, a área de exagero pode recair sobre a familiar ou ligada ao lar. Exemplo: fazer uma obra muito cara ou gastar muito com viagem. Mas Júpiter na Casa 4 também pode indicar curtir a família, a casa e as pessoas próximas. O desejo de festejar é muito evidente neste mapa. Alerta vermelho, porém: além da imprudência e potencial de riscos, tomar cuidado com violência, aumentada por este mapa. Crimes sexuais tendem a aumentar nos próximos 6 meses.
2) Informações confusas e chance de golpes. Uma quadratura entre Mercúrio e Netuno, que já figura no mapa do ingresso do Sol em Áries de 2021 (que determina os rumos de 20/03 de um ano até a mesma data no ano seguinte), alerta para as famosas fake news, informações duvidosas, escândalos, enganos e fraudes. Fique atento na sua vida pessoal quanto a isto. Há mais chance de cartões de crédito clonados, golpes virtuais e revelações de algo que você vai dizer (no coletivo e no pessoal): “como isto?”. Uma dica importante para lidar com este aspecto tão dúbio e escorregadio é ser mais zeloso com informações, não acreditar na primeira versão que ouvir, e proteger melhor os seus dados.
3) Relações mais intensas e crises com pessoas próximas. A proximidade de Vênus e Plutão produz mais intensidade nas relações – para o bem e para o mal. Desde paixões, com um toque maior de romantismo (este último por conta de um aspecto fluente entre Vênus e Netuno), e muita química, até relações complicadas, com altas doses de chantagem, manipulação ou crises. Solteiros: fiquem mais atentos a quem possa entrar em suas vidas durante a vigência deste eclipse, pois pode ser algo forte e intenso, mas também o(a) príncipe/princesa encantada poder ter algo de vilão/vilã que não se esperava.
Obsessões afetivas podem ficar neste estado pelos próximos 6 meses, com pouca resolução. Se você não quer dar “murro em ponta de faca”, insistindo em um relacionamento complicado, opte pelo desapego, por mais doloroso e demorado que seja. Do contrário, há uma tendência a permanência, mas potencial de insatisfação e disputas de poder, este último um dos temas mais presentes neste eclipse.
Crises é algo que pode acontecer, infelizmente, na vida pessoal neste mês, com Ascendente em Escorpião no mapa do eclipse para o Brasil. Nos próximos meses, irmãos, familiares e parentes podem passar por crises.
Uma dica para lidar com a conjunção Vênus/Plutão, tão potente, é primar mais pela cautela e diplomacia de um modo geral. Não é momento de se falar tudo o que pensa e achar que isto vai passar batido. Na vida pessoal, esta combinação tende a inclinar a “colocar os pingos nos is” nos relacionamentos, às vezes com excesso, indo mais a fundo em questões, seja para resolver ou para revitalizar um relacionamento que ainda tenha potencial de transformação.
Para o Brasil, a conjunção Vênus/Plutão caindo na Casa 3 pode indicar potencial de alguma dificuldade diplomática com países vizinhos ou com fronteiras terrestres. Também evidencia problemas no ensino básico e com professores, comunicações que tendem a se inflamar, revelações de questões financeiras ligadas a corrupção, bem como problemas com transportes, além do combustível, que vai continuar caro. Inflação e preços altos de uma forma geral.
A combinação Vênus/Plutão pode falar, ainda, em alta mortalidade por COVID em partes do mundo que não estejam suficientemente vacinadas ou, ainda, em altas taxas de mortalidade por outros motivos (em dezembro, é comum haver mortes em função das temperaturas extremas de calor ou frio).
4) Força para o emprego informal, com Urano na Casa 6 do mapa do eclipse para o Brasil. Como já foi dito nas previsões astrológicas de 2022, o ano que vem ainda não favorece a estabilidade. Mas pode favorecer novos negócios desde que saiba se lidar com este contexto de instabilidade. Uma tensão de Urano com Saturno na Casa 3, das comunicações, também confirma o que já foi previsto para 2022, de continuar a ser um ano de forte polarização – e muita teimosia, bastante fomentado por este mapa. Avalie se isto que você quer para você nos seus contatos e relações.
5) Alegria, esperança e otimismo. Não podemos nos esquecer que o eclipse acontece em Sagitário, como também ocorreu o de dezembro/2020. No Brasil, o eclipse de dezembro/2020 marcou o anúncio das vacinas, o que, sagitarianamente, infundiu maior esperança. Nos sentimos mais próximos de uma melhora, que de fato aconteceu de forma bem evidente no segundo semestre. Agora a esperança tem a ver com o Réveillon e Carnaval, que se espera que possam ser comemorados no Brasil O lado alegre e festivo do signo do centauro quer se manifestar. Mas já foi feito aqui os alertas quanto a exageros.
Na vida pessoal, forte desejo de ir além e de se renovar pessoalmente, uma vez que a Lua e o Sol na Casa 1 querer traçar novos rumos pessoais. Estudar, viajar, expandir, serão grandes motivações infundidas por este eclipse.
Assuntos que o eclipse de 4 de dezembro de 2021 vai evidenciar no seu mapa
Leia sobre o efeito do eclipse na Casa do seu mapa astral.
