Principal Característica: estabilidade
Qualidade: lealdade, persistência
Defeito: teimosia, conservadorismo
“Touro: a ti Eu dou o poder de transformar a semente em substância. Grande é a tua tarefa, requer paciência; pois tens que terminar tudo o que foi começado, para que as sementes não sejam dispersadas pelo vento. Não deves mudar de idéia no meio do caminho, nem depender dos outros para a execução do que te peço. Para isso, Eu te concedo o Dom da Força. Trata de usá-la sabiamente!”
E Touro voltou ao seu lugar.
(Original de Martin Schulman – Karmic Astrology: The Moon’s Nodes and Reincarnation, 1977)
Os animais comem para viver, mas o Touro, animal que dá nome a esse signo, parece viver para comer. Isso dá a dimensão do modo como Touro enfoca o lado material e físico da vida. Quando criado solto, o Touro vai se deslocando para as pastagens mais verdejantes. Este é o símbolo do temperamento prático do taurino: nenhum signo procura tanto o que bom para si (e para quem é afetivamente ligado) como o taurino. Este signo tem um inato reconhecimento do que é bom, prazeroso, de qualidade, e não tem problemas morais ou inibições em se cercar dessas coisas. Vê com tranqüilidade o fato de a vida ser sobrevivência, mas, ao mesmo, têm antenas ligadas para a vida: mais do que qualquer outro signo, Touro vive no presente, e tem um desejo muito grande de aproveitar este presente.
O aparelho digestivo do Touro comporta a ruminação, isto é, mastigar o que já foi engolido. Portanto, quando não está comendo algo novo, o Touro está ruminando. Isso fala mais uma vez sobre a necessidade de segurança e estabilidade do taurino. De CERTEZAS! A ruminação também está ligada ao sentido de aproveitar algo até o fim. É essa a atitude de Touro diante do prazer, da boa comida ou do que quer que possa ser prolongado. Touro sabe que as coisas acabam (tem por signo oposto, Escorpião, ligado ao reconhecimento da realidade do final ou morte), por isto quer desfrutar. Porém, sabidamente, Touro muitas vezes tem problemas para finalizar coisas justamente por causa deste apego ao que já existe. Não raro, a iniciativa tem de partir do outro, mesmo quando é ELE quem mais gostaria de terminar com algo.
Evidentemente, também existe o instinto sexual e agressividade (simbolizados por Marte), e um Touro no auge de sua potência é um animal perigoso. Castrado, torna-se o boi, um animal plácido e calmo. Normalmente, o taurino é calmo, mas ele pode ficar furioso, e, neste momento, se assemelha a um touro em fúria cega. Mas o que pode deixar um taurino furioso? Certamente, ameaçar seu forte sentido de estabilidade. Tentar tirar algo dele. Taurinos são possessivos, com pessoas, com coisas, com tudo. É de sua natureza ser assim. Lembre-se de que estão aqui para aproveitar a vida, e, portanto, defendem apaixonadamente aquilo que faz parte de sua realidade.
Como o animal que os representa, as pessoas desse signo são muito fortes. A base de sua personalidade está ligada à natureza e aos instintos: taurinos são sensuais. São também ligados ao real, por isto mesmo os taurinos aparentemente mais avoados têm um lado sólido em sua personalidade. Preferem amores que acontecem aos platônicos, e coisas que funcionam a teorias, por mais atraentes, deslumbrantes e interessantes que estas teorias sejam. Na realidade, para Touro, não há nada mais interessante do que aquilo que é palpável, visível e que de fato existe.
E o que dizer da sua propalada teimosia? Certamente, está ligada a sua necessidade de segurança. E segurança é não mudar algo, porque se você muda, corre o risco de perder. Taurinos são teimosos porque não abrem mão facilmente do que têm – opiniões, idéias, conceitos, hábitos. É um signo fiel por natureza. Fiel ao que construiu, ao que vem fazendo, aos seus afetos, ao passado, aos seus antepassados. Enfim, fiel! Tem um respeito quase religioso por tudo o que custou trabalho e foi mantido.
Sendo um signo tão ligado à natureza e ao mundo concreto, e capaz de apreciá-los profundamente, a referência inicial para a construção da personalidade do taurino é a mãe. A razão para isto é que sabe-se que a figura feminina sempre simbolizou o corpo físico, enquanto a masculina representa o espírito. Evidentemente, cada um de nós tem uma parcela das duas figuras dentro de si, mas a mulher, pela possibilidade de dar a luz, está ligada a matéria. É como se ela imitasse a Mãe Natureza.
