A diferença entre a Astrologia e os sistemas de adivinhação
A primeira ideia que se faz da Astrologia é que trata-se de um sistema de adivinhação. Por isso é comum se ouvir a pergunta: o que está reservado para mim? Qual é o meu destino?
Porém, a Astrologia não é um sistema de adivinhação como os outros. Em primeiro lugar, porque há muito emprego da lógica e de conhecimentos acumulados. A Astrologia se baseia em um mapa, no mapa da pessoa que deseja saber algo a respeito do seu futuro. E, em cima deste mapa da pessoa, são feitos estudos, e depois é que se pode falar a respeito de futuro. O astrólogo precisa ter uma visão geral de tudo para conseguir determinar tendências.
Abaixo, você irá conhecer os três métodos de previsão, embora não sejam os únicos, empregados pela Astrologia para observar qual é o seu momento presente e quais são as tendências para o futuro. Aliás, o seu futuro costuma ser previsto para cerca de um, no máximo, dois anos, pois mais do que isso seria antecipar demais coisas que você precisa viver gradualmente.
A Progressão Secundária
A Progressão Secundária é baseada no fato de que a cada dia de sua vida, corresponderá um ano. Ou seja, os eventos que ocorreram no seu décimo dia de vida tenderão a ter alguma semelhança com o seu décimo aniversário. O nome progressão evoca algo que vai lentamente acontecendo, e isso é muito verdadeiro, pois, nesse método, a orbe, ou seja, o grau de aproximação de um planeta, já deve ser bastante próximo para ser sentido.
A Progressão Secundária descreve de forma notável mudanças interiores por que passamos. O principal planeta na Progressão é a Lua, pois a cada dia ela se move treze graus, que é o mesmo que ela se move em um ano de Progressão secundária. E se ela leva 28 dias para voltar ao mesmo grau e signo em que estava quando você nasceu, ela também leva 28 anos progredindo pelo seu mapa até voltar ao seu ponto de partida.
Assim, embora você nem se aperceba, você tem períodos de cerca de 2 anos e meio em que uma determinada atmosfera emocional vigora em sua vida, e em que um determinado tipo de temática se torna mais relevante para você. Quer um exemplo? Se você é um leonino e a sua Lua progride por Leão, você pode sentir que está tendo mais energia do que nunca, que está manifestando-se de uma forma extrovertida e alegre. Mas talvez você esteja, também, mais propenso a ter seu orgulho ferido com grande facilidade. Outro exemplo: se a Lua progride pela sua décima casa natal, da sua profissão, você sente um grande desejo de se realizar nesse campo e essa pode ser uma fase em que você obtém reconhecimento e recompensas profissionais. Ou em que você corre atrás do que deseja, estando psicologicamente muito voltado para fora.
A Lua progredida marca experiências emocionais muito nitidamente. Assim, se ela entra em contato com o imprevisível Urano, talvez a sua vida sofra uma grande mudança e você rompa com coisas que venham atrapalhando!
A Revolução Solar
A Revolução Solar é um mapa levantado para a hora e minutos exatos em que o Sol naquele ano passar pela mesma posição em que esteve quando você nasceu. Esse mapa terá validade a partir do seu aniversário, e durará até o próximo, quando um novo mapa será levantado.
A Revolução Solar é um dos mais fascinantes sistemas que se conhece para prever algo em detalhes. Aquele mapa revela com muita precisão as áreas mais calmas e turbulentas da sua vida, aquilo que flui mais fácil, o que passa por mudanças, onde você encontrará surpresas, armadilhas e facilidades, e qual é o assunto principal do ano, no caso, determinado pela posição do rei Sol.
A Revolução Solar é um método muito prático, pois pode servir para aconselhar alguém. Por exemplo, se nela o planeta Plutão ocupa a quarta casa, você já pode dizer ao seu cliente que aquele pode não ser um ótimo ano para se comprar imóveis e fazer mudanças de casa, pois é provável que venha a ocorrer muita intensidade envolvendo tudo isto. Da mesma forma, se Urano ocupa a décima casa, da profissão, é possível que você deseje fazer uma grande virada nesse setor, de forma a atuar de forma mais criativa e de acordo com os seus talentos. Se você está procurando um amor, e Vênus ocupa a sua terceira casa, das viagens, é possível que você o conheça em outra cidade, ou então passeando ou fazendo um curso. E assim por diante.
