Segundo eclipse do ano, em 08/04/24, será solar e total e vai pedir foco e persistência

Por

Eclipse solar de abril/2024 terá mapa astral mais desafiador do que o lunar, de 25 de março

Depois do primeiro eclipse de 2024, em 25/03 (entenda aqui), que foi lunar, está chegando um eclipse solar total, em 08/04, às 15h20 do horário de Brasília, ocorrendo no grau 19 de Áries. O fenômeno, contudo, não será visível no nosso país, e sim, na América do Norte, onde está sendo apelidado, pelos meios de comunicação, como “o grande eclipse da América do Norte”, com duração de quatro minutos.

Para entender o porquê do apelido, que, de acordo com a revista Forbes vai levar 4 milhões de turistas aos Estados Unidos para assisti-lo, basta dizer que será o primeiro eclipse solar total visível no Canadá desde 1979, o primeiro no México desde 1991, e o primeiro em terras americanas desde 2017. E é o único eclipse solar total no século XXI em que a totalidade será visível nestes três países ao mesmo tempo. De acordo com a NASA, um novo eclipse solar total só vai ocorrer nesta região em 2044.

Eclipses têm efeitos mais potentes onde são visíveis

Para a Astrologia, os eclipses têm maior potência onde são visíveis, e chama a atenção que o primeiro eclipse solar total nos Estados Unidos ocorra, em 2024, com Plutão recém ingressado em Aquário, e que o último desta natureza vá ocorrer exatamente quando Plutão tiver há poucos meses deixado de vez o signo aguadeiro, daqui a 20 anos. É um sinal claro de que vários processos de transformações podem ocorrer com esta nação daqui de agora até os próximos 20 anos.

 

Segundo eclipse no signo de Áries

O primeiro eclipse no signo de Áries aconteceu em abril/2023, e foi um eclipse bastante tenso, em quadratura com Plutão. Como eclipses reverberam por até 6 meses a partir da sua ocorrência, e já aparecem cerca de 1 mês antes, você teve alguma crise pessoal intensa entre março e setembro/2023?

Se sim, está se perguntando se vai ser igualzinho agora? Embora haja temáticas em comum, porque se trata do mesmo signo, nunca é igual, porque cada mapa astral é diferente. E o mapa deste eclipse, por sua vez, vai ser diferente do eclipse em Áries em março/2025.

Assim, o que vai ser igual nos eclipses em Áries de abril/2023, abril/2024 e março/2025?

Áries puxa sempre o foco para si mesmo. Um eclipse em Áries representa, assim, obrigatoriamente pensar em você, com perguntas como: o que EU estou fazendo? Para onde EU estou indo? O que EU quero da minha vida? O que depende da minha iniciativa fazer? Onde estou precisando de começos?

Desde 2023, eclipses no eixo do eu e do outro

É bom lembrar que junto com os efeitos deste eclipse teremos o de 25/03, que aconteceu no signo oposto e complementar a Áries, Libra, e que joga o foco nas relações. Por isto, você precisa observar as questões de ambos os eclipses nos próximos 6 meses.

Desde o ano passado, estão vindo fortemente à tona questionamentos envolvendo o eu e o outro, em razão de eclipses ocorrendo no eixo Áries/Libra, e este enredo estará bem forte em 2024, pegando também boa parte de 2025.

Mas o que este eclipse de abril/2024 terá de único, em função do seu mapa astral?

Seguem três pontos importantes deste eclipse, sendo um deles uma grande oportunidade, e um quarto e último ponto – que será o grande desafio deste eclipse.

Três pontos importantes do eclipse de 08/04, sendo um deles de oportunidade

A interpretação a seguir será feita considerando o mapa astral do eclipse para Brasília. Cada país vivencia o eclipse de uma forma diferente, com os planetas ficando em Casas Astrológicas diferentes, embora haja pontos em comum entre todos, por ser a mesma data.

01. O eclipse de 08/04 trará reflexões: Mercúrio está retrógrado no mapa do eclipse, o que significa que vamos ter muita coisa para refletir, rever e repensar nos próximos meses. Coisas profundas, envolvendo o plano emocional, com chance também de temáticas financeiras, já que Mercúrio está na Casa 8. Para o Brasil, pode haver muito vai e vem e revisão em torno de questões de impostos e tributos.

