Veja só:
- Plutão em Aquário, depois de ficado quase 16 anos em Capricórnio;
- Urano entra em Gêmeos pela primeira vez, após de 7 anos em Touro;
- Netuno entra em Áries pela primeira vez, depois de 14 anos em Peixes;
- Saturno entra em Áries pela primeira vez, após 2 anos em Peixes;
- Júpiter passa a transitar por Câncer, depois de 1 ano em Gêmeos.
Essas mudanças todas sinalizam o início de uma nova era de transformação profunda e coletiva, que promete alterar nossos caminhos de maneira e abrir portas para novas possibilidades. Mas também temos que estar prontos para todos os sintomas de transição que virão juntos entre 2025 e 2026.
Portanto, para que você possa se preparar para este ano de términos, reestruturações e começos, este artigo vai explicar a você as melhores oportunidades e os desafios do ano e o que esperar de áreas como amor, trabalho, economia e saúde, em uma visão global a respeito de 2025 que pode fazer muita diferença.
Astrologia 2025: principais temas do ano
Urano em Gêmeos
- avanços em comunicação, redes de dados. aparelhos e tecnologias de ponta;
- aceleração das conexões e o desenvolvimento da inteligência artificial, trazendo novo fôlego a Plutão em Aquário. que começou isto (esses dois trânsitos, aliás, têm intensa sinergia e afinidade);
- inovação na educação e nos métodos de aprendizado, como plataformas digitais mais interativas, aprendizagem autodirigida, modificação de conteúdo e acesso a conteúdos de qualquer lugar do mundo, por exemplo;
- mudanças nas redes sociais e na forma de interação digital, ou seja, novas redes e formatos de mídia ainda mais revolucionários – poderão surgir de 2025 até.2033;
- revolução no mercado de trabalho e nas profissões digitais, com possibilidade de aumento das profissões conectadas à tecnologia, comunicação e dados;
- crescimento de dispositivos de tradução automática, tornando a comunicação entre diferentes idiomas ainda mais imediata;
- digitalização do transporte, que tende a ficar mais conectado e dinâmico, como veículos autônomos e novos aplicativos de mobilidade, por exemplo, além de aumento e/ou integração da malha de transportes coletivos;
- transformações no jornalismo digital, com tendência ao foco em notícias instantâneas, tecnologias de verificação de informações e formatos de conteúdo mais inovadores.
Tudo isto poderá trazer alterações cerebrais e de percepção marcantes nos próximos anos, e, claro, influenciar diretamente a geração de crianças e jovens que está vindo, com ainda mais modernidade do que a que vimos até aqui.
Ainda não viveremos Urano em Gêmeos de forma definitiva, pois o planeta fica retrógrado em setembro e acaba por retornar a Touro em novembro. Urano em Gêmeos, então, só volta em definitivo em 2026, e ficará neste novo signo até 2033.
Viveremos o final de Urano em Touro, que desde 2018 trouxe alterações imensas nas finanças, com o surgimento de transferências instantâneas e moedas digitais, e um interesse muito acima da média por entender dinheiro e o mercado financeiro. Além disso, Urano em um signo fixo como Touro mudou coisas fixas, como passar do papel para o digital (documentos e tickets sairam do papel para o celular) e também não precisar ir presencialmente até o local trabalho.
Se Urano em Touro já fez tudo isto, imagine-se o que Urano, que tem muito mais afinidade com Gêmeos, não poderá fazer, sobretudo na o que Urano, sobretudo porque está em harmonia com Plutão em Aquário, que ficará neste signo até 2043.
Saturno e Netuno em Áries
Outro fator impactante de 2025, que dará continuidade em 2026, por isto 2025 e 2026 são anos geminados e devem ser entendidos em dupla, é a entrada simultânea de Saturno e de Netuno em Áries, onde farão conjunção (exata em 2026, mas já ocorrendo em 2025) no grau zero de Áries. O grau zero do signo de Áries é um grau marcante e importante na Astrologia, relacionado a inícios, e, por isto, 2025 e 2026 serão caracterizados, simultaneamente, por finais e começos, o que, por sua vez, é reforçado pela própria conjunção de Saturno com Netuno, em que estruturam terminam para se começar outras.
