Última semana de novembro/2024 tem energia em alta, mas também o último Mercúrio retrógrado do ano
Novembro vai chegando ao fim, e as previsões da semana astrológica de 25/11 a 01/12 indicam dias bastante dinâmicos, no melhor sentido desta palavra! Como o Céu, porém, quase sempre mescla oportunidades e desafios, a partir da segunda-feira (25) teremos o último ciclo de Mercúrio retrógrado do ano.
Com Mercúrio retrógrado coincidindo justamente com a semana da Black Friday, teremos de redobrar nossa atenção na hora de fazer as tradicionais compras de fim de ano. Mas nada de desespero: eu trago a seguir algumas dicas para evitar dores de cabeça desnecessárias.
O problema é que, além de Mercúrio retrógrado, logo mais será a vez de Marte iniciar sua retrogradação. Isso só deve ocorrer na semana que vem, a partir do dia 6 de dezembro, mas desde já convém adotar uma postura mais cautelosa nas interações com outras pessoas, que é o que Marte retrógrado pede.
A boa notícia é que tudo isso ocorre em meio a um trânsito do Sol em aspectos harmoniosos com Plutão e Marte. Por mais que a tensão esteja no ar, há uma energia animada que pode nos ajudar a encarar tudo com mais leveza e diversão!
Resumo da semana astrológica de 25/11 a 01/12:
-
Ao longo de toda semana: trígono do Sol com Marte
-
Ao longo de toda semana: fase lunar minguante
-
Ao longo de toda semana: Marte em movimento estacionário, prestes a retrogradar
-
Até segunda-feira (25): Sol em sextil com Plutão
-
A partir de segunda-feira (25): Mercúrio retrógrado em Sagitário
Confiança e leveza com aspectos do Sol e Lua Minguante
A última semana de novembro é o que podemos chamar de uma ilha de tranquilidade em meio a um período marcado por várias turbulências desde outubro. Então, a gente tem que aproveitar enquanto pode!
Até segunda-feira (25), nós temos o Sol em um sextil com Plutão, um aspecto que traz renovação. Além disso, ao longo de toda semana o Sol em Sagitário formará um trígono com Marte em Leão.
Com isso, a nossa confiança estará a mil! Afinal, estamos falando de Marte, Sol e signos do elemento fogo, o que tem tudo a ver com essa característica. Então, nesta semana devemos estar com muito mais pique, otimismo e assertividade.
Esse aspecto do Sol com Marte terá uma energia mais franca e espontânea, menos presa a preocupações. É como se falássemos: “se algo não está dando certo, vou para outro canto fazer outra coisa”. Isto mesmo, estaremos cheios de atitude, encarando tudo com mais fé, algo bem ligado ao Sol transitando por Sagitário!
Ao mesmo tempo, a Lua estará em fase minguante, o que está associado a um período de reflexão. Com a agitação dos aspectos do Sol combinados à serenidade da Lua Minguante, será um período ótimo para o descanso mental e para não encucar com qualquer coisa.
Chave está em como gastar sua energia
Não é o caso de repousar, longe disso, até porque teremos energia para dar e vender nesta semana. Mas, sim, de gastar essa energia com atividades prazerosas e descansar a cabeça das preocupações que sugam nossa disposição.
Marte em Leão exalta a animação, mas é preciso ter cuidado com a tendência à agressividade excessiva. Assim, uma boa forma de canalizar essa energia de maneira menos belicosa é se dedicar a atividades prazerosas como:
-
exercícios físicos;
-
práticas esportivas;
-
pedaladas e passeios ao ar livre;
-
sair e explorar lugares diferentes;
-
hobbies e lazer, de maneira geral.
Último Mercúrio retrógrado do ano
Como vimos, será muito importante aproveitar as boas energias e ter jogo de cintura para algumas perturbações no horizonte. Uma delas é o último ciclo de Mercúrio retrógrado de 2024, que começa a partir de segunda-feira (25) e vai até 15 de dezembro.
Eu costumo brincar que, se pudéssemos basear o calendário do ano na Astrologia, ele seria bem diferente. Porque nem sempre os compromissos do calendário oficial combinam com o que o céu reserva para nós. E isso fica muito evidente neste Mercúrio retrógrado.
Afinal, esse ciclo vai coincidir com a Black Friday e uma época de compras de presentes de Natal. E o que Mercúrio retrógrado em Sagitário indica nesse contexto? Aumento de chances de dores de cabeça e/ou arrependimento.
Dicas para as compras de fim de ano
Convenhamos que arrependimento não combina com a necessidade de ir às compras. Portanto, anote algumas dicas básicas para reduzir as chances de ter dores de cabeça relacionadas às compras de fim de ano:
-
Adie o que puder: se possível, deixe para fazer as compras de Natal a partir do dia 15 de dezembro. Parece contraintuitivo, mas neste ano pode ser mais vantajoso deixar tudo para a última hora (com moderação, é claro).