O taurino se identifica com a mãe, e a mãe tende a cobri-lo de atenção ou de alguma forma a relação é intensa. Existe uma grande possibilidade de que os taurinos sejam mimados quando pequenos, mesmo que mais tarde digam que não. Muitos serão aquelas crianças que dormem na cama dos pais, entre o casal. Ou aquelas crianças que pedem algo e são atendidas. Não é de se espantar que o lado afetivo (e também possessivo) seja bem desenvolvido em sua personalidade. Na infância, taurinos se apegam fortemente as suas coisas e pessoas. Porém, desde cedo é necessário lhes dar uma noção de limites, pois seus desejos podem facilmente monopolizar a casa toda. É um signo de apetites fortes e de uma firmeza natural. Por isto, taurinos que não são contidos na infância podem se tornar muito vorazes e pouco adaptáveis quando adultos.
Touro entende que a vida gira em torno de um prazer, por isto é comum ter hobbies. Costuma ter uma oralidade forte, podendo comer ou beber em excesso. Também são dotados de charme. Às vezes, taurinos de personalidade muito forte podem estar escondidos por detrás de uma superfície cheia de carisma.
Muitos também comentam da lentidão do taurino. É verdade que em muitas tarefas ele não gosta de ser apressado. O movimento do Touro é sempre pela segurança. Touro sabe que é preciso certeza a cada passo para se ter segurança. Daí derivando a sua proverbial lentidão. Taurinos querem estar seguros do que sabem, do que estão aprendendo, do que estão fazendo, de tudo, enfim. Além disso, sendo Touro um signo tão apreciador do mundo físico, sabe que dificilmente algo sai bem feito se não for lapidado, feito passo a passo.
E o lado mais conservador do taurino? Muitos podem se dizer abertos a mudanças, mas em campos específicos de suas vidas têm mentes conservadoras. E, nesses campos, não é muito fácil convencê-los. Podem ser absolutamente teimosos e refutarem qualquer argumento racional, por mais convincente que seja. O que importa não é a consistência do argumento, e sim, o que eles sabem! Nessas horas, eles pensam com o corpo, que acumula experiências, e não com a mente. Lembram que funciona ou funcionou para eles, no que é seguro, e não nas inovações ou razões que estão sendo propostas. Às vezes, isto vai funcionar a favor do taurino, como uma espécie de sabedoria que o auxilia a ter bom senso e cautela. Em outras, talvez feche um pouco a mente, como se o mundo tivesse de caber nos limites já conhecidos.
Também conhecido é o apego do taurino a bens materiais. Os tipos menos evoluídos podem avaliar tudo pelos bens e terem uma mente bastante materialista. Os bens materiais podem ser a maior fonte de segurança destes taurinos. Os tipos mais evoluídos continuam a ser eminentemente físicos e gostam de ter as coisas, mas não fazem delas o centro do universo como os primeiros. Segurança continua a ser importante, mas não é tudo. Estes costumam valorizar o âmbito afetivo.
Touro é o signo da conservação e da manutenção. Os taurinos têm um talento incomum para darem continuidade, para manterem algo e para valorizarem o que já existe. Ele compreende que a roda não precisa ser reinventada toda vez. Para os outros signos, pode ser incompreensível este lado voltado para o que é real e para continuar o que já existe, mas para é Touro o signo encarregado da preservação e continuidade. Os movimentos geológicos estariam muito associados a Touro. Um rio que esculpe lentamente o seu leito. Montanhas cujos cumes vão se arredondando ao longo de centenas de anos. Certas coisas vão mudando enquanto vão sendo mantidas. Talvez seja este o milagre que Touro busque: o da preservação em um mundo em que tudo muda.
4 comentários sobre “O Sol em Touro (o taurino)”
Nossa impressionante como as palavras descrevem
realmente como eu sou. A autora está de parabéns…
Excelente análise da essência do sol em Touro, como poucas já descritas. Você esmiuçou com perfeição o universo dos taurinos, com todo o conservadorismo e grande necessidade de “manutenção” de coisas, pessoas e hábitos desses nativos. Parabéns!
Parabéns pelo texto coerente!
É a primeira vez que concordo e me identifico com a descrição do Sol em Touro!
Muito bom, adorei sua interpretação e gostei muito do seu texto sobre Quiron. Parabéns com todos os louvores. Obrigado. No momento apropriado, vou fazer uma consulta com você.