Os Trânsitos
Depois que você nasceu, os planetas continuaram a se mover no céu, até que um belo dia um deles fica exatamente no mesmo grau de um planeta seu, e a isso se denomina um trânsito. Um trânsito é um ângulo exato com um planeta seu, e o planeta que está formando o trânsito irá trazer a temática dele para o seu planeta.Os trânsitos acontecem diariamente no nosso mapa, porque os planetas mais rápidos, da Lua a Marte, estão sempre formando um ângulo com um planeta nosso. Por isso, os trânsitos mais importantes são aqueles formados pelos planetas lentos, pois um planeta lento demora até chegar a fazer ângulo com um planeta nosso, e este ângulo também fica formado por muito tempo, propiciando a oportunidade de importantes mudanças em nossa vida. Quer um exemplo? Júpiter leva doze anos para percorrer o nosso mapa, o que significa que ele fica mais ou menos um ano em cada uma das nossas doze casas. Durante a sua estadia por uma casa, Júpiter irá fazer com que aquele assunto flua melhor, com que tenhamos mais sorte e expansão naquela área.
Já Saturno leva cerca de 28/29 anos para fechar um ciclo, por isso essa idade costuma ser um marco, uma época em que realmente amadurecemos e começamos a cuidar de nós mesmos. Antes disso, ainda temos muita ajuda dos nossos pais (e também somos ainda muito produtos de nosso meio e criação), embora possamos não perceber ou admitir isso.
Os trânsitos que ocasionam profundas mudanças são os de Urano, Netuno e Plutão, que costumam durar mais de um ano. Quando em aspectos fluentes, incorporamos as mudanças mais facilmente. E, quando em aspectos desafiantes, podemos resistir um pouco. Por exemplo, você é apaixonado por uma pessoa que não corresponde aos seus sentimentos. Um dia, aquela pessoa diz que não dá mais para continuar. Você acha isso péssimo, não entende essa mudança. Um ano depois você se apaixona por alguém que realmente adora você ou quem tem um relacionamento mais fácil. Os trânsitos difíceis são a escrita certa por linhas tortas de que tanto ouvimos falar. O desafio é começarmos a entender o que está sendo solicitado de nós. Nossa reação aos trânsitos (fluentes ou difíceis) depende muito do que já percorremos como indivíduos e de nossa visão de mundo.
Os trânsitos costumam descrever com exatidão coisas geralmente externas a nós, mas que nos influenciam grandemente. Por exemplo, os nascidos durante a década de 60 foram influenciados em massa pelo espírito daquela época. E quando você, não compreende como é que podia se usar aquelas cores berrantes e calças bocas de sino da década de 70 talvez você não estivesse lá para sentir qual era o espírito que fazia as pessoas quererem algo exuberante.
Um trânsito geralmente está muito ligado a um evento em sua vida (claro que apoiado, de fato, mesmo, é em mudanças dentro de você): uma viagem ao exterior, uma vibrante oportunidade profissional, um relacionamento que já acabou e precisa se romper, etc.
O que cada um desses métodos faz?
A Progressão Secundária fala de mudanças interiores, despertadas por um relógio interno. A Revolução Solar mostra muito claramente como será o seu ano a partir do seu aniversário. E os trânsitos demarcam fases na sua vida, algo mais visível. Os três métodos empregam a lógica e a exatidão da Astrologia, e quem recebe o estudo de seu momento percebe que não se trata de adivinhação ou de acreditar: simplesmente está tudo lá, de uma forma muito clara e surpreendente!
Para que serve a previsão?
Principalmente para orientação. Por exemplo, os negócios ficam muito mais delicados quando Netuno está transitando por sua Vênus. Você fica sujeito a realizar maus negócios, ainda que não obrigatoriamente, e, principalmente, a ser enganado. Saber desta propensão não é melhor do que deixá-la atuar livremente? Da mesma forma, talvez você esteja sentindo um impulso para realizar mudanças e o momento seja, de fato, para isto. Ir a um astrólogo pode confirmar um sentimento que você já vem tendo. A previsão serve, portanto para ajudar a:
– Planejar
– Prevenir
– Entender o que está acontecendo com você (qual é o seu momento)
– Orientar em processos interiores.
– Mostrar o que é mais importante agora.
– Estabelecer diretrizes para a sua ação.
– Reconhecer áreas de crises e oportunidades.
1 comentário sobre “Entendendo um pouco como a Astrologia traça previsões”
Boa noite, Vanessa!
Gostaria de elogiar o seu trabalho, a forma clara com que você explica a astrologia e como ela interage com o livre arbítrio do indivíduo. Eu nunca fiz mapa astral justamente por temer previsões e achei um texto seu que, justamente, explica muito bem sobre isso. Assim confesso que até penso em fazê-lo agora. O fato de saber que os caminhos apontados no mapa são possibilidades, e não determinantes, faz tudo ser mais leve pra quem se impressiona (como eu, rs).
Virei sua fã.
Um abraço!