Em 25/05, Saturno ingressa em Áries, onde fica até setembro. Essa movimentação muda o tom dos governos porque a postura dos líderes pode ficar mais direta e decisiva. A recente eleição de Trump nos EUA já foi alinhada com isto, pois embora a grande massa não saiba, o Céu coletivo astrológico influencia – e muito – no próprio voto, como se inconscientemente buscássemos lideranças alinhadas com um determinado tipo de energia, não importa se no melhor ou pior desta representatividade.
Por exemplo, a energia assertiva, energética e realizadora de Saturno em Áries, se for mal utilizada, pode resultar em decisões impulsivas e foco em interesses pessoais, gerando tensões entre governantes e a coletividade.
Além de Saturno, Netuno entra em Áries em 30/03, depois de 14 anos em Peixes. Netuno é o regente dos sonhos e aspirações das gerações. Assim, quando planeta troca de signo, esses ideais também tendem a mudar. Todos os ideais típicos de Netuno em Peixes desde 2014 vão passar, a partir de 2025, por uma lenta – mas inevitável – decadência, com a emergência de novos valores, associados a Netuno em Áries.
Por isto, 2025 e 2026 serão tão diferentes e marcantes em relação aos últimos anos, pois são muitos sinalizadores astrológicos convergindo para isto. É como se fosse o final de uma era e o início de outra.
Portanto, podemos esperar muitas estruturas e sonhos ruindo, abrindo espaço para uma nova fase de construções e ideais mais ousadas, mas que exigirão coragem e renovação de perspectivas, pois nem sempre é fácil ver um determinado mundo/modelo acabar e entender o novo que está vindo.
Netuno em Áries também não se mantém por todo o ano. Em outubro, durante a retrogradação, o planeta volta a Peixes. Só em janeiro de 2026 é que entra em definitivo em Áries, onde fica até 2038. Mas em 2025, vamos já sentir uma mudança clara de novos ideais, muito diferente da dos últimos 14 anos.
Um spoiler importante para 2025: Saturno e Netuno em Áries, signo do elemento Fogo, infelizmente colocam literalmente “lenha na fogueira” do aquecimento global que estamos vivenciando nitidamente desde 2023 de forma mais intensa, quando Plutão em quadratura com o eixo dos Nodos Lunares desequilibrou esta balança que já não vinha bem. Assim, poderemos esperar vários picos de intenso calor em 2025.
A história e a importante conjunção entre Saturno e Netuno no mundo
Em 1989, tivemos a última conjunção entre Saturno e Netuno, quando houve a queda do Muro de Berlim e consequente reunificação da Alemanha.
Aquela conjunção marcou o fim da “cortina de ferro”, com o esfacelamento e até divisão dentro das nações identificadas com o comunismo. Houve uma reestruturação global, um momento em que fronteiras simbólicas e físicas foram desfeitas, permitindo que novas ideologias e alianças florescessem, em um mundo que ficou perplexo, assombrado, mas também curioso com o fim de uma era.
O Brasil, na época, experimentava o auge da voracidade inflacionária, o que ocasionou um esgotamento deste tipo de modelo econômico caótico e inviável, resultando em uma medida extrema – e extremamente difícil – em 1990, o confisco das poupanças, como uma das tentativas de dar fim ao caos, o que só ocorreu, efetivamente, em 1994, com a chegada da moeda do real.
Antes disso, em 1953, essa conjunção ocorreu em Libra, que teve alguns acontecimentos marcantes, como, por exemplo, a fundação da Petrobrás e a coroação da rainha Elizabeth II. No inicio daquela década, o mundo se dividiu entre comunismo e capitalismo, e por isto não é de se surpreender que na próxima conjunção de Saturno e Netuno, em 1989, parte deste modelo tenha de dissolvido, e algo importante vai acontecer no tabuleiro internacional entre 2025 e 2026. A conjunção SAturno/Netuno tem um importante impacto da divisão do mundo, sendo que a anterior a 1953 foi, justamente, a de 1917, com a Revolução Russa e o início do comunismo no mundo.
Sonhos morrem e sonhos nascem na conjunção Saturno/Netuno. A conjunção que viveremos em 2025 e 2026 promete transformar estruturas rígidas e nos desafiar a reinventar limites e novas possibilidades para o coletivo.