02. Tem potencial de crises, mexidas financeiras, mas também transformações: Lua e Sol na Casa 8 do mapa do eclipse para o Brasil pode levantar crises, bem como assuntos financeiros envolvendo parcerias, e, alguns, casos, processos de finalizações, perda ou morte. Mas também indica enorme potencial para transformações profundas, em muitos casos até a retomada da potência pessoal. Se você sentir, em algum momento até setembro/24, que precisa de algum tipo de terapia, não hesite em procurar, pois pode ser a mola propulsora que faltava para iniciar uma grande transformação. Lembrando que um eclipse ocorrendo em Áries têm a ver com recobrar força, ter coragem e empreender inícios.

03. Chance de ampliação de e renovação de visão e novas oportunidades: esta é a grande oportunidade do eclipse de 08/04, que ocorrerá no mês da conjunção exata de Júpiter com Urano, em 20/04, que ficará gravada neste mapa. Este singular encontro indica novos insights e percepções, desde que nos permitamos ousar mais e sair da caixinha. Favorece modernizações, coisas novas. Mas, para aproveitar a conjunção, que tem a ver com mudanças de visão e oportunidades inesperadas, você tem que se abrir minimamente ao novo! Se permita fazer alguma(s) coisa(s) de forma diferente, prestar a atenção em sugestões e também ousar mais. Isto poderá te levar a ter benefícios e oportunidades diferentes do comum. Exemplo: ter uma bolsa de estudos no exterior, iniciar uma especialização ou estudo com alguém que você admire, ter alguém que te passa uma visão muito mais ampla da vida, etc.

A conjunção mais desafiadora do eclipse de 08/04

O ponto mais difícil do eclipse de 08/04 será, sem dúvida, a conjunção de Marte com Saturno no signo de Peixes, acontecendo na Casa 7 do mapa astral do eclipse para o Brasil. Esta conjunção será sentida em grande parte do mês de abril/2024 e, apesar de conter desafios, ela também tem pontos favoráveis, desde que tentemos entender o que ela pede.

01. Por que a conjunção Marte/Saturno é desafiadora? Porque junta dois planetas, Marte e Saturno, que, desde a antiguidade, são classicamente considerados pelos astrólogos como água e óleo. Marte é a nossa pressa e imediatismo e Saturno é tudo o que precisa ser estruturado e que, por isto, não pode sair tão rápido. Quando Marte está em contato com Saturno no Céu (neste caso, pegando boa parte de abril) pode haver obstáculos, atrasos e situações que requerem paciência. Como isto vai ficar gravado no mapa do eclipse, nos próximos meses poderemos ter situações desta natureza. Outra forma de manifestação dessa combinação tem a ver com sobrecarga, responsabilidades e trabalho, que vão dar o tom em nossas vidas até setembro/2024.

02. Mas e o lado bom da conjunção de Marte com Saturno? Favorece iniciar projetos importantes, empreender esforços em novas direções, resolver assuntos que vinham pendentes, colocar em ordem, etc. Se alinha com pessoas que já são esforçadas e resilientes. Fica a pista que novos e melhores caminhos, representados pela conjunção Júpiter/Urano, podem ser iniciados a partir de esforço, foco, planejamento e persistência, por causa da conjunção Marte/Saturno. Aliás, o mapa do eclipse de 25/03 sinalizava a mesma coisa, com destaque para Saturno. 2024, definitivamente, não é o ano para os preguiçosos e/ou acomodados, que não querem buscar coisas novas e/ou sair de suas zonas de conforto.

03. Chance de grandes embates e desgastes. Esta parte, infelizmente, não é agradável. No cenário de países, a conjunção Marte/Saturno fomenta atitudes bélicas, já intensificadas por um eclipse no signo de Áries, regido por Marte, o planeta da guerra, e faz exacerbar posições e atitudes duras, agressivas e autoritárias. Alerta, também, para violência em grandes centros e para a emergência de violência variadas, como sequestros, assaltos, feminicídios, crimes por homofobia e outros.

Com a conjunção Marte/Saturno, é muito importante observar o jogo de forças em uma determinada situação, para que escolher que brigas comprar. Em situações em que haja risco de se ser esmagado, pode valer aquele mote “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, como é o caso de uma briga de trânsito com uma pessoa que sinaliza que está armada. Embora o mapa astral deste eclipse de forma alguma fale em acovardamento, afinal o eclipse acontece no corajoso Áries, por vezes recuar ou se conter é um ato de preservação.

