Saturno em Aquário de 2021 a 2023: tempos de mudanças e modernizações

Por

Período enfatiza engajamento, modernizações e movimentos coletivos

Depois de quase três anos em Capricórnio, Saturno ingressa Aquário em 17/12/2020, onde fica até 07/03/2023.

Se em Capricórnio Saturno focou muito na ordem e na regularização, em Aquário a previsão é de construção de mudanças e de novas tendências, no coletivo e na vida pessoal.

Neste artigo, entenda tudo sobre as tendências para Saturno em Aquário vai trazer e, na sequência, veja como seu Ascendente pode sentir esse trânsito.

Depois de uma fase administrativa, abre-se uma época de mudanças

Temos pela frente dois anos de muitas mudanças, conflitos, questionamentos, avanços e revolucionários, com destaque para 2021, quando Saturno em Aquário faz quadratura com o regente deste signo, Urano, e quando Júpiter também transita por Aquário. Você pode ler aqui as previsões para 2021 e entender o tom completo do ano.

Para os astrólogos antigos, Saturno regia Capricórnio e Aquário. A Astrologia Moderna passou a atribuir Urano também a Aquário, todavia, não deixa de observar Saturno como um corregente do signo.

Mas a forma de Saturno atua nos dois signos é bastante diferente. Capricórnio é um signo preocupado em “colocar a casa em ordem”, gerir, administrar, como se fosse um executivo. Quando Saturno está em Capricórnio tende a ser uma época de muito foco em trabalho.

Saturno em Capricórnio, que se iniciou em 20/12/2017, foi um tempo de muito trabalho e que pediu bastante empenho e resiliência. O auge desse trânsito foi 2020, com Júpiter e Plutão também neste signo.

Saturno em Aquário, por sua vez, tem menos foco de execução e gestão. Seu grande mote são as mudanças, modernizações e atuações coletivas.

Diferença de modelos de dirigentes de Capricórnio para Aquário

Quando Saturno está em Capricórnio, o gestor é basicamente um administrador (bom ou mau), que concentra poder decisório. Com Saturno em Aquário, pode haver um tipo de perfil de dirigente que interage mais com outras pessoas, mas que também pode ser derrubado se não as satisfizer. Além disso, muitos empreendimentos podem ser geridos em uma forma mais democrática e/ou conjunta, com uma importância maior de conselhos ou do coletivo.

No tópico a seguir, você vai ver como foi a última passagem – de intensas mudanças, com um novo redesenho do mundo – de Saturno por Aquário, o signo da revolução, e o paralelo que isto pode ter com o período de 2021 a março de 2023.

Revisitando o último trânsito de Saturno em Aquário e o paralelo com 2021/2023

Saturno esteve em Aquário de 1991 a 1993. Foram anos com muitas mudanças, com a independência, algo aquariano por excelência, de várias nações: Estônia, Letônia, Cazaquistão, Ucrânia, Bielorrússia, Moldávia, Azerbaijão, República Macedônia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, República Checa, Eslováquia, dentre outros.

Assim, não é de admirar que Saturno em Aquário possa trazer isto novamente no cenário geopolítico mundial, em especial em 2021, um ano que vai ser de intenso questionamento e muita rebeldia, em razão da quadratura de Saturno com Urano.  As nações ou unidades que se sentirem preteridas vão cobrar seus direitos, pois a necessidade por um espaço próprio é algo muito aquariano.

Um fenômeno aquariano: unidades se separam e outras se unem em blocos

Ao mesmo tempo em que houve várias independências, 1991 foi o ano da criação do Mercosul, uma iniciativa conjunta de países sul americanos, e, em 1993, entrou em vigor a União Europeia, o similar europeu. A atuação conjunta também é algo muito aquariano. Grupos se separaram, como como é o caso das nações que ficaram independentes, mas unidades também formam blocos.

Talvez o mais extraordinário, inesperado e chocante desmembramento tenha sido o da até então toda poderosa União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, antiga URSS, que foi declarada extinta, com pedaços seus se formando tornando países independentes e nascendo a Rússia. No caso daquele país, uma parte do velho se foi, inclusive o antigo regime, mas uma parte também se conservou, em uma mistura bem típica de Saturno, que traz uma parte do velho, com Aquário, que renova. A Rússia não é mais a URSS, mas, renovada, ainda assim guarda bastante semelhança com a sua versão anterior.