Atenção com Saturno-Netuno em Áries
- Figuras, empresas, instituições e símbolos icônicos podem nos deixar, finalizar ou enfraquecer.
- O problema do aumento da população idosa e da longevidade ficará evidente.
- Aspecto difícil para pessoas idosas, que podem ficar mais vulneráveis em 2025 e 2026.
- Pode aumentar a decepção com lideranças ou instituições, mas também os sonhos ou ilusões em torno de alguns deles.
- O que quer que já não esteja bem poderá experimentar rompimentos e colapsos, como foi a queda do Muro de Berlim em 1989, última vez em que a conjunção Saturno/Netuno ocorreu
- Em alguns momentos, uma sensação de confusão, fragilidade e perplexidade poderá aparecer por conta destas mudanças vertiginosas e do varrimento impiedoso do que é antigo.
Júpiter em Câncer
Uma vez por ano, Júpiter muda de signo, mudando algo no assunto que ele rege, que são oportunidades e prosperidade. Em 09/06, Júpiter entra em Câncer. Mas a verdade é que começaremos a sentir mesmo os efeitos desse trânsito mais no segundo semestre.
Júpiter, que fica fortalecido em Câncer, traz mais prosperidade e nos ajuda a passar pelas possíveis quedas e colapsos que virão de Saturno-Netuno. Isso é o que podemos viver durante Júpiter em Câncer:
- Aumento das conexões e cuidado com o próximo, que vai se refletir nas comunidades, famílias e relações interpessoais.
- Valorização do lar e da família, na busca de momentos de união e segurança no ambiente doméstico, fortalecimento de vínculos familiares e estabilidade emocional.
- Investimento em casa ou na melhora do lar.
- Crescimento imobiliário, construção civil e de políticas imobiliárias.
- Inclinação à prosperidade e melhora de ganhos, com efeito em cadeia, como, por exemplo, classe média melhor e podendo pagar por mais serviços.
- Oportunidades de ganhos financeiros voltados para o bem-estar, nutrição e conforto, favorecimento de setores como imóveis, alimentos e serviços de acolhimento, casas de repouso, etc.
- Crescimento de terapias emocionais porque haverá maior abertura para explorar questões emocionais profundas, o cuidado emocional e o bem-estar familiar.
- Expansão da intuição, o que facilita práticas espirituais, como meditação, e maior desenvolvimento da intuição.
- Senso de proteção coletiva, com iniciativas de apoio comunitário e políticas voltadas ao bem-estar social.
Plutão em Aquário
Depois de 16 anos em Capricórnio, Plutão, que entre 2023 e 2024 transitou entre Capricórnio e Aquário, entrou de vez na sua era Aquariana e fica neste signo até 2043. Ou seja, 2025 é o primeiro ano em que Plutão ficará 100% do tempo em Aquário. Quando entrou em Aquário pela primeira vez, em 2023, Plutão em Aquário trouxe com tudo a inteligência artificial. Esta teve uma enorme propagação com Júpiter em Gêmeos (meados de 2024 a meados de 2025), mas vai se instalar de vez em nossas vidas – com inovações e recursos inimagináveis – a partir do altamente modernizador Urano em Gêmeos, entre 2025 e 2026.
Plutão é o planeta das disputas de poder e das grandes transformações na sociedade. Aquário fala sobre a necessidade de democratizar (não por acaso, seu signo oposto, Leão, fala sobre rei e hierarquia, enquanto Aquário fala sobre o povo). Por isso tudo, possivelmente pensamentos tradicionalistas, conservadores e preconceituosos tendem a ser desafiados por Plutão em Aquário.
Mas também é preciso atentar para a dominância de redes sociais e de um mundo virtual (regidos por Aquário) e para um excessivo distanciamento emocional com um aumento coletivo para a dificuldade de estabelecimento de laços, algo que já está em voga, visto que Aquário é um signo com dificuldade no manejo de emoções e de dependência. O que está se falando aqui não é só para 2025, e sim, algo de longo prazo, para o trânsito todo de Plutão em Aquário, até 2043.
Outros trânsitos importantes!
- Até 23/02: Marte retrógrado traz um clima bastante bélico e faz com que o ano comece um pouco “travado”, além de uma intensa oposição com Plutão na primeira quinzena de janeiro, ligada a recrudescimento de guerras e fenômenos climáticos intensos, que causam destruição.