-
Tenha um plano B: se for inevitável fazer alguma compra antes do dia 15, especialmente na Black Friday, abra espaço para o arrependimento. Dê preferência a lojas com condições facilitadas de troca e devolução, porque há boas chances de contratempos ou de querer fazer mudanças.
-
Atenção aos prazos: Mercúrio retrógrado tende a ser um período com muitos atrasos. Então, tenha isso em mente quando fizer compras online. Principalmente em sites estrangeiros, que costumam ter encomendas presas por muito tempo em algum ponto.
A boa notícia é que, se os contratempos são prováveis, os trânsitos planetários desta semana podem nos ajudar a lidar com eles de forma mais leve. A energia de diversão será muito bem-vinda para não encucarmos demais com os empecilhos tão comuns quando Mercúrio está retrógrado.
Cuidado com o “sincericídio”!
Se tem uma coisa muito legal de Mercúrio retrógado é a oportunidade de reencontrar pessoas do nosso passado. Com as festas de fim de ano se aproximando, há boas chances de revermos gente que estava fora do nosso radar há muito tempo.
Mas, especialmente nessas ocasiões, será preciso tomar cuidado com o “sincericídio”, um risco acentuado nesse ciclo. Sagitário, o signo por onde Mercúrio transitará, tem a espontaneidade como marca, mas às vezes isso pode ficar um pouquinho fora do tom.
Por isso, atenção redobrada com as gafes e comentários que parecem inofensivos, mas podem magoar. Por exemplo, nada de observações do tipo “Nossa, como você mudou!” ao comentar a aparência de algum conhecido que ganhou uns quilinhos ao longo dos anos.
Mais uma vez, os trânsitos planetários dessa semana trazem algum alento aqui. Mesmo se a gente acabar falando bobagem, a situação poderá ser facilmente contornada com um pedido de desculpas, sem que as animosidades escalem.
Especialmente o trígono do Sol com Marte traz alguma leveza a essas situações, e um singelo “foi mal” ou “falha minha” será capaz de desfazer qualquer tensão. Afinal, ninguém quer gastar energia com o que não interessa, e as atenções estarão voltadas ao lazer e à diversão.
Seja prudente: vem aí Marte retrógrado
Como se Mercúrio retrógrado não fosse o bastante, nesta semana também abrimos a contagem regressiva para o início de outra retrogradação importante. Marte já aparece estacionário no céu, pois no dia 6 de dezembro ficará retrógrado até 23 de fevereiro de 2025.
Com Marte retrógrado, nossa atenção será voltada à análise de nossos impulsos, porque as brigas podem se tornar mais feias. Especialmente no final do ano, quando Marte retrógrado ficará em oposição com Plutão, o que acentua as tensões e divergências.
Tudo isso vai coincidir exatamente com o Natal e os primeiros 10 dias de janeiro, um período repleto de ocasiões para encontros sociais. Então, teremos de aumentar desde já a prudência e uma avaliação profunda das nossas ações.
A prudência nesta semana será muito no sentido de preparar terreno para esse ciclo difícil de Marte retrógrado, em que os ânimos estarão acirrados. Por isso, pode ser especialmente útil refletir sobre algumas questões:
-
Como eu quero começar 2025?
-
Quem são as pessoas com quem eu normalmente tenho gatilhos de tensão e que preciso cuidar?
-
Como posso evitar esses gatilhos de tensão para manter a harmonia nas festas de fim de ano?
O final do ano é uma época em que sentimos vontade de tomar decisões importantes sobre o futuro. Mas a tomada de decisões estará prejudicada nos próximos dias, com a coincidência de Mercúrio retrógrado e a iminente retrogradação de Marte.
Não significa que você vai parar tudo, mas você tem de analisar cuidadosamente as suas ações. Por exemplo, não vá fazer uma compra de uma passagem aérea por impulso, sem refletir se será possível viajar, porque nem Mercúrio, nem Marte favorecerão esse movimento.
Final de 2024: qual é o seu limite (e o dos outros)
Marte retrógrado me remete à imagem daquela história do sapo sendo fervido na panela. Lembram? Se a temperatura sobe rápido demais, chega uma hora em que o sapo grita e pula da panela. É mais ou menos assim também com a agressividade de Marte.
Por isso, esse ciclo pede um refreamento de nossos impulsos para evitar uma escalada de tensões desnecessária. Marte é o planeta do território, então será preciso cuidado para não invadir nem agredir o que é caro ao outro, e também para sinalizar os nossos próprios limites.
Convite para a live de Astrologia, Numerologia e Tarô de 2025
Se você quer ficar por dentro de tudo o que pode rolar no próximo ano, eu tenho um convite: assista à nossa live especial com as previsões para 2025! Eu e os queridos Yub Miranda e Leo Chioda vamos detalhar tudo o que apontam a Astrologia, o Tarot e a Numerologia para o ano que vem.
Vai ser às 19h00 de 27/11, no Youtube do Personare, não perca! Se inscreva gratuitamente aqui.