Céu mais tranquilo, mas pedindo atenção à hipersensibilidade. Última Lua Nova de 2023 está chegando!
E essa Lua, das expectativas e emoções, é o destaque das previsões da Astrologia para a semana.
-
Quarta-feira (13): início de Mercúrio retrógrado
-
Toda a semana: Mercúrio em sextil com Saturno
-
Toda a semana: Mercúrio em trígono com Júpiter
-
Até quinta-feira (14): Mercúrio em sextil com Vênus
-
A partir de terça-feira (12): Sol em quadratura com Netuno
-
A partir de terça-feira (12): Lua Nova
-
Até terça-feira (12): Vênus em oposição a Júpiter
Além da Lua, esta semana é marcada pela retrogradação de Mercúrio e pelo início do domínio de Netuno, que seguirá por todo o mês de dezembro.
Quarta-feira: início de Mercúrio retrógrado
Na quarta-feira (13), começa a retrogradação de Mercúrio, que só volta a ficar direto no dia 2 de janeiro. Portanto, Mercúrio retrógrado vai pegar em cheio o período de festas, viagens, deslocamentos e férias.
Por isso, podemos esperar pequenos atrapalhos no dia a dia, com algumas coisas não saindo conforme o esperado. No Rio, por exemplo, eventualmente, há problemas com a parte elétrica na Região dos Lagos. Pode haver esse tipo de situação.
Então, vai ser preciso se preparar. Não queríamos Mercúrio retrógrado no final do ano, mas ele estará presente. O que faz a diferença é termos esse conhecimento agora.
Bons aspectos amenizam impacto
O lado bom é que Mercúrio está em aspectos interessantes nesta semana. Até quinta-feira (14), está em sextil com Vênus, o que favorece conversas, programas legais e happy hours, que têm muito a ver com o final de ano! E, no lado positivo de Mercúrio retrógrado, ele favorece retomar contato com pessoas do passado.
Desde a semana passada, Mercúrio também está em bons aspectos com Saturno e Júpiter, se mantendo assim até 22 de dezembro. Portanto, se for preciso revisar alguma coisa ou rever processos, algo comum com Mercúrio, estaremos com a cabeça bem afiada e lógica para fazer isso.
É uma boa hora, portanto, para passar um pente fino em todos os assuntos e não deixar pendências para 2024.
Por fim, vale lembrar que Mercúrio retrógrado nos faz retomar estudos. Então, é uma semana com uma alta motivação para estudar.
A partir de terça-feira: Sol em quadratura com Netuno
Na terça-feira (12), o Sol começa uma quadratura com Netuno, que vai até terça-feira da semana que vem (19). Esse é o primeiro de uma sequência de aspectos com Netuno no mês de dezembro.
Isso porque, logo depois do Natal, teremos também Mercúrio e Marte em quadratura com Netuno. E aí já fica o alerta de que, nesse período, haverá grande chance de chuvas. Por enquanto, o que podemos esperar com o Sol quadrando Netuno é um aumento de vulnerabilidade e delicadeza.
Vale lembrar que o período de festas tem uma ambivalência. Para algumas pessoas, é um momento de alegria e comemoração. Mas não deixa de ser uma época de avaliação do ano – o que fica ainda mais evidente com Mercúrio retrógrado.
Por isto, algumas pessoas ficam sensíveis, seja por estarem frustradas com os resultados do ano, seja por lembrarem de alguém que faleceu ou com quem se rompeu uma relação ou outra situação. Essa será a delicadeza com que teremos de lidar em função desse aspecto.
Outra coisa muito netuniana são as alergias. É uma semana delicada para o sistema imunológico. Alergias, viroses e outros problemas de saúde poderão pedir atenção. Para algumas pessoas, há uma baixa de vitalidade e energia.
Para lidar com isso, vale procurar terapias alternativas, meditação ou alguma outra coisa que nos dê suporte. Vai ser necessário buscar uma forma de enfrentar essa hipersensibilidade. E a terapia ideal para você pode estar no Personare (confira aqui).
Expectativa x realidade
Esse posicionamento chama a atenção para quem tem o Sol nas Casas 1, 6 e 12 do Mapa Astral. A Casa 1 está diretamente ligada ao corpo físico. Já as Casas 6 e 12 têm muito a ver com saúde e vulnerabilidade emocional (lembrando que, nesse caso, a questão não necessariamente diz respeito a você, pode ser referente a uma pessoa próxima).
Além disso, é preciso observar as expectativas em relação ao tema da Casa onde temos a passagem do Sol.
-
Como essas expectativas estão funcionando?
-
Elas estão inflacionadas ou não?
-
Qual é a régua que usamos para medir a nossa vida?
Isso porque uma característica de Netuno pode ser o excesso de fantasia, coisa que já acontece, naturalmente, no final do ano: sofremos um bombardeio de fantasias. Ok, é legal ver filmes de Natal, mas, às vezes, os parâmetros ficam irreais.
Isso vale para filmes, mas também para redes sociais. Como estamos em uma época influenciável, precisamos levar isso em conta.
-
O que eu devo ver?
-
O que aciona os meus gatilhos de sensibilidade?
Tem quem veja uma rede social e reconheça que determinado post tem algo inventado, mas tem quem seja muito sensível a esses conteúdos. Por isso, é necessário escolher o que pode aumentar essa sensibilidade, pois até isso pode derrubar a nossa imunidade.
O mês de dezembro vai testar bastante este aspecto do nosso ser, que é muito conectada com o nosso emocional. E, com Netuno, precisamos tomar mais cuidado com nossa sensibilidade e até mesmo com o efeito esponja, que é quando absorvemos energia de ambientes e pessoas. Sabe quando alguém desabafa e a pessoa sai leve e parece que você fica pesado? Pode ser o efeito esponja.
Por tudo isso, é fundamental estarmos mais alinhadas(os) com o nosso interior. Mais do que nunca, a meditação vai ser importante para evitar absorver energias que, muitas vezes, nem são nossas, numa época de muita emotividade.
A partir de terça-feira: Lua Nova
Na terça-feira (12), começa a última Lua Nova de 2023, e podemos dizer que será a Lua das expectativas e emoções. Seus efeitos serão sentidos até 11 de janeiro, próxima Lua Nova.
Para o Brasil, essa Lua Nova tem um Mapa Astral com o ascendente em Câncer, que é um signo emocional. Aqui, Câncer será regido pela Lua, que está junto com o Sol, e ambos numa quadratura com Netuno. Então, estamos em um momento bastante emocional.
Por um lado, temos um clima de alegria, comemoração e festa. Até porque a oposição de Vênus com Júpiter, que acontece até terça-feira (12), traz esse lado festivo. Por outro, será que estamos mesmo enxergando as coisas como elas realmente são? Também podemos ter de lidar com fatores de ordem maior, como as viroses, já mencionadas.
Com Sol e Lua em quadratura com Netuno, algumas aspirações ficam em evidência, mas também as fantasias. Será preciso avaliar o que é viável para este momento e o que é real. Teremos um certo trabalho para separar o joio do trigo. Dezembro será um mês em que podemos nos encantar, inclusive no amor. Porém, é fundamental ter cuidado, pois talvez estejamos lidando com algumas armadilhas. E pode ser que tenhamos menos clareza sobre algumas questões, no que também a retrogradação de Mercúrio influencia, podendo precisar de um certo tempo para tomarmos uma decisão melhor, o que vai ser mais fácil na outra Lua Nova, de 11/01.
Cuide do seu emocional! Esta será a melhor ideia para o final de 2023 e o início de 2024.