CASA 1
-
- Você mesmo, sua individualidade
- Começos e inícios
- Novas sementes na sua vida pessoal
- Novas atitudes e direções
- Talvez até algo novo na sua aparência
Dica: volte-se mais para você, para a sua individualidade e identidade, especialmente se você esteve muito envolvido com papéis (mãe/pai, esposa/marido, profissional, etc). Tenha a coragem de criar começos em sua vida.
CASA 2
-
- Assuntos práticos e financeiros
- Como ganhar e gastar dinheiro
- Autoestima
- Autovalor
- Seus talentos
- Como transformar talentos em algo prático
Dica: que tal focar em talentos e finanças? Será que você tem algo a aprender que possa ajudar a conduzir melhor seus assuntos financeiros? Ou um curso que possa abrir oportunidades financeiras para você? Como você tem usado seus talentos na sua vida? Hora de ser mais prático e realizar mais.
CASA 3
-
- Comunicação
- Irmãos ou parentes
- Deslocamentos
- Papéis e documentos
- Forma de pensar
- Flexibilidade, estar em dois lugares, fazer duas coisas
Dica: você está em um momento propenso a novos aprendizados, que pode vir de cursos e também das trocas com as pessoas que mudem a sua forma imediata de ver assuntos. A vida tende a te exigir novos conhecimentos, habilidades e facetas nos próximos meses, além de destacar o seu lado comunicador.
CASA 4
-
- Esfera mais íntima
- Casa e família
- Assuntos imobiliários
- Questões do passado
- Questões emocionais
- Questões de infância ou até velhice
Dica: vai haver um destaque para questões da sua família, intimidade e esfera pessoal. Além disso, os próximos seis meses podem ser um período de ouro para você entender o papel do seu passado e família na sua vida e trabalhar questões internas.
CASA 5
-
- Questões ligadas a amor
- Filhos
- Prazer
- gratificação
- Projetos pessoais
- Sua identidade
- O que realmente te satisfaz e dá prazer
Dica: você anda sendo criativo? Se não, este eclipse vai te acordar para isto, para prazer, criatividade, amor. Se tem filhos, pode ser que nos próximos meses eles estejam em um grande período de destaque e/ou aprendizado.
CASA 6
-
- Questões de saúde
- Hábitos e rotina
- Alimentação
- Trabalhos
- Organização
- Empregados
- Mundo prático
- Animais de estimação
Dica: seus aprendizados se concentram em assuntos como saúde, organização, dia e a dia e trabalho. Fatos tendem a ocorrer aí, desde mudança de emprego até uma nova oportunidade de trabalho para quem estava parado. Hora de colocar em ordem aspectos práticos da sua vida.
CASA 7
-
- Parcerias
- Relações
- Fatos e projetos novos para o parceiro
- O outro na sua vida
Dica: a sua atenção se volta para os seus relacionamentos, com possiblidade de mudanças, fatos novos ou mexidas nesta área. É hora de aprender com as parcerias de todos os tipos e repensar relacionamentos.
CASA 8
-
- Dinheiro do outro
- Dinheiro em sociedade
- Sexualidade
- Sentimentos profundos
- Cirurgias
- Finais de ciclo
- Renascimentos íntimos
- Crises e transformações
Dica: você possivelmente está lidando com transformações na sua vida, não raro buscadas por você mesmo. A vida te convida a transformar, desapegar do que tem que ficar no passado. Assuntos financeiros também tendem a importar, como partilhas de bens, regularização de impostos ou um parceiro focado em ganhar dinheiro.
CASA 9
-
- Ensino à distância
- Especializações
- Estudos
- Filosofias
- Religiões
- Aspirações
- Viagens
- Contatos com o exterior
Dica: é um tempo de grandes aspirações, que podem envolver especializações, formações, estudos, exterior. Há também um convite para expandir a sua visão de mundo, em um momento em que estudos filosóficos ou até religiosos também podem ser bem interessantes.
CASA 10
-
- Questões profissionais
- Visibilidade
- Objetivos maiores
- Realizações
- Vocação
- Momentos importantes para os pais
Dica: sua vida não tende a ficar parada em termos profissionais. Você pode ser chamado a novos desafios e/ou responsabilidades. Mas, se o inverso também acontecer, com a perda de um emprego. Tente compreender como a vida está querendo te direcionar em termos de novas metas profissionais.
CASA 11
-
- Mobilizações
- Grupos, amigos e amizades
- Projetos para o futuro
- Participação em questões coletivas
Dica: o coletivo, grupos e/o seus amigos podem ser algo bem importante. Você sente necessidade de interagir com mais pessoas e isto também é um grande gerador de insighs. Mas também pode haver mexidas e questionamentos a partir disso tudo e/ou em grupos ou amizades.
CASA 12
-
- Questões internas
- Sensibilidade
- Mundo psíquico e espiritual
- Influências inconscientes
- Ações de bastidores
- Lidar com solidão ou a própria companhia
Dica: você tem uma excelente chance de se aprofundar em seus aspectos psicológicos e inconscientes, por isto não fuja desta tarefa, pois pode ser um período de cura. Você também sente que precisa aprender a se deixar levar e seguir o fluxo, e não somente conduzir.
=> Siga a astróloga Vanessa Tuleski no Instagram