- 01/03 a 12/04: Vênus retrógrado dificulta a área financeira, afinal, é o planeta que está relacionado ao dinheiro.
- Janeiro, maio, junho e julho: a quadratura Júpiter-Saturno é um aspecto de travamento, que pode dificultar o crescimento, que é reduzido e apertado. Além disso, em maio e junho, Júpiter irá quadrar Netuno, aspecto que fala em ilusões. Então, temos, tanto no coletivo, quanto no âmbito pessoal, um primeiro semestre bastante desafiador, com muitos obstáculos para se cuidar e também aumento de ilusões/desilusões em maio e junho.
- Agosto a dezembro: um auspicioso trígono entre Júpiter em Câncer e Saturno em Peixes ajuda a retomar o crescimento. Depois de uma fase longa de travamento, que começou no segundo semestre de 2024, o crescimento volta a florescer. Lembrando, contudo, que a conjunção Saturno/Netuno faz de 2025 e 2026 anos de muitos colapsos. Todavia, este trígono é um fator positivo, inclusive na vida pessoal, que também tende mais ao florescimento e novos caminhos.
- Julho a outubro: Saturno entre Áries e Peixes, conjunto a Netuno em Áries estará em sextil com Plutão em Aquário e Urano em Gêmeos. Em dois anos com intensas mudanças (2025/2026), estas auspiciosas alianças ajudam na adaptação, inovação e surgimento de novos modelos, saídas e soluções.. Auxiliam na geração e engrenagens de um mundo novo, já que um velho mundo estará se despedindo.
Amor em 2025
- Marte retrógrado começa o ano e vai até 23/02 e pode gerar uma pausa nas iniciativas e no entusiasmo para ações mais ousadas no amor.
- Vênus retrógrado vai de 01/03 a 12/04 e pode trazer questões do passado, como antigos relacionamentos ou padrões afetivos que precisam ser reavaliados antes de seguir em frente.
- O que é prazer para você?
- O que é amor para você?
- Quais são as qualidades inerentes que eu busco no outro?
- Eu as manifesto ou só quero que o outro as tenha?
- Estou sendo egoísta no amor?
- Consigo me colocar no lugar da outra pessoa nesta relação?
- Eu consigo ouvir o que a outra pessoa está tentando dizer?
- Digo o que preciso e sou ouvido?
Com essas respostas, você consegue se posicionar de uma forma mais assertiva para a outra pessoa.
Além disso, a quadratura Júpiter-Saturno, presente em janeiro, maio, junho e julho, fala em se ter persistência e resiliência. Isso pode ser necessário para quem está procurando um amor e também para quem precisa manter acesa a chama do amor que já encontrou.
Alívio para o amor a partir de junho
Além disso, em 09/06, Júpiter entra em Câncer, trazendo energia de acolhimento e fortalecimento emocional muito propício para o amor. Esse trânsito favorece a construção de laços mais profundos, significativos e nutridos.
Júpiter também irá fazer um trígono com Saturno a partir de agosto, ajudando a encontrar laços mais sólidos para quem está solteiro e a colocar as coisas nos eixos para os comprometidos, com mais carinho (Júpiter em Câncer) e responsabilidade afetiva e comprometimento (Saturno em Peixes). Boas notícias para o amor, portanto, no segundo semestre de 2025!
Trabalho em 2025
- Atualização e adaptação: Urano em Gêmeos exige flexibilidade mental e disposição para aprender novas ferramentas e tecnologias, especialmente nas áreas de comunicação e dados.
- Inteligência Artificial: a união de Urano e Plutão indica que a inteligência artificial estará ainda mais presente na nossa rotina, e que será necessário saber como usá-la para não ficar para trás.
- Criatividade e inovação: Com Urano em Gêmeos e Plutão em Aquário entre julho e novembro, ideias criativas e soluções originais podem crescer. Isso pode beneficiar profissionais que consigam inovar e pensar fora da caixa.
- Colaboração: o trabalho em equipe e a empatia no ambiente de trabalho, essencial para criar um clima de apoio e cooperação entre colegas, é favorecido por Júpiter em Câncer. Já os novos aprendizados se favorecem com Júpiter em Gêmeos até junho.