Na vida pessoal, esta combinação pode indicar a possibilidade de embate(s) desgastante(s), seja como uma loja, um prestador de serviços, um(a) ex marido/esposa, etc. Se isto acontecer nos próximos meses, lembre deste artigo e de encontrar o ponto certo de se colocar. Eventualmente, uma força mediadora, como um advogado, pode ajudar a melhorar a situação.

Agora você entendeu porque a conjunção Marte/Saturno é o aspecto mais complicado deste eclipse. Ela tem um lado fortemente bélico, além de representar um potencial maior para cansaço e desgaste. Mas, como foi explicado, ela também pode indicar persistência e esforços em uma só direção.

O eclipse de 08/04 e a Princesa Kate Middleton

Como a conjunção Marte/Saturno ocorre em Peixes, signo que compõe, com o seu par Virgem, o eixo da saúde, é preciso persistência, por exemplo, para quem está fazendo tratamentos de saúde.

Chama a atenção o caso da princesa Kate Middleton, que anunciou estar se tratando de câncer, fazendo tratamento quimioterápico, justamente nas vésperas deste eclipse, o que de forma alguma é uma coincidência, e, sim, claramente um marcador astrológico.

O eclipse atingiu em cheio o mapa da princesa, caindo na ponta de uma quadratura em T, configuração de tensão, formada por Sol, Lua, Marte, Saturno e Plutão. A conjunção do eclipse foi entre Marte e Saturno no mapa de Kate, reiterando a conjunção de Marte e Saturno no mapa do eclipse de 08/04. A batalha não será fácil e a princesa precisará ser resiliente.

O eclipse de 08/04 e você

Agora que você entendeu tudo o que está em jogo no eclipse de 08/04, pode refletir a respeito dos assuntos que serão mobilizados no seu mapa astral. Lembre-se da mistura de inícios, com oportunidades com necessidade de ter persistência.

Casa 1: hora de olhar para você mesmo, buscar enxergar novas oportunidades e perspectivas e ver qual é o preço a ser pago por abrir novos caminhos e ter novas atitudes.

Casa 2: será que sua renda e/eu gestão financeira pode melhorar com algo até agora não tentado, mas o quanto isto pode exigir de persistência?

Casa 3: inícios podem envolver cursos, informações, circulação, em um misto de oportunidades, mas também persistência.

Casa 4: um novo olhar precisa ser trazido para o seu âmbito familiar e para o seu passado. Novas bases na sua vida precisam ser fundadas, mas que talvez requeiram persistência.

Casa 5: expressão e criatividade ampliados estão em jogo agora, abrindo novos campos a partir de foco e persistência.

Casa 6: você está pronto para melhorar sua saúde, hábitos, trabalho e dia a dia com coisas novas, mas a partir de uma perspectiva de persistência.

Casa 7: novas parcerias se abrem, enquanto outras precisam ser revistas. Como buscar o novo em seus relacionamentos ou junto com o seu parceiro? Caso tenha uma parceria, começos podem vir para o outro exigindo persistência.

Casa 8: você está pronto para transformar, mas vai precisar de coragem e persistência para fazer isto e gerar grandes melhoras na sua vida.

Casa 9: a sua persistência implica em manter o seu olhar amplo, a fim de buscar novos horizontes e iniciar novas coisas na sua vida.

Casa 10: eis um momento de muita visibilidade – bem como muito trabalho envolvido, obrigando você a se organizar. Novos projetos e ideias podem estar a caminho!

Casa 11: oportunidades a partir de novos projetos e contatos com grupos, embora tudo vá envolver muito trabalho.

Casa 12: que tal fazer aquela faxina emocional para deixar o que é velho para trás e estar apto(a) a abraçar novas oportunidades na sua vida? Faxina é chato de fazer, mas o resultado depois é muito bom.

Se você gosta da minha linguagem e trabalho, não deixe de me seguir no Instagram, Você também pode gostar de me ver e me ouvir no meu canal do Youtube.

1 comentário sobre “Segundo eclipse do ano, em 08/04/24, será solar e total e vai pedir foco e persistência”

Deixe um comenário