O mesmo efeito talvez vá se notar em algumas estruturas que vão sofrer grande mudança, seja no Brasil ou fora dele, mas carregarem em seus núcleos algo do antigo. Ou seja, espere-se por separações de um lado e fusões de outro, independência de alguns e novas atuações conjuntas de outros, como se fosse uma grande alteração no jogo de um tabuleiro.

Época de grande poder coletivo

Um outro fato signo de nota é que, em 1992, pela primeira vez um presidente brasileiro sofreu um processo de Impeachment, a partir de um grande movimento popular liderado por jovens, simbolizados por Aquário, que pintaram o rosto para protestar, os famosos “caras pintadas”, hoje na faixa dos seus quarenta ou cinquenta anos.

Assim, o questionamento, o desejo por independência e força popular são características marcantes de Saturno em Aquário. E também o poder jovem de questionar e virar o jogo.

Mais engajamento e menos passividade

Na verdade, nenhum trânsito de Saturno tem a potência da ação em conjunto que Saturno em Aquário possui. Assim, não é o que eu faço sozinho(a), mas o que NÓS podemos conseguir  juntos.

Na sua máxima potência, que pode ou não ser alcançada, o trânsito de Saturno em Aquário pode aumentar a conscientização coletiva, despertar as pessoas e começar a tirá-las do entorpecimento de superficialidades para mobilizá-las para o que está acontecendo de importante no mundo, e não somente nos seus núcleos particulares.

Bem ou mal, a grande crise de 2020 lançou sementes para isto, pois o que se viu é que um vírus que começou na China se espalhou para o mundo todo. Assim, já é mais do tempo que reconhecer que não somos isolados e temos que começar a pensar na responsabilidade individual que temos no que acontece no coletivo. A inércia é uma forma de permissão tácita ao que ocorre por aí e que não gostamos.

1991 a 1993: anos de mudanças aceleradas

Por fim, se você for estudar os anos de 1991 a 1933, vai notar uma época acelerada e repleta de acontecimentos, como se concentrasse muita coisa em apenas dois anos. Ocorreram diversos questionamentos, rupturas, avanços coletivos, modernizações, novos acordos, lançamentos de novas moedas e novidades – algo aquariano – no mundo todo.

Se o período de 2021 a março/2023 guardar o mínimo de semelhança com a última passagem de Saturno por Aquário, muita coisa deve acontecer que talvez possa mudar o cenário de estruturas que conhecemos, no Brasil e no mundo, derrubando antigas e criando novas, que vai nos surpreender. Por exemplo, empresas conhecidas podem sumir, empresas públicas podem ser privatizadas, bem como outros tipos de estruturas.

Como explicado no artigo das previsões gerais, isto já entra com toda a intensidade em 2021, o ano que vai trazer, em algum momento, a vacina que vai reverter o grande processo de paralisia que foi 2020.

Saturno em Aquário na vida pessoal: você está pronto para se relacionar mais com o coletivo e mudar com mais rapidez? Cheque 10 itens

Na vida pessoal, a temática de Saturno em Aquário vai ser o quanto você é capaz de:

01. lidar com mudanças, as que quer fazer e as que virão;

02. estruturar mudanças, pensar no futuro;

03. talvez rever seus projetos de futuro;

04. administrar fatos inesperado, que podem mudar algo;

05. se relacionar com os outros em uma base de uma troca democrática e/ou colaborativa;

06. sair do “eu” para pensar mais no grupo, no conjunto ou no coletivo, e fazer mais por ele;

07. trabalhar em si mesmo comportamentos e posturas que sejam muito egocêntricas, controladoras e/ou autocentradas (o lado negativo do signo oposto a Aquário, Leão);

08. se modernizar, se atualizar;

09. entender que nova onda e/ou ordem está vindo, e o que está pedindo de você;

10. encontrar e/ou mudar o seu grupo ou de grupo, bem como repensar suas questões sociais e de amizades.

Saturno em Aquário e as tendências para os 12 Ascendentes

Todas estas questões vão estar embutidas no trânsito de Saturno em Aquário no seu mapa astral.