- Persistência e disciplina: Com Saturno e Netuno entre Peixes e Áries, a capacidade de manter o foco em metas e a resiliência diante de desafios e fatores de ordem maior serão valorizadas, especialmente em setores que passam por mudanças e colapsos estruturais.
- Gestão do plano mental: os eclipses de 2025 acontecem no eixo Virgem-Peixes, relacionado à saúde mental e, além disso, a conjunção Saturno-Netuno fragiliza o nosso pensamento, podendo trazer momentos de pessimismo, em especial até julho, em que o Céu astrológico estará mais difícil. Por isso, é preciso tomar muito mais cuidado com o nosso imaginário e como lidamos com frustrações para não afetar nossa vida profissional e não entrarmos em colapso.
- Iniciativa e rapidez: Saturno em Áries indica que as empresas precisarão investir e estudar essa economia voltada para lideranças e mais rapidez diante dos desafios e de um mundo passando por intensas transformações.
- Lideranças: líderes que sabem tomar decisões rápidas e são capazes de inspirar suas equipes em momentos de incerteza serão favorecidos por Saturno em Áries conjunto a Netuno. No entanto, será importante equilibrar a assertividade com empatia, para evitar uma abordagem muito mandatória.
Economia para 2025 e 2026 para o Brasil e o mundo
Ainda durante Júpiter em Gêmeos, que vai do início do ano até junho, a comunicação e as mídias sociais são beneficiadas e podem ter mais impacto na vida das pessoas. Júpiter transita em cima da Lua/Júpiter em Gêmeos do mapa da Independência do Brasil, multiplicando eventos e shows e ajudando na movimentação do turismo interno.
Neste ano, vai ser importante fazer investimentos de forma inteligente. Por conta dos eclipses pegando Mercúrio na Casa 8 do mapa da Independência do Brasil, podemos ter novidades e reviravoltas. A Casa 8 mexe diretamente com a questão dos impostos, área tributária, investimentos e lucros de empresas como Petrobrás e outras, e tudo isto será objeto de atenção em 2025. Lembre-se, ainda, que a Petrobrás nasceu em 1953, no ciclo Saturno/Netuno, e pode sofrer algumas mudanças em 2025/2026.
Além disso, a conjunção de Saturno e Netuno em cima do Plutão na Casa 2 (dinheiro) do mapa da Independência do Brasil, entre 2025 e 2026, pode indicar risco de endividamento para o país se não houver boa gestão de recursos. É uma combinação muito perigosa em um ponto de atenção no mapa do Brasil, então 2025 já seria o ano para cuidado, a fim de não haver problemas ainda maiores em 2026, que venham a demandar medidas impopulares de ajustes de contas.
Ressalta-se que, em 2026, quando a conjunção de Saturno com Netuno ficará exata, terá início a reforma tributária no Brasil, promulgada em dezembro de 2023, e prevista para valer integralmente a partir de 2033.
Os períodos de Saturno e Netuno em Peixes indicam impacto nos planos de saúde e previdência, regidos por Peixes. A conjunção destes dois planetas sugere que as estruturas que não estiverem funcionando bem poderão sofrer quedas importantes. Portanto, atenção para:
- Questões previdenciárias devem ter desdobramentos porque Saturno e Netuno em Peixes tendem a expor falhas e fragilidades nos sistemas de suporte social, forçando ajustes e reavaliações na maneira como a previdência é estruturada e financiada.
- Empresas: quem não está bem pode piorar e não conseguir mais se sustentar porque a fase de Saturno em Áries exige eficiência e postura mais estratégica, independente e inovadora. Negócios que não adaptarem suas estruturas ou não acompanharem as mudanças do mercado podem enfrentar dificuldades para sobreviver. Vamos ter muitas falências entre 2025 e 2026, mas também surgimento de novas empresas.
- Enxugamento de subsídios e a ajudas: a partir de Saturno transitando em Áries, primeiro entre junho e agosto/2025, e depois para valer a partir de fevereiro de 2026, os governos vão passar a enxugar subsídios e ajudas. Empresas e negócios que dependam exclusivamente disso não conseguirão se sustentar.
