Rita Lee, a ruiva Ovelha Negra do rock and roll

Por

Rita Lee, a Ovelha Negra do rock nacional nasceu com o Ascendente mais apropriado para isto: o rebelde Aquário. Também neste signo Rita tinha Vênus, o planeta da estética. Ela sempre teve a franja como elemento indissociável da sua identidade, mas, bem no início da carreira, aloirava seus cabelos com uma mistura caseira, visual que dava a ela um ar angelical, adornado pelo lindo par de olhos azuis.

Rita virando Rita Lee!

Contudo, em 1974, após deixar os Mutantes para se lançar em carreira solo, em um momento de maturidade profissional, recorreu a henna e decidiu ser ruiva, uma quebra de paradigmas aquariano que foi sua grande marca registrada. O vermelho se encaixou como uma luva na cantora roqueira, colocando a dose de pimenta e rebeldia necessárias que gerou algo único: Rita Lee!

Considerando que a cantora mencionou no programa “Saia Justa” que teria a Lua em Virgem, o horário mais compatível com isto e com sua hipótese de nascimento seria a partir das 8h50 de São Paulo. Com base neste mapa astral, nota-se, em 1974, Urano em trânsito fazendo trígono ao Ascendente da cantora. Ascendente, para quem não sabe, tem tudo a ver com a aparência. Rita se lançava em uma aventura de independência, algo ligado a Urano, neste ritual de passagem, que mudava sua imagem e a consagrava definitivamente.

Parceria profissional e afetiva

A Lua e Marte em Virgem na Casa 7 mostra a parceria profissional (Virgem) que virou casamento com o marido Roberto de Carvalho. Roberto sempre cuidou (Lua) da cantora, que nasceu com o Sol em quadratura com Netuno, um aspecto de vulnerabilidade para o uso de drogas (observação: não se entenda vulnerabilidade como obrigatoriedade), universo no qual ficou mergulhada até 2005, quando nasceu sua neta. Este fato ela narrou em sua autobiografia de 2016.

Violação na infância

Neste livro, se abriu sobre um acontecimento doloroso: o de ter passado por um estupro ainda criança, quando tinha 6 anos de idade, praticado por um técnico de máquina de costura, enquanto a mãe dela atendia a um telefonema.

Especulo que esta violência tenha deixado marcas na cantora que podem ter explicado a longa incursão ao mundo das drogas. Netuno é o planeta relacionado a anestesias físicas, e muitas pessoas veem nas drogas um anestésico emocional, capaz de suavizar as asperezas da realidade.

A Ovelha Negra era capricorniana com Lua e Marte em Virgem, todos signos da Terra, profundamente ligados à realidade. E ainda tinha o Nodo Norte no terceiro e último signo da tríade de Terra, Touro. Foi deste signo, que é ligado a voz, e é regido por Vênus, arte, que emergiu sua vocação.

Rita nasceu logo no pós-guerra. Foi um dos “baby boomers”. Seu mapa tinha a intensa conjunção Saturno/Plutão em Leão. Plutão em Leão esteve ligada aos muitos ditadores da guerra, como Hitler, Mussolini, Stálin. E para Rita o ditador, na forma de técnico de máquina de costura, que invadiu sua casa e violou sua infância e psique. Não por acaso a ameaçadora conjunção Saturno-Plutão está na Casa 6 do mapa de Rita, a dos prestadores de serviço.

A musa do alto astral

Rita, porém, é conhecida por músicas leves e alto astral, algo muito relacionado ao otimista Júpiter em Sagitário na Casa 10 (casa da imagem pública), com composições como “Esse tal de Roque Enrow”, “Baila comigo”, “Banho de Espuma”, “Lança Perfume” e outras.

Por ocasião do seu falecimento, em 08/05/2023, estava com Saturno oposto a Lua e Marte em Virgem, com um efeito de muita debilidade em sua saúde. Que leve sua criatividade e “esse tal de rock enrow” aonde estiver!

=> Se você gosta da minha linguagem e trabalho, não deixe de me seguir no Instagram, Você também pode gostar de me ver e me ouvir no meu canal do Youtube.

1 comentário sobre “Rita Lee, a ruiva Ovelha Negra do rock and roll”

Deixe um comenário