Especificamente, o trânsito de Saturno traz um viés mais sério e/ou trabalhoso nos assuntos que toca, mas também a satisfação do dever cumprido quando é bem realizado. Ali você vai ter de prestar a atenção. Porém, se trabalhar bem nestes assuntos, que é o que Saturno requer, poderá também ter realizações. Mas, como uma faca de dois gumes, também pode ter problemas naquilo em que você não trabalhar e/ou negligenciar.

Por exemplo, se tem Ascendente em Virgem e se empenhar, digamos, por uma alimentação melhor ou por hábitos mais saudáveis, vai conseguir este resultado, com os reflexos positivos na sua saúde. Mas, se for desatento ou negligente, pode ter problemas de saúde emergindo em razão de maus hábitos que já venham de muito tempo.

Um segundo exemplo: se você tem Ascendente em Libra, pode ser que seus filhos sejam mais cobrados na escola. Por outo lado, se este é um ponto fraco para um filho, ele é indisciplinado e/ou distraído, você vai ter que se empenhar para mudar, pois é algo que vai ficar incomodando.

Você tem a oportunidade de, nos próximos dois anos, estruturar, trabalhar e se esforçar (verbos saturninos) mais nos assuntos descritos para o seu Ascendente relacionados aos assuntos aquarianos. E, se tiver empenho, poderá colher os frutos deste foco.

Ascendente em Áries
Com Saturno em Aquário, os assuntos relacionados a grupos, coletivo, projetos para o futuro, inserção em algo maior serão importantes tarefas para quem tem Ascendente em Áries.

Ascendente em Touro
A carreira, os objetivos, as realizações, as decisões importantes, a visibilidade e a responsabilidade são os assuntos em destaque para quem tem Ascendente em Touro durante a passagem de Saturno por Aquário.

Ascendente em Gêmeos
Temas como estudos, oportunidades fora do país, projetos de expansão e viagens podem exigir mais empenho de quem tem Ascendente em Gêmeos durante Saturno em Aquário.

Ascendente em Câncer
Quando Saturno estiver em Aquário, dinheiro em sociedades, parcerias, finalizações, transformações, intimidade e sexualidade podem exigir mais esforço de quem tem Ascendente em Câncer.

Ascendente em Leão
Quem tem Ascendente em Leão pode ter de trabalhar questões sobre seus relacionamentos, contatos, parcerias, pessoas em sua vida e socialização durante o trânsito de Saturno em Aquário.

Ascendente em Virgem
Quem tem Ascendente em Virgem vai precisar colocar seu esforço em assuntos relacionados a trabalho, saúde, cotidiano, hábitos, alimentação, organização e desempenho de tarefas durante a passagem de Saturno em Aquário.

Ascendente em Libra
Lazer, realização pessoal, filhos, amores, autoestima, criatividade e identidade são os temas que Saturno em Aquário coloca na frente de quem tem Ascendente em Libra.

Ascendente em Escorpião
Quem tem Ascendente em Escorpião vai precisar confrontar assuntos como casa, família, pais, vida privada, intimidade e assuntos emocionais quando Saturno estiver em Aquário.

Ascendente em Sagitário
Comunicações, escritos, trabalho intelectual, relacionamento com irmãos, deslocamentos e plano mental são temas que este Saturno em Aquário suscita para quem tem Ascendente em Sagitário.

Ascendente em Capricórnio
Saturno em Aquário pode cobrar temas relacionados ao âmbito financeiro, ganhos, gastos, valores pessoais e assuntos práticos de quem tem Ascendente em Capricórnio.

Ascendente em Aquário
Identidade, individualidade, começos, independência e corpo físico poderão exigir maior empenho de quem tem Ascendente em Aquário enquanto Saturno estiver no seu signo, até 2023.

Ascendente em Peixes
Quem tem Ascendente em Peixes precisará colocar mais esforço em temas sobre o mundo interno, psiquismo, espiritualidade, finais de ciclo e trabalho de bastidores enquanto Saturno estiver em Aquário.

1 comentário sobre “Saturno em Aquário de 2021 a 2023: tempos de mudanças e modernizações”

Deixe um comenário