Áreas que podem ser beneficiadas em 2025/2026
Até junho, o setor de comunicação tem potencial de forte crescimento, por conta de Júpiter ainda estar em Gêmeos, mas vai precisar se adaptar rapidamente às novas demandas e tecnologias para manter a relevância.
O crescimento pode ser acelerado, mas também exige que empresas e profissionais invistam em inovação, atualizem suas estratégias digitais e busquem formas mais autênticas de engajar o público.
Isso fica ainda mais forte quando Urano estiver em Gêmeos também, que coloca muito foco em revoluções que envolvem inteligência na comunicação.
Quando o foco muda para Júpiter em Câncer, em junho, as atividades profissionais ligadas ao ramo alimentício, imóveis, segurança, nutrição, família, maternidade e crianças ganharão destaque.
Além disso, a entrada de Saturno em Áries beneficia as pessoas que:
- são autoridade na sua área;
- têm talento para liderança;
- desenvolvem mentorias;
- abrem novos caminhos por conta própria;
- são autônomos e corajosos, sem medo de se arriscar e pagar o preço para isto.
Mundo em 2025/2026
Sempre há a preocupação com guerras e conflitos. Nas previsões da Astrologia para 2025, isso não desaparece, porque Netuno em Áries tem um lado bastante bélico. Nas últimas passagens de Netuno por Áries, houve a Guerra Civil Americana (1861-1865) e a Guerra de Sucessão Espanhola (1702-1714).
Para 2025, no entanto, podemos esperar uma dinâmica complexa. Por um lado, alguns países podem demonstrar menor disposição e energia para se envolver em conflitos diretos, refletindo a exaustão acumulada, bem típica da conjunção entre Saturno e Netuno, e o desejo de preservar recursos.
No entanto, a exceção pode ser o período ao redor do Eclipse Solar em Virgem, em 21 de setembro, quando questões latentes tendem a vir à tona, aumentando o risco de confrontos ou tensões fortes nesta época do ano, destacando-se, porém, que eclipses reverberam por 6 meses.
Com Saturno, planeta associado à autoridade e às estruturas governamentais, transitando por Áries entre junho e agosto, a postura dos líderes tende a se tornar mais assertiva e, em alguns casos, autoritária.
Esse trânsito sugere a possibilidade de ações incisivas e medidas impositivas na tentativa de resolver ou controlar conflitos.
Contudo, em alguns casos, essas intervenções poderão ser pragmáticas e estratégicas, priorizando a resolução rápida e eficaz.
Portanto, 2025 traz um cenário em que as energias astrais indicam equilíbrio delicado entre o desgaste e a busca por resolução e novos caminhos, ainda que eventualmente por meios rígidos e, às vezes, confrontadores.
Além do mais, em 2025 e 2026, com tantos ingressos significativos de planetas, além da conjunção de Saturno e Netuno entre o final de Peixes e o início de Áries, poderemos ver colapsos que trarão enormes mudanças de direção, como aconteceu em 1989, com a queda do Muro de Berlim, e em 2020, com a pandemia mundial.
A diferença de 2025/2026 para 2020 é que temos um pano de fundo apoiador com o trígono de Urano e Plutão, e com Netuno, no meio deles, em sextil com ambos os planetas, em uma sinergia de agilidade e ajudas em mudanças. fator de apoio este que não tivemos em 2020, em que o mundo mergulhou em uma queda econômica vertiginosa por causa da pandemia.
Contudo, ali já nascia um novo mundo, uma vez que no final de 2020, Júpiter e Saturno se encontram pela primeira vez em um signo do elemento Ar depois de encontros, de 20 em 20 anos, por 200 anos em signos do elemento Terra, que são voltados para o âmbito produtivo. Agora os encontros dos próximos anos serão no elemento Ar.
E o Ar é voltado para o que é próprio do humano e da humanidade. Então, precisamos criar um mundo que não tenha apenas inteligências artificiais que nos ajudam no dia a dia, mas uma nova inteligência global para gerar novos modelos de vida para toda a humanidade, e isto vai começar a ficar claro em 2025/2026, com os diversos colapsos e inícios previstos neste artigo.
1 comentário sobre “Previsão Astrologia: 2025 marca várias transições, com finais e novas tendências”
[…] Para saber as previsões astrológicas para 2025, clique aqui. […]